23 agosto, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 2ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 3-0 SC BeiraMar
Árbitro: João Capela (Lisboa) / Assistentes: Ricardo Santos e Tiago Rocha.


Dois erros de Capela

Se no lance que deu origem ao segundo golo, os três especialistas em arbitragem de O JOGO foram unânimes em considerar que João Capela esteve mal ao assinalar falta de Djamal sobre Belluschi, não foi consensual a apreciação a outro caso do jogo, o de uma evental grande penalidade cometida por Yohan Tavares sobre Varela: Jorge Coroado e Pedro Henriques entendem que houve grande penalidade, Paulo Paraty defende que não.

Momento mais complicado
44' Djamal comete falta sobre Belluschi no lance que dá origem ao segundo golo do FC Porto?

Jorge Coroado
-
Não houve qualquer infracção de Djamal sobre Belluschi. A plebe foi neste lance, tal como no jogo, martirizada. O argentino ludibriou bem o árbitro e este foi na cantiga como em outras ocasiões.

Pedro Henriques
-
Djamal toca na bola e não toca no jogador do FC Porto. Pelo que não havia motivo para ser assinalada qualquer infracção.

Paulo Paraty
-
Djamal apenas joga a bola, não existe qualquer falta sobre Belluschi. Tudo seria normal e tratar-se-ia apenas de um ligeiro erro, não tivesse a bola, na sequência do livre, entrado na baliza do Beira-Mar.



Outros casos

9' Rui Varela está mesmo em fora-de-jogo?
12' É bem mostrado o cartão amarelo a Hugo por falta sobre Falcao?
50' Num roubo de bola a Varela, Yohan Tavares comete falta para grande penalidade?
83' Maicon justificava o cartão amarelo por obstrução a Leandro Tatu?

Jorge Coroado

+
O avançado do Beira-Mar estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa. Bem o árbitro-assistente.

-
Nem de perto nem de longe. Hugo joga na bola e o contacto havido foi perfeitamente natural. Este lance identificou o perfil do árbitro.

-
O aveirense foi imprudente e acabou por pisar Varela no pé direito, derrubando-o. Ficou uma grande penalidade por assinalar.

-
O contacto foi objectivo e deliberado, pelo que Maicon deveria ter sido sancionado com cartão amarelo.

Pedro Henriques

+
Fora-de-jogo bem assinalado. O assistente fez um compasso de espera antes de dar a indicação para ver que jogador ia tomar parte activa no lance.

-
A bola ia na direcção da linha lateral, não há corte de ataque prometedor, nem o tackle é imprudente. Logo, não havia motivo para acção disciplinar.

-
O defesa do Beira-Mar estica o pé para jogar a bola, mas acaba por tocar e rasteirar o jogador do FC Porto. Justificava-se a grande penalidade.

-
Sim. A obstrução é feita de forma imprudente, pelo que o jogador do FC Porto justificava o cartão amarelo.

Paulo Paraty

+
Fora-de-jogo bem assinalado. Rui Varela estava adiantado em relação ao penúltimo defesa no momento do passe.

+
De facto, Hugo corta um ataque prometedor, mas atendendo a que foi o único do jogo, acredito que João Capela a esta hora não o mostraria.

+
Dúvida para a equipa de arbitragem. Fica-me a clara sensação que Yohan Tavares prende a bola, fazendo cair Varela sem cometer infracção.

+
Dado o critério seguido pelo árbitro no decorrer do jogo e a sua aceitação por parte dos jogadores, parece-me ter sido uma decisão adequada.



Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo perfeitamente normal, contemplado com uma arbitragem reveladora de limitações pouco condizentes para quem é apontado como promitente internacional.

Pedro Henriques
O árbitro teve o mérito de ter sempre o jogo debaixo do seu controlo. Contudo, cometeu algumas falhas, sobretudo no plano técnico, que acabaram por tirar algum brilho à sua actuação.

Paulo Paraty
Num jogo que não lhe ofereceu especiais dificuldades, João Capela conseguiu passar com distinção. Nenhum árbitro acerta todas as decisões num jogo.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário