01 agosto, 2010

Perder no cair do pano

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: Franck Schneider (França).

PSG: Apoula; Ceará, Camará, Traoré e Armand; Makelelé «cap.»; Sessegnon, Chantôme e Maurice; Erding e Kezman.
Substituições: Maurice por Makonda (20m) e Armand por Jallet (51m)
Não utilizados: Coupet, Sakho, Giuly, Luyindula, Hoarou, Bodmer, Nené, Clement e Touré.
Treinador: Antoine Bombouaré.

FC PORTO: Kieszek; Miguel Lopes, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao «cap.» e Rodriguez.
Substituições: Kieszek por Helton (46m), Alvaro Pereira por Rafa (46m), Guarín por Ruben Micael (52m), Rodriguez por James (63m), Maicon por Sereno (63m) e Falcao por Walter (63m).
Não utilizados: Beto, Raul Meireles, Varela, Sapunaru e Castro.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Traoré (89m).
Disciplina: Cartão amarelo a Miguel Lopes (71m) e Makonda (90m).

Um golo de Traoré nos minutos finais do encontro deu a vitória ao Paris Saint-Germain frente ao FC Porto, no primeiro jogo do Torneio de Paris, disputado entre quatro equipas.

O jogo foi morno no Parque dos Principes, mas mesmo assim os dragões poderiam ter-se adiantado no marcador na primeira parte. Hulk e Falcao estiveram perto do golo, mas o guarda-redes Edel foi mais forte. Do lado da equipa gaulesa, apenas um momento de perigo, num cabeceamento de Kezman a sair ligeiramente por cima da baliza portista.

Na segunda parte, apenas Falcao assustou Edel, mas o guradião mostrou-se intransponível. O Paris Saint-Germain começou a dominar o jogo e Helton teve que se esperar: Camara, primeiro, de cabeça e depois Kezman, novamente de cabeça, a proporcionar a defesa da tarde ao guarda-redes brasileiro.

Quando o jogo estava prestes a terminar, o golo dos franceses. Ceará cruzou na direita e Taoré, desta vez, não falhou.

Com esta vitória, a equipa da casa isolou-se na liderança do Torneio de Paris, à frente do Bordéus e da AS Roma, que esta tarde empataram a um golo.

O FC Porto joga domingo com o Bordéus e o PSG com a AS Roma.

23 comentários:

  1. Começa a ser cada vez mais evidente o 11 do Porto,já não devem restar grandes dúvidas na cabeça de Villas-Boas sobre quem joga e quem fica no banco.E estes jogos servem também para isso.

    Foi um jogo muito partido,com oportunidades para ambos os lados,o PSG aproveitou a mais flagrante num lance que,sinceramente,não consigo perceber como acontece,seriously WTF...

    Fiquei receosa por não ver Fucile...eu não quero mesmo nada que o urugaio seja vítima destes jogos de negociações que deixam os jogadores colados aos bancos.Era uma maneira muito simples de dizer "não vendo".E o Miguel Lopes,infelizmente,cada vez me diz mais que precisamos mesmo de Fucile.
    Do outro lado,Alvaro Pereira é titular de caras,Rafa ainda muito inseguro.
    Maicon também seguro ao lado de Rolando.

    No meio-campo,Guarin até fez um jogo agradável para primeiro desta época mas,a jogar com três homens no miolo,penso que Fernando,Moutinho,Micael são as opções mais indicadas.

    Hulk,desta vez,foi demasiado egoísta.É este o Hulk que nós não precisamos.Eu desculpo perdas de bola quando é cercado por dois ou três jogadores mas quando pode pensar em cruzar ou passar e insiste,quase sempre na jogada individual não.Lances como aquele da Sampdória não caem do céu aos pontapés...

    Rodriguez um pouco melhor do que no último Domingo mas penso que é aqui que reside a maior dúvida no 11...Cristian,James ou Varela??Se calhar apostava no português.

    Falcao continua sem marcar,parece que precisa de mais encaixe neste modelo de jogo.Mas são fases normais.

    De Walter viu-se disponibilidade e pouco mais pois,pouco depois de ter entrado,o jogo entrou naquela fase menos organizada e menos coesa devido às muitas substituições.

    Amanhã é o ensaio geral para esta época,tem que ser melhor que hoje e,por muito que perceba a "teoria da rotatividade",frente ao Bordeus tem que se jogar o maior tempo possível com o melhor 11,ou,muito muito perto disso...

    A ver vamos,espero que não comecem a prever o apocalipse.

    ResponderEliminar
  2. Olá caros amigos.

    Vi o jogo e não gostei. Parece-me um FCP igual ao ano passado. Uma equipa que perde com facilidade o controlo do meio campo por falta de jogadores nessa área. Penso que o FCP a jogar num 4x4x2 seria bem mais consistente, com maior controlo de bola. Quer Rubem Micael (que não consegue defender) quer Moutinho (que não está habituado a jogar num 4x3x3) quer até o Guarin e Beluschi teriam muit mais rendimento num sistema com mais jogadores no meio campo.

    A tirar seria o Rodriguez. Trata-se dum jogador que apesar de ser muito voluntarioso, joga constantemente com a cabeça no chão, descaíndo sempre para a ala, afunilando o jogo. Parece-me que Varela é muito mais jogador, apesar de não defender tão bem.
    James tem que evoluir muito e além do mais aprender a segurar a bola quando recebe um passe.

    Penso que com este sistema nada alterou do anterior treinador, e para isso não valia a pena mudar.

    Fiquei triste e não vejo com bons olhos esta época, e com muito receio para o próximo fim-de-semana.

    Abraço a todos os portistas.

    Força.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Fogo é preciso trabalhar!!!!!!!
    Gostei do Falcao, Hulk, Maicon, James Rodriguez, C.Rodriguez....

    Walter pouco fez e o resto da equipa que trabalhe.

    ResponderEliminar
  4. Sabes o que te digo BLUE ? Sabes a história do velho, do burro e da criança?
    São muito exigentes estes adeptos...pena que só o sejam para criticar, pois quando é para se chegarem com o colete à frente, é vê-los a todos a assobiar para o lado...devem pensar que o AVB tem a lâmpada de ALADINO e é só esfregar e sai equipa feita! Nem sei para quê comprar, vender e treinar...desperdício...

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Gostei mais ou menos.... gostei mais da primeira parte na segunda 2 excelentes ocasiões de Falcao desperdiçadas, e aos 89 minutos o golo dos franceses, amanhã é vencer.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Jogo pouco conseguido, marcado por várias contingências:

    Indefinição do plantel (Fucile, Bruno Alves e Raul Meireles);

    Indefinição da equipa - AVB quer dar oportunidade a todos para decidir a equipa base;

    Falta de sistema alternativo ao 4x3x3.

    O jogo ficou marcado por uma pálida exibição, fruto de um ritmo lento, fraca qualidade de passe, muita circulação de bola mas pouca criatividade, ineficácia no remate, enfim, uma certa repetição dos erros do passado recente. Para mim, um retrocesso em relação ao jogo com a Sampdória.

    Embora com conceitos diferentes, este jogo foi assim, mais do mesmo.

    A equipa tem que ficar definida rapidamente para lhe dar entrosamento. O tempo começa a escassear. Acho que nesta altura AVB devia estar já a preparar a equipa para o primeiro confronto oficial, mas ele é que é o treinador...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Não vi o jogo, mas já reparei que há muito pessimismo. Vamos aguardar, ver amanhã e depois, confiemos, não é próprios dos portistas desanimarem tão facilmente, nem terem medo de alguém, muito menos dos vermelhos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Mais um capitulo na pre-epoca...mas um capitulo horribilis com uns laivos de potencial, mas so em bruto mesmo.Nao gostei e nao tenho pejo nenhum em dizer que uma exibicao semelhante a esta no 1º jogo oficial da epoca redunda de certo em tantos ou mais que os 3 sofridos na ultima carlsberg cup.
    Este Porto que para começar nao envergou o seu 1º ekipamento o que acho mal sobretudo fora de portas onde as nossas cores devem evidenciar-se ainda mais (amarelo depois admiram-se que nao nos reconhecam), começou logo por mostrar que nao estava no torneio para o ganhar...Kiesek, Guarin???as prima-donas que anseiam outros petrodolares continuam integrados mas nao jogam, (verrgonhoso), e AVB vai dizendo AMEN....os dossiers continuam em aberto, mas os que fazem 2 treinos ja jogam...
    Bem foi um Porto muito a imagem de Jesualdo, onde nem os bons momentos evidenciados na apresentaçao sobresairam nesta partida...Os laterais mal...os centrais quando mais aflitos mostraram falta de classe, Fernando voltou ao passado errando passes em catadupa, Falcao enclausurado entre a vontade e disponibilidade fisica mas sem jogo capaz de o fazer ser efectivo, mais um ponto comum com o passado recente, Hulk de volta a nulidade e protagonismo inconsequente que o afasta cada vez mais de ser soluçao mas sim problema, ja pra nao falar no perpetuar do esbracejar com os arbitros cada bola perdida é culpa nao das suas decisoes mas das faltas que acha que sofre, Rodriguez zero, sem velocidade, se m capacidade pra dar nada a a ekipa, Moutinho menos mal , mas no meio campo de hoje era dificil fazer algo mais, por incrivel que pareca quando entrou alguem que podia ajuda-lo a subir a bitola, desapareceu de jogo com a entrada de Micael, que tb mostrou pouco e falta de ritmo.
    Interrompi o fim de semana para poder com pes e cabeca ver o jogo com olhos de ver, desiludido é o adjectivo minimo para catalogar a perda destes 90m, ao fim de meia hora ja bocejava.De Walter nao vou falar mas ao fim de 5 minutos akelas meias caidas ao fundo da caneleira bem ao jeito de se me poe a mao na boca abafo, dizem tudo..bigorna é um termo que lhe acenta bem nem que seja pelas semelhancas no "peso"...
    É cedo...nao sei a epoca começa ja a seguir e pelo que vejo sobretudo na continuidade dos "encornados" temos muito que palmilhar e dar corda na sapatilha, se é com estes metodos com outros , ou se é este o caminho, parece-me que encontro nesta pre-epoca mais pontos em comum com o passado de Jesualdo que aquilo que a esperanca em AVB me faziam perspectivar...amanha la estarei em frente ao televisor abdicando da praia para nova apreciaçao frente aos girondinos...
    Acredito no potencial desta equipa tenho duvidas é que chegue pra suprir as diferencas pra o topo...tenho cada vez mais a ideia que este é o ano zero,ate pela juventude de muitos dos seus melhores elementos...hoje nao gostei,nem do futebol, nem de alguns jogadores, nem das tactica/tecnicas de AVB!!!!

    ResponderEliminar
  9. Pelo que vejo, grande parte das críticas vem parar aqui: http://misticadodragao.blogspot.com/2010/07/praga-do-4-3-3.html

    Graças a Deus fiz o post antes de ver algum jogo do Porto..até porque não acho que o jogo de hoje tenha sido ASSIM tão mau.

    Saudações azuis e brancas

    ResponderEliminar
  10. primeira nota prévia: parece que muitos e tantos, esperavam o primeiro desaire, para erguer o machado de guerra... e cá estão eles, por aqui.

    depois, minha opinião, dizer claramente, sem rodeios, que foi um jogo médio-baixo da nossa equipe, mas que mesmo assim, tivemos/construimos oportunidades para apresentar um score bem diferente, mas como só contam as que entram, e tanto faz ao 1º como ao 90º, é o resultado que fica para a história.

    se serve de consolo algum, mais vale perder agora, do que quando for a «doer».

    acima de tudo, que estes jogos sirvam para afinar estratégias, definir opções e construir-se um grupo, que se espera sólido e eficaz para a época que se avizinha.

    por fim, alguns reparos de sómenos... ou sómais, cosoante a leitura de cada um:

    1. urge rapidamente definir e esclarecer os casos Bruno Alves, Raul Meireles e Fucile... assim, não!

    2. ainda mais urgente, urge começar a trabalhar (já deveria ter acontecido hoje?) o onze base que vai arrancar a época oficial... que se inicia daqui por 1 semana... parece muito tempo, mas já é curto pra carago!

    3. não percebo nada de tácticas, a sério que não, mas é impressão minha, ou AVB tá a montar a equipa, ainda que com algumas caras novas, numa versão já gasta e rompida d'outras épocas?

    4. Falcão é a 1ª opção para PL... e pelos vistos, vai continuar assim, pois o Bigorna, acabadinho de chegar, ainda vai ter de comer muita papinha pa recuperar o (demasiado) tempo (já) perdido... e pensar que o AVB ainda hoje assumiu que espero mais um PL para o plantel... se demorar tanto como este, lá para 31Ago temos o assunto resolvido, para ajudar na 2ª volta.

    continuo a apostar neste plantel, nesta estrutura técnica, com toda a clareza... mas tb não deixa de clarividente que para além do entusiasmo natural e da crescente crença que se abateu entre nós, ainda não se viu nada do outro mundo... tb não digo que tenho que tal acontecer... mas penso ser já hora de se mostrar um pouquinho mais, pq a época oficial, inicia dentro de uma semana... e logo com um osso duro de roer, mas perfeitamente ao nosso alcance, era o que mais havia de faltar.

    veremos amanhã com os de Bordéus se a coisa pia mais fino, melhor, quero dizer... ou se vai continuar num nível porreiro de nível médio-baixo... aguardemos!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,

    Não foi preciso ver mais que uma hora de jogo para me aperceber que a vontade e ritmo desta equipa não é em nada diferente da do ano passado. Mesma táctica das 21 primeiras jornadas de 2009/2010. Muita parra e pouca uva. Há uma coisa que não percebo, se as últimas jornadas do campeonato anterior demonstraram um Porto tão forte e goleador em 4-4-2, porque se há-de mudar a táctica para 4-3-3que não resultou no ano transacto? Na minha opinião era apostar para a Supertaça nos mesmos jogadores (os que ainda estiverem) que jogaram contra o benfica dos 3-1(fora o Guarin que está fora de ritmo). Sinceramente, numa primeira análise, as primeiras amostras que vi do Vilas Boas, quer na sua postura durante o jogo, quer nas declarações à imprensa, deixaram-me apreensivo. Vir dizer que este último jogo valeu pelo esforço, tendo o porto jogadores que ganham pelo menos 20 a 30 mil euros, é gozar com pessoas como eu que recebem pouco mais que 500 euros mensais para trabalhar. Antes, veio dizer que a táctica dele preferida é o 4-3-3 porque priveligia o jogador português, quando a principal característica são os extremos, e nós temos apenas um jogador português em condições de ser titular, que é o varela (sem ritmo), sendo que o Ukra será a última escolha. Pelo meio, veio dizer que o Benfica está ao mais alto nível, não sei se para se precaver de uma eventual derrota. Esperemos que não seja nada, mas a expectativa que tinha antes do primeiro jogo da pré-época, tem-se vindo a esfumar ao longo dos jogos... Esperemos que esteja enganado. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  12. Como disse Rolando no final do jogo, perder é sempre mau, mesmo em jogos de preparação em que pouco ou nada está em jogo, se bem que neste estivesse o torneio de Paris.

    Quanto ao jogo, penso que não podemos cair no erro de enviesar a análise devido ao golo sofrido no ultimo minuto de jogo…Mesmo não sofrendo aquele golo, os problemas do plantel/equipa seriam os mesmos…Neste tipo de jogos, de facto o mais importante é a retirada de ilações acerca do que se passou, tentando melhorar para o futuro que é já dentro de uma semana!

    Por principio prefiro relevar os factores positivos porque são esses que mais gosto de enunciar, ao contrário de outros que rejubilam com os problemas da equipa. O que não me impede, como é óbvio de dizer aquilo que acho que está mal. Mas sempre procurando a dose certa.

    De positivo, retenho a criação de algumas oportunidades de golo o que denota algum trabalho ofensivo e a pressão alta da equipa mesmo jogando contra o PSG no seu terreno. De negativo retenho a necessidade mais que evidente de um defesa-central e as péssimas influencias que a incerteza em torno de do trio Alves/Fucile/Meireles causam na organização e planificação da equipa.

    Parece-me algo exagerada, mesmo respeitando a opinião, a ideia de que a nossa equipa está neste momento MUITO inferior ao nosso adversário da supertaça e que ate poderemos perder por vários golos de diferença…Acho e desejo que não…agora que temos de resolver alguns assuntos pendentes, lá isso temos…

    Agora com o bordéus é dar a corda aos sapatos que já se faz tarde!

    E sim, eu continuo a acreditar e apoiar incondicionalmente esta equipa recusando-me a entrar em dramatismos de que somos uns coitadinhos ao pe dos outros, que vamos levar 4 ou 5, etc, etc...pessimismos exagerados é o que menos precisamos!

    ResponderEliminar
  13. Ricardo FCP01 agosto, 2010

    Mas andam cegos ou que???Por muito que nos custe há certos jogadores que nao cabem mais no plantel do fcp!!1-Miguel lopes..pk?pk nao tem qualidade para ser defesa direito de um clube de top,apesar de ser "jovem" demonstra falta de criatividade defensiva ao quadrado,é bom jogador no rio ave,no porto nunca o será infelizmente e a tal margem de progressao é muito relativa,e no porto nao se podem podem por jovens em margem de progressao a titular,o fabio coentrao é novo e tal e em 3 meses fez se defesa esquerdo de top,resumindo nao cabe,nao pode integrar o plantel de uma equipa quer ser campea..2-guarin..Um trapalhao sem a minima visao de jogo,sem a minima qualidade de passe,com um estupendo e putentoso remate quando calha,impossivel uma equipa jogar bem com um elemento que so chutar forte!!Para culminar estas aptidoes ainda é lento..so de cabeça na 2 liga ha 10 medios centro melhores que ele!!3-tomas costa..ps..eu axo que tinha lugar no porto tambem..lol..4-Raul meireles..Neste momento treina-se para destabilizar o grupo..5-B.lves..Neste momento treina-se para destabilizar o grupo...6-C.rodriguez..suplente de caras de james rodriguez...Hulk..8 ou 80!!aprende ou banco,um jogador com a tecnica dele tem muito bem a capacidade de pensar!!!ou será burro??9-joao moutinho..estes ultimos 2 anos foi o flop do SCP,espero que esteja muito enganado e que ele me supreenda,correr e lutar nem sempre chega..10-sereno..espero que os flashs á stepanov lhe passem,é triste andar desorientado no meio do campo as vezes..11-bellushi..sem força,e é o rei em ser antecipado por adversarios..12-sapunaru..sem comentarios,ele e melhor a central do que a defesa direito,vejam so que qualidade..Eu deposito enormes esperanças nos que nao mencionei,pk estes tem que melhorar muito mas muito e nao sei se chega..excepto mariano como é evidente!!ASSIM VAI SER OUTRO ANO A VER NAVIOS,VAMOS LA CARALHO MOSTRAR A NOSSA GARRA!!

    ResponderEliminar
  14. Esteve um lindo dia de praia na aguda!!!
    é a unica coisa que tenho a dizer em relação ao jogo!
    Jogos de preparação, nao passam disso mesmo.
    gajos como os que vêm encher caixas de comentarios com tacticas e nao tacticas, comigo, frente a frente, ficam a falar sozinhos, NO MINIMO!
    Só falo de bola com os verdadeiros, com os que deixam tudo para fazer kms pelo Porto, e que depois de uma derrota vêm com o mesmo sentimento de dever cumprido!
    Esses abutres que por aqui passam sempre com o mesmo propósito, julgam-se portistas. Para isso, pobres, precisariam primeiro de ter uma noção do que foi até hoje a história deste Clube. Se a isso se prestassem, dificilmente seriam tao limitado.

    Por alguma razao nao sou bloguer, mas no meu caso instaurava um verdadeiro "estado novo", para purificar um pouco o ar que por aqui se respira quando certas ratazanas descarregam todo o tipo de frustração por nao estarem pessoalmente presentes, mas apenas "interneticamente"!

    Deviam ir mais vezes à missa... INFIEIS!

    ResponderEliminar
  15. Ó Bruno, desculpa lá, mas se tu fosses tão exigente a praticar o portismo, como és a avaliar os jogos, ninguém segurava o F.C.Porto.

    Tem calma, agora já somos como o perú que morre de véspera? Já não temos hipótese de ganhar a Supertaça e pior, vamos levar três?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Jogo paupérrimo, numa exibição frouxa, sem grandes motivos para encómios. Tal como muitos, não gostei. E, como é natural em qualquer adepto, fiquei algo apreensivo. A época a sério começa na próxima semana. Perante um adversário que torna a partida importante, no ponto de vista emocional.

    O Porto está mais fraco do que os encarnados, nesta fase? Parece-me lógico dizer que sim, sem que caia nenhum santo do altar. Sendo eles os campeões em título, tendo mantido a espinha dorsal e contratado, aparentemente bem, vários reforços, é normal que partam com ligeira vantagem.

    Coloco a tónica na questão emocional. Fosse o adversário outro, no próximo sábado, e nem nos importaria muito uma eventual derrota. Acredito que o jogo será tremendamente difícil, mas os jogadores saberão galvanizar-se.

    Acredito, igualmente, que para AVB este seja o aspecto menos importante. Interessará mais ao jovem técnico ter a equipa a jogar, de forma escorreita, no campeonato, do que vencer avulsamente um troféu.

    Isto tudo para dizer, apenas, que não será nenhum drama a perda da Supertaça e que a mesma, a acontecer, deverá ser entendida de forma racional, não se colocando, desde logo,em causa o trabalho de planificação de toda a temporada.

    Volto a frisar apenas o seguinte: o que me preocupa é a indefinição no plantel. O Porto com Fucile e Bruno Alves é substancialmente mais forte do que sem eles.

    ResponderEliminar
  17. Apresento aos leitores do Bibó Porto um novo site/fórum do nosso clube.Queremos fazer deste espaço um espaço de convivio,partilha de opiniões e informação.Existe um forum muito bem organizado e actualizado com o FCP de 2010-2011.Neste site poderá também ver em directo os jogos da nossa equipa.Registem-se e façam crescer esta comunidade.Tudo isto em:

    http://www.fcporto24.com/forum/index.php

    ResponderEliminar
  18. Obviamente que Moutinho é este jogador que preencherá a lacuna de Lucho. E nele darei minha garantia. Já disse cá, somos especialistas em acarinhar jogadores que são desprezados por outros clubes em Portugal. A claque acalentará Moutinho e espero que este embale os meus mais singelos sonhos desta época. Quero poder chegar em casa, mesmo com um dia intenso de labor, mesmo tendo perdido o jogo do FCP e conectar a blogues como este, para ver boas notícias de um pedaço da minha vida que teima em pulsar na Europa, no Velho Mundo. Que Moutinho possa ser o novo Paulo Futre, que possa ser o novo Cigano Quaresma guardadas as devidas proporções técnicas, táticas, de palmarés e de caráter, mas exemplos que se equivalem (desprestigiados no clube rival, fizeram a claque ter momentos de extase e orgasmo). Eu peço muito pouco, quero aquele FCP das épocas de 1983-1984, de 1986-1987, quero aquele Porto do biênio 2003-2004, quero o Porto do PENTA e também o Porto que meu avô e pai vivenciaram. Quero aquele Porto que destruiu o emblema da máfia dentro do covil deles, quero vitórias sensacionais como aquelas que Kostadinov, Madjer, Paciência, Mário Jardel, Drula, nos davam a todo momento. Mas antes de tudo isso, quero gajos, quero homens honrados com o fardamento portista. Com a honra, atinge-se a glória. É um novo ciclo, terei paciência com esta equipe, serei apaziguador, serei um eterno otimista. E meus senhores, minhas queridas senhoras deste maravilhoso espaço, quando se está longe, como nós, brasileiros que amamos o Porto, as dores são maiores, as raivas são maiores, as frustrações muitas vezes desembocam em choro, numa imensa dor de cabeça que nos afeta no ambiente familiar, no trabalho, com a pessoa que vivemos ao lado. E de uma coisa pode ter certeza, meus caros, vitórias ocorrendo, este velho coração portista irá se derreter, como sempre fez. Abç a todos!

    ResponderEliminar
  19. ruimanelfcp01 agosto, 2010

    AVB = Mourinho?

    ResponderEliminar
  20. Sempre me habituei a sentir o Porto, sendo esse o sentimento que predomina. Praticar o Porto, como jocosamente o Vila Pouca tenta arreliar o Bruno, nunca tinha ouvido falar...

    Mais do que visões narcisistas de quem se sente proprietário da única forma de pensar um clube, sempre senti que este espaço, local de tertúlia, deveria expressar livremente o que vai na alma de cada um, independentemente do sentido - livre - do pensamento.

    O Bruno - que felizmente considero amigo do peito - tem uma forma própria de sentir o azul e branco. Sem papas na língua. Pura. Misturando a dose certa de racionalismo e emotividade, que é apanágio de um qualquer adepto. Desnudando, sabiamente, o que se passou ontem em campo, não mereceria por certo os remoques de quem, aparentemente, pertence a uma casta diferente de portistas...

    ResponderEliminar
  21. Nao precisava de advogados de defesa no entanto faço minhas as palavras do Amigo Paulo Pereira...Sinto de facto nas palavras do Amigo Vila Pouca uma nova maneira de Portismo....A ver pelo nosso "vosso" estádio o FC PORTO apenas merecera 50 mil Portistas aqueles que terao direito a praticar o Portismo e mais uns quantos que o poderão fazer tambem no nosso "vosso" Dragao Caixa...
    Como tal peço-vos a "vos" verdadeiros portista os tais que o praticam fielmente e percorrem Kms que continuem seguidista, bonanceiros e totalmente crentes, de olhos vendados tal como a justiça e façam a fuga para a frente.
    Eu na minha pratica Portista via Tv que é aquela que a minha vida profissional/financeira mais vezes me permite vou vendo:

    Um torneio muito Amarelo,tal como os equipamentos, cuja sponsorizaçao Superbock deve ter ajudado ao facto de nao ter-mos jogado com as nossas verdadeiras cores...

    Tactica/tecnicamente, palida imagem de uma equipa que quer diminuir distancia para com o bom futebol, algo que andou longe dos relvados na ultima epoca e que nesta pre-epoca ainda poucas apariçoes teve.

    Mantenho a opiniao de que em bruto esta pode ser uma equipa de futuro bem alicercado, AVB pode muito bem ser o mentor de um ciclo proficuo e muitas das jovens promessas podem amanha ser idolos e jogadores de tarimba ao serviço do FCP.

    Nunca o amor as minhas cores me tolheu a capacidade de raciocinio e racionalidade nas apreciaçoes sobretudo TEcnico/tacticas ate porque vejo cada vez mais o futebol por esse prisma, como tal desta como de outras partidas tiro:

    Problemas na marcaçao zona nas bolas paradas, assim como no futebol a aereo, algo que o facto e dossier BRuno Alves nao será alheio mas que nao se resolve so com a presenca do mesmo em campo.
    Sereno um torneio para esquecer, erros de principiante, naife na abordagem a lances e muita falta de classe, Maicon um pouco mais maduro mas com evidencias semelhantes em alguns momentos de jogo.
    Muita tentativa de ter bola efaze-la percorrer a dita mobilidade das unidades do miolo, mas pouca fertilidade em funcao do objectivo.
    Falcao divorciado das balizas e sem um sistema de jogo capaz de potenciar o seu faro e inteligibilidade pelo golo...
    Gostei do Castro e ate do Bellushi, achei displicente sapunaru e outros em certas abordagens aos lances e com a certeza que AVB nao deve desviar-se do que sao as suas ideias para o seu FC PORTO, mas que ninguem duvide que o caminho para o topo carece de muito trabalho e de muitas outras nuances em que o Porto costuma ser forte, como grupo, como colectivo, como equipa de garra, de alma e de sede pelo praticar do ganhar...

    Ao amigo Anonimo do dia de praia na aguda, para ele fica um cliche cada vez mais verdadeiro e cuja os grandes tecnicos usam cada vez mais..."diz-me como treinas, dir-te-ei como jogas", por isso nao ligue aos jogos de pre-epoca,pois por cada km que faz e que o torna mais Portista que a qulaquer outro, continuará a ver a nulidade que é por exemplo este FCP em lances de estrategia (aqueles que cada vez mais decidem jogos), mas que o Sr/a no seu intimo questiona o porque de outros clubes serem altamente rentaveis e somarem 3 pontos atraves desse tipo de lances e o clube que segue pra todo o lado fazer de quando em vez um golo...

    ResponderEliminar
  22. Com todo o respeito, eu nao sigo o meu FCPorto pelas vitórias! nunca segui nao era agora.
    Nem sou carneiro, quando nao concordo sou voz activa.
    Nao sou é básico. nao vou fazer analises e tirar conclusoes precipitadas depois do meu treinador estar no cargo há 2 meses, sendo que um de treino mais "a serio", e sem o plantel totalmente disponivel. as primeiras conclusoes totalmente fundamentadas tiram-se no minimo em outubro.
    Da mesma forma que, apesar de na altura da contrataçao do jesualdo nao ter concordado, depois de ver a sua postura, estive com ele incondicionalmente! Mais no ultimo ano do que nos outros até!!

    Faz-me lembrar o "zé povinho" que se queixa a toda a hora de politicos nos quais votou. ou os treinadores de bancada que todos nos conhecemos: há um jogador que durante todo o jogo teve azar,ou seja é um filho de tudo o que houver para chamar. no ultimo minuto marca o golo da vitoria e ja é o deus. isso irrita-me profundamente.

    E muito importante também, é nao chegarmos ao cumulo de pensar sempre que ter uma opiniao diferente é melhor ou pior. respeito a opiniao de todos, desde que tenha o minimo de sentido. criticar um treinador que usa jogos de preparaçao para conhecer, ser conhecido e fazer conhecer, é no minimo para destabilizar e eu associo sempre os elementos destabilizadores ao vermelho encarnado.

    Já percebi que o Bruno Rocha tem uma maneira diferente de actuar. Respeito, mas nao concordo.
    o que nao quer dizer que sou mais ou menos portista. São sentimentos diferentes!

    despeço-me com um abraço, e com sincero desejo que a sua vida profissional permita que siga o nosso clube como se calhar gostaria. aí certamente perceberia o que quis dizer!

    ResponderEliminar
  23. Gostei da exibição pois com um treinador novo e muitos jogadores espera-se que ainda não estejam a sem por cento nem nada que se pareca, mas no meu ponto de vista esta a construir um grande colectivo.

    Os reforços é uma questão de adaptação porque qualidade desta vez têm, e este ano foi feito uma grande aposta e grandes negocios também. Grande Moutinho já começa a exibir a um bom nivel, com os lamentaveis comentarios que o presidente do Sporting fez só se espera sangue, magia e suor nas exibiçoes do Moutinho. LOL



    PS: A MEO faz quase todos os dias na tv publicidade gratuita ao Benfica, devem ter grandes administradores em conjunto ou devem pensar que Portugal é Benfica e empresas como a MEO não precisam de justificar nada pois com estes comentários infelizes e pelos vistos na cabeça de muitas pessoas em Lisboa, viva o centralismo.
    Também devem ter comprado no ano passado o estadio ao Benfica para nao irem à falencia é tudo uma questão administrativa ou poços de petroleo. Vejam a merda que é o canal Benfica, até mete nojo com tanta publicidade enganosa.
    Anda a televisão de Lisboa a alimentar o mito da grande maioria dos jogadores do Bengica e nem se dão conta, ou nao querem dar, que ninguem os quer por algum motivo será.


    4EVERBLUE

    ResponderEliminar