15 agosto, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 1ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: Naval 1º Maio 0-1 FC Porto
Árbitro: Paulo Baptista [AF Portalegre] /Assistentes: José Braga e Luis Tavares.


Penálti bem assinalado e erros no campo disciplinar

Os juristas de O JOGO defendem que Paulo Baptista esteve bem no julgamento do lance da grande penalidade que acabou por ser determinante no resultado. Na análise de uma eventual falta de Álvaro Pereira cometida na área do FC Porto, apenas Jorge Coroado entende que o árbitro de Portalegre errou ao não assinalar grande penalidade. As decisões no capítulo disciplinar também merecem reparos.



MOMENTO MAIS COMPLICADO

82' É bem assinalada a grande penalidade contra a Naval por mão na bola de Jonathas Suruk?

OUTROS CASOS

21' Há pénalti por falta de Álvaro Pereira sobre João Pedro?
25' Há mão na bola ou bola na mão de Rogério Conceição na área da Naval?
62' É bem mostrado o amarelo a Carlitos por falta sobre Hulk ou justificava o cartão vermelho?
74' Jonathas Suruk pontapeia João Moutinho intencionalmente? Merecia ser expulso?



JORGE COROADO

82' POSITIVO - Aceito a decisão do árbitro. O jogador da Naval fez braço firme quando se apercebeu que a bola lhe fugia. O cartão amarelo é que não se justificava, atendendo a que não cortou qualquer jogada prometedora ou linha de passe.

21' NEGATIVO - O portista tocou no pé direito de João Pedro, fazendo-o tropeçar, perder o equilíbrio e oportunidade de rematar. Além do penálti, faltou o vermelho.

25' POSITIVO - A bola foi chutada muito próximo e com força em alívio, por um colega. Não houve qualquer razão para castigo máximo.

62' POSITIVO - O cartão amarelo foi o adequado. Hulk não estava enquadrado com a baliza, tratou-se de corte e jogada prometedora.

74' NEGATIVO - O jogador da Naval foi objectivo e deliberado no gesto efectuado. O cartão vermelho impunha-se por nítida agressão.

APRECIAÇÃO GLOBAL - Desempenho feito muito à semelhança do que tem sido o seu percurso: falho de coragem e de determinação. Confuso na acção disciplinar, retraído na imposição técnica e pouco criterioso.



PEDRO HENRIQUES

82' POSITIVO - Jonathas toca a bola com o braço (encontra-se fora do plano do corpo) de forma deliberada. Grande penalidade bem assinalada e cartão amarelo enquadrado no comportamento antidesportivo (jogar a bola com a mão).

21' POSITIVO - João Pedro cai sem sofrer toque de Álvaro Pereira. Não há motivo para grande penalidade e aceita-se que o árbitro não interprete a queda como simulação.

25' POSITIVO - O jogador toca na bola com o braço sem o ter feito de forma deliberada. A distância entre o jogador e a bola também é muito curta (bola inesperada).

62' POSITIVO - Hulk é rasteirado à entrada da área. Carlitos é advertido por cortar um ataque prometedor. Decisão correcta do árbitro.

74' NEGATIVO - Jonathas agride João Moutinho com a sola da bota, de forma deliberada. Seria expulso por falta grosseira. Contudo, o lance é de difícil análise.

APRECIAÇÃO GLOBAL - Assertivo na maioria das decisões (nomeadamente na grande penalidade). No capítulo disciplinar justificar-se-ia a amostragem de alguns cartões vermelhos em lances de difícil análise para o árbitro.



PAULO PARATY

82' POSITIVO - É uma boa decisão. Haveria sempre controvérsia qualquer que fosse a decisão do árbitro, mas penso que o jogador da Naval tem o braço numa posição que não é natural, causando volumetria e impedindo que a bola passasse. O cartão amarelo parece-me desnecessário.

21' POSITIVO - É claro que João Pedro tropeça em si mesmo. Mesmo com a televisão, não há um ângulo que permita determinar se Álvaro Pereira toca no adversário.

25 POSITIVO - Um lance perfeitamente acidental; a bola saiu de muito perto e a grande velocidade. Correcta a decisão de Paulo Baptista.

62' POSITIVO - Boa decisão do árbitro. A falta é cometida fora da área, boa ajuda do árbitro-assistente. O amarelo justifica-se plenamente pela imprudência do defesa.

74' POSITIVO - Se é intencional só o jogador o pode dizer. Aceito a decisão do árbitro, embora fique com a sensação que Jonathas poderia ter evitado o contacto.

APRECIAÇÃO GLOBAL - Apesar de alguns lances controversos, a actuação geral do árbitro foi positiva; procurou dar solidez ao jogo que, pelo modo com as equipas se encaixaram, estava muito bloqueado.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário