25 novembro, 2011

UCRÂNIA - Volte Sempre

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Há 15 dias atrás no meu último post, ao invés de “malhar” em tudo o que mexia, preferi lembrar que o que fazia falta era ser Porto, e o que isso é, e tem que ser sempre:
    “Ser Porto é ter garra!
    Ser Porto é ter alma!
    Ser Porto é saber sofrer!
    Ser Porto é ter o coração a sangrar mas estar pronto para o combate seguinte!
    Ser Porto é ser dragão, ser honrado, saber que se pode perder mas que se cai para o lado de tanto lutar!”
Em Coimbra e não só, não fomos Porto.
Ainda assim, e porque não fizemos um jogo brilhante em termos de espectáculo em Donetsk, mas soubemos ser Porto, a vitória foi alcançada e o quanto isso me enche de satisfação, bem como a todos os portistas intelectualmente honestos. Alias, é só isso que peço e continuo a pedir... que os valores “à Porto” continuem a ser respeitados, pois se isso acontecer, as vitórias vêm por acréscimo.
Não passámos a ser outra vez os melhores do Mundo e tudo o que ocorreu num passado bem recente já foi esquecido. Não, tal não aconteceu e é preciso dar sequência a este resultado. Mas também não se podia pedir mais do que uma vitória, apesar de para os exigentíssimos proprietários do assobio do Dragão, tal não ser suficiente. Visões... não é a minha!

No final do jogo de ontem, muito me lembrei de uma das minhas muitas “odisseias” a acompanhar o FC Porto e que não resisto a compartilhá-la com vocês.

Corria a época 2008\2009 e as coisas não tinham começado bem.
Para a Champions, até tinhamos começado com uma vitória caseira 3-1 frente ao Fenerbahce, mas os 4-0 em Londres com o Arsenal e a derrota no Dragão 0-1 com o Dínamo Kiev, comprometeram fortemente o apuramento.
Para o campeonato, após perder em casa com o Leixões 2-3, na jornada seguinte, um sábado, fomos derrotados na Figueira da Foz pelo Naval por 1-0.
Na quarta-feira seguinte jogaríamos em Kiev o tudo ou nada na Champions, tal como aconteceria com Jesualdo Ferreira, que aparentemente estaria com o seu lugar em risco.
Eu lá estive a muitos milhares de quilómetros de casa...

Para além dos maus resultados, a qualidade de jogo era fraca e não parecia dar sinais de melhorar.
No final do jogo da Figueira, fiquei por lá a jantar com um grupo de cerca de 25 portistas dos mais diferentes quadrantes, todos eles com soluções milagrosas para a nossa “crise”, decisões que não mais poderiam esperar, nomes de treinadores já prontos a substituírem Jesualdo.
Foi já tarde que cheguei ao Porto, mas com uma cabeça do tamanho de um melão, ainda tive que ir buscar os bilhetes de jogo para Kiev.
À porta do P1, alguém me veio entregar os 4 bilhetes para os “maluquinhos” que se deslocariam à Ucrânia, mas lá me disseram: “Tu é que és maluco de ir para tão longe ver aquela vergonha... deixa lá, a Direcção está reunida, e vai ser o Luciano Spalletti o nosso treinador”.

Bem, naquela noite mal dormi com o mau estar de toda a situação e sem saber muito bem se a alteração de treinador seria mesmo a solução ideal. Mas enfim, a crise estava mesmo instalada...

Domingo à noite lá fomos de carro até Lisboa para apanhar o avião para Kiev com escala em Amesterdão. Pelo caminho, perdemos um participante por razões legais de passaporte e lá aterrámos 3 sobreviventes na capital da Ucrânia, sob um frio intenso.
Um dos objectivos que tinha traçado para essa viagem, era conhecer o estádio onde havíamos disputado a meia-final de 87, e a primeira boa surpresa que tive foi que o meu quarto era no 11.º andar com janela, pasme-se, virada rigorosamente para o relvado desse mesmo estádio. Diria mesmo que em 87, quem estivesse naquela janela, teria visto o jogo “de camarote”. Foi um excelente pronuncio!
Nos dias que antecederam o jogo, os sussurros entre a comitiva andavam todos à volta do mesmo: mau resultado era equivalente a eliminação da Champions e despedimento de Jesualdo.
No dia das decisões, a tensão era enorme pois percebíamos que aquele jogo seria sem dúvida o que poderia marcar a época.
Num estádio praticamente cheio a fazer lembrar o nosso Palácio de Cristal por ser no interior de um parque, começamos a perder e tudo parecia estar na eminência de se desmoronar.
A descrença parecia tomar conta de nós, quando de repente, já com a 2ª parte bem adianta, de livre o Rolando empata o jogo, e já no minuto 90, após os ucranianos enviarem uma bola ao poste, Lucho faz o 1-2 e leva-nos ao êxtase. São momentos como aquele que não se esquecem na vida de quem acompanha o clube do coração.
A época nunca mais seria a mesma....

Quinta-feira à noite aterrámos em Lisboa, e no domingo seguinte já estava novamente na estrada em direcção á capital do império, pois jogávamos em Alvalade uma eliminatória da taça de Portugal.
Depois de estar a perder, Hulk correu 50 metros com a bola e empatou, e ficamos apurados para a fase seguinte na marcação de grandes penalidades.

Em resumo, num momento de crise profunda, de dificuldades tremendas, de desmoronamento eminente, ganhamos lá longe no último minuto abrindo novas perspectivas na competição, e no domingo seguinte para uma competição a eliminar, fomos capazes de em casa de um rival directo os eliminar nos penaltis, e nesse ano acabamos Campeões Nacionais, vencedores da taça de Portugal e eliminados nos quartos de final da Champions pelo Man Utd, após derrubar-mos o Atlético de Madri nos oitavos.
É o futebol em toda a sua magia...

As épocas são feitas de ciclos melhores e piores, fases mais positivas que outras.
Mas por vezes, existem momentos chave que invertem toda uma época e que são importantes que não sejam desperdiçados.
Quando naquele 05\11\2008 fomos lá bem longe alcançar aquela vitória, percebi que tínhamos revertido toda aquela época que até ali parecia de pesadelo.
Que este 23\11\2011 tenha o mesmo significado... que a Ucrânia seja talismã!!!

Termino dizendo: sejamos Porto até ao fim, caralho!

PS – PAGUEM ÀS MODALIDADES....... QUE VERGONHA!!!!!!!
Se os jogadores do andebol não estiverem muito preocupados em receber, tudo bem, é com eles.
Mas quanto aos do hóquei e basket, façam lá o favorzinho de pagar.

16 comentários:

  1. Bom artigo. Esperemos que seja de facto um ponto de viragem.

    Tens aí só um erro:

    "Quando naquele 05\11\2011 fomos lá bem longe alcançar aquela vitória"

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caros Portistas,

    Esperemos de facto que seja o ponto de viragem, para isso temos de ganhar os próximos 10 jogos para que estas más memórias se apaguem de vez da nossa cabeça.
    Mesmo que não ganhemos os próximos 10 jogos temos de manter a mesma atitude, vontade, raça do último jogo, se não voltamos à estaca zero. Espero bem que isso esteja bem definido na cabeça dos jogadores.
    Domingo todos ao Palco das emoções, para mostrar a força do Dragão, apoiar do principio ao fim, os jogadores agora também merecem ser acarinhados e valorizados,
    FORÇA PORTO VAMOS VENCER,
    SOMOS DO PORTO ATÉ MORRER...

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei se é mesmo verdade que há ordenados em atraso nas modalidades...mas a ser, eu não tenho palavras para quantificar o meu orgulho nas equipas de andebol, basquete e hóquei!!!

    São de um brio em extinção!

    A forma abnegada como lutam, o prazer com que o fazem...enche-me as medidas!

    Se isto continua assim...temo o pior! Como é q um clube com TANTO sucesso desportivo tem tantas dificuldades financeiras e OUTROS, que nunca ganham nada têm mundos e fundos p dar, ao ponto de virem cá buscar-nos vários atletas!!!???

    Espero SINCERAMENTE q o clube, como eclético que sempre foi, saiba gerir esta situação, garantindo um futuro às modalidades! Pelo FCP!

    BOM DIA
    PPINTO

    ResponderEliminar
  4. O que queres dizer com isto?

    "PS – PAGUEM ÀS MODALIDADES....... QUE VERGONHA!!!!!!!
    Se os jogadores do andebol não estiverem muito preocupados em receber, tudo bem, é com eles.
    Mas quanto aos do hóquei e basket, façam lá o favorzinho de pagar."
    ___

    Não gosto lá muito de meias palavras, ou explicas a situação ou escusavas de deixar no ar insinuações sobre a equipa de andebol. É que aprecio muito a garra do hóquei (e do basket tb) mas não há equipa mais guerreira no clube q a do andebol.

    ResponderEliminar
  5. LUCHO

    Não falei por meias palavras. Falei na dimensão certa das mesmas, constatando um facto e não pondo em causa a atitude de ninguém. Se os jogadores do andebol são os que menor preocupação têm demonstrado com a situação, estão simplesmente no seu livre direito de o fazer.
    Quanto á atitude guerreira, não sei quem tem mais ou menos...diria apenas que tenho muito orgulho na atitude que os atletas das 3 modalidades têm mantido.

    ResponderEliminar
  6. NORTE

    Não teria mais impacto os capitães de equipa virem a público denunciar a situação q se arrasta há uns anos a esta parte?

    Não seria melhor denunciar do que andar-se aqui e ali com rumores mas ninguém de dentro a dar a cara? Não seria mais eficaz?

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  7. LUCHO

    Quem sou eu para julgar as atitudes de tão bravos atletas, que há TRÊS ANOS que não têm ordenados em dia.
    Se até agora não foram mais além, muito lhes devemos agradecer, pois tal se deve ao enorme respeito que têm pelos sócios, não querendo "achincalhar" em público o nobre nome do FC Porto.

    No entanto não quero deixar de dizer o seguinte: se há capitão que não tem estado ao lado dos outros capitães em toda esta situação, é o do andebol!
    MAS ATENÇÃO: antes que se levantem outras dúvidas, não está em causa o seu comportamento dentro de campo, atitude ou empenho.

    ResponderEliminar
  8. Pois não sei o que será melhor, vir a público denunciar, fazer como tudo dizes q faz o do andebol q é não fazer nada, ou então como se calhar fazem outros denunciar as situações aos adeptos para estes publicarem as coisas na Net.

    Ainda estou a tentar perceber o q é mais util ao clube e aos seus associados.

    Uma coisa eu sei, as 3 modalidades de pavilhão lutam e suam a camisola em todos os jogos e não apenas em alguns como fazo futebol e aí nisso estamos de acordo.
    E por isso e por tudo o resto os ordenados deviam ser pagos a horas pq estes nunca nos deixam ficar mal.

    ResponderEliminar
  9. Mas falando sobre o essencial do teu post tenho a dizer q tb eu me lembrei desse jogo em Kiev em 2008...

    Que se repita a história, todos desejamos os melhor para o nosso Porto.

    ResponderEliminar
  10. Norte, não é para todos, ser assim portista como tu em palavras e actos. A cada momento, não vacilas. Não é para todos. Mas que com textos destes inspiras outros, lá isso inspiras. BRAVO pelo exemplo que és. Cumpram-se as tuas palavras. Que isto mude a epoca.

    ResponderEliminar
  11. De facto quem tem as atitudes mais correctas, é bastante subjectivo de avaliar, e cada um ficará com a sua ideia.
    De qualquer forma, dada a proximidade que o "sector 4" mantém com as 3 modalidades, julgo que quem se sentir desagradado com a atitude dos atletas, o deve fazer sentir.

    Agora, uma coisa é certa: tentando haver diálogo com a Direcção do clube (atitude que entendo sempre ser a mais correcta) é estranho que um dos capitães se afaste...é a minha opinião, e como sempre é essa que transmito!

    ResponderEliminar
  12. São questões complicadas e prefiro não me alongar mais, até porque pelo que vejo tens info "inside" e eu não.

    ResponderEliminar
  13. Norte, mas que grande odisseia aqui nos presenteias! Sonho com uma viagem assim longiqua, quem sabe daqui a uns tempos ;)

    Também fui um dos que me lembrei de Kiev 2008, aliás, lembrei-me ainda antes do jogo começar e comuniquei aos meus que gostava que a Ucrância fosse novamente ponto de viragem esta época.

    Não foi assim há tanto tempo, mas ainda assim já passaram três anos, lembro-me dos factos como se fosse ontem. Estávamos numa altura também muito conturbada e pedia-se a cabeça do Jesualdo (que sempre defendi!). Perdemos três jogos seguidos como mencionaste. Estive em casa com os peixeiros e com o Dinamos de Kiev (aquele golo de livre...) e lembro-me que não fui à Figueira da Foz pois nesse Sábado à tarde estive em Fânzeres a ver o hóquei ganhar aos lampiões por 3-2! Lembro-me que na segunda parte desse jogo da Figueira também se ouviram cânticos de insatisfação, à semelhança do que aconteceu no último Sábado em Coimbra! Foi o tal jogo em que o Bruno Alves no final foi falar com os adeptos...

    Na segunda-feira de manhã, acabei as aulas e fiz questão de ir ao aeroporto dar força à equipa, que partia à hora de almoço para a Ucrânia! Na quarta vibrei como um doido nesse jogo em KIEV, ainda para mais tivemos a perder e demos a volta já nos minutos finais!

    Agora em 2011, espero também que seja o inicio da reviravolta...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Bonita deslocação a Kiev, cheia de simbolismo e que nos foi tal como o título indica um Talismã pelas mais variadas razões aquele País faz-me sorrir e deixa sempre saudades. :)

    Quanto aos salários em atraso já aqui falei é uma Vergonha.

    ResponderEliminar
  15. Permito-me também um comentário á triste situação dos salários em atraso nas modalidades de pavilhão. Sei das diferenças entre as duas entidades FC Porto e SAD. Mas também sei que a SAD só existe porque existe o FC Porto. Quando vejo os prémios faraónicos que os nossos administradores da SAD , recebem por cumprimento dos objectivos e esta situação das modalidades não comungo da validade e justiça destes prémios . Um dos objectivos dos administradores é o bom nome do FC Porto. Sei que existe uma gestão autonoma das modalidades mas reafirmo que a SAD só existe porque existe o FC Porto. Se o bom nome do FC Porto fica claramente posto em causa pelo não cumprimento das obrigações para com os seus funcionários , não comungo da justeza destes prémios repito, faraónicos. O FC Porto é um todo e sinto-me mal quando o meu clube que tantos milhões movimenta deixa esta situação acontecer repetidamente. Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  16. Caros amigos,
    Estou perfeitamente à vontade para falar da atual situação porque também eu sou dos que não defende revoluções cegas, malhando em tudo e todos de forma pouco lógica e desesperada…
    Há cerca de uma semana, ouvia imensos portistas recordar a época de 04-05 como paralela a esta… Que estávamos a jogar tão mal como na altura, que o VP era o novo Octávio Machado e que isto tudo iria acabar em tragédia… Sempre achei que isso era um exagero!
    Acho que agora também não existe uma ligação tão direta com o que aconteceu em 08-09… As histórias não se repetem porque os jogadores são diferentes, os adversários também são diferentes e as circunstancias também se colocam de forma diferente…
    Como é evidente o meu enorme desejo é que esta época seja até melhor que 08-09, e que para além da dobradinha, cheguemos mais longe na Liga dos Campeões…
    Mas temos de ter calma… O jogo de Donetsk deu boas indicações, mas também deixou claro que os índices técnicos ainda não estão num nível aceitável… Fisicamente até gostei de ver a equipa ao longo dos 90m… E estar bem fisicamente é meio-caminho andado para bons resultados… Para o jogo com o Braga todos têm de dar o litro, mas todos mesmo… Correr, lutar, deixar a pele em campo… Depois ter um génio como Hulk é uma grande ajuda…

    ResponderEliminar