28 novembro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 11ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 3-2 SC Braga
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto) / Assistentes: Rui Licínio e João Silva / Quarto árbitro: Cosme Machado.


Artur Soares Dias sem influência

O aguardado jogo entre dragões e bracarenses não ficou marcado por lances polémicos e os principais erros ou dúvidas nasceram, de acordo com o tribunal de O JOGO, de decisões dos assistentes. O golo anulado que daria o hat-trick a Hulk e o 3-0 aos 80' não merece contestação: tratou-se de uma má avaliação. Outros foras-de-jogo duvidosos não recolhem unanimidade, ao contrário da grande penalidade que beneficiou o Braga.



Momento mais complicado

80' Existiram motivos para fora-de-jogo no cruzamento de Rodríguez para finalização de Hulk?

Jorge Coroado
-
Quando Cristián Rodríguez cruzou a bola, Hulk estava atrás da linha desta. Precipitada intervenção do assistente Rui Licínio, que foi eventualmente induzido em erro pelo início da jogada: quando a bola foi direccionada para Rodríguez, Hulk estava efectivamente adiantado, mas não participando ou tirando proveito da posição

Pedro Henriques
-
Fora-de-jogo incorrectamente assinalado e golo mal anulado, porque Cristián Rodríguez está em linha com o penúltimo adversário quando a bola é rematada por um seu colega e Hulk, depois, está atrás da linha da bola quando Rodríguez faz o cruzamento.

Paulo Paraty
-
No momento do passe para Cristián Rodríguez, Hulk encontra-se adiantado mas sem qualquer influência. Posteriormente, Rodríguez centra para Hulk que, atrás da linha da bola, cabeceia para a baliza. Deficiente avaliação do árbitro assistente, que não terá entendido a posição de Hulk atrás da linha de fora-de-jogo.



Outros casos

11' Artur Soares Dias esteve bem ao exibir apenas amarelo a Álvaro Pereira?
35' Lima estava em posição de fora-de-jogo antes de cabecear para a baliza?
39' Foi bem assinalada a posição irregular de Hulk quando este partia para a baliza?
89' Justifica-se a grande penalidade assinalada no lance que envolveu Hulk e Salino?

Jorge Coroado
+
Álvaro Pereira, com o pé esquerdo, derrubou Salino e com o direito deu-lhe um toque por trás. Comportamento antidesportivo que justifica plenamente o cartão amarelo.
+
Lima já estava adiantado relativamente ao penúltimo defesa quando o colega lhe endossou a bola. Correcta a decisão do assistente.
+
A imagem de TV diz que não. Porém, a bola já havia saído do pé do colega quando Hulk cruzou pelo penúltimo defesa. Situação de difícil análise mas correcta intervenção do assistente.
+
Hulk foi precipitado e, há que admitir, não tem prática de defesa. Derrubou o adversário, justificando o amarelo e a grande penalidade.

Pedro Henriques
+
Álvaro Pereira é correctamente advertido por uma entrada em tackle, de forma imprudente e por trás sobre Salino.
-
Não. Fora-de-jogo incorrectamente assinalado, pois Maicon está a pôr em jogo Lima no momento em que a bola lhe é passada pelo colega.
-
Fora-de-jogo incorrectamente assinalado pelo assistente, pois no momento do passe Hulk está em linha com o penúltimo adversário.
+
Grande penalidade correctamente assinalada, pois Hulk entre em tackle deslizante dentro da área, acabando por tocar e derrubar Salino.

Paulo Paraty
+
Tendo em conta o momento do jogo e o local do terreno, aceita-se a interpretação que o árbitro fez de imprudência.
+
A televisão não nos oferece o melhor ângulo. Na dúvida, suporto a decisão do assistente, que tem a melhor posição para avaliar um lance sem consequências objectivas.
+
O ângulo não é o melhor, mas Hulk parece ter o corpo ligeiramente avançado em relação à linha de fora-de-jogo. Essa dúvida deixo-a para o árbitro assistente
+
Era a única solução possível: grande penalidade e cartão amarelo. Hulk rasteira claramente o seu adversário quando procuraria disputar a bola.



Apreciação global

Jorge Coroado

Num jogo simples e sem problemas de maior acumulou, por culpa própria e auxílio dos assistentes, pequenas desatenções que retiram brilho à prestação. Não assumiu preponderância em lances capitais.

Pedro Henriques

De positivo as decisões maioritariamente assertivas, nomeadamente a grande penalidade. Menos bem conseguidas algumas situações de fora-de-jogo e interrupções em lances de contacto físico.

Paulo Paraty

Com decisões mais ou menos contestadas, Artur Soares Dias, apesar do seu comedimento disciplinar, efectuou um trabalho positivo e com perfeito controlo sobre o jogo e sobre intervenientes.



fonte: ojogo.pt

1 comentário: