04 novembro, 2011

Os últimos adeptos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Observem-nos bem. Eles são aquilo que resta de uma velha categoria que se encontra extinção. A mercantilização do futebol, que se intensifica um pouco por tudo o que é lado, veio fazer frente àquilo que de mais belo e emocionante o futebol possui, os adeptos de cada clube. Os jogadores passam, os treinadores passam, os dirigentes e os presidentes também, mas eles ficam para a eternidade, eles aprendem a amar o clube desde pequenos e não mais o deixam, na vitória e na derrota. Eles são o clube.

SAD’s, empresários, comissões, direitos televisivos em horários nobre, avultado preço de bilhetes e repressão policial, são apenas alguns dos problemas que o futebol moderno foi trazendo aos poucos, o que vai degradando – e pior, afastando – quem sustenta o desporto em si. O aumento exponencial de “engravatados” num estádio de futebol, adeptos cheios de pinta que batem palmas quando é golo e assobiam quando o defesa central passa mal a bola, vem contra o significado de um adepto comum: aquele que salta, grita e incentiva os seus.

A minha vénia vai direitinha para aqueles que não se deixam cair, por mais que o “sistema” tente. Seja qual for a cor, aqueles que não vergam, aqueles que estão sempre lá, aqueles que contra todas as adversidades dizem “presente”, seja qual for o momento da sua equipa. Mentalidade! Definir prioridades, ”perder” fins-de-semana em família, dormir mal e dormir pouco, comprar um bilhete a 30 ou 40 euros para seguir o seu clube do coração, pagar portagens e combustível e fazer quilómetros e quilómetros, ver um jogo à chuva, debaixo de um vendaval, num estádio sem bar e sem casas de banho, a algumas horas de distância de casa. Todos ensopados, cantar os 90 minutos, quase sempre até a voz falhar, sendo que no final de muitas dessas vezes os jogadores recolhem ao balneário quase sem olhar para a curva. Pedir dias de férias ao patrão e fazer horas extraordinárias no emprego. Deslocar-se a locais onde não se é bem-vindo, ser ameaçado por adeptos adversários e pela própria Polícia de Segurança Pública. Estar constantemente numa corrida desenfreada. Ver a sua forma de ser e de estar ser ridicularizada na comunicação social, que valoriza o cartão amarelo que o árbitro mostrou e não devia ter mostrado. Tudo isto por amor a uma causa, para defender a apoiar sempre o emblema da camisola que vestimos.

Momentos maus todos têm e querem-me fazer crer que este é o nosso momento. Aceito e apenas peço união entre todos os portistas para ultrapassar da melhor forma esta fase. Um susto ao plantel só faz bem de vez em quando, não vi mais de que umas bocas, quase todas com razão de ser. Aqueles que se inserem na categoria que mencionei, apenas exigem raça, empenho e atitude dentro das quatro linhas. Acho que não é pedir muito aos nossos jogadores. Não se podem queixar de falta de apoio, estivemos, estamos e estaremos sempre com eles. Nunca jogarão sozinhos.

Na sexta-feira passada, faz hoje uma semana, recebemos e vencemos o Paços de Ferreira por 3-0. Já aqui falei na minha última crónica sobre o tema, e dei na altura a minha opinião. Como não quero ser repetitivo para convosco, dou aqui os meus parabéns aos cerca de 15 mil adeptos pacenses que estiveram espalhados pelo estádio do Dragão. Dos cerca de 30 mil presentes, 15 mil só podiam ser adeptos do Paços de Ferreira, tal foram as assobiadelas que se ouviram durante os 90 minutos de jogo. Os meus parabéns, mesmo a jogar fora conseguiram deslocar-se em massa, assobiar a equipa da casa e enervá-la perante os seus adeptos.

Super Dragões e Colectivo mais uma vez sem os seus sectores completos, mas com uma boa actuação ao nível vocal e também em termos de material. A Sul destaca-se sempre nesse ponto, os SD são com toda a certeza o grupo ultra nacional mais rico nesse campo, e demonstram-no bem. Relembrar que este mês comemoram o seu 25º aniversário, o que na devida altura destacarei.

No Domingo foi a vez do hóquei em Patins, no nosso pavilhão, que contou mais uma vez com uma assistência muito boa, tal como no fim-de-semana anterior. Mais de 1000 espectadores. Na bancada sul cerca de duas dezenas de ultras. Continuem a apoiar também as nossas modalidades, que bem precisam e agradecem o vosso esforço.

FORÇA PORTO VAMOS VENCER!!
SOMOS DO PORTO ATÉ MORRER!!

Um abraço ultra a todos os portistas e até amanhã no José Arcanjo, em Olhão!

1 comentário:

  1. Bom jogo então em Olhão Tripeiro;) Vê lá se acordas aquela gente;)

    ResponderEliminar