29 dezembro, 2008

2008 - Ano do Dragão

O ano de 2008 está quase no fim. Aproveitando este facto, gostaria de realçar alguns nomes e factos que, do meu ponto de vista, marcaram o ano do Dragão. Obviamente, que aceito ser muito difícil colocar num único post tudo aquilo que de bom nos aconteceu este ano (2ª metade da época 2007-2008), no entanto vou tentar fazer um pequeno resumo do que foi o desempenho do nosso FC Porto no ano que agora termina.

É quase impossível falar do FC Porto campeão 2007-2008 sem referir o nome de Lisandro López. Todos os adjectivos para classificar este jogador são poucos… a combinação entre força, concentração, raça, determinação, técnica e velocidade culmina num só nome: LISANDRO. A excelente época transacta valeu-lhe o título de melhor marcador da Liga Portuguesa, com 24 golos marcados em 27 jogos efectuados. Actualmente, é dos jogadores que mais admiro neste plantel do FC Porto… porque tem qualidade e esforça-se dentro do campo, nunca virando a cara à luta. Apesar de estrangeiro, sente o clube como muitos outros se calhar não o sentem…

A sua saída conturbada do clube, com algumas declarações bem infelizes e de que até o próprio se já deve ter arrependido, não deve apagar (penso eu…) a excelente época que Ricardo Quaresma realizou de Dragão ao peito. Do plantel todo, foi dos jogadores mais utilizados, sendo muito influente na manobra ofensiva da equipa. Quaresma é sinónimo de magia, irrequietude, e até algum deslumbramento. Quaresma não é seguramente sinónimo de estabilidade, esquemas tácticos, acções defensivas e maturidade. Talvez por tudo isso, o “difícil” Calcio não tem sido pêra doce para o “Ciganito”. No entanto, de uma coisa não nos devemos esquecer: uma equipa não pode ser só feita de operários… também é preciso magia, espectáculo e amor ao risco.

O ano de 2008 serviu também para confirmar (se dúvidas houvessem) a capacidade futebolística de 3 jogadores portugueses que não se impuseram logo nos primeiros anos de Dragão ao peito: Meireles, Alves e Bosingwa foram fundamentais no título do ano passado. Subiu imenso a minha consideração por cada um destes jogadores. Já não tenho qualquer dúvida da qualidade e influencia de Meireles no meio–campo, da bravura e sobriedade de Alves no entro da defesa e do excelente lateral–direito em que Bosingwa se transformou. Estes são casos evidentes de jogadores a quem só lhes fez bem vestir as cores do Dragão. É que o FC Porto consegue sempre retirar o máximo dos jogadores de que dispõe… tudo isto porque é um clube com dirigentes e treinadores inteligentes.

Além dos nomes aqui destacados, outros poderiam ser referidos, como Lucho ou Assunção, no entanto, a minha análise não utiliza apenas critérios desportivos. Por isso, fico por aqui no que toca a destaques individuais.

Relativamente à Liga Portuguesa, foi um ano de completo domínio azul e branco. A superioridade foi tanta que até nem houveram jogos de grande dificuldade para os “muito superiores” azuis e brancos. Relativamente às equipas do trio da frente, o FC Porto fez um bom campeonato, vencendo Guimarães por duas vezes e Sporting por uma. Apenas frente ao Nacional o FC Porto sentiu imensas dificuldades, perdendo os dois jogos efectuados. Tudo o resto, foi um autêntico passeio para os campeões nacionais.

No que toca à Europa, o momento que mais marcou o universo azul e branco foi sem dúvida o jogo da 2ª mão dos oitavos–final da Liga dos Campeões disputado no Dragão frente aos alemães do Schalke 04. Depois de uma derrota na Alemanha por um golo de diferença, o FC Porto teria de vencer por dois de diferença para seguir em frente na prova. Foi um jogo duríssimo, com os alemães a defenderem intensamente durante o jogo quase todo. O FC Porto atacou de todas as formas e feitios, pela esquerda, pela direita, pelo centro… e apenas logrou atingir o golo aos 86 minutos de jogo através de um fantástico pontapé de Lisandro (o argentino mais uma vez decisivo!). Estava empatada a eliminatória e seguia-se o prolongamento. Num jogo cada vez mais emocionante, o FC Porto esteve à beira de marcar no prolongamento o golo que lhe daria a passagem à próxima fase da maior competição europeia de clubes através de Quaresma, o internacional português cara-a-cara com Neuer (não me esqueci do nome do nosso “carrasco”) fez o mais difícil e desperdiçou uma belíssima oportunidade para resolver a eliminatória. A decisão da eliminatória seguia para os penalties. Depois, uma noite histórica de Neuer parou o FC Porto… ainda hoje, tenho a sensação amarga de que poderíamos ter ido muito longe nessa competição, mas enfim!

Por fim, aproveito para desejar a todos os colaboradores e leitores deste blog um excelente ano novo com votos dos maiores sucessos profissionais e pessoais!

Abraço a todos,
RCBC

5 comentários:

  1. Justíssimo esse teu principal destaque a Lisandro Lopez, o jogador mais importante do nosso plantel.

    Bom ano tb para ti RCBC. Um 2009 cheio de alegrias azuis e brancas:)

    ResponderEliminar
  2. RCBC, em grandes linhas, assino por baixo toda esta análise que aqui nos deixas.

    Se alguém merece o prémio de grande figura do ano 2008 no FC Porto, esse é mesmo LISANDRO LOPEZ!!

    No resto, desejar-te um excelente ano de 2009, repleto de sucessos pessoais e profissionais... é tudo aquilo que te desejo!!!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  3. Também subscrevo.

    Boa reflexão ao nosso FCP que saca mais um Tri neste 2008.
    Retribuo-te os votos para 2009, RCBC!

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  4. 2008 foi sem dúvida uma ano marcante no universo azul e branco, mas afinal de contas, num clube vencedor como o nosso, há sempre algo a vangloriar cada ano que passa! :-)

    Na minha opinião...

    Melhor jogador: Mas há duvidas!? LISANDRO!

    O pior: Os jogos com o shalke... nesse dia fui para casa de carro em absoluto silêncio, como o radio desligado, cheguei a casa, despi o fardamento e desatei a chorar... Não gostei também da forma como o Quaresma saiu.

    O melhor: O TRI! Cada jogo da liga era um regalo de se ver... nunca mais esqueço o fantástico 5-0 em guimarães que fui ver lá ao estádio! :-)

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Totalmente de acordo !

    Lisandro foi mesmo muito bom !

    Quanto a Neuer, não quero ser indelicado, não empregaria a palavra "carrasco". É uma palavra que faz parte, infelizmente, do mundo do real.

    Como bem escreveu a revista "Les cahiers du football" , uma frase que ficará para sempre na minha memória, Neuer defendeu um golo, a cabeçada de Tarik, que na vida real teria sido golo.

    Talvez seja isto a magia do Futebol !

    Mas amanhã a magia será Nossa !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar