30 dezembro, 2008

A noite mais bela do «Américo de Sá»

Segunda-feira, 12 de Abril de 1999. É para esta data que a máquina do tempo nos levará neste exacto momento. Mas não pretendo alterar nada no passado (não tenho os mesmos propósitos de Marty McFly e do Dr. Emmett L. Brown na trilogia «Regresso ao Futuro»), apenas procuro reviver as emoções sentidas nessa tarde-noite. E que emoções…

Nesse dia o FC Porto (futebol) de Fernando Santos preparava mais uma jornada que nos havia de levar ao pentacampeonato. Ao mesmo tempo o Porto (basquetebol) de Alberto Babo preparava o play-off que nos levaria ao título Nacional enquanto o Porto (hóquei) de António Livramento (faleceria poucas semanas após a glória) preparava a fase final do Nacional que também nos daria o título 8 anos depois. Este texto, é no entanto, para destacar o título que iria chegar, exactamente, nesse mágico dia de 12 de Abril, o do nosso andebol que há 31 anos não o conseguia alcançar. 1999 é pois o ano do 1º pleno das modalidades de maior visibilidade em Portugal, futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins (nesse ano o Porto ganhou também na Natação). Irrepetível, diriam alguns. Mas não. Cinco anos depois o Porto repetiu a façanha na gloriosa temporada da vitória em Gelsenkirchen (2004). É o sistema, diria o outro...

Voltemos ao 12 de Abril de 1999. Chego às imediações do Américo de Sá e logo na chegada vislumbro exactamente atrás de mim, o automóvel conduzido pelo nosso técnico José Magalhães. Um bom prenúncio, pensei. Antes de entrar no pavilhão encontro um colega de curso e confraternizamos um pouco. Moderadamente optimistas, diríamos um ao outro. É que pela minha cabeça passavam 1001 histórias do nosso andebol em jejum desde 1968 (ano do nosso último título). Na verdade e, desde que dedico atenção ao fenómeno desportivo (meados da década de 80), facilmente recordo campeonatos que o nosso andebol perdeu de forma dramática no último jogo, ora por infelicidade, ora por nervosismo, mas principalmente por factores alheios que me escuso de referir neste texto de recordação da mais bela noite vivida no nosso já demolido pavilhão Américo de Sá.


Com elevada ansiedade entro no pavilhão que até à hora de início de jogo enche por completo. Nunca o pavilhão das Antas tinha registado tamanha enchente. Falam em 7 mil pessoas!!! Era este o momento, pensei. Tinha que ser. O adversário era o ABC de Donner e no plantel Bracarense estava Carlos Resende, o melhor jogador luso de sempre (é hoje o nosso actual treinador). Não era a última jornada pois o FC Porto ainda ia receber o Sporting mas neste jogo estava proibido de perder. O empate deixava-nos ainda em vantagem mas com obrigação de ganhar ao também candidato Sporting enquanto (só) a vitória neste jogo nos dava de imediato o título que tanto ansiávamos. O FC Porto era uma equipa muito jovem com muito menos potencial (na teoria) que ABC e Sporting mas surpreendeu na fase final indo ganhar a Braga e a Alvalade (tínhamos ganho também em casa ao Belenenses e ganharíamos ainda ao Sporting nas Antas 5 dias depois desta memorável noite que neste post hoje destacamos) e tendo agora esta possibilidade magnífica de fazer história frente ao campeão do ano transacto, ABC de Braga.

O jogo esteve sempre muito equilibrado (ao intervalo vencíamos por 10-8) mas o público nunca deixou de acreditar mesmo quando o ABC passou para a frente (14-15) à entrada dos últimos 10 minutos. Ricardo Costa, assistido pelo genial Eduardo Filipe, fez o empate e depois Kavalenka com 2 golos fantásticos deu-nos uma vantagem de 2 golos (17-15) que o ABC ainda conseguiu reduzir. Com os níveis de ansiedade a provocarem constantes erros dos 2 lados, Kavalenka comete um erro e permite a última posse de bola aos Minhotos. Sentiu-se um silêncio sepulcral no até aí eufórico pavilhão. Nessa altura juro que fraquejei. O coração batia de forma assustadora e antevi mais uma desgraça. Mas não! Aquela era mesmo a nossa noite! O remate a 2 segundos do fim de Carlos Matos é defendido de forma heróica por Sérgio Morgado e depois, depois, meus amigos, foi a loucura, saltamos, gritamos, exultamos e choramos de forma absolutamente inesquecível. Com as lágrimas a escorrerem-me pelo rosto assisto depois à festa no recinto de jogo já invadido pela multidão. A mais bela noite do Américo de Sá…


O título que faltava a Pinto da Costa, também ele, presente no pavilhão e também ele emocionado a falar à RTP que deu o jogo em directo no canal 2. O FC Porto ganhou ao ABC por 17-16 e foi, finalmente, campeão Nacional de Andebol, 31 anos depois. No dia seguinte cheguei quase afónico ao meu local de trabalho e notei que alguns Portistas nem sabiam o que tinha sucedido na noite anterior. Não sabem o que perderam nessa noite. São momentos que jamais se apagarão da nossa memória. Momentos que gosto de partilhar. Momentos que deixaram vingadas muitas gerações de jogadores do andebol azul e branco impedidas da glória por factores obscuros. Momentos que fizeram o nosso Presidente chorar. Momentos em que se sente que um público levou uma equipa à glória. Momentos em que se obtém a resposta à pergunta: «porque alguém sofre tanto por este clube?»

De seguida, ficam os marcadores de golos do FC Porto nesse jogo e os restantes nomes dos jogadores, treinadores e directores que fizeram parte desta gloriosa época, e, principalmente, um VÍDEO com os momentos que atrás descrevi e a grande festa no final. Espero que gostem. Um agradecimento especial ao Mr. Cosmos que teve a amabilidade de o colocar «on-line» através da cassete vídeo «vhs» que estava guardada no meu arquivo, juntamente com os jornais, «JN» e «OJOGO» que digitalizei para poderem apreciar as capas do dia seguinte a essa conquista. Vale mesmo a pena recordar estes momentos através do vídeo de 18 minutos com os momentos finais do jogo (os últimos 7 minutos com 15-15 no marcador).


[ para visualizar outros vídeos do blog, podes CLICAR aqui ]

Jogadores do FC Porto: Eduardo Filipe (5 golos), Siarhei Kavalenka (5), Ricardo Costa (3), Dragan Bogdanovic (2), Ricardo Tavares (1), Rui Rocha (1), Sérgio Morgado, Danilo Ferreira, Manuel Arezes, Mário Soares, David Tavares, Hugo Vaz, Ricardo Candeias, José Pedro Coelho, Leandro Couceiro, Bruno Oliveira, Pedro Eliseu e Jorge Ribeiro. Treinador: José Magalhães; adjuntos: Luís Graça e Joaquim Capela. Responsável de Competição: João Moreira. Fisioterapeuta: Zaliston Torres. Directores da Secção: Nelson Almeida, Rui Monteiro, Carlos Gomes, Gil Santos, Fernando Reis e Sousa Ribeiro.

O FC Porto terminou este inesquecível campeonato (fase final) com 30 pontos, mais 3 que o ABC, mais 6 que o Sporting e mais 8 que o Belenenses.

Em apontamento final seguem duas questões para os leitores:

  • 1) Onde estava neste dia e que importância teve para si esta histórica conquista da nossa equipa de andebol?
  • 2) Ao ver o vídeo conseguem sentir a incrível emoção que existia naquele pavilhão e acreditam voltar a viver momentos daqueles no futuro «dragãozinho»?
Se eu tivesse que responder, diria que estive lá, no local da glória, no nosso pavilhão a sentir todas aquelas emoções ao vivo. Quanto à importância do feito alcançado basta sentirem o intenso prazer com que escrevo sobre este momento. Quanto à emoção que lá se viveu foi, de facto, tremenda e é mesmo isso que desejo para o novo pavilhão, glórias, glórias e mais glórias!!!

Agora que 2008 se despede e 2009 está já aí, fica o meu desejo de um excelente novo ano para todos os Portistas. E que 2009 nos proporcione, de novo, todas aquelas alegrias vividas em 1999... mais um pleno nas modalidades no ano de inauguração do Dragãozinho seria absolutamente inesquecível. Eu acredito!

PS - este fim de semana apenas o basquetebol esteve em actividade tendo o FC Porto ganho, facilmente, ao Atlético por 119-55. A análise a este jogo mais o resumo da partida de hóquei em patins do próximo sábado (FC Porto-HC Braga, 18h) ficarão para a crónica da próxima terça feira, dia 6 de Janeiro.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

32 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente do porto ter feito o pleno nesse ano... não me lembro de pormenores pois ainda era uma criança.

    Somos os melhores!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou o colega de curso.
    Bonita lembrança.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Desgraçadamente este jogo é uma mancha na minha carreira de adepto do FCP, quase sempre presente nos grandes feitos. Não sei porque não fui mas lembro-me da alegria sentida e de ver o Presidente a chorar no fim do Jogo.
    Quanto a termos de novo momentos assim no novo Pavilhão, espero que sim, especialmente mais uma Taça dos Campeões em Hóquei - proeza que me tem estado atravessada - embora continue a dizer que o recinto é algo pequeno.
    Mas é melhor que nada.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me perfeitamente deste jogo. Tinha 13 anos e estava em Lamego, onde vivia nessa altura. Nesse dia estive com febre mas na hora do jogo levantei-me da cama para através da televisão assistir a este importantíssimo feito histórico.
    Circulam rumores que o Dragãozinho irá receber no ano de estreia a final-8 da Liga dos Campeões de Hóquei, e quem sabe aí será possível reproduzir este ambiente e conquistar o caneco que nos vem escapando nos últimos anos, ora por falta de sorte, ou por maus jogos ou ainda por factos alheios à nossa equipa, mas não alheios ao jogo. Espero que o Dragãozinho possa recriar estes ambientes que de alguma forma Fânzeres conseguiu de alguma forma manter em especial nos jogos com o Benfica e no jogo do 1º campeonato destes 7 conquistados contra o Barcelos. Nesse jogo o pavilhão estava copletamente cheio e a GNR ameaçava não deixar entrar mais ninguém, tendo muita gente cá fora, onde me incluo, com bilhete. Nesse jogo foi possível o pavilhão quase dobrar a lotação tendo havido gente que seguiu essa partida no fosso ao redor da pista.

    ResponderEliminar
  5. André:

    Sei q a tua modalidade preferida, a par do futebol, é o basket enqt a minha favorita é o andebol.

    Qq dia vou chatear o Mr Cosmos e peço-lhe para gravar a parte final do jogo de basket de 96 (2º jogo da final em q batemos o slb nas antas por 82-76) acabando com um jejum de 13 anos... Sei q, tal como eu, tb foste ver esse jogo:)

    Essa parte final foi mesmo espetacular com o Porto a recuperar de uma desvantagem qd já poucos acreditavam... com um triplo de rui santos do meio da rua...


    Qt ao andebol:

    Só tenho q acrecentar q este foi um dos posts q mais prazer me deu na elaboração.

    Todos sabem o qt gosto desta modalidade e este vídeo q o Mr Cosmos me ajudou a colocar aqui é inédito na internet. Não havia até hj nenhuma imagem deste jogo, o mais belo jogo q vi no Américo de Sá.

    Qd recordo isto... os olhos ficam rasos de água... Foi uma noite inesquecível.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro, Delindro:

    É um prazer ter aqui os teus comentários. O Delindro (antilamp)é o fã nº1 da nossa equipa de hóquei:) o fã 2 é o Estilhaço.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Esta jornada inolvidável, é daquelas que passados tantos anos, ainda nos faz pele de galinha, nos imociona, nos deixa sem palavras para descrever a emoção, porque meus amigos, as emoções nas modalidades em que tudo se altera, muitas vezes ao segundo, são muito mais intensas, muito mais fortes, muito mais sentidas...só quem passa por isso é que pode descrever essas situações.
    O Lucho é nesse aspecto, um modelo e este post, é uma página dourada para o BiBó-PorTo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Pinto da Costa recebeu campeãs

    As nadadoras Sara Oliveira, Sara Loureiro, Cláudia Moreno, Marta Marinho, Alexandra Oliveira, Joana Carvalho e Joana Rodrigues, que celebraram o título nacional de clubes no passado dia 22, foram recebidas ontem no Estádio do Dragão pelo presidente Pinto da Costa. O FC Porto, que já não era campeão desde 1999/2000, conquistou esta época o título no feminino, deixando o ceptro no sector masculino entregue ao Vilacondense. Pinto da Costa, ao receber simbolicamente o troféu das mãos de Sara Oliveira, sob o olhar atento dos técnicos José Silva, Paulo Nascimento e Iara Santos e do massagista Ferreira Pinto, felicitou as jovens campeãs, incentivando-as a lutar por mais pódios.

    ResponderEliminar
  9. Lucho,
    tenho gravado em VHS a final de 96 em que ganhamos na Luz frente ao Carlos Lisboa e companhia.

    Se quiseres eu arranjo-te

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Obrigado ao Lucho por esta fantástica recordação.

    ResponderEliminar
  11. Uma boa mensagem Lucho!

    Eu no meu blogue publiquei assuntos relativamente ás épocas passadas se quiserem dar uma espreitadela:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Lucho,
    Sou mais um que adorou reviver essas imagens.
    Qualquer coisa, manda.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Obrigado Lucho:!!!
    Grande vídeo !!!
    Que ambiente !!!!Só tenho pena de não estar lá.
    Mas naqueles anos andava mais virado para outros desportos......
    Mas com este passado só nos da mais vontade de ver o novo pavilhão cheio para realizar estes grandes jogos.
    Espero estar nas bancadas para apoiar o F C PORTO no meio da claque do BiBò PORTO CARAGO!!...

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Grande, grande vitória!

    Lembro-me perfeitamente! Nesta altura seguia as modalidades mais de perto do que sigo agora, confesso. Agora, os fins-de-semana são passados a trabalhar, é mais complicado...

    Vi o jogo em casa pela TV e a alegria foi enorme. Foi uma época memorável para o clube.

    ResponderEliminar
  15. Os comentários deste jogo de andebol que a RTP transmitiu são de Paulo Martins, Prof. Jorge Tormenta e Cristiano Miguel. Pena que o andebol não passe actualmente na Televisão pública, pois a promoção à modalidade seria muito mais eficiente até porque as audiências da sportv são, como todos compreenderão, bastante inferiores comparativamente com um canal aberto.

    ResponderEliminar
  16. Grande vídeo Lucho...
    Ninguém tem o jogo da nossa equipa de basket frente a uma equipa polaca que se realizou no Rosa Mota? Nesse dia estava um ambiente fantástico. Pena o basket não ter vivido mais momentos desses. Tenho ideia que o jogo deu na TV. Estava no pavilhão e foi daqueles momentos que ficam para a história. Adorava ver de novo..

    ResponderEliminar
  17. Emocionante!
    Lembro-me perfeitamente deste dia.
    Estava na "lateral" no enfiamento da area onde o Sergio Morgado defende aquele missil.

    Foi a loucura total e sao momentos destes que nos fazem viver com cada vez mais emoçao a vida do clube.
    Ano apos ano o amor aumenta.

    Lucho nem sei como te agradecer. Nunca pensei poder voltar a rever este momento.

    ResponderEliminar
  18. Pedro Porto:

    Sim, deu na RTP e o Porto ganhou aos Polacos por 30 pontos! Tínhamos q ganhar por mais de 10 e por isso conseguimos o apuramento. Foi uma grande enchente no Rosa Mota, mas esse jogo de 1997 não gravei:(

    ResponderEliminar
  19. SOREN:

    O nosso clube e o site do nosso clube (www.fcporto.pt) é que poderiam aproveitar para nos presentear com vídeos de jogos históricos das modalidades, pq devem ter acesso a eles com mais facilidade... Mas isso já é outra conversa:)

    Vou tentar mais umas surpresas no novo ano:)

    Aguardem! Tenho quase 100 cassetes vhs de jogos de andebol, basket, hóquei e tb futebol:)

    Obrigado pelas vossas palavras simpáticas:)

    ResponderEliminar
  20. Lembro-me bem dessa época de glória em que ganhamos os títulos mais importantes.

    Vi esse jogo na TV e lembro-me bem de o ter vivido como se estivesse a vê-lo ao vivo.

    Desde o festejar os golos de forma efusiva (os últimos então foram mesmo berrados, do "insultar" o Mário Soares por aquele enorme falhanço e de saltar do sofá quando o Sérgio Morgado faz aquela última defesa, de me emocionar com todo aquele ambiente.

    Quando o jogo acabou corriam-me as lágrimas pelos olhos abaixo. Indescritível.

    Passados estes anos todos, ao ver o vídeo é impossível não se sentir aquela atmosfera e ficar-se arrepiado. Obrigado Lucho por este belo momento e um ainda maior obrigado ao nosso FCP por nos dar esta e tantas outras alegrias.

    Há os que se dizem os maiores, nós só queremos ser os melhores!

    ResponderEliminar
  21. Lucho :

    Só de me recordares o que vi até me arrepio todo !


    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Amigo Lucho:

    Propositadamente, deixei-me ficar para o fim para não ter que dizer nada em especial, senão, REFORÇAR todas as palavras (altamente) elogiosas que aqui já te lançaram por esta tua pequena GRANDE surpresa que aqui nos trouxeste, com a inesgotável ajuda do técni-color do tb nosso Amigo e colaborador, Mr_Cosmos.

    Logo que soube que o mesmo estava on-line e disponivel para leitura na nossa conta do DailyMotion, não resisti a ir dar uma olhadela... se queres saber, acabei por dar uma boa meia dúzia delas, onde fazia um reply constante ao seu todo.

    Passados todos estes anos, como aqui já foi dito, são estes GRANDIOSOS momentos que nos fazem orgulhar d'uma forma radical de sermos e nos mostramos PORTISTAS e DRAGÕES d'Alma e Coração!!!

    Lucho, mais uma vez, mesmo sabendo que é um cliché já gasto, olha, OBRIGADO por esta GRANDIOSA recordação, carago!!!

    ps - agora, fico à espera que arranjes forma de cumprir o apelo aqui deixado pelo tb nosso colaborador em part-time, o PedroPorto... fico à espera desse tal jogo épico com os polacos em basquetebol... nesse, sim, tb lá estava e como seria bom voltar a recordá-lo! Se não o gravaste, não quero (queremos) saber... olha, desenrasca-te!!!

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Sensacional !

    Que grande trabalho !

    É preservando a memória que se constroi o futuro .

    Mais que Bravíssimo !

    E, vendo estas imagens, cada vez me convenço mais que o andebol tem, como modalidade, um grande futuro ( mas já seria outro debate).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. PARABÉNS LUCHO!

    Como gostei de rever este jogo, que por acaso na altura o vi pelo canal 2, e já agora de rever o meu amigo Paulo Martins, com menos uns anitos!
    Como sempre tás em grande nas tuas crónicas!
    Beijos e um Bom 2009!

    ResponderEliminar
  25. Meus amigos..
    Já que estamos numa de modalidades amadoras, não se esqueçam que os nossos jovens hoquistas jogaram este fim de semana... os resultados estão em http://dragao-junior.blogspot.com/

    PS: Caro BlueBoy..desculpa a publicidade, mas tenho que anunciar o meu trabalho no melhor blog azul e branco:)

    ResponderEliminar
  26. Blue Boy:

    Esse Jogo com os Polacos vai ser complicado... pode ser q alguem apareça por aqui a dizer q o possui...

    ResponderEliminar
  27. e já sabem q temos o Proença para domingo na Madeira?

    Estamos tramados!

    ResponderEliminar
  28. Obrigado por me fazerem chorar.

    ResponderEliminar
  29. Agenda

    03 Futebol Infesta - FC Porto CD Escolas - Fut. 11 - (sub11) Campo da Aroteia (pelado) 09:30 -
    03 Futebol Canelas - FC Porto CD Escolas - Fut. 7 - (S.1) (sub11) Estádio do Canelas 10:00 -
    03 Futebol FC Porto - Valência III Memorial Pablo Borreguero SanMartín (sub 13) Ureca - Nigran (Espanha) 11:15 -
    03 Futebol Padroense - Bragança CN Juniores B (sub16) Campo do Padroense (sintético) 15:00 -
    03 Futebol Roriz - FC Porto CD Juniores D - 2ª Div. (S.4) (sub13) Campo do Roriz 15:00 -
    03 Futebol Candal - FC Porto CN Juniores A (sub19) Estádio Rei Ramiro (sintético) 15:00 -
    03 Futebol Oliveira Douro - FC Porto CD Juniores D - 1ª Div. (sub13) Campo do Oliveira do Douro 15:00 -
    03 Futebol Paços Ferreira - FC Porto CD Escolas - Fut. 7 - (S.4) (sub11) Vitalis Park 15:00 -
    03 Futebol FC Porto - Trofense CD Escolas - Fut. 7 - (S.3) (sub11) Vitalis Park 16:30 -
    03 Hóquei em Patins FC Porto - HC Braga SAD Campeonato Nacional I Divisão 2ª Volta Pav. Mun. Fânzeres 18:00 -
    03 Basquetebol Salesianos/PAD Ribeiro - EB Porto C.N.B.1 - Norte Pav. Col. Órfãos Porto 18:00 -
    03 Futebol Apuramento III Memorial Pablo Borreguero Sanmartín (sub13) Ureca - Nigran (Espanha) 18:15 -
    04 Futebol FC Porto - Gomes Costa CD Iniciados - 2ª Div. (sub14) Vitalis Park 10:00 -
    04 Futebol III Memorial Pablo Borregueiro SanMartin Apuramentos (sub13) Ureca - Nigran (Espanha) 10:30 -
    04 Futebol Feirense - FC Porto CN Juniores C (sub 15) Complexo Desp. Feirense (sintético) 11:00 -
    04 Futebol Ermesinde - FC Porto CD Iniciados - 1ª Div (sub 14) Campo do Ermesinde (pelado) 11:00 -
    04 Futebol FC Porto - Marialvas CN Juniores B (sub17) CTFD PortoGaia (miniestádio) 11:00 -
    04 Futebol III Memorial Pablo Borregueiro SanMartin Final (sub 13) Ureca - Nigran (Espanha) 13:00 -
    04 Basquetebol FC Porto - Guifões Campeonato Distrital (Sub18) Pav. Mun. Matosinhos 16:00 -
    04 Futebol CD Nacional - FC Porto Liga Portuguesa (13ªJ) Estádio da Madeira 18:00 SportTV1
    06 Basquetebol CNT Paredes - FC Porto Campeonato Distrital (sub 18 M) Pav. Rota dos Móveis 21:00 -
    07 Basquetebol FC Porto/Ferpinta - Sampaense/Tecoimbra 1/8 Final Taça de Portugal Pav. CDC Matosinhos 21:00 -
    07 Hóquei em Patins Juv. Viana - FC Porto Campeonato Nacional I Divisão 2ª Volta Pav. Juv Viana 21:00 -
    08 Futebol FC Porto - Vitória FC Taça da Liga - Grupo A (1ªJ) Estádio do Dragão 20:45 SIC
    11 Futebol FC Porto - Trofense Liga Portuguesa (14ªJ) Estádio do Dragão 20:45 SportTV1

    ResponderEliminar
  30. Caro Lucho,

    Sou frequentador recente deste blog mas portista desde que me conheço e, deixe-me que lhe diga, permitiu-me recordar emoções que já repousavam no baú, quase sempre fechado, das (boas) recordações.

    Se conseguir colocar on-line os vídeos dos Fc Porto - Slb em básquete será fantástico.

    Qt ao Pedro Proença..nem sei o que diga, apenas que será adversário mt difícil de vencer.

    ResponderEliminar
  31. Este jogo foi comentado na RTP2 em directo por Paulo Martins e Jorge Tormenta e com reportagem de Cristiano Miguel.

    ResponderEliminar