09 dezembro, 2008

O pivot de 98/99 no andebol que faltava entrevistar

Desta feita, conseguimos entrevistar um dos pivots do FC Porto na época 98/99 quando o FC Porto ganhou o título Nacional que lhe escapava há 31 anos. É ele, Danilo Ferreira, ex-jogador de andebol do FC Porto, Portista desde criança e que permaneceu no clube azul e branco durante 9 épocas (com um intervalo pelo meio) tendo saído do FC Porto no final dessa histórica época de 98/99. Como vão poder ler, está ainda um pouco ressentido com a forma como se processou a sua saída do clube no final dessa temporada.

Danilo Ferreira ganhou a supertaça 94/95 e o campeonato de 98/99 tendo ainda feito parte do plantel na época 93/94 quando se ganhou a taça de Portugal. Em 1998/99 era o capitão da equipa de andebol do clube (ver foto da revista DRAGÕES fazendo menção ao pleno das modalidades em 1999 na companhia dos outros capitães, Tó Neves do hóquei, Fernando Sá do basket e Hugo Neves da Natação) e rivalizava no lugar de pivot com Ricardo Tavares, também já por este blog entrevistado (Manuel Arezes era o 3º pivot, mas pela sua juventude, era pouco utilizado nessa altura).

1. Como foi o seu percurso no FC Porto? Conte-nos um pouco sobre cada uma das épocas em que jogou no nosso clube?

Em 89/90 transferi-me do FC Gaia para o FC Porto e fiquei por lá até 91/92, altura em que fui para o Francisco de Holanda tendo regressado na época 93/94 e permanecido até 98/99 sendo que após ter ganho o título saí.

2. Quais os troféus (campeonatos, taças e supertaças a nível sénior) ganhos por Danilo Ferreira ao serviço do FC Porto? E ao serviço de outros clubes?

Ganhei a taça de Portugal 93/94 apenas como fazendo parte do plantel apesar de não ter jogado por não estar inscrito e ganhei ainda o título de campeão nacional em 98/99 e a supertaça 94/95, nestes 2 últimos títulos já a jogar efectivamente.

3. O que pensa da equipa de andebol do FC Porto 2008/09? Quem é o favorito ao título este ano?

Não sei porque não acompanho, mas penso que os candidatos crónicos serão os do costume: ABC, FC Porto e Benfica.

4. Qual o sete ideal da história do FC Porto? Qual o melhor jogador da história do andebol? E o melhor que já jogou no andebol Português?

O melhor jogador é o sueco Magnus Wislander e o melhor que jogou em portugal, Viktor Tchikoulaev. Relativamente às equipas que conheci, o meu sete eleito é como guarda-redes: Sérgio Morgado, ponta-direita: Miguel Eiras, lateral-direito: Alexandre Barbosa, central: José Luzia, lateral-esquerdo: Carlos Resende, ponta-esquerda: Rui Rocha e pivot: Pokourkine.

5. O Danilo esteve presente (como jogador do FC Porto, era um dos pivots) no jogo do Américo de Sá em 12 de Abril de 1999 quando o FC Porto bateu o ABC por 17-16 (para saber este resultado nem preciso de consultar os jornais desse histórico dia que ainda tenho em minha posse) e assegurou o título que lhe escapava há 31 anos. O que sentiu nesse dia?

Nesse dia senti a realização de um dos meus sonhos que era ser campeão nacional de seniores no Futebol Clube do Porto, para além da imensa alegria, pois tínhamos conseguido algo histórico para todos.

6. Foi a imensa multidão (falam em 7 mil pessoas, eu também lá estive e tenho o jogo gravado em vhs) que esteve no Américo de Sá que vos levou à vitória nesse jogo de 1999? O ABC de Donner (que furioso ele ficou) tinha, entre outros, Carlos Resende na equipa e por isso era um adversário muito complicado para o nosso FC Porto...

Sim, era o nosso maior adversário pois era a equipa mais organizada a todos os níveis, na altura, a nível Nacional, contudo penso que tínhamos a noção clara de que ou era nesse jogo ou não era mais e isso fez com que a nossa vontade fosse maior que tudo para além da ajuda de todo o público que estava presente. Foi um dia inesquecível.

7. Esse foi o 1º título do andebol na era do Presidente Pinto da Costa (que deixou escapar umas lágrimas em directo na RTP nesse fim de tarde quando assistia ao jogo no pavilhão). O Danilo, como capitão de equipa, sentiu a importância desse título, ainda por cima num ano em que o FC Porto fez o pleno de títulos nas 4 modalidades de maior visibilidade?

Sim, sentimos todos juntos, a mim apenas me cabia tentar gerir todas as emoções da equipa. Penso que essa época é memorável para o clube devido ao pleno mas apenas é possível por ter um homem super competente a gerir como o Sr. JORGE NUNO PINTO da COSTA.


8. Dos treinadores que teve no FC Porto (enquanto jogador), qual o que mais o marcou?

O treinador que mais me marcou foi o Prof. António Cunha pelo facto de na altura ser um verdadeiro expert na matéria, o que fazia com que todos os treinos fossem uma nova descoberta e para ele os seus atletas eram intocáveis. Estou-lhe grato por ter apostado em mim e me ter dado a possibilidade de trabalhar ao mais alto nível para tentar construir uma carreira no plano andebolistico nacional.

9. Ainda está ligado à modalidade? Acompanha a carreira do andebol do FC Porto?

A minha ligação foi ter jogado este ano no campeonato do inatel, de resto nada mais sei sobre a modalidade.

10. Peço-lhe uma opinião sobre estas pessoas: Pinto da Costa, Júlio Marques, José Magalhães, Joaquim Capela e Carlos Resende.

Pinto da Costa: um líder nato, do que conheço um excelente homem com um carácter nobre que defende o seu clube ate à morte.

Júlio Marques: acomodado ao lugar que ocupa no clube e enganei-me quanto ao seu carácter, acho que é uma pessoa que para atingir o seu bem estar passa por cima de tudo e todos.

José Magalhães: uma das pessoas que mais me enganou durante a minha carreira, e uma pessoa que apenas se preocupa com o seu bem estar e quando sente o seu lugar em risco faz tudo para afastar a ameaça sem qualquer ética.

Joaquim Capela: um homem que me marcou muito na minha carreira pois ensinou-me o quanto custa vencer no mundo do desporto, tem um carácter leal e é um doente por andebol e pelo FC Porto.

Carlos Resende: excelente profissional enquanto atleta.

11. Quais os 3 melhores treinadores Nacionais da actualidade? E da história do andebol Nacional?

Da actualidade não sei, mas gosto muito do José António Silva, Florêncio, Jorge Rito entre outros… da história, aponto o António Cunha, Jorge Rodrigues, Manita entre muitos outros.

12. O que representou para si jogar com a camisola do FC Porto? É Portista?

Para mim representou o máximo da minha carreira pelo simples facto de quando era miúdo eu ia ao hotel visitar os atletas do FC Porto em futebol quando iam jogar à Madeira (vivi na Madeira até aos 10 anos) e tinha como sonho jogar no Porto. Muitas vezes enquanto criança falei com o Pinto da Costa, o qual uma das vezes, me ofereceu o pin que trazia no seu fato, ainda o guardo pois é algo que tem um grande significado para mim. Pelo discurso, já deu para entender que sou Portista.

13. O que pensa do nosso blog e do acompanhamento que fazemos às modalidades «amadoras»?
Para ser sincero, ainda não consultei o vosso blog mas acho importante falar sobre a modalidade de forma honesta e sincera, pois só assim ela irá crescer. Obrigado pela lembrança, estou sempre disponível se precisarem da minha ajuda…

Saudações andebolísticas,
Danilo Ferreira.

nota: as opiniões de Danilo Ferreira sobre algumas das pessoas que ainda pertencem à secção de andebol do Clube são da sua inteira responsabilidade, aliás, a opinião pessoal do «Lucho» sobre essas pessoas em causa é bem diferente.

PS - este fim de semana não acompanhei nada das nossas modalidades por me encontrar ausente do País. Todas as informações sobre esses jogos surgirão na crónica da próxima semana. Mas, com a ajuda do bLuE bOy, aqui ficam os resultados:

Hóquei: Carvalhos 3-8 FC Porto ++ FC Porto 7-1 Barcelos.
Andebol: ABC Braga 25-26 FC Porto.
Basquetebol: Esgueira 74-82 Porto ++ FC Porto 92-93 CAB Madeira.


Saudações Portistas,
Lucho.

17 comentários:

  1. O Jogo online
    Recorde do FC Porto a fechar

    Apenas um recorde absoluto foi registado no último dia dos Nacionais, que se disputaram em Guimarães. O feito foi conseguido pela estafeta feminina do FC Porto, que nos dois anteriores dias já estabelecera outros tantos máximos. Agora nos 4x100 livres, o quarteto composto por Marta Marinho, Sara Oliveira, Cláudia Moreno e Sara Loureiro gastou apenas 3.50,48, superando os 3.51,70 que o Amadora fizera em Dezembro de 2007. Em três dias foram fixados apenas oito recordes, o que evidencia o fraco nível da generalidade das prestações. O FC Porto foi o clube mais medalhado (21, sendo 12 de título absoluto), enquanto individualmente se destacou o vila-condense Adriano Niz, com três títulos e um terceiro lugar.
    Só dá PORTO!!!!!

    Mais logo comento o Andebol



    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Do Danilo recordo um atleta abnegado, valente, que dava tudo e que nunca se rendia. Vejo agora, que para além de tudo havia o portista.
    Não vou tecer nenhum comentário acerca do que diz o Danilo sobre algumas figuras do Andebol portista, porque nestas questões, a cada qual a sua verdade.
    Do José Magalhães conheço pouco, para além do facto de ter sido treinador campeão e ser actualmente do D.Geral do Andebol azul e branco.
    Conheço melhor o Júlio Marques e a opinião que tenho é muito favorável. Teve até um papel fundamental para que o Andebol não acabasse no F.C.Porto.

    Quanto às modalidades...no Hóquei é sempre a ganhar e já cavamos uma distância confortável para os mais directos perseguidores. Desejo que no sábado as coisas corram bem em Igualada, pois esta equipa merece a consagração internacional, que lhe tem, por esta ou aquela razão, faltado.

    No Andebol, vitória excelente em Braga e um passo muito importante para ganharmos o direito a ter vantagem quando dos play-off. Ainda falta muito caminho, mas estamos no rumo certo.

    Sobre o Basquetebol, por razões que não importa referir, tenho evitado ir ver e comentar, mas está a ficar cada vez mais difícil, conter-me.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Mais uma boa entrevista do Lucho com um ex- excelente jogador do nosso ano mítico.
    Acho bonito a forma como o Lucho se refere a esse momento, dos poucos importantes a que não assisti ao vivo - que inveja ( saudável ).
    Quanto aos seus desabafos, estou de fora, não comento e tal como o Vila Pouca, espero que no Hoquei se possa ir longe e conquistar os Campeões Europeus, prova que ficaria de novo muito bem na nossa galeria.

    ResponderEliminar
  4. Também eu recordo o Danilo Ferreira como um jogador voluntarioso e que dava tudo em campo. Aliás, a fase final do campeonato de 1999 foi verdadeiramente impressionante pois ganhamos os jogos todos sendo que os favoritos eram sporting e ABC.

    Quanto aos nomes que Danilo falou não posso dizer nada sobre Júlio Marques porque não o conheço apesar de me dizerem que é um dos grandes impulsionadores do andebol.

    Relativamente ao José Magalhães e como tenho 2 sobrinhos que já jogaram nas camadas jovens e nos seniores, sei que tem uma personalidade muito complicada e que faz promessas que depois não cumpre sem eles perceberem porquê. Não é uma pessoa muito querida lá dentro.

    Sobre o Carlos Resende que foi o melhor jogador português de sempre é um grande portista mas falta-lhe ainda alguma capacidade para estar ao nível dos melhores como treinador. Mas, como este ano o Donner não está cá, o Porto tem todas as condições para ganhar.

    Dragão Vila Pouca:
    O basquete faz-me muita impressão pois a imagem de marca do Porto desde os tempos de Jorge Araújo, Alberto Babo e Luís Magalhães foi sempre uma defesa forte e alicerçada em americanos de qualidade. Ora, este ano o Porto não defende e os americanos são de qualidade duvidosa. Se juntarmos a isso lesões em jogadores importantes e um treinador sem chama e lento a reagir (como foi o caso de ontem) temos um conjunto banal e com uma qualidade de jogo muito fraquinha.

    A substituição de Babo por Júlio Matos foi (pelo menos até agora) um grande tiro no pé e ficaram muito mal as declarações do Júlio sobre o Babo aquando da sua passagem a técnico principal.

    No hóquei e no andebol a manutenção das equipas técnicas está a dar melhor resultado do que as mudanças no basquete.

    ResponderEliminar
  5. Será que é possível disponibilizar esse memorável jogo de andebol aqui num formato avi/mpeg? Ou pelo menos excertos da loucura que foram os minutos finais desse jogo?

    Eu lembro-me de chorar 2 vezes com feitos do FCP, uma foi na final da Uefa em sevilha a outra foi a ver pela televisão esse jogo. No final não contive as lágrimas...

    ResponderEliminar
  6. anónimo :

    eu tenho apenas a gravação em vhs, se alguém se disponibilizar para passar pelo menos os últimos minutos para ficheiro de vídeo na net tenho todo o gosto em ceder (temporariamente) a cassete. Digam qq coisa nesta cx de comentários.

    PS- essas lágrimas q falas nesse jogo de andebol, tb eu meu caro, q emoção!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos os que me foram enviando sms ao longo deste fim de semana. Cheguei há pouco de Madrid mas vim aqui de imediato para agradecer ao Blue Boy, ao Pedro Porto, ao Dragão Penafiel, ao otilious, ao antilamp, ao tripeiro e ao meu irmão. Um abraço para todos. Vibrei com todas as vitórias (exceptuando aquele desastre de ontem no basket) mas no andebol ainda sofri um bocado à espera da última sms do pedro porto. Grande POrto a silenciar Braga (abc). Eu vi logo q tinhamos ganho pois recebi 3 sms na mesma altura:)

    ResponderEliminar
  8. Importante entrevista concedida pelo Danilo Ferreira, um jogador que recordo muito bem quando esquipava de azul-e-branco, nunca virando a cara à luta, e fazendo sofrer os seus adversários por cada gota de súor que derramava na defesa do seu clube... lembrando-me tb desse jogo memorável e inesquecivel com o ABC.

    Já no que toca a algumas das apreciações individuais que aqui nos deixou, não me posso pronunciar porque não conheço nenhuma das pessoas em discussão, pelo que me cabe apenas ler e calar... por desconhecimento de causa.

    Por fim, e pelos 5 minutinhos de atenção com que nos presenteou, o meu/nosso MUITO OBRIGADO.

    No ANDEBOL, não deixei de ficar deveras surpreendido com o resultado conquistado em Braga... admito, a fé não era muita. Ainda bem que assim foi. Estamos no bom caminho!

    No BASQUETEBOL, pois, não há muito para dizer, senão escutar quem perceba da poda e está aparentemente dentro dos meandros da modalidade: Lucho, Dragão66 e Dragão VilaPouca. Sendo assim, se calhar, estes resultados tipo enguia, ora dão pra um lado, ora logo a seguir pra outro, se calhar, só surpreendem mesmo os distraidos (como eu)! Esperam-se melhores dias.

    Por fim, no HÓQUEI, é o soma e segue... ao fim de 5 minutos de jogo, o score já estava em 5-0 pró FC Porto perante o Barcelos, pelo que, o que esperar até ao final do jogo? pouco mais do que ver o tempo correr, digo eu. E não é que foi mesmo assim?

    ResponderEliminar
  9. Lucho:

    Bem vindo carago... à nossa humilde cubata à beira mar plantada :D

    Não tens que agradecer os sms... espero que tenham chegado todos... hóquei, basquetebol, futebol e andebol. Pelos visto, «amigos» pa te manter informado, é o que há mais... ainda bem, tu mereces!

    Quanto ao tal jogo de Andebol, quem poderia dar aqui uma perninha era o nosso vídeo-reporter, Mr Cosmos... será que sim? A provocação ficou... a ver vamos se ele reage :D

    ResponderEliminar
  10. BoAS,

    Ah carago, isso é que era. Ter esse mítico e memorável jogo em formato digital. Podemos sempre dizer, com toda a propriedade, que foi o ano em "que acordamos do sono da ilusão, no andebol". O título tornou-se realidade. Acompanhei pela TV e vi bem a loucura colectiva que se gerou...

    Qt ao basquetebol, nada mais a acrescentar, a não ser, como aqui referiu o Dragão66, e eu próprio tinha dito, que as deselegantes palavras de Julio Matos sobre Alberto Babo, claramente fora do contexto e revelando uma dose de mesquinhice e ódio intoleráveis, prenunciavam a derrocada...

    Miserável temporada, mas ainda a tempo de se poder redimir. Carago, que vence em Ovar tem que se assumir como força dominante no panorama nacional.

    ResponderEliminar
  11. Mais um grande fim de semana á PORTO com vitorias em futebol e em varias modalidades.

    No andebol uma grande vitoria num ambiente terrível como é o Sá Leite. Não fui lá ver mas vi na tv. Muito difícil só nos últimos segundos se decidiu o vencedor. Tenho que dar os meus parabéns aos atletas.
    Também o treinador teve uma grande atitude no fim do jogo com umas palavras sábias.
    Já agora deixem de fazer comparações com o Carlos Resende, é treinador do F C PORTO um grande portista, este ano acho que vai no caminho certo. Mas tal como o Carlos Resende disse o que mais interessa são os jogos do play-of.

    No hóquei é como o homem da regisconta ( aquela maquina !!!!) e sempre a ganhar ......

    No Basquetebol não sei o que se passa mas espero que melhore. Senão vem ai mais uma carrada de Americanos.....

    A entrevista feita ao Danilo Ferreira não gostei de certas partes, concordo com o Lucho. Mas ele é que sabe o que se passou no F C PORTO .

    Na natação como diz o ( jornalista ) “Apenas um recorde absoluto foi registado”:
    . O feito foi conseguido pela estafeta feminina do FC Porto, que nos dois anteriores dias já estabelecera outros tantos máximos. Agora nos 4x100 livres, o quarteto composto por Marta Marinho, Sara Oliveira, Cláudia Moreno e Sara Loureiro gastou apenas 3.50,48, superando os 3.51,70 .O FC Porto foi o clube mais medalhado .

    Diz o gajo apenas !!!!!!!!

    Por fim fui ver os iniciados a jogar com o Penafiel só foi pena o empate.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Penso que é bom pôr em relevo o andebol. Já aqui escrevi muitas vezes que é a modalidade do futuro, quanto a mim.

    Relativamente, ao artigo, uma só observação : Porque não apresentar o cabeçalho, o nome do jornal que ilustra a alegria do treinador do Porto ?

    Acho que o leitor precisa de informações !

    Cinco estrelas o artigo ! Como sempre !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Porto Maravilha:

    Os jornais q eu arquivo em minha casa sempre q ache oportuno só podem ser 2:

    O JN (jornal Notícias) ou OJOGO.

    É q os restantes sujam-me as mãos:)

    ResponderEliminar
  14. «É q os restantes sujam-me as mãos»

    Vocês sabem a q jornais manhosos eu me refiro nesta observação.

    Quanto a esse em q vem o treinador do Porto (José Magalhães) é o JN.

    Na página de cima em q aparecem 2 jogadores (ricardo tavares e ricardo costa) a abrir uma garrafa de espumante trata-se de OJOGO.

    2 jornais de 13 de Abril de 1999.

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Obrigado, Lucho !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. JOGOS SEMANA em basquetebol 09/12/08 A 15/12/08





    11/12/08

    (5ª feira) Juniores A* FC Porto X CB Penafiel 21h00 CDC Matosinhos



    13/12/08 Juniores F FC Porto X Lousada 14h30 SR Coronado

    (Sábado) Iniciados B FC Gaia “A” X EB Porto “A” 14h30 Gim. Alfenense

    Cadetes F SC Coimbrões X FC Porto 15h00 Mun. Coimbrões

    Iniciados F FC Porto X CP Natação “A” 15h00 Nicolau Nasoni

    Sub 24 EB Porto X Olivais Coimbra 16h00 Mun. Matosinhos

    Cadetes A* Vasco/TPT “A” X FC Porto 17h00 Parque Camélias

    Seniores* Vitória SC X FC Porto Ferpinta 18h00 Vitória SC

    Juniores B* FC Porto X FC Gaia “A” 18h30 Mun. Matosinhos



    14/12/08 Cadetes B Académico X EB Porto 11h15 Académico FC

    (Domingo) Juniores B* Básquete de Leça “A” X FC Porto 15h00 Mun. Matosinhos

    Iniciados B FC Gaia “A” ou EB Porto “A” X CD José Régio ou Vasco/Novafoods 15h00 Gim. Alfenense

    Iniciados F CP Natação “A” X FC Porto 18h30 Mun. Sobrado

    ass. lucho

    ResponderEliminar
  17. É triste falar sobre este assunto, mas num recente jogo de iniciados de basquetebol, no intervalo, o treinador pediu aos assustados miudos para tirarem a camisola e calcarem-na. Os miudos incrédulos, fizeram-no. Mas estranharam, tal como eu, os métodos do "treinador". Ainda por cima miudos de 11 anos (EB Porto B) que jogava com uma equipa muito mais experiente e mais forte fisicamente. Algo vai mal (na formação) no basquetebol do clube.

    ResponderEliminar