20 dezembro, 2008

Paulo Machado, o novo ídolo do Saint-Etienne?

O site football365 apresenta, em data do dia um de Dezembro, um artigo sobre Paulo Machado. Ultimamente, quer artigos, quer referências a Paulo Machado têm vindo a aparecer na imprensa Francesa. Seja esta desportiva ou não.

O texto publicado, no football365 é de Xavier Sueur e tem por título: La Révélation Machado. E que, em parte, passo a traduzir:

    Titular indiscutível desde a chegada de Alain Perrin a Saint Etienne, Paulo Machado, equipado de verde, acaba de marcar o seu primeiro golo contra o Nancy, domingo. Eis a oportunidade de melhor tomar conhecimento com este jovem médio Português.

    Os verdes respiram. Graças à vitória fora contra o Nancy, domingo (2-1), os companheiros de Loic Perrin puseram fim a uma série de sete derrotas consecutivas no campeonato e, sobretudo, sairam de baixo da linha de despromoção. Um sucesso conquistado, nomeadamente, graças ao primeiro golo de Paulo Machado na “Ligue 1”. Ao apontar, com o pé direito, um soberbo livre enrolado, nos 25 metros, o médio Português (que já tinha marcado contra o Rosenborg na taça UEFA) encontrou a fresta da baliza de Gennaro Bracigliano, abrindo o placard aos dez minutos de jogo. Um soberbo golo para este jogador reconhecido, antes de mais, pelo seu esforço, o seu trabalho e o seu talento de recuperador. Mas que, rapidamente, caiu nas vistas de Alain Perrin. Aliás, este último fez dele um titular indiscutível.
Em seguida, o artigo lembra o itinerário de Paulo Ricardo Ribeiro de Jesus Machado. E como foi lançado, com 17 anos, por José Mourinho, aquando da inauguração do Estádio do Dragão, em 2003.

Mais relevante parece ser a opinião de Robert Herbin. Este, antigo treinador do Saint-Etienne e, também, treinador mítico para muitos, escreveu o seguinte elogio (na sua crónica semanal de segunda última, para o diário "La Tribune-Le Progrès"): “Marcou um belo golo de livre, apontado de modo notável” . E, acrescenta, “ foi uma das poucas satisfações (o Saint-Etienne perdeu 3-1 contra o Toulouse )... é muito activo e tenta sempre criar e propocionar soluções”.

Claude Chevally, jornalista do diário “L’Equipe” (após o jogo para a taça UEFA, Saint-Etienne- Valência (2-2), desta semana) parece ter a mesma opinião: “Não tem medo de trabalhar. Será difícil poder tirá-lo do onze“.

A isto há que acrescentar que, cada vez mais, Paulo Machado, aparece como um dos emblemas maiores do Saint-Etienne actual na imprensa nacional Francesa . Veja-se o número crescente de fotografias por aqui e por ali deste jovem jogador.

É também visível o capital de simpatia que Paulo Machado soube conquistar junto dos adeptos, público muito exigente, do Saint-Etienne. Basta consultar a blogosfera verde.

Deixo a informação em aberto.

E Viva o Porto !

14 comentários:

  1. PortoMaravilha

    Gosto do seu post.

    Um abraço

    http://campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Fico contente. Já sabia que ele se tinha tornado uma peça fulcral numa das mais emblemáticas equipas francesas. Os elogios da imprensa gaulesa apenas vêm reforçar esse estatuto.

    Esse S.Etienne é uma caixinha de surpresas. Péssima campanha interna, mas notável época europeia, ficando apurados na fase de grupos da UEFA.

    Parece-me que este será um belo tirocínio para Paulo Machado, para que na próxima temporada tenha argumentos válidos para lutar por um lugar...no plantel do Dragão.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que os franceses têm opção de compra e vão, segundo consta, fazer valer essa opção, que não é muito alta - cerca 1,5 m/euros.
    É uma pena para mim, que gostava muito dele, mas houve quem não acreditasse...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. FCPorto x Maritímo RTP1 / SportTV1 19h15

    ResponderEliminar
  5. crónica em


    http://campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Para mim um dos jovens que deveriam ter tido uma oportunidade no plantel principal.
    Lançado salvo erro pelo Couceiro, nunca se fixou nem teve verdadeiras chances.
    Entretanto chegaram outros de fora e pior, de inferior qualidade.
    Uma pena e a repensar...

    ResponderEliminar
  7. Este tem a mistica do Dragão e é uma pena não o termos no nosso
    plantel.Com muita mágoa minha não
    me parece que volte (oxalá esteja enganado!).É um menino do Bairro do
    Cerco ...

    ResponderEliminar
  8. França: Paulo Machado marca na vitória do St. Étienne

    "Mais um golo de Paulo Machado pelo St.Étienne, que este sábado venceu o Auxerre, em casa, na 19ª jornada da liga francesa. O médio emprestado pelo F.C. Porto aproveitou um livre para apontar o quarto golo ao serviço dos franceses, o terceiro no campeonato.

    O St. Étienne chegou à vantagem aos 12 minutos. Paulo Machado foi chamado a cobrar um livre, atirou de pé direito, a bola bateu na barreira, voltou ao médio português que, de pé esquerdo, rematou em força para o fundo das redes..."

    In OJOGO

    ResponderEliminar
  9. Agrada-me que Paulo Machado esteja a realizar boas exibições e a impressionar favoravelmente a crítica mas, ainda assim, continuo a pensar que o Fc Porto fez um bom negócio e que Guarín será a curto/médio-prazo titular e peça fundamental da equipa.

    Não confundo Guarín com benítez, linos e afins

    ResponderEliminar
  10. Não, Dragão Penafiel, eu já acordei a muito!E saí depois de ti!

    E já andei por aqui, lol!!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Pois, até admira ainda ninguém ter publicado hoje ainda alguma coisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Eu também já acordei a muito, já dei a minha volta de domingo ........
    Pelas pastelarias de Penafiel . Para ler os jornais ...claro!!!!!


    Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  13. http://www.youtube.com/watch?v=5ThqvZ4rAf8&eurl=http://www.zerozero.pt/video.php?id=17813

    ResponderEliminar