23 dezembro, 2008

Perder um jogo, ganhar uma equipa...

Faltavam 8 segundos e Marcus Watts tinha a bola na mão para 2 lances livres, o pavilhão acreditava ainda num final feliz, Watts converte os 2 lançamentos e empata o jogo. Olho outra vez para o cronómetro e sinto as mãos transpirarem. 8 segundos no basquetebol é uma eternidade. Deu tempo até para se sofrer um cesto no segundo final, num lance aos trambolhões precedido de passos que os 3 árbitros tiveram medo de assinalar ao Benfica.

Nesse instante quando a derrota se concretiza os nossos jogadores estão desalentados no chão, alguns até choram (Kevin Martin - o homem da foto ao lado - não escondeu as lágrimas à saída) mas os verdadeiros adeptos reconhecem o esforço da equipa que desta vez até esteve completa e é bem audível o aplauso aos nossos guerreiros que perderam esta batalha mas não a guerra, porque essa está bem longe. Perdeu-se um jogo mas com aquela atitude poderá ter-se ganho uma equipa. A confirmar, nos próximos tempos. Há outras histórias paralelas como a ideia estranha do nosso treinador ao rodar 3 jogadores no 3º período (o pior de todos) sendo de imediato audível alguma contestação a que Matos respondeu com um olhar fulminante…

Sobre Matos, volto a dizer, apesar da campanha medíocre e das suas injustas declarações sobre o anterior técnico, é para mim, de todo, injustificado dizer-se que é ele o principal responsável. Para mim, a maior quota de culpa terá que se esbater na estrutura da SAD do Basquetebol Portista. Aliás, custa-me dizê-lo, porque sempre tive uma óptima impressão do Dr. Fernando Gomes, mas ainda este sábado onde estava o nosso Administrador? Não é nestas alturas que Pinto da Costa dá a cara no futebol?

É evidente que o momento de dor (sentido ao vivo por vários elementos do blog presentes no pavilhão, onde também estive) teve que ser, de imediato, ultrapassado pois nesse dia tivemos ainda o jantar de Natal do blog onde a boa disposição imperou. Mais um dia de convívio fantástico se passou entre pessoas que tudo fazem pelo FC Porto. Onde me incluo, orgulhosamente!

Norte de Carlos Resende vence jogo das estrelas da LPA
(1º FC PORTO- 30 pts/11 jgs; 2º Benfica- 25 pts/10 jgs; 3º Madeira SAD- 23 pts/10 jgs)


Este fim de semana em Grijó realizou-se o jogo das estrel
as 2008 da LPA com a selecção do Norte a ganhar por 41-40 à do Sul. Carlos Resende voltou a bater José António Silva, depois do clássico ganho pelo Porto ao Benfica há umas semanas atrás. Jogaram vários atletas do FC Porto sendo Wilson Davyes o jogador azul e branco com melhor rendimento (6 golos). De parabéns está a Liga de Andebol por mais esta iniciativa que relembrou o falecido José Luzia, antigo internacional Luso que chegou a jogar no FC Porto na década de 80. Nota final para dizer que o médico das duas equipas neste «all stars» era Rui Rocha, ex-capitão do FC Porto.

A outro nível, o FC Porto contratou Jerkovic, guarda redes internacional Croata de 33 anos e que vem lutar por um lugar na equipa com Candeias e Laurentino. A sua experiência poderá ser determinante no play-off embora o Porto tivesse já 2 bons guarda redes. O próximo jogo oficial do FC Porto é em Portimão na fase final da Taça da Liga a 16 de janeiro frente ao Benfica jogando no dia seguinte com o Belenenses. No outro grupo estão Sporting, ABC e Madeira SAD.

FC Porto volta a perder na melhor exibição da época
(1º Benfica - 28 pts/14 jgs; 2º CAB Madeira - 26 pts/14 jgs; 8º FC PORTO - 21 pts/14 jgs)

  • FC Porto, 82 - SL Benfica, 84

Sétima derrota no campeonato em 14 jogos mas, desta feita com a equipa completa, pela 1ª vez na época, a exibição foi até muito positiva diante do líder da prova com 100% de vitórias. Ao intervalo o FC Porto vencia por 47-42 mas um 3º período muito mau (com más decisões do técnico mas também de Nuno Marçal e Kevin Martin, por exemplo, desastrados nesse período) fez desparecer a vantagem azul e branca. No último período Marcus Watts (muito bom, este novo Americano), Burns e Daniel Monteiro voltaram a criar a ilusão da vitória que se esfumou no último segundo num lance infeliz, mal defendido pelo Porto e mal ajuízado pela equipa de arbitragem. Watts (16 pontos), Burns (19), Martin (17), Daniel (16) e Marçal (11) foram os melhores da equipa. João Figueiredo, o nosso base, voltou a ficar em branco. No final do jogo Ben Reed tentou agredir um adepto. Sábado há novo jogo com o Atlético em Matosinhos (16h). Ainda sobre o jogo de sábado só uma nota final para dizer que estiveram presentes Alberto Babo, Carlos Martingo (actual jogador de andebol do FCP), Raúl Santos (ex-jogador de basket do FCP) e Vítor Bruno (ex-jogador de hóquei do FCP).

FC Porto precisa de melhorar defensivamente
(1º FC PORTO - 39 pts/15 jgs; 2º Benfica - 32 pts/15 jgs; 3º Viana - 30 pts/14 jgs )

  • FC Porto, 4 - HA Cambra, 3

Em dia de jogo de futebol à mesma hora terão estado poucos espectadores em Fânzeres e talvez por isso a exibição da equipa foi tristonha mas eficaz na mesma. Mais uma vitória que se esperava mais fácil com um bis de Jorge Silva e outro de André Azevedo.

  • Nortecoope, 5 - FC Porto, 8

A vitória Portista na Maia parecia fácil ao intervalo (2-5) mas na 2ª metade depois do 2-6 a equipa da casa conseguiu um parcial de 3-0 chegando aos 5-6 colocando em causa a nossa vitória. Mas nestas alturas difíceis há sempre um golo dos nossos hoquistas que se unem ainda mais nos momentos complicados. No entanto, há que salientar que em 2 jogos esta semana sofreram 8 golos e isto não é um bom sinal... Jorge Silva com 4 golos foi o melhor marcador, seguido de André Azevedo com 2, R.Ventura e E.Garcia com 1 cada. Esta foi a 1ª derrota dos Maiatos em casa onde já escorregou a Oliveirense (2-2). O próximo jogo é a 3 de Janeiro, em casa com o Braga, mas depois seguem-se 5 saídas consecutivas (Viana, Oliveirense, Benfica, Candelária e Porto Santo), todas de dificuldade acrescida.

Jorge Silva

O hoquista 88 do FC Porto, Jorge Silva, merece este destaque pelos 6 golos apontados esta semana nos 2 jogos vitoriosos da equipa de hóquei em patins do FC Porto. Muitas vezes fora do cinco inicial, a verdade é que quando Jorge Silva entra em ringue a atitude, a garra e a velocidade da equipa aumentam logo. André Azevedo marcou 4 golos e também se destacou no hóquei esta semana tal como os 4 basquetebolistas Burns, Martin, Watts e Daniel Monteiro, todos eles com rendimento inglório depois de nova derrota. Em termos colectivos o destaque deve dar-se ainda à equipa masculina de iniciados em basquetebol que se sagrou campeã distrital e à equipa feminina da natação que tornou o FC Porto campeão Nacional de Clubes.

Beira Mar-FCP (1-3)... futebol/juniores
Boavista-FCP (0-1) e FCP-Lamas (6-0)... futebol/juvenis
***

FCP-Moimenta Beira (41-33)... andebol/iniciados
S.Tirso-FCP (27-10)... andebol/infantis
***

FCP-CD Póvoa (93-49)... basket/cadetes
Académico-FCP (67-86) e Leça-FCP (51-87)... basket/juniores A (*)
FCP-Bolacesto (97-53) e FCP-CD Póvoa (78-33) e FCP-Académico (66-38)... basket/iniciados (*)

(*) a equipa do FCP/juniores A masculinos garantiu a presença no Campeonato Nacional e na Fase Final do Distrital. A equipa do FCP/Iniciados masculinos ganhou pela 3ª vez consecutiva o campeonato distrital.

[infos dos basquetebol remetidas pelo Amigo do blog, Eurico Brandão]

FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL DE CLUBES (ESCALÃO FEMININO/NATAÇÃO)

Neste fim de semana (20 e 21 de Dezembro de 2008) decorreram em Sines os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª e 2ª Divisão. As equipas Feminina e Masculina do F.C.Porto/Império Bonança competiram na 1ªDivisão (único clube que esteve sempre na 1ªDivisão).

Quanto à equipa masculina repetiu a classificação do ano passado, o 4ºlugar, ficando atrás do campeão Clube Fluvial Vilacondense, do Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão e do Clube de Natação da Amadora. Sendo uma equipa jovem e com muito por onde evoluir, é um bom sinal que consiga manter o mesmo nível após o abandono do atleta olímpico Luís Monteiro. Foram conseguidos ainda 2 Recordes do Clube (50Livres e 100Livres).

Quanto às meninas, conseguiram o Título Nacional de Clubes que nos fugia desde 1999/2000. A equipa constituída por Sara Oliveira, Sara Loureiro, Marta Marinho, Joana Carvalho, Joana Rodrigues, Alexandra Oliveira e Cláudia Moreno realizou um Campeonato fantástico, conseguindo ganhar 8 das 16 provas, além disso bateram 2 Recordes Nacionais Absolutos nas estafetas de 4x100Estilos e 4x200Livres e 6 Recordes do Clube (50Livres, 100Costas, 200Costas, 200Estilos, 400Estilos e 4x100Livres). As nossas meninas conquistaram o campeonato com 119 pontos, à frente do Clube de Natação da Amadora com 108 pontos e o Louletano Desportos Clube com 101 pontos. Este é o 8º título feminino para o clube (até 1986/87 apenas havia um título de clubes absoluto), e o 18º título no total (6 Absolutos + 4 Masculinos + 8 Femininos).

Parabéns aos atletas, técnicos e dirigentes. Parabéns ao Futebol Clube do Porto.

[infos da natação remetidas pelo Amigo do blog, André Cereja]

Saudações Portistas e um Feliz Natal para todos.
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

17 comentários:

  1. Na agenda consta o jogo de juniores A (futebol) que ao q soube esta manhã só se realiza a 4 janeiro. Por isso este fim de semana apenas temos basquetebol.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Lucho, sobre o Basquetebol e sobre as culpas do treinador na derrota do F.C.Porto, discordo de ti. No terceiro período e quando ganhavamos por 7 pontos ele resolveu inventar, meteu os suplentes, tirou o base que estava a jogar melhor e como consequência, sofremos um parcial de 14-0, que nos obrigou a correr atrás do prejuízo.
    É óbvio que não é o único culpado, mas não me parece - oxalá esteja enganado - treinador para o F.C.Porto.

    Parabéns, muitos parabéns, para as meninas da Natação QUE FORAM CAMPEÃS NACIONAIS.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Paulo Machado rende 1,6 milhões de euros
    SAINT-ETIENNE ACCIONOU OPÇÃO DE COMPRA








    Paulo Machado já não é jogador do FC Porto. O Saint-Etienne accionou a opção de compra que tinha sobre o médio e apresentou-lhe um contrato válido até 2011. Com este negócio, o FC Porto encaixa 1,6 milhões de euros.

    Formado nas escolas dos azuis e brancos, Paulo Machado nunca conseguiu impor-se na equipa principal e foi sucessivamente emprestado até que, este defeso, rumou a título de empréstimo ao Saint-Etienne, tendo Fredy Guarín feito o caminho inverso.

    Em França, bastaram-lhe 5 meses para convencer a crítica e, sobretudo, os dirigentes do Saint-Etienne, que já haviam pago uma pequena quantia ao FC Porto pelo empréstimo. Nesta primeira fase da época, entre a Ligue 1 e a Taça UEFA, Paulo Machado alinhou em 22 compromissos, tendo apontado 4 golos.

    Com mais este negócio, as boas relações entre o FC Porto e o Saint-Etienne tornam-se ainda mais evidentes. Em 2005/2006, recorde-se, os dragões já haviam cedido Hélder Postiga ao clube francês, por empréstimo.

    ResponderEliminar
  4. UM ABRAÇO AO PAULO ALVES, EX-JOGADOR DE HÓQUEI DO FCPORTO QUE ENCOSTOU DE VEZ OS PATINS. E CONFESSA O SEU AMOR AO PORTO, AO FCPORTO... FOI MEU COLEGA DE CURSO EM BRAGA! AQUI FICA UM POUCO DA SUA ENTREVISTA AO JOGO:

    «Oeiras, Sporting, Barcelos, FC Porto, Follonica e Oliveirense é a ordem certa dos clubes por onde passou. Em todos viveu episódios marcantes, fazendo questão de os inumerar: "No Sporting, consegui o meu primeiro título de seniores. No Barcelos e no FC Porto, foi especial ser campeão porque, se no Barcelos éramos os outsiders, o FC Porto estava há muito sem ser campeão. No Follonica, estive pouco tempo, porque a minha personalidade chocava com a do treinador. Quando voltei estive para ir para o Benfica, mas acabei quatro anos na Oliveirense e só posso dizer bem." Depois de tantas voltas, a dada altura no percurso aconteceu-lhe deixar de ser sportinguista. Esta é uma história que já contou várias vezes, mas aqui fica só mais uma: "Quando o Sporting acabou com o hóquei risquei. Hoje, sou portista. É um clube fantástico."

    ResponderEliminar
  5. Uma tremenda injustiça o resultado do passado sábado no Basquetebol... aquele último segundo, numa jogada tal como dizes e bem, completamente aos repelões (passos?!?!) pelo meio dos defensores azuis-e-brancos, foi cruel para uma equipa que supostamente deveria estar de rastos mas que deu luta guérrea perante um opositor com mto melhores armas.

    Dizer apenas que tal como tb por aqui já foi dito, penso que a mudança no 3º período para um cinco de 2º plano, juntado ao facto de vá-se lá entender o homem, ter retirado o único base que estava a conseguir facturar... de 3 pontos e consecutivamente... acabamos a perder a vantagem que detinhamos, para terminar com aquele último segundo fatal.

    No entanto, mto boa réplica dos nossos... com destaque em cheio para Marcus Watts que é um belissimo jogador... joga, faz jogar, ataca e defende! muito bem!!

    Quanto ao hóquei, o habitual bláblá do costume... tudo normal!

    Nas camadas jovens, 11 jogos, 10 vitórias... e mai'nada!

    Por fim, na natação, a título pessoal, mas tb em nome de todos os colaboradores deste BiBó PoRtO, carago!!, os nossos PARABÉNS por mais um Título Nacional de Clubes. Meninas, vamos a eles, carago!!

    ResponderEliminar
  6. Aproveito para desejar um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO com muita saúde para todos (e muitas vitórias para o nosso F. C. PORTO).

    ResponderEliminar
  7. Vila Pouca: Acho q Matos errou mas esta época e todos estes desaires não podem ser só da sua responsabilidade...


    Jdm dragão lisboeta:

    Um feliz Natal tb para si e um 2009 cheio de saúde e muitas alegrias.

    E já agora o desejo de que 2009 seja para todos vós, adeptos deste mágico clube, um ano cheio de tudo o que desejam. Um abraço para todos os Portistas.

    ResponderEliminar
  8. o blog continua muito fixe! muito boas análises.
    Só uma pergunta: como fazem para onde se comenta dizer 'Bem vindo ao blog 'BiBó PoRtO, carago!'
    Este é o local para comemorares efusivamente, vociferar, espernear ou lamentar (dolorosa, mas terapeuticamente) as incidências do nosso FCP.'?
    abraços.
    www.gaspar-sda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Só mais uns dados relativos a esta época 2008/09 (até ao momento):


    CONFRONTOS FCPORTO/SLBENFICA

    FUTEBOL...SLB-1-FCP-1
    ANDEBOL...SLB-31-FCP-31
    ANDEBOL...FCP-29-SLB-25
    HÓQUEI...FCP-3-SLB-2
    BASKET...FCP-82-SLB-84

    RESUMO: FCP 2V //2E // SLB 1V

    CONFRONTOS FCPORTO-SPORTING

    FUTEBOL...SCP-2-FCP-0
    FUTEBOL...SCP-1-FCP-2
    FUTEBOL...SCP-1-FCP-1 (5-6 em gp)
    ANDEBOL...SCP-29-FCP-29

    RESUMO: FCP 2V // 1E // SCP 1V

    ResponderEliminar
  10. Lucho: Esses resultados são importantes mas não são assim tão bons.

    No futebol com os GAYvotas não ganhámos por falta de soluções para derrotar uma equipa fisicamente de rastos e em inferioridade numérica. No andebol, empatamos na Luz mas estivemos quase sempre na frente e sofremos o golo do empate mesmo no fim. No básquete perdemos no último segundo numa jogada muito mal defendida e com muitas culpas para o treinador que durante o jogo nunca pareceu saber bem aquilo que estava a fazer. Aliás o que o Vila Pouca disse sobre as substituições mal feitas no 3º período toda a gente que estava no pavilhão e não só percebeu. É normal os jogadores descansarem mas não é normal substituir 3 jogadores de uma só vez sabendo nós (e penso que o Júlio também sabe) que o banco não é muito forte. Agora o que me chocou ainda mais (e que me levou a chamar ao Júlio uns nomes feios) foi a saída (por 2 vezes) do Daniel Monteiro quando este estava com a mão quentíssima. Isto não se faz até porque o João Figueiredo não meteu um ponto. Por tudo isto acho que o Júlio foi o PRINCIPAL RESPONSÁVEL pela derrota.
    No entanto, espero que tenhas razão e que o Porto, apesar da derrota, tenha ganho uma equipa.

    Nos resultados contra os lagartos mais uma vez não são excelentes se pensarmos como se perdeu a Supertaça (onde fomos muito anjinhos) e como empatamos no andebol em que somos muito mais fortes do que os lagartos.

    Os resultados contra os mouros podiam ser ainda bem melhores e esperemos que os rectifiquem como fizeram no andebol em casa contra os GAYvotas. Espero que na 2ª volta do campeonato de futebol sejemos capazes de ganhar em casa aos mouros e no andebol ganhar a Taça da Liga. No básquete é fundamental arrancar para uma nova era no campeonato.

    Parabéns á natação pela vitória nos femininos e aos iniciados masculinos do básquete pelo título distrital. Apenas mais uma palavra para as iniciadas do básquete que vão estar pela primeira vez na fase final do campeonato regional.

    ResponderEliminar
  11. Dragão 66:

    Dá gosto ter assim um leitor.

    Um feliz Natal, para si.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Como sempre cinco estrelas ! Não gosto de clicar. Prefiro escrever.

    Em tom de brincadeira, continuo a pensar que o Porto devia contratar a guarda-redes da seleção olímpica Francesa. Bonita e eficaz.

    Lol ! É Natal !

    Quanto às informações sobre Paulo Machado. Há que acrescentar que "Les Cahiers du Football", edição on line de hoje ( basta procurar), escrevem que está aser seguido por vários tubarões ( em Português desportivo significa grandes clubes. E ainda há quem seja contra a reforma ortográfica. Minha Nossa Senhora de Miramar! )

    Ponto importante : Contrariamente a treinadores mimados ou mega mediatizados, Paulo Machado não renega as suas origens Portuenses e Portuguesas.

    Se assim continuar será um pequeno Grande Homem ! Um Homem aberto para o Mundo !

    Paulo Machado faz mais pela visibilidade do futebol Português que a rtpi ou a sport coisa.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. No sábado lá fui com o pessoal do blog ver o jogo de basquetebol, apesar de não ser o meu desporto de eleição. Mesmo assim deu para perceber que o treinador anda as (aranhas) com a equipa. Mas o que me preocupou foi ouvir dizer que foi o melhor jogo do ano......
    No hóquei sempre abrir !!!!!!!
    Andebol vamos jogar a taça da liga é pra ganhar.....
    Parabéns às meninas da natação do F C PORTO.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Uma vez que amanhã (24/12) não devo ter oportunidade de passar por aqui pois ainda tenho prendas para comprar (é sempre até à última) e como tenho uma família grande dos 2 lados começo a festejar o Natal ao almoço de 24 prolongando-se para a noite e todo o dia 25, desejo a TODOS um feliz Natal cheio de coisas boas e que todos os vossos desejos se realizem!

    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  15. PortoMaravilha:

    Ficaste com um fraquinho por essa bela guarda redes Francesa:)

    ResponderEliminar
  16. Sub-13: F.C. Porto vence torneio internacional em Matosinhos
    Uma vitória expressiva por 4-0 sobre o Sporting garantiu o triunfo da formação de sub-13 portista no Torneio Matosinhos Mar 2008, prestigiada prova internacional do escalão. As prestações brilhantes da equipa portista na competição garantiram, para além da vitória final, a consagração de dois atletas azuis e brancos enquanto melhor jogador e melhor marcador do torneio.

    ResponderEliminar
  17. (cont...)

    Depois de terem ultrapassado com distinção as formações do Deportivo da Corunha, 5-3, e do Leixões, 4-0, os jovens Dragões arrecadaram o troféu final da competição, batendo no encontro decisivo o Sporting, novamente por números esclarecedores, 4-0.

    Dois golos de Ruben Macedo, aos seis e nove minutos, e outros dois de Tiago Garcia, aos 16 e 18, abriram caminho ao triunfo do F.C. Porto na conceituada prova, numa final disputada esta terça-feira, no Estádio do Mar, em Matosinhos.

    Para o êxito portista na competição contribuíram decisivamente os desempenhos de alto nível de Sérgio Ribeiro, considerado o melhor jogador da prova, e de Tiago Garcia, que se cotou como o melhor marcador do torneio.

    ResponderEliminar