03 dezembro, 2008

(Quase) tudo como dantes

[ post para ser lido com as colunas de som ligadas ]

Está quase tudo como dantes.
Numa semana em que, mais uma vez, se menosprezaram feitos históricos, a parangona dos média apontou, logo após o desastre do Partenon, os mil, duzentos e oitenta e nove dias (vai em extenso para ainda parecer mais!!!) sem alcançar a liderança.
Pois que se somem, pelo menos mais oito, e se substituiam as pré-preparadas capas já bafientas e meias roídas pelas traças pelas costumeiras acusações à arbitragem.
Mas nem tudo foi assim tão mau. É que fiquei, pelo menos, com parte do problemas dos presentes a oferecer resolvida.
Para aproveitar a taxa reduzida do IVA, vai seguir este para uns, este para uns outros e aproveitando ainda as promoções segue também este para quem tenha de evitar situações semelhantes a esta.
Claro, todos devidamente embrulhados em papel azul e branco.

E por falar em Natal, permitam-me recordar uma história, já aqui contada em Agosto de 2007 que, apesar de simples, continua actualizada.
Ora aqui vai:

Esta é uma história simples, tão simples como outra qualquer.
E como qualquer e toda a história, começa por 'Era uma vez' e pela vontade de alguém a escrever.

-"Ora bem, deixem-se lá de estórias e passem à história dessa história!",
exclamaria o Tône.

Era uma vez um menino que quando questionado sobre o que queria ser quando fosse grande não hesitava em afirmar, com o seu sorriso traquina e covinha no queixo, que queria ser um grande jogador de futebol, ter na garagem um Ferrari cor de rosa choque e em casa uma loira natural, de formas perfeitas e com medidas proporcionais.
Uns anitos depois fomos encontrá-lo a jogar matrecos nas Fontainhas, aonde tinha chegado num Volvo alaranjado a gás natural dos STCP, a comentar activamente com a sua esposa o possível benefício da implantação de algumas (bastantes) gramas de silicone e da oxigenação dos pêlos que cobrem o couro cabeludo.
Ora esta é a tal história simples e dedicada a uns 6 milhões de Meninos Perdidos que continuam a viver os seus sonhos de infância. Persistem em viver na sua Terra do Nunca que continua pequena demais para a sua grandeza.

E porque o futuro não é mais o que era, continuam com um Peter Pan na sua versão Dumbesca, que nem sequer necessita de asitas para voar mas já não apita tanto como o que costumava apitar.
A Wendy, que já foi escritora, tem andado recatada, quiçá, a preparar o seu próximo manuscrito a ser utilizado como prova irrefutável por uma qualquer Comissão.
A novidade é uma fada Sininho nova que deixou de jogar à bola. É alvo de fortes aplausos quando assiste aos treinos, equipa agora de fato Armani e gravata de seda mas não perdeu o jeito de actuar nos túneis de acesso.
Têm também um Capitão Gancho novo. Este com sotaque Castelhano e considerado por muitos, um special one dos tempos modernos que... só quer ser primeiro em finais de Junho (daí o empate de ontem - diria o Rato).
E até o Barrica já duvida se a Liga dos Campeões kompensa(n).

Um bem-haja para estes Meninos pois já todos fomos, um dia, assim.
Seria até triste, muito triste e quase impossível imaginar a Terra do Nunca vazia de Meninos Perdidos que se recusam a crescer e que continuam a acreditar no seu Peter Pan.

É! O tempo muda mas está, quase, tudo como dantes.

16 comentários:

  1. Boas pessoal !! A música continua, as majorêtes vão à frente, a fanfarra passa, mas daki a nada kem passa para a frente é a Orkestra sinfónica.. Quanto às supostas 1ªs páginas dakeles ke todos nós sabemos estarem em pulgas para as estamparem, aguardemos se terão essa oportunidade e por kuanto tempo.. Quanto ao Barrica ke até já duvida se a Liga dos Campeões é rentável, bem o melhor era ter-se informado com o seu gúrú "orelhas" ke este logo lhe respondia o porkê de tanta trafulhiçe e badalhokiçe na UEFA juntamente com os bitorinos.. Pelos vistos o men jakêta roupa nova engomadinha à lá Itália, tem constantemente chinfrinzado nos túneis, mas lá comunicaciom lisvoeta nada tem rosnado cá para fora.. porke será ??
    Quanto ao nosso PORTO, algo me diz e se o prof. não inventar, quando recebermos os gay votas estaremos já em 1º lugar.. FORÇA PORTO ALLEZ.... Saudações Des PORTISTAS

    ResponderEliminar
  2. clap, clap, clap!
    Boa, boa, Estilhaço! E essa história dava um guião de filme.

    Se bem que podia ser considerado plágio, sobre aquela cena do BB2 em que entra o culatra, acende o cigarro em grande plano, ao som da nusica do Jaimão, as meninas na borda da estrada a fazer pela vida, e o culatra:

    - Marilee? Marilee! Anda cá.
    -Ontem, tive uma queixa de um cliente, que queria minete, e tue, nada!

    - Ainda por cima nem eras tue que tinhas que trabalhar...

    -Como é?

    - O cliente quer - o cliente tem!

    _____
    Moral das histórias,
    O Orelhas é o chulo do Culatra, que tem meia duzia de meninas de borda de estrada no balneário, para darem "prazer" a um universo de seis milhões de clientes e "o cliente quer - o cliente tem!".

    ResponderEliminar
  3. Qual Enid Blyton, qual quê? O escritor é mesmo o nosso Estilhaço com a sua fina ironia no auge.

    As tiradas estão todas lá, o venham mais 5, a falta de cópias da Liga, o Barrica q ainda não se foi mas não deve faltar muito, terminando com a história de embalar os 6 milhões com o RBosta de fato e gravata a insultar (pelo menos) todas as arbitragens do xlb. E carago, o homem deve insultar com educação pq ng escreve nada no relatório.

    Parabéns Estilhaço!

    Venham mais cinco posts como este!

    ResponderEliminar
  4. Isto é muito mais que um Estilhaço é quase um meteorito.
    Com os meus Heróis de infância e o grande Zeca.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço, on-fire !!!

    É o Tône, é o Culatra, são as famosas Aventuras dos Cinco, é a música de intervenção do grande Zeca Afonso... até mesmo a fotocopiadora, essa ferramenta tão importantes pós alunos das Novas Oportunidade :D

    Não haja dúvida... a cada post teu, a ironia está cada vez mais apurada.

    Parabéns... e venham mais cinco!!

    ps - não conhecia ainda essa coluna do cara-de-enterro do Barrica... e nos dias que correm, que melhor local para nos rirmos do que passar no lixo do Rascord e nos entretermos a ler esse ressabiado, esse ridiculo, esse invejoso? que o discurso assim continue por muitos e longos anos... será para nós, muito bom sinal, muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Estilhaço
    Não sei o que esta melhor, o texto, as imagem ou a musica!!!!!
    Está de mais ...
    O Quim deve estar com uma grande dor nas costas, é são 5 de cada vês coitado do rapaz. Dizem as mas línguas que agora só fala dos resultados dos jogos com o João Freirinho o guarda redes de andebol é que assim não parece tão mal!!!!!!


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Desta vez os dinheiros do País vão ser bem aplicados na Capital.
    A 2ª circular passa a ter 5 faixas para cada lado.
    E venham de lá mais 5 e mais 5...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. O Manel Vilarinho, esse deve estar a dizer... " venha mais tinto " ...

    ResponderEliminar
  9. Cruzesssssssss entrou aqui um vírus que é quase como dizer «se nao os podes vencer...junta-te a eles» ;D

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Estilhaço,

    Obrigado pelos links !

    Zeca Afonso : Grande Trovador !

    Para falar em memória, as capas dos livros dos cinco parecem-me ser as das primeiras edições. Ou estou enganado ?

    E como estou a referir a memória, a cidadezinha aqui pegada fechou as portas ontem. Grande barafunda. É que durante obras foi achada uma bomba americana intacta que pode, parece dizem, rebentar a qualquer momento. Enquanto os artilheiros fazem o seu trabalho para neutralizar definitivamente a bomba, as pessoas são alojadas aqui e ali.

    Como se sabe, o desambarque Americano foi feito na Normandie, para pôr fim, militarmente,ao Nazismo.

    Isto está mesmo uma barafunda ( pelo menos ontem era demais ). Havia quem não podia ir para casa porque esta estava no perímetro de segurança, etc.

    Quem goza com tudo isto ? Os jovens, é claro. Não posso ir para casa, etc, etc. Lol !

    Achei a informação demasiado interessante. Tinha que a citar.

    Pois : Mesmo bombas enterradas há décadas ( e hoje desterradas ) nos lembram a memória.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Ó Estilhaço,

    Carago, tu arrebentaste com os gajos:)

    Ainda vais escrever uma versão própria dos Cinco. Ai vais vais...

    Gostei da parte de terem que acrescentar mais 8 dias ao infindável número em que não se encontram em primeiro. Lol...

    Com jeitinho, e uma vitória em Setúbal, eles nem sabem onde se hão-de meter.

    ResponderEliminar
  12. Depois do mais 5 esses FDP têm q marcar 8 no px jogo da uefa:)

    Já foram, nem q os Ucranianos venham com os infantis!!

    Xau, xau, mouraria!!!

    ResponderEliminar
  13. Lucho
    O problema é que os mouros se agarram com os dentes e as unhas dos pés ao campeonato. A pressão sobre os àrbitros está a chegar ao ridiculo entre berdes e bermelhos. Os armanis de roupa e os calimeros do cabelo, não se cansam de bater nos de negro vestidos.

    Só espero que os árbitros de deixem de medos e os cozam com F grande.

    Quanto ao grande FCP, é continuar a bombar e deixem-se de invenções, porque o que interessa é vencer, que o bom jogo vem depois.

    Quanto ao Quaresma, mais uma vez se viu o que os empresários da treta, podem fazer aos seus jogadores.
    Que aprenda já que escolheu um dos mais grandes clubes da treta para continuar a evoluír...Ou muito me engano ou para o ano está emprestado ao Zporting, ou aos Gayvotas, por troca com o Suazo mais popular do mundo.

    ResponderEliminar
  14. Que é feito deste GANDA MALUCO?

    O Tribunal Arbitral do Desporto condenou Co Adriaanse a indemnizar o F.C. Porto em 995.238 euros, quase um milhão... Jan Olde Riekerink, antigo adjunto do treinador holandês nos “dragões”, terá também de desembolsar uma quantia avultada: 74. 821 euros. Adriaanse já havia sido condenado a ressarcir os “azuis e brancos”, mas recorreu para o TAS. A sentença, no entanto, foi novamente favorável ao FC Porto e Co Adriaanse condenado por ter rescindido sem justa causa o contrato que ligava ambas as partes.

    De certeza que nunca mais se esquece do FCP.

    ResponderEliminar
  15. No hoquei ganhamos 8-3 nos Carvalhos e já temos 4 pts de avanço sobre o 2º.

    ResponderEliminar
  16. No hóquei é sempre á abrir !!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar