16 dezembro, 2008

Vamos Marçal, não nos deixem ficar mal...

Tinha várias opções para começar esta crónica que resumirá a actividade das várias modalidades do FC Porto nos dois últimos fins de semana. Poderia iniciá-la «falando» na brilhante vitória do andebol do Porto em casa do ABC, poderia também abordar o empate importantíssimo conquistado pelo hóquei Portista em Espanha mas decidi começar pela modalidade que mais desilusões nos tem dado ultimamente.

A prestação da nossa equipa de basquetebol tem sido demasiado irregular com 6 derrotas em 13 jogos. Há quem diga que a culpa é das lesões dos jogadores, há quem refira que mesmo assim o técnico Júlio Matos poderia ter obtido um melhor rendimento em termos de resultados. Julgo que nesta altura não é justo que se diga que Matos é o principal responsável. Para mim, a culpa maior é dos dirigentes da SAD do basket Portista. Cometeram um erro crasso rescindindo com Babo quando este merecia ser o nosso técnico na estreia do Dragão Caixa. Agora o que fazer?

Se acharem que Matos tem competência para liderar a equipa só têm que unir o plantel não permitindo a mínima falta de respeito para com o treinador nem os actos de indisciplina de alguns jogadores, com um deles a chegar ao ponto de insultar um adepto. Devem, sobretudo, apelar à mística dos jogadores Portistas, sim, Portistas de coração. A época começou mal mas ainda pode acabar bem. E que melhor factor para despertar o Dragão adormecido que não a possibilidade de sermos os primeiros a derrotarmos o «já mais que anunciado» campeão SLB?

Sábado às 15.15h (sportv2) a malta aqui do blog vai a Matosinhos ver este FC Porto/SL Benfica em basquetebol, seguindo posteriormente para o nosso jantar de Natal (onde espero vir a encontrar alguns habituais comentadores das notícias das modalidades, como o Dragão66, Tripeiro, Jorge Aragão, Lady in Blue, Dragão Penafiel, Vila Pouca, Pedro Porto, André82, Dragão Azul e tantos outros, além de toda a equipa de colaboradores deste espaço de adoração ao FC Porto).

Não é por estarmos presentes desta vez neste jogo mas sim pelo facto de a camisola do FC Porto obrigar sempre os atletas a darem o máximo que peço ao capitão NUNO MARÇAL para incentivar os seus colegas, a lutarem com todas as suas forças procurando abater aquelas águias presunçosas que julgam vir passear a Matosinhos. Dignifiquem o clube, os seus adeptos e vençam. O nosso símbolo está em jogo nessa tarde. Acredito que no final estaremos todos felizes. Vamos Marçal, une aquele grupo. Deixem tudo em campo. Vençam por nós!

FC Porto tem tudo para manter a liderança da fase regular
(1º FC PORTO- 30 pts/11 jgs; 2º Benfica- 25 pts/10 jgs; 3º Madeira SAD- 23 pts/10 jgs)


  • ABC Braga, 25 - FC Porto, 26

A vitória do FC Porto em Braga foi seguida por mim via sms em Madrid. Um jogo terrível com muita pressão do público mas com um Porto corajoso em que na 2ª metade soube sempre estar em jogo com empates consecutivos. Depois a 10 segundos do fim um grande golo de Filipe Mota (melhor em campo com 6 golos) deu-nos a vantagem que depois soubemos defender nos segundos finais. Boas prestações também as de Eduardo Filipe (5 golos), Ricardo Moreira (4), Inácio Carmo (4) e Wilson Davyes (3). Em Madrid houve, pelo menos um Portista que na tarde de domingo vibrou imenso com esta sempre muito saborosa vitória.


  • FC Porto, 35 - Águas Santas, 32

Em noite de champions League estavam na Póvoa escassos espectadores mas um deles era eu. Em jogo antecipado o Porto chegou cedo à vantagem mas desconcentrou-se e ao intervalo estava tudo empatado. A melhor equipa era claramente a nossa e por isso na 2ª metade voltamos para a frente com margens de 3 e 4 golos que não soubemos depois aumentar. Na parte final os Maiatos podiam até ter reduzido para 1 golo mas em 2 contra-ataques acabamos o ano com mais uma vitória. O Porto só joga agora a 15 de janeiro para a taça da liga em Portimão. Quanto a esta fase regular parece-me claro que o Porto tem tudo para chegar ao final em 1º ganhando a vantagem do factor casa para os play-off. Faltam 5 jogos mas há que manter a postura e a atitude em todos eles. Neste jogo destacaram-se E.Filipe e R.Moreira com 8 golos cada e logo a seguir T.Rocha e I.Carmo com 6 golos cada.

FC Porto bate no fundo mas ainda vai a tempo de recuperar
(1º Benfica - 26 pts/13 jgs; 2º CAB Madeira - 25 pts/13 jgs; 8º FC PORTO - 20 pts/13 jgs)

  • Esgueira, 74 - FC Porto, 82

Vitória justa mas só conseguida após prolongamento (72-72). Kevin Martin com 27 pontos e 15 ressaltos e Nuno Marçal com 26 pontos foram os melhores dos azuis e brancos.

  • FC Porto, 92 - CAB Madeira, 93

Quinta derrota no campeonato. Injusta e consumada a poucos segundos do fim numa partida onde Marçal falhou um triplo no soar do gongo. Kevin Martin (18), Marçal e Figueiredo (17) foram os jogadores com mais pontos nesta partida.


  • V.Guimarães, 65 - FC Porto, 63

Sexta derrota em 13 jogos! E a quarta por números tangenciais, pois em 4 das 6 derrotas Portistas um só cesto tinha revertido todos esses resultados. Aliás, a falta de sorte tem sido evidente e neste jogo o cesto decisivo foi concretizado...no último segundo. Burns com 21 pontos foi o elemento mais em foco nesta partida. Sábado recebemos o ainda invicto líder Benfica...


FC Porto consegue importante empate em Espanha

(1º FC PORTO - 33 pts/13 jgs; 2º J.Viana - 30 pts/14 jgs; 3º Oliveirense - 26 pts/13 jgs )

  • Carvalhos, 3 - FC Porto, 8

A vitória Portista foi clara num jogo sem história. Emanuel Garcia (4), Jorge Silva (2), Reinaldo Ventura e Pedro Moreira foram os autores dos golos.


  • FC Porto, 7 - Barcelos, 1

A vitória Portista estava mais que decidida ao intervalo (6-0). Bisaram Filipe Santos e Reinaldo Ventura enquanto os outros 3 golos foram de Pedro Moreira, Emanuel García e Jorge Silva. Amanhã recebemos o Cambra no início da 2ª volta e sábado vamos ao recinto da Nortecoope.

  • Igualada (Espanha), 3 - FC Porto, 3

A presença do FC Porto na «final-eight» desta Liga Europeia poderia ficar ameaçada se não pontuássemos neste jogo em Espanha. Por isso o empate alcançado é importantíssimo para que no jogo da última jornada (em Gondomar com o Igualada) só dependamos desse resultado. Aliás na próxima ronda há um Igualada-Noia e nesse jogo vai ganhar sempre o Porto. Ao intervalo ganhávamos 1-3 (golos de R.Ventura, F.Santos e Caio) mas na 2ª metade o adversário reagiu. Na classificação do grupo lidera o Noia com 7 pontos, segue-se o Porto com 5, Igualada com 4 e, por último, o Quevert com zero pontos. Na próxima ronda a 17 de Janeiro o Porto recebe os Franceses enquanto o Igualada recebe o Noia em mais um duelo Catalão.


Filipe Mota

Como no último fim de semana estive ausente do País, desta feita a eleição do Dragão de Ouro tem dois capítulos. No 1º fim de semana destaco o central Filipe Mota que foi decisivo na vitória do andebol do FC Porto no pavilhão do ABC. Marcou 6 golos e mais importante que isso foi ele que a 10 segundos do fim fez o 26º tento do FC Porto silenciando a plateia Bracarense. Foi ele quem organizou o jogo do nosso ataque e esteve sempre muito sereno.


Eduardo Filipe
Este fim de semana opto pelo também andebolista Eduardo Filipe que na quarta feira brilhou ao marcar 8 golos ao Águas Santas já depois dos 5 marcados ao ABC. Continua com um poder de fogo temível. Nesta equipa do Porto Ricardo Moreira, Inácio Carmo e Tiago Rocha também têm estado em muito bom nível. Caio, Ventura e F.Santos marcaram na Catalunha em jogo vital enquanto no basket foi C.Burns quem mais se evidenciou embora K.Martin e Marçal sejam de longe os jogadores em melhor forma nos últimos jogos.


FCP-Infesta (4-0) e FCP-Gondomar (3-1)... futebol/juniores
Penafiel-FCP (1-1) e FCP-Diogo Cão (6-0)... futebol/iniciados
V.Formoso-FCP (0-10)... futebol/juvenis
***

EB Porto/FCP (52-74) e Vasco-FCP (55-58)... basket/cadetes
FCP-Penafiel (111-31)... basket/juniores A
FCP-Gaia (62-54) e Leça-FCP (89-84)... basket/juniores B

A equipa do FCP/iniciados sub-14 masculinos garantiu a presença no Campeonato Nacional de Iniciados pois venceu a 1ª Fase. A Fase Final do Distrital disputa-se a 19, 20 e 21 de Dezembro no Pavilhão do AC Alfenense.

A equipa feminina de iniciados também se apurou directamente para a Fase Final Distrital e para o Campeonato Nacional. A Fase Final disputa-se no Pavilhão de Ermesinde nos dias 19, 20 e 21 de Dezembro.

[infos dos basquetebol remetidas pelo Amigo do blog, Eurico Brandão]
***


Boavista-FCP (22-39)...andebol/juvenis
Benfica-FCP (31-26)...andebol/juniores
S.Tirso-FCP (27-29)...andebol/iniciados

O JOGO DA JORNADA (SUB-19, CAMPEONATO NACIONAL FUTEBOL/JUNIORES)

FC Porto 3-1 Gondomar

[crónica remetida pelo Amigo do blog, Pedro Porto]

FUTEBOL CLUBE DO PORTO: Ruca; Ivo Pinto, Roberto, Ramón (Raphael aos 63') e Massari; Júlio Alves (Jakubov aos 45'), Miguel Galeão e Josué (Cap); Diogo Viana, Alex (Jorge Chula aos 71') e Claro.Suplentes não utilizados: Rafael, Paulinho, Cardoso e Caetano. Treinador: Patrick Gravegaars.

Resultado ao intervalo: 2-0.Marcadores: 1-0 por Diogo Viana aos 13'; 2-0 por 40 por Miguel Galeão; 2-1 por Ângelo aos 62'; 3-1 por Claro aos 81'.

Numa tarde de muito frio e de alguma chuva, o FC Porto conseguiu a sua nona vitória consecutiva na prova. Mas não foi uma vitória fácil, muito por culpa dos portistas que tiveram uma tarde muito pouco inspirada, onde apenas Diogo Viana se exibiu ao seu nível.O Porto com o seu esquema habitual (3x4x3), apresentou duas novidades no seu onze. Júlio Alves e Alex surgiram no lugar de Dias e Chula respectivamente.

O jogo começou com uma oportunidade incrivelmente falhada pelo Gondomar. Roberto facilita na zona central, permitindo ao avançado Pinto aparecer isolado perante Ruca, mas a rematar por cima da barra. O Porto acusou o toque e teve logo a seguir duas boas oportunidades por Claro e Josué para inaugurar o marcador. Golo esse que surgiu logo a seguir na marcação de um livre directo marcado superiormente por Diogo Viana.O segundo golo apareceu aos 40 min. Cruzamento de Diogo Viana e Galeão no interior da área, completamente sozinho, a cabecear ao poste, com a bola caprichosamente a bater nas costas de GR, entrando na baliza.

Na 2ª parte o treinador do Porto fez entrar o checo Jakubov para o lugar de Júlio Alves. O Porto entrou de uma forma muito desconcentrada, errando muitos passes com o meio-campo a pressionar muito pouco. O Gondomar aproveitou este facto para ir se aproximando mais vezes á baliza de Ruca.Não foi por isso surpresa que o golo dos Gondomarenses apareceu e de uma maneira incrível. Atraso de Roberto para Ruca, com o guarda-redes a tentar fintar Ângelo na pequena área. O avançado adivinhou as intenções e, com toda a calma, introduziu a bola na baliza. Incrível.

O Porto nos minutos seguintes acusou o golo, com o Gondomar galvanizado a acreditar que poderia chegar ao empate.Patrick Gravegaars vendo esse facto, mudou o esquema para um 4x3x3 e equipa melhorou. A defesa estabilizou e permitiu ao FC Porto controlar melhor o jogo. Esta alteração permitiu também aos nossos laterais poderem subir mais no terreno e apoiar mais o ataque, tarefas que desempenham muito bem. O F.C.Porto sentenciaria a partida através de Claro: jogada de Ivo Pinto na banda direita e cruzamento rasteiro, com Jakubov a simular e Claro, à meia-volta, a rematar sem hipóteses de defesa.

Vitória justa do F.C.Porto com um placard apropriado. De facto, apesar da superioridade dos dragões, o Gondomar deu uma boa réplica que não merecia um hipotético dilatar do resultado.Nota negativa para as lesões de Ramon e principalmente Diogo Viana que já perto do fim sofreu uma entrada dura e saiu muito queixoso do seu pé direito. Esperemos que não seja nada de muito grave.

Pedro Porto - blog Dragao Júnior

Nos dias 6, 7 e 8 Dezembro as equipas de Infantis (1995 a 1997) e Absoluta (+14anos) do FCPorto/Império Bonança estiveram em acção. Os primeiros participaram no Campeonato Regional de Infantis, em Recarei, e os segundos participaram nos Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, em Guimarães.

A equipa de Infantis esteve em bom plano, conseguindo o 4ºlugar no medalheiro, com 7 ouros, 9 pratas e 14 bronzes (30medalhas), superando as melhores expectativas. Além disto, na grande maioria das provas os atletas melhoraram os seus recordes pessoais, sendo que já há 10 atletas que asseguraram a participação em provas individuais no Torneio Zonal Norte, pois conseguiram realizar os TAC's (tempo de admissão aos campeonatos), e também já foram conseguidos os TAC's para todas as estafetas.

Quanto aos Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, a equipa do FCPorto/Império Bonança dominou, ficando em 1º lugar no medalheiro, com 12 ouros, 7 pratas e 2 bronzes. Foram ainda conseguidos 3 Recordes Nacionais Absolutos, nas estafetas de 4x50Livres, 4x100Livres e 4x50Estilos, e vários Recordes do Clube.As primeiras Campeãs Nacionais da época 2008/09 são Sara Oliveira, Sara Loureiro, Marta Marinho, Joana Carvalho, Alexandra Oliveira,Cláudia Moreno e Joana Rodrigues.

Entre os dias 11 e 14 de Novembro, decorreram os Campeonatos da Europa de Piscina Curta na Croácia, onde participaram os nossos atletas Paulo Santos e Sara Loureiro. O Paulo nadou os 50Livres em 22.99 (53º lugar) e os 100Livres em 50.04 (61º lugar). A Sara Loureiro (ver foto), que se estreou em grandes provas internacionais, esteve em grande forma. A Sara nadou os 100Livres em 55.73 (34º lugar), estabelecendo um novo Recorde Nacional Absoluto, retirando 0,69s ao antigo recorde e 1.5s ao seu recorde pessoal; nadou os 200Livres em 2:01.34 (35º lugar), estabelecendo um novo Recorde Nacional Absoluto, retirando 0,02s ao antigo recorde, que já tinha 13 anos, e 2.16s ao seu recorde pessoal; e nadou ainda os 400Livres em 4:16.93 (27º lugar) que é um novo Recorde do Clube (que durava desde 1983), ficando apenas a 0.61s do Recorde Nacional que já tem 11 anos.

Já neste fim de semana, nos dias 13 e 14 de Dezembro, estiveram em acção os nossos Cadetes (1997 a 1999), no Torregri 1 em Paços de Ferreira. Neste torneio não existe a atribuição de pódios, mas os atletas mais velhos,quer rapazes (1997), quer raparigas (1998), podem conseguir acesso ao estágio organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), através dos bons resultados alcançados nas provas nadadas (400Livres e 200Estilos).A nossa equipa conseguiu colocar 6 atletas num estágio onde participam 32 (16rapazes + 16raparigas).

A próxima grande prova é o Campeonato Nacional de Clubes, em que as equipas feminina e masculina competem na 1ªdivisão, e que se realiza nos próximos dias 20 e 21 de Dezembro de 2008, em Sines, esperando-se uma participação bastante positiva. Boa Sorte para as duas equipas!

[infos da natação remetidas pelo Amigo do blog, André Cereja]

Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

22 comentários:

  1. Relativamente à agenda da semana podem adicionar ainda um jogo da fase da primavera (2ª fase) da liga intercalar de futebol(1ª jornada):

    Futebol
    Liga Intercalar
    Trofense - FC Porto
    15:00 2008-12-17
    (estádio do Trofense)

    e apontem ainda 2 sorteios:

    6ª Eliminatória (1/4 Final)
    Sorteio da Taça Portugal
    12:30 2008-12-17
    Sede da FPF

    e

    Futebol
    1/8 Final
    Sorteio UEFA Champions League
    11:00 2008-12-19
    Nyon (Sede da UEFA)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. FASE FINAL DISTRITAL BASQUETEBOL
    INICIADOS FEMININOS
    PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO ERMESINDE

    DIA JOGO HORA
    19/12/08 864 SC Coimbrões “A” X FC Porto 19h00
    (6ª feira) 865 NCR Valongo “A” X Académico “A” 21h00
    20/12/08 866 Vencedor jg.864 X Vencido jg.865 15h00
    (Sábado) 867 Vencedor jg.865 X Vencido jg.864 17h00
    21/12/08 868 Vencido jg.864 X Vencido jg.865 09h30
    (Domingo) 869 Vencedor jg.864 X Vencedor jg.865 11h30



    FASE FINAL DISTRITAL BASQUETEBOL
    INICIADOS MASCULINOS
    PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO ALFENENSE

    DIA JOGO HORA
    19/12/08 858 FC Porto X Bolacesto/Limpária 19h45
    (6ª feira) 859 Académico “A” X CD Póvoa/Tem Adriano “A 21h45
    20/12/08 860 Vencedor jg.858 X Vencido jg.859 16h30
    (Sábado) 861 Vencedor jg.859 X Vencido jg.858 20h30
    21/12/08 862 Vencido jg.858 X Vencido jg.859 16h30
    (Domingo) 863 Vencedor jg.858 X Vencedor jg.859 18h30



    JOGOS SEMANA DE 16/12/08 A 22/12/08 BASQUETEBOL

    DIA ESCALÃO JOGO HORA LOCAL
    17/12/08
    (4ª feira) Juniores A Académico FC FC Porto 22h00 Académico
    18/12/08
    (5ª feira) Juniores A Básquete de Leça X FC Porto 22h00 Mun. Leça Palmeira
    20/12/08 Cadetes B Básquete de Leça “A” X EB Porto 15h00 Mun. Matosinhos
    (Sábado) Seniores FC Porto Ferpinta X SL Benfica 15h15 CDC Matosinhos
    Cadetes F FC Porto X Académico 16h30 SR Coronado
    21/12/08 Cadetes A FC Porto X CD Póvoa/Monte Adr. 11h00 SR Coronado
    (Domingo) Cadetes F UAA Aroso/Aldoar X FC Porto 17h00 EB 2,3 M. Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Fui eu que anulei o comentário do anónimo q aqui veio sujar este espaço para não pensares q foi o blue.

    Sabes anónimo, eu tb sei quem tu és. E sei q não vale a pena sequer dizer mais nada. Não ias compreender.

    ResponderEliminar
  5. Lamentavelmente, está a tornar-se um hábito, um mau hábito, diga-se, a derrotas da equipa de Basquetebol.
    Espero que naquela equipa, haja alguém capaz ao menos de dizer, que contra o Benfica não podemos dar baldas, temos de deixar tudo em campo para ganhar, temos de mostrar o espírito do Dragão...será que N.Marçal poderá dar esse grito do Ipiranga?

    Nas resto, tudo no bom caminho, com o Andebol definitivamente, a ultrapassar os problemas dos últimos minutos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Lucho:

    Como bem sabes, para além de mim próprio, mais 3 pessoas podem apagar comentários neste espaço, funcionando tb como administradores a «full»... tu, és um desses, havendo outros 2 com os mesmos poderes a 100%!!

    Se achaste que devias apagar, só tenho é que respeitar... porque este espaço não é meu... é nosso e de todos os restantes colaboradores!!!

    Depois, só porque o apagaste, vejo-me obrigado a obrigadar o facto de o teres feito... mas na verdade, bem que o podias ter deixado ficado disponivel para todos lerem o tamanho do ressabiamento, da dor de corno e da inveja, porque a mim, pouco me importam os invejosos, os ridiculos e os medíocres mentais... quanto mais um perfeito "anónimo" que assinando por 1001 nicks, de manhã, à tarde e à noite, simplesmente, não existe, ninguém o conhece e nem sequer conta para as estatisticas!

    No entanto, e atendendo ao modo de escrita, em tudo diferente da «voz do dono», bastando para tal atentar no cuidado colocado na construção das frases e no raciocinio do discurso de perfeito ressabiado, não deixa de ser um bom «moçito de recados».

    Por fim, o que importa de verdade, é que todos os colaboradores deste espaço, e quando digo todos, refiro-me tb aos "ex", sabem a verdade das coisas há muito, porque estão totalmente ao corrente de tudo o que se faz neste espaço, com que objectivos e com que intenções... o resto, é o blábláblá da mediocridade mental, da cultura da «teta que secou» ou da «torneira que fechou».

    Vá, não te apoquentes com esses... são os «cobardes» da sociedade com que temos de viver no dia-a-dia que se escondem no anonimato e na escuridão do dia ou da noite, porque jamais os terão no sitio para dar a cara e assumirem quem o são de facto... nada a fazer quanto a isso.

    ResponderEliminar
  7. De scn.pt (Bruno Leite)

    "À PROCURA DA IDENTIDADE
    Pouca gente conhece melhor que Júlio Matos os cantos à casa do Dragão. Ligado ao basquetebol dos «dragões» há dezenas de anos, o antigo base azul e branco assumiu este ano o comando técnico dos azuis e brancos, depois de ter sido adjunto de Alberto Babo.

    A época não tem corrido de feição aos vice-campeões nacionais, e várias razões podem ser apontadas para um arranque nada condizente com o passado e presente do clube. Para começar, a ausência de pedras fulcrais na mecânica da equipa limitou as opções de Júlio Matos. Paulo Cunha, João Figueiredo e Nuno Marçal, todos internacionais portugueses e com créditos firmados no basquetebol nacional, arrancaram a época 2008/09 lesionados, e ainda estão à procura da sua melhor forma. O próprio técnico azul e branco afirmou, em entrevista ao scn.pt , que não o poderiam criticar enquanto não tivesse todas as “armas” ao seu dispor.

    O passado recente do FC Porto mostra algum desacerto na contratação dos jogadores norte-americanos. LJ Smith ou Brandon Payton são alguns dos “flops” que já passaram por Matosinhos. Esta temporada, Kevin Martin e Christian Burns parecem assumir-se como mais-valias no conjunto de Júlio Matos, mas o segundo, depois de um começo de época “on fire”, parece estar a perder algum do gás inicial, um pouco à semelhança do que acontece com o colectivo, capaz do melhor e do pior.

    John Oates e Chuck Bailey foram apostas falhadas, e agora há Marcus Watts, que fez 7 pontos na sua estreia pelos «dragões». O processo de integração demora o seu tempo, mas a actual conjuntura no Reino do Dragão “obriga” o novo reforço a ser isso mesmo, um reforço. Ninguém dúvida que não falta talento e qualidade ao plantel de Júlio Matos, mas o 8º lugar ao cabo de 13 jornadas é muito pouco para uma equipa habituada a lutar pelo título.

    Em 2008/09, o FC Porto apresenta o pior registo frente a equipas do mesmo escalão desde 1995/96, com apenas duas vitórias em oito jogos. Curiosamente, uma dessas vitórias foi conseguida no reduto da Ovarense, o grande rival dos «dragões» nos últimos anos. Além da Ovarense, só a Académica caiu aos pés dos azuis e brancos, que já saíram derrotados dos duelos com Académica, Vagos, Física, Barreirense, CAB Madeira e V. Guimarães.

    A equipa de Júlio Matos continua à procura da sua identidade e, apesar de tudo, dificilmente ficará fora dos oito primeiros lugares, aqueles que dão acesso ao «play-off». As coisas não estão fáceis para o FC Porto, e agora vem aí o Benfica…"

    ResponderEliminar
  8. CRISE EM MATOSINHOS
    FCPorto apresenta o pior registo contra equipas da principal divisão desde 1995/96. Iguala recorde negativo nas 13 primeiras jornadas
    Por Hugo Costa

    A temporada portista tem sido assombrada por lesões, é um facto, mas não deixa de ser verdade que tem sido fértil em derrotas. No total são já seis insucessos, o último dos quais em Guimarães contra a equipa que já havia vencido os portistas na final da Taça de Portugal da época passada e ainda no Troféu António Pratas, já esta época.
    Numa análise às temporadas anteriores, A Bola, recolheu o saldo da equipa do FCPorto nas 13 primeiras jornadas – o mesmo número de jogos efectuados já esta época na Liga Portuguesa de Basquetebol -, mas também o score das oito primeiras rondas das épocas sob a égide da extinta liga profissional, uma vez que até agora os portistas defrontaram as equipas da LPB em outras tantas ocasiões, pois nas restantes degladiaram com equipas da Próliga em virtude das jornadas cruzadas fazerem parte do formato desta época.
    Começando por esta última, nas oito partidas contra equipas do escalão máximo do basquetebol nacional, o FCPorto apresenta o pior registo de sempre, 2 vitórias (Ovarense e Ginásio) e 6 derrotas (Acdémica, Vagos, Física, Barreirense, CAB, Vitória), sendo que o resultado que atemorizava os dragões no passado eram as 4 – 4 na época 2000/03, precisamente naquela em que os azuis-e-brancos ficaram fora dos play-off… Mais, se tivéssemos em consideração a classificação respeitante a encontros entre equipas LPB, o FCPorto ocuparia o nono posto com 10 pontos.
    Em termos globais, nas épocas 2000/01 – sob a orientação de Alberto Babo – e em 2002/03 com Carlos Gouveia ao leme da equipa -, nos 13 primeiros jogos o FCPorto tinha igualmente averbado seis derrotas e tinha conseguido sete vitórias.
    O próximo teste dos portistas é a recepção ao Benfica, líder invicto da prova.

    ResponderEliminar
  9. Lucho


    Mais uma das tuas brilhantes crónicas, onde nada falta no que toca às modalidades. Houve jogos que ganhamos à tangente ;) e fiquei um cadito "triste" com a derrota pesada do meu clube da terra rsrsrsrsrs, mas aceito por ser contra quem é :D

    Agora prepara-te que no sábado não admito outra coisa senao a vitória contra o glorigozo :P ... começamos a festa lá e acabamos a cantar o hino...ou quem sabe o fadinho!! :)

    ResponderEliminar
  10. Agenda futebol jovem:

    17/12 - 15h00 - Liga Intercalar - CD Trofense x FC Porto - Estádio Trofense

    21/12 - 15h00 - Juniores - SC Beira-Mar x FC Porto - Estádio Mário Duarte

    18/12 - 15h00 - Juvenis A - FC Porto x CF União de Lamas - Olival

    21/12 - 11h00 - Juvenis A - Boavista FC x FC Porto - Estádio Pasteleira

    18/12 - 15h00 - Juvenis B - Padroense FC x SC Vianense - Campo Treinos Padroense FC

    21/12 - 11h00 - Juvenis B - SC Braga x Padroense FC - Campo da Ponte

    21/12 - 10h00 - Iniciados B - FC Porto x SC Canidelo - Olival

    21/12 - 09h00 - Iniciados C - CD Candal x FC Porto - Estádio Rei Ramiro

    20/12 - 16h00 - Infantis A - FC Porto x Leixões SC - Olival

    20/12 - 14h00 - Infantis B - FC Porto x FC Pedroso - Olival

    20/12 - 13h15 - Infantis C - AC Bougadense x FC Porto - Campo AC Bougadense

    20/12 - 09h30 - Escolas A (Fut11) - FC Avintes x FC Porto - Campo Treinos FC Avintes

    21/12 - 10h00 - Escolas B (Fut7) - FC Porto x SC Arcozelo - Vitalis Park

    21/12 - 11h00 - Escolas C (Fut7) - FC Porto x Rio Ave FC - Vitalis Park

    20/12 - 09h30 - Escolas D (Fut7) - SC Salgueiros x FC Porto - Comp. Desp. Campanhã

    ResponderEliminar
  11. Estilhaço:

    Sim, quase de certeza.

    ResponderEliminar
  12. Não haja dúvidas que no basquetebol, vai-se de mal a pior... será que sábado, com a nossa presença in-loco em Matosinhos, se ouvirá finalmente o grito do Ipiranga? Espero bem que sim, espero bem que sim...

    No hóquei e no andebol, sempre mais do mesmo... no bom caminho.

    ResponderEliminar
  13. Grande LUCHO és um SR. caragooooo.Um bem haja.

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente o basket continua a sua saga negativa... é preciso fazer algo... não temos o 3º americano..não temos banco... e parece que não temos liderança... é preciso fazer algo para quando chegarem os play-offs estarmos em bom nível..

    Não se esqueçam de passar no blog que criei para divulgar as nossas camadas jovens.
    Espero que gostem...

    http://dragao-junior.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Mais um grande post do Lucho com tudo o que interessa saber sobre as modalidades.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. O basquetebol do Porto enredou-se numa sére de equívocos, correndo o risco de se tornar numa espécie de ovelha negra das modalidades, que se aprestam a realizar excelenets temporadas.

    Nesta altura, estou apreensivo quanto à presença nos play-offs onde, mesmo que marquemos presença, teremos sempre o factor casa anulado.

    Sábado, quem sabe, pode ser o ponto de viragem. Vamos a isso, e copiem o fantástico exemplo do andebol em Braga.

    ps: Um particular elogio aos dois amigos do blogie, com as suas preciosas crónicas. O Porto também é isto, nunca podendo apenas e só viver das vicissitudes do futebol.

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Grande semanário que se vai amelhorando cada vez mais.

    Continuo a afirmar que gosto da prosa de Pedro Porto : Simples e sintética. Quem gosta de números sabe escrever ;-) !

    Quanto à natação, li no artigo a palavra "cadetes". Já não existe a palavra juvenis ? Desculpem a minha ignorancia.

    O Porto vai ganhando no andebol e isso é bom. Acho que estou a ficar com o bichinho do andebol. Talvez e sobretudo o Paris-Porto (de memória mais que memorável) ou se calhar a bonita e eficaz guarda redes da seleção Francesa, aquando dos jogos Olímpicos. LOL !

    Bela modalidade ! E que grande futuro tem pela frente.

    Aqui, na associação da minha cidadezinha, salvo erro meu, é a modalidade que mais inscritos têm nas camadas infantis.

    E que, quanto a mim, também deveria ter direito à vídeo neste blog ( Deve ser a atmosfera ambiental e actual das revendicações :-) por esta Europa fora que me fez escrever o seguinte )

    Lucho : Quanto ao jantar de Natal não é complicado. É mesmo impossível ! Mas acho, se Deus Quiser, que estamos combinados para o Verão.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. Estou como o Blue, no sábado a super-claque vai estar presente e ai deles que não ganhem...
    Mas, o treinador é tão fraquinho...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Ai vai haver super-claque?Sem vips ?? Contem comigo!!!!
    Como sabem o basquet não é o meu desporto favorito, mas como estou sempre a dizer: «temos que dar todo o nosso apoio ao F C PORTO em todas as modalidades»
    Lucho conta comigo para o jogo e também para o jantar.

    ResponderEliminar
  20. Dragão Penafiel:

    Já enviaste email ao blue boy para confirmar o jantar?

    Ainda bem q vens. É mais um para dar força à nossa equipa e depois convivermos todos um pouco no jantar.

    ResponderEliminar
  21. Porto Maravilha:

    Fica prometido um vídeo de andebol do jogo mais belo q alguma vez assisti. Aguardem.

    ResponderEliminar
  22. Lucho :
    Já mandei o email ao blue boy.


    Abraço

    ResponderEliminar