08 janeiro, 2010

Dragão ou Morcão?? - semana 17

Pizzi

Data de nascimento: 07-06-1968 (41 anos)
Posição: Avançado
Clube anterior ao FC Porto: Rosário Central
Clube posterior ao FC Porto: Rosário Central
Situação actual: Treinador dos chilenos do Santiago Morning

Épocas no FC Porto: 1 (2000/01 – parte da época)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 0

Pontos de exclamação: Foi o “pichichi” de Espanha na época 1995/96, sendo um goleador de excepção, e foi assim que me habituei a vê-lo, para logo depois me aperceber que a coisa tinha “cambiado” como se sofresse de cataratas! Teve a arte de marcar 3 golos nos 11 encontros que disputou de Dragão ao peito!

Reticências: No FC Porto encontrou uma colónia de férias catita, onde permaneceu enquanto não descobriram que os anos tinham passado e o homem já não estava muito virado para acertar nas redes contrárias. Foi breve a sua passagem, de acordo com a qualidade demonstrada.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Capucho, Domingos, Aloísio, Deco.

Morcão bem estampado na camisola, Marco Ferreira foi brindado com 89% dos votos do nosso anterior post. Cerca de 102 votos, para ser mais exacto, escolheram esse importante epíteto de “Morcão” para este extremo que corria tanto quanto era inconsequente. O meu voto está no meio deste mar de votantes. A opção “Nem Dragão, nem Morcão, há um senão” recolheu 10% das preferências dos nossos votantes, enquanto a opção “Dragão” ficou-se por 1 mísero voto. Destino traçado portanto! Comunidade Bibó Porto escolheu, está escolhido.

O Dragão66 arrumou logo a questão no início do jogo, com um “Na próxima será concerteza o Pizzi-Hut…”, inaugurando um marcador que continuou imparável. Parabéns a todos os goleadores. Pois na próxima semana teremos a votos um Sr. que fez dupla com um dos maiores avançados portugueses de sempre. Este jogador além de me fazer vibrar no FC Porto, teve ainda o dom de me colocar a torcer por uma selecção de leste, naqueles idos tempos em que a selecção portuguesa nunca cheirava mundiais. Quem será?

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

obs: o Fimoze optou por um cachecol do blog, que em breve lhe chegará às mãos [a remeter via ctt, na próxima 2ª feira]. O cheque-viagem ABREU acumula portanto para o próximo jantar do 4º aniversário do blog, passando o prémio de fidelidade desta rubrica a ser um cheque-viagem de 40,00 EUR. Mais uma vez, parabéns Fimoze!

19 comentários:

  1. Para mim nem Dragão nem Morcão... Alias morcão deve ter sido aquele que teve a ideia de o ir buscar...

    Kostadinov... certo?

    ResponderEliminar
  2. Pizzi só pode ser morcão.

    Emil Kostadinov, que com Domingos fazia uma dupla magnífica.

    Um abraço

    Ah, quero dizer-te que já fiz entrar nos tribunais o pedido de impugnação.

    ResponderEliminar
  3. Tivemos um jogador chamado PIzzi !? Desconhecia.. logo, não posso votar :)

    Mas... Kostadinov ? O MEU KOSTADINOV !????
    Vou comemorar efusivamente, como diz ali em cima esta próxima nomeação :P

    Está no meu Top3 do FCP! Ainda me lembro de ir à antiga Luz (ok, eu sei..) ver um slb contra alguem e na bancada MESMO atrás de mim estava ele sentado juntamente com a equipa onde actuava na altura (uns Turcos, seria !?) e lhe pedi para me autografar o meu bilhete do jogo. Claro que o jogo perdeu todo (que já era quase nulo) interesse.
    Uma simpatia de pessoa e um jogador à Porto :P

    ResponderEliminar
  4. Pizzi não conheço:) Morcão só pode.


    Quanto a Emil Kostadinov, bem, só tenho que aqui confessar que nos primeiros anos da década de 90 este Búlgaro foi responsável por vários momentos de euforia deste Portista que agora vos escreve. Na altura dos meus 16/19 anos vivia as vitórias do FC Porto com uma euforia e uma energia próprias da idade (não é que agora seja lá muito diferente).

    Kostadinov tinha um felling especial contra o Benfas e marcou um dos golos da nossa vitória por 3-2 na Luz na época 91/92.

    A sua velocidade e o entendimento com Domingos deixavam-nos em êxtase.

    ResponderEliminar
  5. Pizzi era um bom jogador no campeonato espanhol, no FC Porto só pode ser considerado um Morcão.

    Kostadinov foi o grande ídolo que tive quando era miúdo. Um fantástico jogador! Combinava na perfeição velocidade e técnica.

    Juntamente com o meu Pai, estive no antigo estádio da Luz quando lá vencemos por 3-2! Inesquecível, foi uma enorme alegria! :)

    Também eu torcia pela selecção da Bulgária nessa altura. Alguém se lembra do golo que Kostadinov marcou à França em pleno Parque dos Príncipes e que eliminou os franceses do Mundial? :)

    ResponderEliminar
  6. Pizzi, quando chegou ao Porto já não era jogador. Gostava de saber quem se lembrou dele. Foi, juntamente com outro argentino (Juan Esnaider) um dos maiores flops argentinos. E já houve demasiados.

    ResponderEliminar
  7. Já houve gente a acertar no "ov" da próxima semana! :)

    Vila Pouca, a impugnação já vai fora de prazo :)

    ResponderEliminar
  8. Pizzi, para mim Morcão com toda a certeza, nem sequer me lembro de o ver jogar, só sei que foi nosso jogador!

    Agora o próximo, esse foi um dos meus idolos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que só me lembro dele por ter um nome engraçado...

    Kostadinov

    ResponderEliminar
  10. Pizzi foi um grande morcão.

    Kostadinov foi um grande Dragão.

    Recordo-me de uma grande vitória na luz com o seu contributo numa vitória brilhante na luz por 3x2
    Foi talvez a maior presença de portistas na luz de que tenho memória.
    Estava infiltrado no meio da 'raça benfiquista' e no final do jogo já a conviver com outros portistas fui atingido por um petardo que me fez ficar sem audição dum ouvido durante 1 dia.

    ResponderEliminar
  11. Pizzi foi um enorme morcão. Rotulado de estrela em Espanha, mas de Dragão ao peito nunca lhe reconheci mérito para tal.
    PS. Caro dragão vila pouca, eu também sou dragão até a morte, portanto se impugnar o sorteio passado, em que fui o magnifico escolhido, recorro ao CJ da Federação (mesmo fora de prazo), que como sabe representa o que mais digno há no mundo dos MORCÕES.

    ResponderEliminar
  12. Do Pizzi lembro-me de dois golos ao Campomaiorense numa vitória por 5-0 (os dois golos marcados quando já ganhávamos 3-0). Tirando isso, um arrasto. Morcão, ora pois.

    Quanto a Kostadinov, convém não esquecer como se processou a sua saída... Há vida para lá do futebol...

    ResponderEliminar
  13. Pizzi... lembro-me perfeitamente, tal como Esnaider que foi na mesma altura. Para mim é morcão.

    Para a semana é o Kostadinov. Dragão.

    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Ai Morcão, este Pizzi foi mazé um ganda cepo que por cá andou, mas culpa não teve ele, mas sim que se lembrou de o ir buscar, dassseee ;)

    Quanto ao Kostadinov... ai que jeitaço davas nos dias de hoje, ai que jeitaço, só de pensar... Dragão, com todas as letras!

    ResponderEliminar
  15. Pizzi e Morcão..uma relação tao intensa com as balizas como a temperatura que se faz sentir la fora por estes dias...

    Quanto a Kostadinov, ate parece castigo lembrar por estes dias jogadores deste calibre qd se ve um FC Porto tao amorfo !!!

    ResponderEliminar
  16. Tarde e a más horas, mas ainda antes do fecho das urnas, deixo o meu voto em morcão...

    No Barça, com Figo e Ronaldinho conseguiu ter um rácio golos/minuto que era dos melhores do mundo... O homem entrava para resolver jogos...

    ...mas no Porto veio mesmo para a reforma...

    Pra semana um dragãozaço...
    Emil Kostadinov... 8 no Porto, 7 na Bulgária...

    Uma dupla fantástica com o franzino domingos que trucidava os adversários...

    No tempo do Robson ainda fez uma dupla com o Drulovic que rendeu umas boas goleadas... :)

    ResponderEliminar