03 janeiro, 2010

Segurança de campeão

assistência: --- espectadores.

árbitros: Carlos Xistra (AF Castelo Branco), Luís Tavares e Jorge Cruz; Ângelo Correia.

OLIVEIRENSE: Marco Gonçalves; Pedro Queirós, Laranjeira, Banjai e Chico Silva; Godinho, Magano, Bafode e Robson; João Pedro e Cícero.
Substituições: Bafode por Pascal (34m), Robson por Moreira (70m) e Cícero por Jorge Humberto (75m).
Não utilizados: Tó Ferreira, Vitor, Ronaldo e Jorginho.
Treinador: Pedro Miguel.

FC PORTO: Beto; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Varela, Orlando Sá e Rodríguez.
Substituições: Raul Meireles por Tomás Costa (74m), Varela por Mariano (77m) e Orlando Sá por Yero (83m).
Não utilizados: Nuno, Miguel Lopes, Abdoulaye e Guarín.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

golos: Raul Meireles (43m) e Rolando (65m).

disciplina: cartão amarelo para Laranjeira (5m), Fernando (33m) e Raul Meireles (69m); cartão vermelho directo para Laranjeira (74m).

O FC Porto triunfou este sábado frente à Oliveirense, por 2-0, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, seguindo assim em frente na competição de que é o actual detentor. Os Dragões realizaram uma exibição segura, face a um adversário que, apesar de militar na Liga de Honra, deu tudo para bater o pé ao campeão. O resultado final não dá expressão à exibição portista, já que a equipa podia ter saído de Águeda com uma goleada, mas fica na retina o futebol competente dos Dragões e os bons golos de Raul Meireles (43m) e Rolando (65m).

O FC Porto tomou conta do jogo desde o apito inicial e, aos 19 minutos, Meireles criou o primeiro lance de algum perigo, com um remate por cima da barra. Dois minutos depois, Varela não chegou a tempo ao cruzamento de Rodríguez, que foi uma ameaça constante no flanco esquerdo.

O Dragão foi aumentando o ritmo e acumulando situações de golo iminente (com destaque para um cabeceamento de Rodríguez, aos 40 minutos), e chegaria ao golo aos 43 minutos, num excelente remate de Raul Meireles, após lance de insistência. O FC Porto chegava ao intervalo com uma vantagem merecida e que pôde gerir no segundo tempo.

Depois de Raul Meireles obrigar Marco a uma defesa de recurso, aos 50 minutos, o FC Porto terminou com a discussão sobre o vencedor da eliminatória. Após cruzamento do mesmo Raul Meireles, as duas «torres» portistas carimbaram o segundo golo. Bruno Alves cabeceou ao poste, mas Rolando encostou para o 2-0, sem oposição, aos 65 minutos.

Até ao apito final, o FC Porto criou inúmeras ocasiões de golo, que de uma forma ou de outra acabaram por não se concretizar. Orlando Sá, que regressou à competição após largos meses de paragem, devido a uma lesão grave, foi o mais azarado, já que não conseguiu converter uma grande penalidade, aos 76 minutos. Seria o justo prémio para o voluntarismo e para os bons pormenores que o avançado demonstrou. No entanto, esse facto não faz manchar a exibição agradável da equipa, naquele que foi o primeiro jogo disputado de 2010

fonte: fcporto.pt


12 comentários:

  1. Este ja esta, regresso as vitorias mas com um jogo mto parecido aos de 2009...
    Bons apoontamentos de Belluschi mas o homem cai fisicamente nas 2ªs partes...de resto bons apontamentos do colectivo sobretudo ao nivel da pressao em linhas mais subidas k permitiram frissom ofensivo..Golo, recuo das linhas mais controlo e de novo frenesim defensivo que com equipas mais audazes e sabidas dao contratempos..faltas estupidas e em locais perigosos assim como com excesso de dureza continuam a ser um pecado desta equipa, no mais continuamos a falhar penaltys!!!

    ResponderEliminar
  2. É bom entrar o ano com uma vitória. Venham os restantes jogos deste mês de arromba para cimentar o caminho do Penta.

    ResponderEliminar
  3. Mais um jogo que não convenceu ninguém... mas que deu a 1ª vitória de 2010 e consequente passagem à 5ª eliminatória da TP.

    Salvou-se o resultado, um CR10 a 200 rotações (em contraste com os ritmos (e vontade!) da grande maioria da equipa) e um Orlando Sá que mesmo depois de longos e longos meses de paragem, mostrou atitude, raça e espirito de missão; pena a GP falhada e pior ainda, a recarga que saiu ainda pior... mas penso poder dizer que «temos jogador» pró que ainda falta desta época.

    Esperam-se então melhores dias, que é o mesmo que dizer... exibições!!!

    ResponderEliminar
  4. Partida entretida, vencedor justo e boa réplica da equipa aveirense. Para o F.C.Porto e depois da pausa natalícia, foi um jogo que obrigou a equipa a trabalhar, a correr, a lutar e isso é bom para o que aí vem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Primeiro jogo do ano e primeira vitória. Exibição q.b mas temos de ter em conta a paragem e também que este mês vai ser "non-stop" em relação a jogos para as diferenres competições. Há que geir bem o plantel.
    Excelente jogo do Meireles. Também gostei muito de Rodríguez. Orlando Sá tem tudo para vir a ser um ponta-de-lança muito bom.
    Espero que a lesão do Fernando não seja muit grave!

    Até terça!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  6. Mais uma exibição miserável frente a um adversário frágil até dizer chega!

    Nesta altura da época era suposto a equipa ter outra desenvoltura e apresentar um futebol prático, eficaz e até vistoso, face à qualidade dos atletas e ao orçamento envolvido.

    As condições do relvado do Municipal de Águeda ou as férias de Natal não podem servir de desculpas para a reincidência dos erros que continuam a perturbar o rendimento dos atletas, quaisquer que sejam os jogadores utilizados.

    Desta vez não estiveram o Hulk ou o Guarín, habituais bodes expiatórios para justificarem as más exibições.

    Começa a ser incomodativa a incapacidade de Jesualdo para por a equipa a praticar o futebol a que estamos habituados.

    Temos de melhorar muito, mas mesmo muito para alimentarmos ambições.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Dragaopentacampeao como eu te compreendo...!

    Comentário colocado por mim no Indiscutível:

    O professor Jesualdo é um optimista.
    É verdade que a equipa comandada por ele cumpriu a sua obrigação de ganhar o jogo, porém isto não quer dizer que tenha jogado de acordo com os seus pergaminhos. Contra um adversário acessível, praticou um futebol pobre, muitos passes transviados, sem fio de jogo, salvaram-se os lances dos golos.
    Quanto ao Orlando Sá vai ter de trabalhar muito, de evoluir muito, se quiser um dia disputar jogos importantes pela equipa dos Dragões.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Um jogo que ainda deixará preocupados muitos dos adeptos portistas, pela falta de maior ritmo a condizer com o actual estatuto de tetra que temos.

    Penso que foi o Mister da Oliveirense que declarou que o Porto teria de lá ir de monstrar em campo o que valia, e os rapazes da casa (emprestada) não deixaram as declarações do Mister por mãos alheias. O FCP teve mesmo de se impor, que os gajos ainda deram que fazer até a abertura do marcador.

    Cresce porto, creeesssce.....

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria.

    Vi a primeira parte em excelentes condições. Pelo que vi só houve jogo numa direcão. É verdade que a Oliveirense lá trocou a bola durante algum tempo no meio campo. Só que não sei o objectivo do Oliveirense era de guardar a bola ou de atacar.

    Em seguida, o estado do revaldo começou a aborrecer-me. Desliguei e abri no momento do penalti.

    Fiquei ainda mais aborrecido com o estado do terreno. Após o futebol de areia vamos para o futebol de lama ?

    Bom : O importante é que o Porto siga em Frente .

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Parace-me exagerado apelidar o jogo de miserável e horrível...
    Factualmente, o FCPorto até poderia ter ganho por 4 ou 5 a 0, dadas as oportunidades de golo que desperdiçou ao longo dos 90 min.
    É certo que a exibição não foi boa, mas também é certo que nos Barreiros jogamos MUITO pior, e nalguns jogos do Dragão também fizemos bem pior do que ontem...
    A altura agora é de apoio, com ou sem reforços...

    ResponderEliminar
  11. Este, já passamos, para mim a equipa não esteve brilhante mas jogou para ganhar!

    Eu sei que nós para além de ganhar queremos exibições, mas tenham calma!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  12. Sintomas não do frio mas de uma vitória, pouco mais de 12 posts.

    Ganhamos.

    Um grande Abraço a todos os Portistas.

    ResponderEliminar