10 janeiro, 2011

Eduardo Luís – Um dos heróis “centrais” da mágica noite do Prater

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Nascido a 6 de Dezembro de 1955, Eduardo Luís Marques Kruss Gomes, viria a tornar-se um dos obreiros do FC Porto Campeão Europeu 1986/87.

Tendo chegado ao FC Porto no início da época 1982/83, Eduardo Luís, conhecido pela forma elegante como tratava a bola, pouco habitual para um defesa central, viria a converter-se numa referência do clube ao longo das 7 épocas em que vestiu de azul e branco.

Entre todos os sucessos alcançados, esteve ligado a um muito especial, a 1ª grande conquista europeia do clube. Fazendo dupla no eixo central da defesa portista com o brasileiro Celso, Eduardo Luís foi um dos jogadores que nos levaram à glória na mítica noite de 27 de Maio de 1987.

Com um currículo invejável, 3 Campeonatos, 2 Taças, 1 Supertaça , 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça Intercontinental, 1 Supertaça Europeia e ainda a presença numa final da Taça das Taças (a 1ª final europeia da história do FC Porto), Eduardo Luís deixaria o clube no fim da época 1988/89.

Entretanto, é com enorme prazer que vos deixo a entrevista com Eduardo Luís, agradecendo toda a sua disponibilidade, bem como a preciosa ajuda do Dragão Vila Pouca na elaboração da entrevista.


    ENTREVISTA EXCLUSIVA com Eduardo Luís

    Lembra-se do dia em que vestiu pela 1ª vez a camisola do FC Porto?

    Foi num jogo particular nas Antas contra o Strasbourg, se não me falha a memória.

    Começou como defesa direito no Olivais e Moscavide, passou a médio direito nos juniores do Benfica, tendo chegado a defesa central aquando da sua passagem para o Marítimo. Esta sempre foi a sua posição de eleição?

    A partir do momento em que Pedro Gomes, meu treinador, me colocou num treino a defesa central, essa posição passou a ser a minha preferida.

    O que muitas pessoas não devem saber é que ainda jovem era atleta de basquetebol, só tendo optado mais tarde pelo futebol…

    É verdade. Na altura só se podia jogar futebol federado a partir dos 15 anos e então com 14 anos joguei basquetebol no Atlético de Moscavide. Quando fiz 15 anos fui logo para o futebol.

    Ingressou no FC Porto no início da época 82/83. Que recordações guarda desse momento?

    Foi uma emoção muito grande. Até vir ao Porto para assinar contrato andei numa enorme ansiedade. Devo dizer que eu estive para vir para o FC Porto dois anos antes. Não vim porque entretanto se gerou uma enorme polémica, o chamado Verão Quente, e acabei por não vir.

    Curiosamente a sua 1ª grande época no clube ocorre em 83/84 como… defesa esquerdo. Como foi jogar numa posição que não era aquela a que estava mais habituado?

    Não foi fácil. Primeiro que me adaptasse ao lugar... Mas com insistência e o apoio de Pedroto consegui ser um bom defesa esquerdo.

    Nessa mesma temporada, o FC Porto atingiu a final da Taça das Taças perdendo injustamente a final de Basileia com a Juventus. Ainda hoje lhe deve custar relembrar esse jogo…

    Lembro-me desses tempos com saudade e emoção. Foram tempos altos da minha carreira. Essa final de bem jogada que foi da nossa parte podia ter tido um final diferente.

    Recorda-se de um golo do britânico Archibald nas Antas que ditou a eliminação do FC Porto perante o Barcelona de Venables?

    Não. Não me recordo. Sei que podíamos ter eliminado o Barcelona nessa altura. O problema foi em Barcelona. Aí sim, fomos prejudicados pelo árbitro. Cá aconteceu futebol.

    Acredito que o dia mais feliz da sua carreira tenha sido o dia da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao Bayern de Munique no Prater. Que memórias lhe traz essa inesquecível noite de 27 de Maio de 1987 em Viena?

    Foi realmente o melhor momento da minha carreira. Marco importante na carreira dos jogadores e do Clube. Ficámos eternamente ligados a este grande clube.

    O que lhe passou pela cabeça quando viu Madjer a fazer o 1-1 de calcanhar?

    Fiquei com a sensação de que naquela altura do jogo e da maneira como estava a decorrer, que estava ali a grande chance de levarmos a Taça para o Porto.

    Como jogador da selecção, esteve presente no Europeu de 1984 em França não tendo efectuado qualquer jogo. Guarda alguma mágoa dessa altura?

    Alguma, não muita. Houve naquela altura um complô entre jogadores do Benfica e os técnicos da selecção que também estavam ligados ao Benfica para me tirarem da equipa e colocarem, como veio a acontecer, o Álvaro.

    Qual o melhor jogador com quem teve a oportunidade de jogar? E o mais difícil de defrontar?

    O melhor jogador com quem joguei foi Fernando Gomes. E como adversário foi o Rui Jordão, então jogador do Sporting.

    Qual o treinador que mais o marcou no período em que vestiu de azul e branco (Pedroto, Artur Jorge, Ivic)?

    Guardo por todos os treinadores que tive um grande carinho, estima e respeito. Mas há dois que me marcaram: Pedro Gomes porque foi quem me lançou e José Maria Pedroto pela sua inteligência e saber.



    O que representa o FC Porto na sua vida?

    É a minha história. É a minha referência. É a minha vida.

    Para finalizar, gostaríamos que deixasse uma mensagem aos nossos leitores.

    Foi um prazer poder partilhar um pouco da minha vida com pessoas que me assobiaram mas que também me acarinharam e aplaudiram muito. A história deste clube não fica por aqui e ela continuará a ser escrita porque existe muita gente que gosta verdadeiramente deste Grandioso FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Bem hajam. Grande abraço.

13 comentários:

  1. FC Porto "é a minha história. É a minha referência. É a minha vida." - que bonito, Sr. Eduardo Luís. Um Senhor e um dos nossos heróis de Viena! Obrigado Eduardo Luís.
    E obrigado ao Sevilha03 por esta bela entrevista. Muito bem. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sevilha

    Os meus parabéns pela excelente entrevista ao Eduardo Luís.

    Como bem disse o Dragão Azul Forte, não é qualquer um que diz " O porto é a minha história, é a minha vida.

    Eduardo Luís foi um verdadeiro exemplo de como se deve jogar no Porto. Com toda a dedicação, atitude, viver o clube minuto a minuto.

    Bem vindo a este blogue.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Um jogador de eleição, grande profissional, um dos meus preferidos na época em que cá jogou.
    Obrigado por tudo.
    ( Já depois do Eduardo ter arrumado as botas, fiz um jogo de futebol de 5 entre amigos e um dos adversários era ele...
    Não lhe ganhei uma bola sequer, e bem me esforcei, eh, eh...).

    ResponderEliminar
  4. Excelente entrevista ao Eduardo Luís com quem tive um excelente bate papo no jantar de Natal. Excelente defesa central, mas que não comprometeu nunca, a lateral-esquerdo na gloriosa caminhada até Basileia. Pés de veludo e quem faltava apenas um pouco de agressividade...mas não se pode ter tudo...

    Um abraço ao Sevilha e ao Eduardo

    ResponderEliminar
  5. Amigo Sevilha, parabéns pela excelente entrevista ao grande Eduardo Luís.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Para aqueles que se interrogam porque será que o Blog Bibó Porto tem tantos visitantes!!!!cá está a resposta.....é com estas e outras entrevistas que estas coisas se fazem.
    A entrevista está muito bem-feita ao Eduardo Luís, um grande atleta do F C PORTO mas gostava que lessem com particular atenção as ultimas linhas :)

    Abraço
    Deixo os meus parabéns ao meu Amigo Sevilha por mais uma Grande entrevista

    ResponderEliminar
  7. simplesmente: excelente!

    os meus Parabéns! a todos os intervenientes!

    saudações desportivas e sempre pentacampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  8. O Eduardo fez parte daquela equipa mágica de 1987... Talvez a melhor de sempre no nosso clube...

    E diz ele na entrevista excelente do meu amigo Sevilha:

    "O que representa o FC Porto na sua vida?

    É a minha história. É a minha referência. É a minha vida."


    Eu gosto de ler estas coisas.

    Obrigado Eduardo e parabéns pela carreira.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelos vossos elogios! :)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. Entrevista mto boa, lembro-me que no jantar lancei uma pequena provocação ao perguntar-lhe se não tinha uma costela vermelha :)

    Ler isto dá-me uma enorme satisfação:

    "O que representa o FC Porto na sua vida?

    É a minha história. É a minha referência. É a minha vida."

    Melhor resposta é impossível, este Senhor merece todo o meu respeito.

    ResponderEliminar
  11. Sevilha, excelente entrevista, e um muito obrigado ao Eduardo Luis, que tive o prazer de conhecer!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  12. uma entrevista que espelha na perfeição a opinião que dele tinha já antes, mais ainda depois do contacto pessoal recentemente, para levar carimbo de «aprovado» a letras gordas do Eduardo Luis.

    pequena entrevista... com enormes e sintomáticas respostas!!!

    ao Eduardo, ao Sevilha e ao já habitual «ombro aMIGO» na ajuda da construção destas entrevistas, um aBRAÇO para todos vocês.

    ResponderEliminar
  13. Saudações Dragonianas.
    Aproveito este espaço para agradecer os comentários a minha entrevista.
    Estarei sempre disponivel .
    Obrigado.Grande abraço.
    Eduardo Luis.

    ResponderEliminar