31 janeiro, 2011

Muito mais que uma rivalidade!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O jogo da próxima 4ªF encerra, mais do que uma simples eliminatória da Taça de Portugal, um embate carregado de simbolismo e em que vão estar em combate duas formas muito diferentes de estar e agir, uma em que prevalece a maledicência e a cultura da desculpabilização para o insucesso e a outra em que o mérito e o sucesso são valorizados!

É por demais sabido o “amor” existente entre os dois clubes que vão a jogo. Direi mesmo que é mais do que um simples “amor”, é um fenómeno com raízes sociológicas muito mais profundas do que aquilo que muita gente pensa. Não é um simples desafio entre duas equipas rivais que se detestam, é um embate entre duas formas muito distintas de estar, basta ver alguns episódios que se têm passado nos últimos anos.

Por muito que se discuta, argumente ou teorize, existe uma grande razão pela qual o FC Porto é um clube muito odiado pelo seu adversário de 4ªF: o FC Porto cometeu a maior das atrocidades, um crime de lesa-pátria que não tem perdão… E esse hediondo crime foi colocar um ponto final na hegemonia dos clubes do Sul e há 30 anos dominar o futebol português, esmagando um a um os seus adversários, ridicularizado um a um os seus inimigos e conquistando a Europa (e o Mundo claro está!) com títulos atrás de títulos.

Internamente, todo este sucesso do FC Porto despertou um enorme ódio, aliado a uma inveja doentia e mesquinha em relação ao nosso clube. É por isso que tantos adeptos do nosso adversário de 4ªF tentam atacar e diminuir o mérito do nosso clube. Basta ver 5 minutos de qualquer programa desportivo ou viver (como eu!) num meio demasiado “vermelho e verde” para constatar que de facto o FC Porto é um clube muito invejado e odiado porque representa exactamente o contrário daquilo que é tipicamente português. Falar no FC Porto é sinónimo de falar em mérito, trabalho e sucesso, três palavras que seguramente não se podem associar a algo tipicamente português…Existe uma relação directamente proporcional entre o ódio que despertamos nos nossos adversários e o sucesso que temos!

Para 4ªF, apenas peço a AVB que faça uma coisa: que coloque nas paredes do balneário as declarações em que o “papa-chiclas”, aquele que mamou 10 golos nos últimos 3 jogos, disse que o FC Porto apenas estava em 1º lugar por causa dos árbitros, ou aquela em que ele disse que o FC Porto ainda não tinha lidado com pressão…Não tenho dúvidas de que irá ser a motivação psicológica dos jogadores o principal factor para aquele jogo. E neste particular confio em AVB, porque considero ser essa uma das suas principais facetas: a capacidade em motivar os seus jogadores!

Apenas uma reflexão final: eu detesto perder com o adversário de 4ªF. Acredito que pela capacidade já demonstrada nesta época temos todas as condições para levar de vencida o nosso “odioso” adversário. No entanto, há uma coisa de que eu, nem todos os portistas, não nos podemos esquecer, que se prende com a existência de 3 resultados possíveis num jogo de futebol contra qualquer adversário. Apenas peço aos jogadores esforço e concentração máximos naquele jogo, porque acredito que depois a grande força e qualidade dos nossos jogadores fará o resto, que é como quem diz, vencerá naturalmente o jogo… No entanto, de uma coisa podem estar certos: aconteça o que acontecer, quer ganhemos quer percamos, eu vou continuar incondicionalmente a apoiar esta equipa, criticando quando ache conveniente e elogiando quando for necessário. Certamente, não contem comigo para choradinhos ou noite de “facas longas”…Porque o meu grande lema é, e sempre será: sou portista na hora das vitórias, mas sobretudo na hora das derrotas…

19 comentários:

  1. Lá estarei de alma e coração nas bancadas do dragão!

    ResponderEliminar
  2. pessoal,por favor divulguem, não atirem bolas de golfe nem nenhum objecto durante o jogo, é isso que eles querem, se acertar no gr deles, ele já leva instruções para sair do campo e com isso o jogo ser cancelado, podendo fcp perder o jogo e a eliminatória, para que centenas de bolas no relvado se com uma de futebol da mos baile!!

    ResponderEliminar
  3. Brilhante post! 101% de acordo! VAMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  4. "uma em que prevalece a maledicência e a cultura da desculpabilização para o insucesso e a outra em que o mérito e o sucesso são valorizados!".

    Isto é caricatura. No ano passado os papéis inverteram-se e inverter-se-ão quando o Benfica voltar a ser campeão e o Porto a agarrar-se a tudo para desvalorizar as vitorias do Benfica. Isto não é cultura nenhuma do clube : é vitimização para afirmar que afinal não somos nos, quando perdemos, que somos maus, mas os outros, quando ganham, que são manhosos. Exemplos? Aos "campeonatos da fruta", como os benfiquistas os qualificam, pagam os adeptos portistas com "o campeonato dos tunéis" (qualificação dada pelo proprio presidente do FCPorto, ou seja, vitimização de "Estado").

    Por outras palavras, um mau perder que afinal existe na maioria dos adeptos de cada clube.

    ResponderEliminar
  5. Agora um comentario mais substancial. Estou completamente de acordo com o autor do artigo num ponto : se o Porto é odiado pela maioria dos benfiquistas (apenas uma minoria de adeptos do Benfica prefere que o Porto ganhe em vez do Sporting e estes são normalmente lisboetas) é, de facto, porque o Porto tomou o lugar que pertencia ao Benfica (a partir do inicio dos anos 90, os anos 80 tendo sido um periodo de dominio partilhado).

    Se eu não gosto do Pinto da Costa não é pelas suspeitas que existem de jogos de influência e de manhas. Como não sou paranoico não gosto de entrar na logica das teorias do complot. Se eu não gosto dele é pura e simplesmente porque relegou o meu clube a um segundo plano nacional e internacional. Ao contrario de muitos benfiquistas não tenho problemas nenhuns em admiti-lo. Trata-se de algo bastante natural, tão natural que se aparecer alguém que faça com que o Benfica volte a ser o principal clube português, os adeptos do Porto irão, necessariamente detesta-lo (penso eu).

    ResponderEliminar
  6. É mesmo, muito mais que uma rivalidade!

    Para cima deles, carago!!

    ResponderEliminar
  7. Sobre o jogo em si mesmo, o Porto parte em clara vantagem, mesmo se constatamos uma baixa de regime nas suas performances. Algo bastante natural pois é impossivel manter o ritmo que o Porto teve na primeira metade da época. Prova da grande qualidade da equipa portista é que conseguiram fazer com que ela não afectasse os resultados. Muitas vezes as vitorias por 1-0, com muita luta e sofrimento (como em Aveiro) são mais motivantes e moralizadoras que outras mais folgadas. E imagino igualmente que a equipa técnica esteja a prever uma retoma do ritmo para agora, meses de Fevereiro e Março, quando a maioria das competições atinge os periodos decisivos.

    Mas o Benfica que estara na quarta no Dragão é igualmente um Benfica diferente. Ja não é o Benfica da Supertaça, que ganhava mesmo antes de jogar, nem o da Liga, que teimava em não ver que o principal culpado do mau inicio da época foi o proprio Benfica. Certo, de vez em quando la sai uma "boca" sobre as arbitragens, mas isso agora é apenas discurso para mobilizar os adeptos, como o foi no ano passado e no inicio deste ano o discurso dos tunéis para os portistas. Engula o discurso do Calimero quem quer enguli-lo. O Benfica de hoje é um Benfica que ja corrigiu uma boa parte dos erros cometidos, que volta a jogar um bom futebol, coerente e ritmado. Contudo ainda não teve um grande adversario para o testar verdadeiramente desde os 5-0 no Dragão).

    Vantagem para o Porto (por alto diria 65%-35%) graças principalmente ao seu meio-campo e ataque que são dos melhores da Europa. Em França, onde vivo, colocam o Porto como um dos principais favoritos à Liga Europa graças ao Falcao-Hulk-Varela, mas o que eu invejo realmente no Porto é Fernando-Belluschi-Moutinho. O Porto é uma equipa perfeitamente equilibrada graças a eles. Espero que o Benfica coloque pelo menos a defesa do Porto à prova, pois é realmente o ponto fraco (centrais e agora sem Alvaro Pereira). Se o Benfica conseguir fazê-lo, aumentara e muito as suas hipoteses de ganhar.

    ResponderEliminar
  8. Raramente me dou ao trabalho de argumentar contra quem é adepto dos “papoilas saltitantes”, mas hoje, e perante aos comentários aqui em boa hora permitidos, não me sentiria bem se não tentasse clarificar alguns pontos das ideias que o ilustre emigrante aqui depositou.
    Não basta pretender concluir que seja uma verdade, aquilo que o nosso raciocínio nos mostra, principalmente se ele estiver condicionado por um sentimento de paixão (clubista neste caso), pois isso invariavelmente causa distorções nas conclusões a que se chega.
    Estarei eu também condicionado por esse anátema?
    É possível, mas existem factos reais, que o mais apaixonado dos adeptos do nosso querido adversário, não pode deixar de aceitar como um empecilho a uma conquista sem dúvidas. Os túneis do passado campeonato, não são uma desculpa para a classificação alcançada pelo Porto, mas não valorizam em nada o campeonato conseguido pelo seu clube. Por outro lado o tal campeonato da “fruta” só é chamado assim por aqueles que insistem em não reconhecerem o logro em que foram atraídos por aqueles que não conseguem ter os êxitos que tanto invejam.
    PS: a palavra de verificação não podia ser mais a propósito. TRETA.

    ResponderEliminar
  9. SrºDavid Duarte
    Não acho inteligente pensar que o meu clube está brilhantemente representado no panorama europeu á custa da falta de presença de outra equipa lusa,pelo simples facto que não raros foram os anos (e continua) em que mais de 3 clubes se fizeram representar (com resultados embora diferentes mas bastante esclarecedores quanto ás suas performances)
    Viva o Futebol Clube do Porto
    SD

    ResponderEliminar
  10. Fimoze, garanto-lhe que muitos benfiquistas apresentar-lhe-iam argumentos que permitiriam verificar, demonstrar, a existencia dos campeonatos da fruta. Penso sinceramente que em nada tais argumentos (sejam eles para o lado da "fruta" ou dos "tunéis") nos façam avançar no que quer que seja.

    Rui, não quis afirmar que o sucesso do Porto ao nivel internacional està ligado a um eventual insucesso do Benfica. Penso pelo contrario que o sucesso dos clubes portugueses na Europa depende e muito da existência de uma forte concorrência interna. Os sucessos do Benfica nos anos 60 dependeram indirectamente da existência de um forte Sporting (vencedor da TVT em 64). Os sucessos do Porto nos anos 80 dependeram (é a minha convicção, mas claro, é contestavel) da existência de um Benfica forte a nivel interno (dominio partilhado) e externo (finalista da UEFA em 83 e da Taça dos Campeões em 88). A unica excepção serà as vitorias do Porto em 03 e em 04 onde ai dominou de forma clara as Ligas.

    Eu não desvalorizo em nada nenhuma vitoria portuguesa ao nivel internacional. Pelo contrario (e imagine, ainda mais em França onde teimam em considerar o futebol português pobre..., mas quando vemos o curriculum dos clubes portugueses e franceses...) é com grande orgulho que vejo equipas portuguesas ganhar no estrangeiro e isso inclui o Porto.

    P.S.: Alias, espero bem uma final Porto-Benfica na Liga Europa. Não vejo outra forma de vingar os 5-0 : o Benfica vencer o Porto num palco europeu!

    Saudações gloriosas!

    ResponderEliminar
  11. David Duarte,

    Penso que existe uma diferença entre os “campeonatos da fruta”, como lhe chama, e o “campeonato dos túneis”.

    Eu, a grande maioria dos colaboradores deste blog, a generalidade dos comentadores televisivos afectos ao FC Porto e provavelmente a esmagadora maioria dos portistas, todos nós defendemos sempre que o seu clube tinha sido um justo vencedor do último campeonato porque tinha sido a equipa que melhor praticara futebol. A trapalhada jurídica que evolveu Hulk e Sapunaru, primeiro punidos com 4 meses, depois punidos com 2 jogos, depois de imensas trapalhadas de conceitos jurídicos, considerandos ridículos de agentes desportivos, etc etc, é uma conta de "outro rosário". Não pode é ser ignorada, nem branqueada como foi tentado pelos adeptos e dirigentes do seu clube. E falar no Hulk, levar-nos-ia por exemplo a falar na bofetada que o seu treinador “enfiou” no Luís Alberto e que muito provavelmente irá passar impune…Não entremos por aí…

    Algo bem diferente, é a forma conspirativa e ridícula como muitos adeptos do seu clube defendem que o FC Porto SÓ venceu títulos europeus e internacionais por causa da fruta ou dos árbitros…Porque se assim fosse, finda toda a máquina judicial em torno do apito dourado, o FC Porto perderia naturalmente a hegemonia do futebol português…e isso não aconteceu…


    PS: Para verificar a veracidade daquilo que acabei de escrever, basta ir aos arquivos deste blog, bem como ler os escritos de portistas ilustres (e que de algum modo podem reflectir uma % razoável do pensamento portista) como Rui Moreira, Miguel Sousa Tavares ou Francisco José Viegas…

    PS':Alem disso, a generalidade dos portistas conseguiu algo quase inedito nos adeptos do seu clube: admitir a superioridade do adversário...E isto é facilmente comprovado pelos arquivos...Não entremos também por aí...

    ResponderEliminar
  12. RCBC, penso estar a ser injusto ao reduzir os adeptos benfiquistas à minoria que afirma que os sucessos do FC Porto dependeram unica e exclusivamente da fruta. A maioria reconhece a superioridade do FC Porto nos ultimos 20 anos, até porque varios Ligas foram conquistadas com mais de 15 pontos de avanço.

    E sobretudo, porque a maioria dos adeptos benfiquistas reconhece a pouca qualidade (salvo raras épocas) do futebol do Benfica... basta relembrar a longa lista de jogadores que o Benfica ja teve.

    A memoria é selectiva e normalmente retém mais aquilo que nos é nefasto. Peno que està a tomar a parte pelo todo.

    ResponderEliminar
  13. Um texto verdadeiramente excelente! Parabéns! Acho que somos menos favoritos do que no jogo em que humilhamos e não sei como vamos jogar sem Álvaro 'Palito' Pereira e o Radamel 'Ibraimavic' Falcão. No entanto temos equipa para os vencer e levar uma vantagem superior a 2 golos seria o ideal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. RCBC, este post está genial, estou completamente de acordo com tudo o que aqui escreves-te, parabéns! :)))

    Quarta lá estarei a dar o meu apoio!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. "Falar no FC Porto é sinónimo de falar em mérito, trabalho e sucesso, três palavras que seguramente não se podem associar a algo tipicamente português…Existe uma relação directamente proporcional entre o ódio que despertamos nos nossos adversários e o sucesso que temos!"

    RCBC, ora nem mais, ora nem mais... muitos os há que com medos, receios ou pura e simplesmente porque vêem as coisas de uma forma opaco que eu, por muito que olhe, não consigo jamais encontrar... admito, é (muito) mais forte que eu, daí que prezo muito o meu bom e salutar hábito de «cultivar» o meu ódio de estimação para com essa agremiação de ciclistas com nome de freguesia... gosto tanto deles, quanto eles gostam de mim... a partir daí, estamos quites, numa de olho por olho, dente por dente.

    há quem não ache piada alguma ao já mais que habitual musicol que a cada jogo no Dragão, por uma ou mais que uma vez, lhes é lançado durante os jogos, naquele abraço fraterno do beijo da morte... eu, acho piada, curto, apoio e revejo-me nele a 101%!!!

    e daí?
    faz-me melhor que os outros? não! faz-me pior? não!
    tão só, dá-me um prazer do caraças relembra-los a toda a hora e instante que o seu pior pesadelo somos nós, encarnados no manto sagrado do fcPORTO!!!

    preparem-se... o dia está a chegar!!!

    ResponderEliminar
  16. bLue bOy, como me dà um prazer enorme saber que pensa tanto no meu clube como pensa no seu. Estamos bem assim ^^

    ResponderEliminar
  17. RCBC mais um grande post. Um grande abraço para os Açores.

    Entretanto oh David estou à espera desses tão afamados relatórios da verdade em que existiram campeonatos da Fruta, até fico pasmado como não foi testemunha do ministério publico no caso apito dourado.

    Eu em relação ao clube do regime nem preciso de provar está à vista de todos, todos os fim-de-semana há sempre algo para contar.

    ResponderEliminar
  18. "o FC Porto é um clube muito invejado e odiado porque representa exactamente o contrário daquilo que é tipicamente português."

    Ainda bem que alguém escreveu sobre isto. Da próxima vez (e não são poucas) que me acusarem de ter inveja do clube das papoilas saltitantes vou responder exactamente o que aqui li. Parabéns!

    Amanhã lá estarei, mas vou com uns xanax atrás tenho medo de me dar uma pataleta das grandes xD

    ResponderEliminar
  19. David Duarte,

    tanto me faz, como se fez, o modo como ficas com os meus contos e ditos. é pró lado que melhor durmo!!!

    ResponderEliminar