14 janeiro, 2011

Pressão? No Dragão não!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A acidental vitória do Nacional no Dragão, efusivamente festejada pelos jogadores madeirenses como se o campeonato tivessem ganho, tirou os seis (?) milhões da depressão colectiva em que mergulharam desde o início da época, esquecendo-se que ela tinha sido na Taça da Liga, onde os favoritos são eles, como Jesus logo avisou, já que não o são em mais prova nenhuma. Ficaram felizes com aquela banal derrota que lhes fez desenterrar a esperança, como admitiu Javi Garcia, aquele que distribui tareia durante um jogo inteiro, mas que só vê o amarelo de quando em vez.

Agora, para confirmar que eles não vão aguentar a pressão, só faltava caírem aos pés do Marítimo. Acreditavam que na pausa natalícia aquela equipa que em 27 jogos consentiu apenas três empates, que lhes “espetou” cinco no Dragão, que lhes voltou a roubar mais uma Supertaça, não ia ser a mesma. Depois, não havia Falcao – aquele que no ano passado, e a muito custo, conseguiram que não conquistasse a bota de ouro -, não havia Alvaro Pereira – aquele que os trocou por nós em quatro minutos -, nem Fucile, mas havia uma equipa cheia de dúvidas, como previa Saviola, depois daquele terrível resultado na taça da cerveja, com consequências imprevisíveis. E ainda havia um Xistra, vermelho de coração, sempre pronto a dar uma ajudinha. “É agora que eles vão começar a cair”, sonharam.

Durante 36 minutos eles acreditaram. Tinha tudo para ser o princípio da nossa queda. Dominávamos o jogo, mas não havia grandes oportunidades de golo perante um adversário, fechadinho lá atrás no seu meio-campo, com uma frota de autocarros em frente à baliza, que de quando vez lá dava um ar da sua graça em contra-ataque, aproveitando as fragilidades gritantes do nosso lado esquerdo patrocinadas por mais um “lateral-fiasco” descoberto não na Argentina, como tem sido hábito, mas bem mais perto, em Coimbra. (Vá lá, não havia Sereno, que de sereno só tem mesmo o nome…)

Até que Guarín, um exemplo perfeito daqueles que se metamorfoseou com a chegada do pequeno génio ao seu banco de sonho, os voltou a atirar bruscamente para perto depressão. E à bomba, para doer mais, como eles merecem. Depois, veio o habitual míssil incrível, disparado por aqueles pés mágicos que eles conseguiram ceifar na fase decisiva do campeonato passado com a armadilha do túnel que lhes abriu caminho para o título que só conseguiram garantir, à rasquinha, na última jornada.

Logo a seguir, caído do céu e por obra e graça de Xistra, que inventou uma falta de Sapunaru, apareceu o golo do Marítimo. E eles voltaram a ter fé e a lembrar-se do jogo da taça da cerveja, o único que este ano lhes deu verdadeiramente uma alegria. Não por muito tempo. Guarín voltou a abrir o livro e empurrou-os definitivamente para a depressão de onde este ano teimam em não sair.

Pressão, Jesus? No Dragão? Pois claro que não!

O "Farpas" nasceu no Porto, vive no Porto e há-de morrer no Porto. Mais do que um portuense orgulhoso da sua cidade e um regionalista convicto, é um portista doente, que vive, respira e ama incondicionalmente o seu clube. Nutre um incontrolável ódio pelos lampiões e um ódio moderado pelos lagartos. O "Farpas" não é um portista de sofá, é um portista militante, que não falta a um jogo oficial da equipa de futebol desde Janeiro de 2009 e que, sempre que pode, se senta nas bancadas do Dragão Caixa para apoiar o basquetebol, o hóquei e o andebol.

9 comentários:

  1. Ehehehe Pressão, Jesus? Querias!!!

    ResponderEliminar
  2. "O "Farpas" não é um portista de sofá, é um portista militante, que não falta a um jogo oficial da equipa de futebol desde Janeiro de 2009 e que, sempre que pode, se senta nas bancadas do Dragão Caixa para apoiar o basquetebol, o hóquei e o andebol."

    Bem-vindo!! E ao que reparo, é dos meus ;)

    Abraço e bons post's na luta pelo nosso FC Porto!

    ResponderEliminar
  3. Está enganado meu caro.
    A nossa pressão, é aquela do Quim Barreiros:
    Vou comprar uma panela de pressão, para ver seu “cusinho” mais depressa.

    ResponderEliminar
  4. Um belo início do "farpas" neste espaço de culto ao nosso Porto. E diz ele na sua bela prosa de hoje:

    "Até que Guarín, um exemplo perfeito daqueles que se metamorfoseou com a chegada do pequeno génio ao seu banco de sonho, os voltou a atirar bruscamente para perto depressão"

    Gostei do pormenor, pequeno génio no seu banco de sonho... Grande abraço e continuação de belas prosas no nosso bibó-porto!!

    ResponderEliminar
  5. Frapas? Venham elas e com força.

    Bem vindo caro Blogueiro à equipa.

    Um grande abraço e continuar a mandar mais farpas ao inimigo.

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais um abraço ao Farpas e muito bem vindo ás lides blogueiras!

    Com farpas assim, os outros que se cuidem!

    Gostei da referência ao lateral esquerdo...

    Quanto á pressão??? No Dragão muita e muita pressão!!!
    É com a pressão de ter que ganhar todos os jogos que os nossos atletas têm que saber conviver!
    É com a pressão de sermos os melhores e mais temidos, que todos temos que viver!

    Pressão? Sim, a interna, a que motiva e atribui sentido de responsabilidade.
    A outra? CAGUEM PARA ELA....

    Avança FARPAS!!!!

    ResponderEliminar
  7. Umas boas farpas para começar... venham mais que é preciso.
    E viva o Porto.

    ResponderEliminar
  8. fARPAS,

    bEM vINDO a este cantinho que passa doravante tb a ser teu... e pela amostra, preparem-se, temos (muitas e boas) «farpas» a caminho na defesa intransigente do bom nome e honra do nosso fcPORTO.

    pressão? pouca ou nenhuma... mas se ajudar a manter os índices de concentração e motivação no topo para o resto da época, esperadas que vão ser algumas e muitas rasteiras para nos derrubar, amedrontrar, então venha de lá essa, porque o fcPORTO, tem no seu genes, o bom e velho hábito de quanto mais mal nos querem, mais bem ganhamos e conquistamos.

    aBRAÇO e venham de lá mais «farpas» sem dó nem piedade!!!

    ResponderEliminar
  9. Bem vindo a este nosso espaço, bom post para entrada!

    Fico á espera do próximo e com muitas " FARPAS" ;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar