19 abril, 2011

De bravura e coragem se fez a vitória do Dragão em Braga!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ambiente de grande paixão no pavilhão do ABC com adeptos das duas equipas a preencherem quase por completo a lotação do pavilhão. Lá estive no meio do grupo de entusiastas das modalidades azuis e brancas, festejando cada golo da nossa equipa como se de um título se tratasse.

E por falar em títulos, com esta vitória em Braga, deu-se um passo muito importante rumo ao Tri. Esta vitória passou pela raça dos jogadores, pela forma como superaram uma arbitragem tendenciosa, pela bravura e crença de um grupo de adeptos inexcedível mas mais importante que tudo o que referi, foi a exibição do guardião Cubano Alfredo Quintana, 15 defesas em 26 remates, 58% de eficácia! Bravo! Mais um tiro certeiro de José Magalhães!



ANDEBOL

FC Porto vence em Braga e tem 2 pontos de avanço sobre o SL Benfica...
( 1º FC PORTO-39 pts e 4 jgs; 2º Benfica-37 pts e 4 jgs; 3º Madeira-36 pts e 4 jgs...)
  • FC Porto 43-22 Águas Santas
  • ABC Braga 17-21 FC Porto
Na quarta-feira, o Porto cedo demonstrou que os Maiatos não iam ter qualquer hipótese de lutar pelos pontos, tal foi a qualidade demonstrada pelos azuis e brancos. O placard ao intervalo de 20-10 reduziu o interesse da segunda parte mas mesmo assim, registe-se os bons momentos de andebol proporcionados pelos pupilos de Obradovic. Gilberto Duarte com 7 golos destacou-se, sendo seguido por Dario e Moreira com 5 golos e por Tiago, Wilson e Inácio com 4, numa partida onde até os jovens Angolanos entraram e facturaram.

No sábado, com quase meia centena de adeptos do Porto a puxarem incessantemente pela equipa em Braga, o FC Porto soube superar o adversário sempre muito combativo, o ambiente sempre muito pressionante e a dupla de arbitragem sempre muito caseira. Ao intervalo os dragões venciam por 10-12, e na segunda parte, houve ali uma fase dos 11-15 aos 14-15 que só não foi pior para as nossas cores porque o nosso redes (que entrou a meio da 1ª parte) Cubano tudo defendia, demonstrando excelentes pormenores e uma eficácia tremenda.

Na parte final com 17-19 foi o Central, Filipe Mota, quem assumiu a responsabilidade e facturou os 2 últimos golos, deixando em delírio absoluto a nossa falange de apoio. Vitória muito importante dos Dragões no palco onde festejaram o bicampeonato. Neste jogo, Dario e Mota com 4 golos foram os melhores marcadores seguidos de Tiago, Moreira e Wilson com 3.



Amanhã pelas 18h30, novo jogo no dragão caixa com o Madeira SAD, local onde naturalmente voltarei a estar. Na próxima quarta-feira, é dia de Porto/Benfica (dia 27) pelas 21h30. Os encarnados estão agora no 2º lugar a 2 pontos do líder e bicampeão FC Porto, sendo a única equipa ainda ameaçadora quanto à renovação do título pelo FC Porto, até pelas arbitragens que sempre os beneficiam nos momentos decisivos, como se pode ver no último Benfica/Porto na Luz.



BASQUETEBOL

FC Porto vence CAB por 2-0 e está a uma vitória das meias do play-off...
(1º FC PORTO- 43 pts e 22 jgs; 2º Benfica-39 pts e 22 jgs; 3º A.Coimbra-38 pts e 22 jgs...)
  • FC Porto 88-78 CAB Madeira
  • FC Porto 81-62 CAB Madeira
O 1º jogo dos Play-off acabou por provocar mais dificuldades do que as que o Porto porventura esperaria. Só nos últimos 2 minutos é que se decidiu um jogo marcado por mais uma grande exibição de Stempin (27 pontos e 14 ressaltos), seguido por Ogirri que marcou 13 pontos, e Andrade e Terrell com 12 cada.

O jogo de domingo foi muito mais tranquilo com o placard ao intervalo a comprovar esta tese (49-30). Neste jogo, o MVP foi Julian Terrell com 17 pontos e 10 ressaltos, seguido por Stempin com 14 pontos e João Soares com 12 pontos. O Porto lidera a série por 2-0 e para passar às meias-finais, basta-lhe ganhar mais um jogo.

Sexta-feira pelas 17h30 há jogo no Funchal, e se for necessário, domingo (15h15) jogar-se-á a 4ª partida no mesmo local. A negra, que é de todo improvável, está marcada para dia 27 antes do andebol, pelas 19 horas no Dragão Caixa.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto bate HC Braga e está a apenas 5 vitórias do decacampeonato...
( 1º FC PORTO-67 pts e 25 jgs; 2º Benfica-67 pts e 25 jgs; 3º Oliveirense-60 pts e 25 jgs...)
  • FC Porto 8-2 HC Braga
Além dos 2 jogos de andebol desta semana onde marquei presença, também estive no clássico de futebol e no jogo de hóquei na quinta (só faltei mesmo ao basquetebol).

Os eneacampeões entraram a perder (e com Pedro Gil castigado em mais uma medida inédita), mas deram a volta de forma tranquila com grandes exibições de Reinaldo (4 golos), Filipe (2) e Edo Bosch. Os outros 2 golos foram de Suissas e Garcia.

O Porto, que continua líder, só volta a jogar dia 30 (pelas 15 horas) com o Viana no dragão caixa. Faltam 5 passos para o deca!!!

Por agora, temos o torneio de Montreux com a Selecção Nacional de 20 a 24 de Abril.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

ALFREDO BRAVO QUINTANA (ANDEBOL)

O guarda redes Cubano contratado recentemente pelo FC Porto, fez uma exibição notável em Braga, sendo o factor mais decisivo para a vitória da nossa equipa de andebol no pavilhão de um adversário sempre muito combativo. Alfredo Bravo Quintana em 26 remates, defendeu 15, sofrendo 11 golos (Laurentino tinha sofrido os primeiros 6). Foi a surpresa de Obradovic e resultou em cheio. Muito se deveu a este homem esta preciosa e saborosíssima vitória.



Saudações Portistas,
Lucho.

15 comentários:

  1. Na senda dos triunfos, a caminho dos títulos para conseguirmos o pleno!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. No Andebol,vitória muito importante que nos deixa cada vez mais perto do Tri.Confesso que no inicio torci o nariz ao Quintana mas tou rendido às suas ultimas 2 exibições (Águas Santas e ABC).

    No hóquei mais uma vitória tranquila,apesar do inicio habilidoso da equipa de arbitragem.
    Faltam 5 para o Deca e não o podemos deixar fugir.

    Na "minha modalidade" o basket estivemos muito bem! No 1º jogo tivemos um pouco de dificuldade em parar o jogo exterior do CAB o que nos dificultou a tarefa,mas no 2º jogo melhoramos substancialmente e conseguimos uma vitória bem mais esclarecedora. Agora é resolver isto na sexta para a nossa equipa poder passar a páscoa em casa. Sinceramente acho que isto se vai resolver em 3 jogos,apesar de achar que o CAB tem uma excelente equipa como referi aqui a semana passada.

    Quarta vai ser complicado ir ao andebol,aniversário do pai,jogo da taça...mas tentarei marcar presença.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande jogo em Braga, os nossos meninos estiveram em grande!

    No Hóquei mais uma excelente vitória!

    No Basquet, 2 vitórias e tenho quase a certeza que sexta arrumam o assunto!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. http://best-of-futebol.com/2011/04/cd-branqueou-castigo-de-jorge-jesus/

    Divulgar!

    Absolutamente vergonhoso!

    ResponderEliminar
  5. Agradecer o vídeo que aqui coloquei ao colega Castro de Santo Tirso. Está excelente. Grandes momentos vividos em Braga.

    ResponderEliminar
  6. Nuno Grilo e a invencibilidade em casa: «Motivação-extra»

    O FC Porto Vitalis ainda não perdeu em casa para o campeonato esta época, um facto que Nuno Grilo quer aproveitar como motivação-extra para a recepção ao Madeira SAD (quinta jornada da fase final), marcada para esta quarta-feira, às 18h30, no Pavilhão Dragão Caixa.

    Vitória importante num campo difícil
    «Alcançámos mais uma importante vitória, desta feita sobre o ABC, num terreno onde nunca é fácil ganhar. Estivemos muito bem em Braga, sobretudo o nosso guarda-redes [Alfredo Quintana], que se apresentou a um nível altíssimo [15 remates defendidos em 26, com uma eficácia de 58 por cento].»

    A contar com o apoio dos adeptos
    «Faltam seis jogos, sendo que os três próximos se realizam em casa, podendo ditar muita coisa. Estamos na frente, portanto são as outras equipas que têm de estar preocupadas; além disso, continuamos invictos no Dragão Caixa, o que nos confere uma motivação-extra. Contamos com o apoio habitual dos nossos adeptos.»

    Jogar como um verdadeiro colectivo
    «O Madeira SAD tem sido uma equipa bastante regular, e entrou bem nesta fase. Vêm de uma derrota e vão querer, com certeza, vencer. Vão dar tudo por tudo, pelo que não vai ser um jogo fácil. Teremos de defender bem e jogar como um verdadeiro colectivo.»

    FCP.PT

    ResponderEliminar
  7. Dragão Caixa atingiu 100 000
    RUI GUIMARÃES

    Praticamente dois anos após a inauguração, a 23 de Abril de 2009 - embora só tenha recebido o primeiro jogo no dia 7 de Maio, com uma vitória da equipa de andebol sobre o Madeira SAD, nas meias-finais do play-off de um campeonato que o FC Porto veio a ganhar -, o Dragão Caixa ultrapassou a barreira dos cem mil adeptos. O número redondo atingia-se com 163 espectadores no encontro de anteontem frente ao CAB Madeira, o segundo dos quartos-de-final do play-off de basquetebol, mas a partida registou a presença de 1111 adeptos, o que elevou a contagem até aos actuais 100 948.

    Sendo uma estrutura preparada para receber o mais diverso tipo de eventos - a entrega dos Dragões de Ouro e o jantar de Natal do clube já ali se realizaram -, o Dragãozinho recebeu 108 jogos, mas a contagem é feita considerando apenas 105, uma vez que três, do Troféu António Pratas (basquetebol), foram à porta aberta.

    Assim, em 105 partidas, o recinto das modalidades do FC Porto teve uma média de 961 espectadores, o que, perante os 2009 lugares de público disponíveis, se traduz numa taxa de ocupação de 47,80%. Para se ter uma noção do significado deste número, basta referir que, na Liga ZON Sagres, apenas o Dragão e a Luz têm médias superiores (71,78% e 59,68%, respectivamente), ou seja, o Dragão Caixa tem uma taxa de ocupação superior a Alvalade (Sporting, com 47,04%), D. Afonso Henriques (Guimarães, com 46,83%) ou AXA (Braga, com 44,83%)...

    Ainda que alguns clubes de futebol possam argumentar o mesmo, é de salientar que muitos destes jogos do Dragão Caixa se disputaram à noite e a meio da semana, especialmente os de hóquei em patins e andebol.





    Nove troféus conquistados

    Desde a inauguração do pavilhão, as três modalidades do FC Porto conquistaram... nove competições oficiais.

    As contas são fáceis de fazer: o andebol leva dois campeonatos e uma Supertaça; o basquetebol uma Taça de Portugal e um Troféu Hugo dos Santos; o hóquei em patins conquistou dois campeonatos, uma Supertaça e uma Taça de Portugal. E os números podem aumentar em breve. Esta época, o FC Porto está em condições de ganhar os três campeonatos.



    Ver desporto numa sala de cinema
    CARLOS FLÓRIDO

    Não sou arquitecto, mas cursei engenharia e por isso tinha um mínimo de conhecimentos para, no dia em que vi o buraco onde Manuel Salgado queria construir o pavilhão do FC Porto, poder exclamar: "Impossível!". Obviamente enganei-me, tal como todos os que pensaram como eu, pois o Dragão Caixa festeja esta semana dois anos e passou de obra bem sucedida a palco de êxitos desportivos. As limitações de espaço terão até contribuído para esse sucesso, pois o arquitecto, além de linhas inovadoras, acertou em cheio na lotação do recinto: os dois mil lugares são a medida certa para jogos de modalidades. Os 100 mil espectadores em dois anos, que equivalem a 961 pessoas por jogo - percentagem de ocupação de 47,8%, ligeiramente acima dos estádios de Alvalade, Guimarães e Braga esta época - provam que um pavilhão aconchegado e com o conforto de uma sala de cinema é a solução quando se pretende promover modalidades que não o futebol. E o segredo está mesmo aí, é tempo de se ver andebol, basquetebol ou hóquei em patins como se de um filme se tratasse.

    OJOGO

    ResponderEliminar
  8. Museu inaugurado a 23 de Abril de 2012"
    R.G.

    Jorge Nuno Pinto da Costa mostrou-se satisfeito pela marca ultrapassada pelo Dragão Caixa, mas, imparável, revelou a O JOGO mais uma boa nova para a massa adepta dos dragões. O museu abre portas dentro de um ano.

    Praticamente dois anos depois da inauguração, mais de cem mil adeptos já foram ao Dragão Caixa. Que sentimento lhe desperta este número?

    É um orgulho constatar que os nossos adeptos acompanham o clube nas suas diversas modalidades. Todos sabem que o futebol é a principal actividade do FC Porto, mas também temos uma história de ouro nas outras modalidades, e os adeptos reconhecem isso. Cem mil adeptos em menos de dois anos é um número que reflecte a fidelidade dos portistas.

    Satisfeito com a adesão, mesmo depois de perdida a centralidade das Antas durante nove anos?

    A centralidade das Antas nunca se perdeu, porque foi sempre à volta do estádio que tudo girou. É claro que se perdeu o hábito de assistir a um jogo das modalidades antes do futebol, mas isso está de volta há quase dois anos, e os adeptos têm respondido afirmativamente.

    Era uma obra que muitos pensavam impossível. Não só está de pé como já tem dois anos e foi palco de muitos jogos, vitórias e títulos. A resposta aos que não acreditavam está agora dada?

    Os portistas sempre acreditaram a partir do momento em que o prometemos, porque os nossos adeptos sabem que lhes falamos verdade. Os que não acreditavam não eram os nossos adeptos; eram os invejosos do costume e, a esses, já estamos habituados a fazer a desfeita.

    Como consegue o FC Porto revelar-se vencedor no futebol, mas também no andebol [é primeiro na luta pelo tri], basquetebol [tem vantagem casa no play-off] e hóquei em patins [é primeiro na luta pelo deca]?

    O único segredo não é segredo nenhum; as vitórias conseguem-se com trabalho e com competência, e essa é a marca do FC Porto. Para se vencer, é preciso ter bons jogadores, bons treinadores, bons funcionários e bons adeptos, mas depois é preciso trabalhar e ser competente. Temos cultura de trabalho, que faz sobressair a competência, e isso enche-nos de orgulho.

    Acredita no pleno? Depois do futebol, também andebol, basquetebol e hóquei em patins têm fortes possibilidades de chegar ao título e em todas lutando com o Benfica...

    O nosso destino é vencê-los.

    Imaginava, em dois anos, festejar quatro títulos [dois de andebol e dois de hóquei]?

    Imaginar, imaginamos sempre, porque ninguém compete para perder. Sabemos que não vamos ganhar todas as provas, isso é impossível, mas temos o dever de trabalhar e lutar por todas as vitórias. Os títulos são um hábito no FC Porto, e continuamos a trabalhar para manter o clube no primeiro lugar do desporto português.

    Mesmo com muitos anos a jogar fora de casa, após a demolição do Américo de Sá, as três modalidades de pavilhão do FC Porto não só se mantiveram vivas como ganhadoras. Isso é um exemplo da mística do clube?

    A mística do FC Porto é trabalhar e lutar. Somos uma organização importante no País e temos alguma vaidade por sermos um exemplo tantas vezes elogiado internacionalmente.

    No dia em que se iniciou a demolição do pavilhão Américo de Sá, prometeu construir um novo recinto para as modalidades. Qual é o próximo projecto? O museu do clube?

    O museu, espero vê-lo ser inaugurado no dia 23 de Abril de 2012 e vai surpreender positivamente todos os portistas. Prometemos um museu em que a história do clube estivesse à vista de todos e, dentro de um ano, ele será uma realidade. Vamos ter um dos mais modernos museus do mundo, mais uma valência que oferecemos à cidade. Todos vamos ter orgulho no nosso museu.

    JOGO

    ResponderEliminar
  9. No Andebol passo muito importante para o Tri. Os jogos decisivos são todos no Daragãozinho e como sabemos, é meio caminho andado para a vitória, apesar do Nicolau e Caçador.

    Basquetebol, só vi o segundo jogo e aí, talvez fruto de uma vantagem confortável, gostei bastante da primeira-parte e pouco da segunda. Também nesta modalidade o factor casa pode ser decisivo e o factor casa é Dragão Caixa.

    Hóquei, mais difícl, mas acredito, apesar das poucas vergonhas, como o castigo a Pedro Gil, que e mais uma vez, o F.C.Porto foi pioneiro.
    A pouca vergonha no túnel do Oliveirense só deu castigo aos da casa...

    Museu, se Pinto da Costa que cumpre sempre amis que promete, acredito que vai ser um sucesso e já me estou a imaginar, com a lágrima no canto do olho, no dia da inauguração.

    Um abraço ao Lucho, extensivo a todos os que apoiam as modalidades com entusiasmo e fervor clubístico.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma jornada fantástica das nossas modalidades. Infelizmente, e mais uma vez, só pude estar presente em 2 dos jogos (andebol) mas creio terem sido as vitórias mais importantes.
    O meu destaque vai, por isso, para o Andebol. Depois de um começo hesitante, ditado por um sorteio "infernal", e de algumas exibições menos conseguidas estes dois jogos foram fundamentais para acalmar a equipa e reencontrar os níveis a que no habituaram. E o Quintana...minha nossa...
    No basquete tudo conforme o esperado e o ideal era mesmo resolver a coisa já na sexta feira.
    No hóquei superamos o primeiro jogo sem o Gil com um grande ávontade. É manter o nível que não pode haver o mínimo descuido.
    Continuamos em todas as frentes.
    VAMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Grande e importante triunfo em Braga! Foi uma vitória sofrida, em que, mais uma vez, tivemos de jogar contra a dupla de arbitragem. Nos momentos de maior aperto valeu um extraordinário Quintana que confirmou o potencial que o coloca como excelente alternativa ao melhor guarda-redes a jogar em Portugal. Temos, finalmente, substituto para o Dragan Jerkovic, que foi muito importante na conquista do título da época passada, especialmente nos jogos da fase final onde se mostrou a grande nível.

    Agora é ganhar os jogos em casa e renovar o título de campeão nacional. Não será fácil, mas queremos muito o TRI!

    Hóquei - vergonhoso o castigo a Pedrito Gil! Este tipo de castigos só seria possível a um jogador do FC Porto. Vou ficar à espera de outros casos similares para ver a actuação da federação...

    Devido a esse castigo, a vitória frente ao Braga teve valor adicional. Faltam 5 jogos e não se pode falhar!

    Basquetebol - falta 1 vitória para consumarmos o apuramento para as meias-finais. O título tem de ser conseguido este ano!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Fim-de-semana bastante proveitoso para as nossas modalidades. O trilho do sucesso mantém-se e, passo a passo, a nossa força, a nossa humildade, a nossa classe, nos levará a atingir os objectivos propostos.

    No Hóquei não temos margem para errar, e apesar das armadilhas que se nos vão colocando (vocês sabem do que estou a falar), a nossa firmeza e qualidade tem suplantado tudo. Faltam 5 finais.

    Basket, começamos bem o play-off. Será interessante vencermos já na próxima Sexta-feira e arrumarmos desde já a questão, o que nos permitirá começar a preparar a próxima ronda da melhor maneira, sem sobrecarga de jogos, com todos os nossos atletas no "ponto".

    A vitória do nosso Andebol em Braga foi realmente o destaque do fim-de-semana. Frente a um adversário difícil, num pavilhão relativamente hostil, mostramos do que somos feitos e vencemos sem espinhas. Uma vitória muito importante que, creio, foi a definitiva mola impulsionadora para o Tri.

    Destaque também para a "comitiva" de amigos, na qual orgulhosamente eu me incluí, "doentes" pelo nosso FCPorto, que se deslocou a Braga. Dentro das nossas humildes possibilidades, podemos considerar que também contribuímos para mais esta importante vitória. A comunhão de emoções no final do desafio, entre adeptos, jogadores, treinadores e restante staff, foi digna de registo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Mais uma crónica de luxo!

    Destaco a grande tarde de Sábado em Braga, grande deslocação, grande apoio aos nossos jogadores e grande vitória!!

    E o Quintana? O Quintana não engana!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Invencível em tudo!

    No hóquei, vai ser luta com o slb jogo a jogo. As esperanças que tinha em que eles viessem a perder pontos, ficaram desfraldadas no jogo de Oliveira de Azeméis, em que humilharam os locais por 11-1, acho eu, por muito que ali ou acolá tivessem uma ajuda.

    Temos a vantagem do confronto directo, temos equipa, temos adeptos sempre com eles. Temos tudo para ser campeões.

    No basquetebol, estou convicto de que este ano vamos voltar a ser campeões. Temos qualidade mais do que suficiente para derrotar os mouros na final, se lá chegarem. Quanto a nós, apenas a certeza de que lá estamos.

    Relativamente ao andebol, acredito muito que também vamos ser campeões. A luta vai ser entre nós e o slb, não tenho dúvidas que o jogo de 27 de Abril, que tudo farei para lá estar, vai decidir muita coisa.

    Hoje, por muito que haja clássico no futebol às 20.30 na Luz, há também um jogo muito importante no Dragão Caixa entre a nossa equipa e o Madeira Sad - 18:30.

    Quem puder, que não falhe!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. no aNDEBOL, uma fantástica Bitória em Braga, em pleno antro de papoilas saltitantes, rumo ao TRI e com, que me desculpe o Tino, uma exibição 7 estrelas do Quintana nas redes do nosso fcPORTO... temos uma dupla de redes d'estrondo!!!

    ps - muita boa a tarde passada com estes rapazes do dRAgÂO

    no bASQUETEBOL, e soma e segue... dois a zero com os do CAB... a caminho do resgate do ceptro máximo.

    por fim, no hÓQUEI, cabazada aos de Braga e o DECA que tá ali mesmo à mão... falta só mais um bocadinho axim ;)

    ResponderEliminar