17 abril, 2011

DOMINGOS Paciência

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Numa altura em que as decisões finais estão à porta (o campeonato está decidido mas ainda há 2 meias finais para ganhar) presto homenagem a Domingos que foi um jogador fantástico decidindo muitos jogos ao serviço do F.C. Porto e tornando-se num dos melhores avançados que representou o clube. Também como treinador, tem revelado uma grande qualidade ao serviço dos vários clubes onde esteve mas especialmente nas 2 últimas épocas ao serviço do Braga.

Domingos José Paciência Oliveira nasceu em Leça da Palmeira em 2 de Janeiro de 1969 e chegou ao Porto aos 13 anos de idade na companhia do amigo Vítor Baía. Miúdo franzino mas dotado de uma técnica especial foi intensivamente trabalhado pelo departamento de futebol juvenil do Porto para ganhar "músculo" até ser chamado para os seniores em 1987 quando o treinador era Tomislav Ivic (o tal que considerava que Gomes estava "finito"). O ex-júnior Domingos estreou-se nos seniores num particular em Itália contra o Foggia em 15 de Agosto de 1987 mas só a 13 de Abril de 1988 fez o seu primeiro jogo oficial pelos azuis e brancos. Foi no jogo da 30 jornada contra o Elvas em que entrou aos 64 minutos em substituição do ponta de lança brasileiro Raudnei tendo a cinco minutos do final do encontro apontado o quarto e último golo da equipa numa recarga oportuna a remate de Sousa.

Domingos era um verdadeiro ponta de lança mas ao mesmo tempo um jogador de uma qualidade técnica notável que lhe permitia jogar nas alas quando necessário. Aliás, numa entrevista em 1995, ele próprio definia-se como "um jogador útil que trabalha para a equipa" e acrescentava: "Se vir um colega em melhor posição para marcar, dou-lhe o golo. Não estou para prejudicar a equipa. Não vivo de troféus individuais, mas, sim, de triunfos colectivos." Além de ser um avançado com um bom jogo de cabeça era um jogador que pensava e executava rapidamente.

Nas 12 épocas em que jogou pelo Porto Domingos tornou-se um dos principais goleadores não sendo, apesar disso, um titular indiscutível em algumas das épocas. Depois de em 90/91 ter marcado 24 golos e ter perdido a Bola de Prata para Rui Águas a quem foi contabilizado um golo fantasma, conseguiu na época 95/96 o seu melhor registo na Liga com 25 golos em 29 jogos (sei dos quais incompletos), ganhando finalmente a Bola de Prata e conquistando também o prémio de melhor jogador do Campeonato Nacional. Em 96/97, com a chegada de Mário Jardel e uma série de arreliadoras lesões marca apenas 3 golos e termina uma primeira ligação ao Porto partindo para Tenerife.

Dois anos depois regressa ao Porto (apesar do assédio do Sporting) mas sem voltar a atingir o brilhantismo anterior. Depois de 263 jogos ao serviço do Porto com 106 golos marcados Domingos conquistou 7 campeonatos, 5 Taças de Portugal e 6 Supertaças deixando de jogar no final da época 2000/01. Lembro-me de vários golos marcados ao Sporting em Alvalade (que nos deram o campeonato) e também de alguns aos vermelhos como um em Paris que nos deu mais uma Supertaça. Representou ainda por 35 vezes a Selecção portuguesa apontando 9 golos.

Uma das histórias mais curiosas passadas com o goleador e bem ao gosto de Pinto da Costa aconteceu em 11 de Dezembro de 1995 quando perante muitos jornalistas, e depois de muitas perguntas sobre se Domingos saía para Itália, o Presidente anunciou ao seu estilo: "Meus senhores, vou apresentar-lhes o futuro ponta-de-lança do F.C. Porto. Desculpem se fala português." Às palavras irónicas e enigmáticas de PC seguiu-se a entrada na sala de Domingos reafirmando a condição de "personalidade emblemática" do clube.

Como treinador Domingos começou por orientar as camadas jovens do clube e a equipa B passando depois por Leiria, Académica e Braga tendo conseguido excelentes resultados. Terá sido um dos treinadores que esteve (?)em cima da mesa para poder orientar o Porto no início desta época. Espero que um dia o possa ver à frente do nosso clube e que esteja na final da Liga Europa contra o Porto que seria certamente um momento inesquecível.

Obrigado Domingos!

6 comentários:

  1. nao queria nada que ele fosse treinar o scp, era daqui a um ano o nosso mister, espero que ele seja inteligente e saiba esperar. Dragon fire

    ResponderEliminar
  2. Para mim ainda hoje o considero o melhor ponta de lança que vi jogar com as nossas cores.
    Cresci com a dupla Domingos/Kostadinov a dar-me muitas alegrias!

    Saudações Dragonianas

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do Domingos. Merece tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Para mim, Domingos foi sempre um jogador fantástico, por isso só lhe desejo a melhor sorte do mundo!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. dOMINGOS,

    foi um Senhor, um jogador franzinho mas que entusiasmava as bancadas com a sua alma e carisma... daqueles jogadores que passem-se os anos que se passaram, terá sempre um lugar reservado nos nossos corações.

    Domingos, obrigado por tudo!!!

    ResponderEliminar
  6. ANTÓNIO MIRANDA11 maio, 2011

    Sou Bracarense desde que me conheço, sempre admirei a humildade e o conhecimento da realidade futebolística do meu Clube, as suas limitações. Por isso nesta hora de GLÓRIA, é sintomático o facto de aqui termos chegado pela mão de uma das mais carismáticas e mais humildes personalidades do panorama futebolístico nacional, o Nosso Treinador, Domingos Paciência, que ficará para a história dos melhores momentos Bracarenses.
    Continua com a Tua humildade, neste Clube ou onde sejas Feliz, pois mereces, mas passeia a Tua FORMAÇÃO, CLASSE E EDUCAÇÃO.

    ResponderEliminar