05 abril, 2011

Histórico! 67 versus 67!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nos tempos da “outra senhora” o FC Porto foi espoliado, em nome da “ordem” lisboeta, pelos poderes instalados. A era dos “roubos de igreja” manietava sistematicamente as equipas portistas e furtava-lhes as vitórias. Dolo determinante para que o palmarés do FC Porto não prosperasse, mas insuficiente para abater um Clube que queria o seu espaço num Portugal adormecido pela ditadura. Ao invés, o status político, cultural e desportivo proporcionava aos clubes lisboetas o acumular de títulos com a preponderância duma agremiação do bairro de Benfica. Esse clube de Lisboa, com o beneplácito do poder institucional, usou os favores dos que se arrogavam no direito de vilipendiar tudo e todos e deprimir o futebol português. Engordou o seu palmarés, habitou-se à supremacia engendrada... Não se vislumbrava que o FC Porto o pudesse alcançar em número de títulos conquistados. Era uma inevitabilidade nacional...

Porém, o período despótico, a travessia do deserto, foram superados por um Clube organizado, forte e determinado a vencer. Conduzido pela mão sábia de um homem que se confunde com o próprio Clube, o FC Porto guindou-se ao topo do futebol intramuros e de além-fronteiras. Paulatinamente o seu palmarés enriqueceu-se ao ponto de fazer inveja a qualquer grupo desportivo por esse mundo fora. “A senhora” de agora procura, por meios sub-reptícios (inconcebíveis, inconfessáveis…), desapoderar o FC Porto da posição hegemónica que conquistou com irrefutável valor e mérito, consubstanciada em numerosos títulos nacionais e internacionais.

Os vencidos da vida tentam tudo para derrubar um Clube que há muito está no seu encalço. Mas não o conseguem. A vantagem que se vangloriavam de ter está reduzida a… ZERO! Isso mesmo: ZERO! O FC Porto, com a conquista da Supertaça 2010/2011, iniciou a época que decorre a um título do 5enfica: 66 contra 67 (Seniores, competições nacionais e internacionais). A 3 de Abril de 2011, numa noite inesquecível em que a equipa da Invicta apagou a luz da Luz, o “score” passou a ser: 67 contra 67!

Apanhámo-los! 67 versus 67! Admirável! HISTÓRICO! Para mim e outros adeptos portistas que viveram a travessia do deserto, o ressurgimento do FC Porto e o encetar de uma carreira vitoriosa, é um feito pelo qual muito tempo esperámos. Conseguimos, já está! HISTÓRICO! O culminar da luta titânica e o sonho que se concretizou, são esperança para o futuro. Que vai ser risonho, porque não dormimos na esteira dos êxitos. Queremos mais, mais e melhor. Vamos suplantá-los, vamos vencê-los, com a nossa grandeza, com o nosso valor, sem túneis, pedradas ou apagões. Eles entrarão definitivamente nas trevas… Porque não percebem que o FC Porto lhes dá "uma lição do que é talento, ordem, organização e unidade".

18 comentários:

  1. É sem dúvida um enorme feito, embora não se possa comparar títulos internacionais com... "taças Lucílio", criadas para acabar com o insuportável jejum de títulos do clube desconsolado...

    Outro dado histórico, embora secundário, é o FC Porto conseguir ser o primeiro campeão da década, o que é inédito.

    Se nas duas últimas décadas conseguimos um domínio avassalador "despertando" apenas na 2ª ou 3ª época... começar esta a ganhar é sem dúvida um bom prenúncio...

    VIVA O CAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de referir que falava em décadas completas... porque como primeiro campeão da Liga, em 1935, fomos obviamente os primeiros também dessa década...

    ResponderEliminar
  3. Em grande. E não demorará muito a ultrapassá-los...!
    Belo trabalho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Excelente, magnífico trabalho, mas não se pode comparar o incomparável.
    Seis provas internacionais quanto valem? Eu trocava-a 5 ou mais Supertaças por 1 Liga europa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Fantástico trabalho meu caro.

    Um grande viva ao FC Porto pelas imensas alegrias que já me prporcionou.

    Somos o povo mais forte. Dentro de uma década este 67-67 (q agora é histórico por todo um passado a olhar para eles lá em cima no alto dos poderes instalados) vai estar diferente com vantagem larga para o nosso PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Atenção que vencemos apenas 1 das duas supertaças europeias.
    Deveria estar 50%.

    Excelente trabalho de qq forma

    ResponderEliminar
  7. FCP ja ganhou a Supertaça 2010/11.

    Magnífica Pesquisa.Grande Trabalho

    ResponderEliminar
  8. este (nosso) fERNANDO mOREIRA é um espectáculo ;)

    honra e respectiva vénia lhe seja feita... com um enorme Obrigado por mais um espantoso trabalho de pesquisa que nos faz manter permanentemente em dia com as verdades da nossa realidade para que os possamos combater perante a permanente mentira e falsidade com que nos tentam fazer crer... os números reais são estes, tudo o resto, vindo de lá, é conversa pa enganar tolos e papalvos que é o que toda essa corja dos 60 é!

    já o aqui foi dito e muito bem... não se pode comparar troféus internacionais com taças da bolabaragem e até me admira que um dia destes não façam do troféu guadiana uma prova oficial só pa eles voltarem e fugir-nos... mas a verdade dos nrs é esta mesma, e por muito que façam, tão mesmo fodidos de todos... nós somos o seu (deles) mais perfeito pesadelo. Está a chegar a hora de os ultrapassar e depois, bye bye Maria Ivone, PQvosP ;)

    ps - Offshore, não não, os 100% tão correctos... falamos de títulos, não finais... estivemos em 3 supertaças europeias, ganhamos 1 e como tal, sendo a única em Ptg, os 100% são nossos... só nossos!

    ResponderEliminar
  9. Há um taça que nós nunca venceremos e o clube do Regime com muito mérito e com algumas jornadas de antecipação.

    A Taça das Estrelas, visto que o símbolo ostenta 3 estrelas, tal como nos desenhos animados lá ficou a águia a ver estrelas.

    ResponderEliminar
  10. Contra factos, surgem os argumentos dos perdedores!

    Foi um caminho difícil e continuará a ser!
    Só não podemos é por momento algum sucumbir.

    E sabem que mais??? Mete gelo que isso passa...

    ResponderEliminar
  11. Amigo(s),

    Algumas pequenas notas:

    Em termos percentuais no que diz respeito às conquistas apenas dos 3 "grandes", nós atingimos o nosso ponto mais baixo no final da época 1975/76, com 14,8%. Precisamente um ano antes da conquista da Taça de Portugal de 1976/77 nas Antas, frente ao Braga, e do Bi-Campeonato de 1977/78/79. Nessa altura tínhamos 12 títulos conquistados, contra 27 do regime verde e 42 do regime vermelho.

    No final da época 1982/83 estávamos a 33 títulos dos encornados e a 16 dos calimeros. Acabamos de igualar o fifica (67) e levamos 22 à maior do sportem.

    Outra nota: Só a partir de 1940 perdemos a hegemonia, sendo que à entrada dos anos 50 descemos abaixo da casa dos 20% dos títulos conquistados em conjunto pelos 3 grandes.

    Mas vamos ter calma... sem querer ser pessimista... até porque tudo é possível... mas a TL está encaminhada lá para baixo e a TP, embora seja perfeitamente possível, não está nada fácil de ser conquistada.. Mas de qualquer forma, a tendência é só uma, e se o nosso rumo se mantiver, pois o nosso "Destino" é "Vencer", iremos definitivamente cimentar a liderança no futebol profissional e partiremos então em busca do topo em termos de títulos de Campeão Nacional.

    Poooooorrrrtoooooooo

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  12. Caros Amigos, obrigado pelas V/palavras.

    - Caro Offshore, remeto-o para a explicação dada pelo BlueBoy nesta caixa de comentários:
    “Offshore, não, os 100% estão correctos... falamos de títulos, não finais... estivemos em 3 Supertaças Europeias, ganhámos 1 e como tal, sendo a única em Portugal, os 100% são nossos... só nossos!”
    De facto temos 100% das Supertaças Europeias conquistadas em Portugal! Um abraço.

    - Caro Anónimo: “FCP já ganhou a Supertaça 2010/11.” Desculpe, mas não é verdade. A Supertaça ganha em Agosto por AVB e sua equipa, refere-se à época de 2009-2010 (como vencedores da Taça de Portugal, jogámos com o campeão dos túneis). E já temos (como Campeões que apagaram a luz da Luz) marcada presença na disputa do troféu de 2010-2011. Lembro que em tempos remotos (jogava-se a final em duas mãos e chegou a haver quatro jogos!) o vencedor da Supertaça só ficou definido três anos depois da época a que dizia respeito. Chegou a disputar-se troféus de 2 épocas num só mês… Um abraço.

    - Meu caro Lucho: de facto “somos o povo mais forte. Dentro de uma década, este 67-67” estará desfeito e estaremos muito à frente. “Porque não dormimos na esteira dos êxitos”. A base de dados está activa e é só ir metendo informação. Basta um “flash” e aí temos o “ranking” actualizado. Espero daqui a 10 anos poder mostrar: 77 (ou mais) versus 67. Um abraço.

    - Meu caro BlueBoy: um pequeno (grande) reparo – “este (nosso) fERNANDO MOREIRA…” – o “nosso” não precisa de parêntesis. Porque sou mesmo VOSSO (vosso amigo, vosso colaborador, vosso admirador, vosso seguidor, vosso co-portista) com muita honra e orgulho. Ao NOSSO comandante um abraço do VOSSO Fernando.

    - Meus caros Armando Pinto, Vila Pouca, Antas e Norte, Voz, Rogério Almeida: “vamos vencê-los (sempre), com a nossa grandeza, com o nosso valor, sem túneis, pedradas ou apagões. Eles entrarão definitivamente nas trevas…”. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  13. Mais um excelente trabalho do nosso Dragão Azul Forte, obrigado!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns!
    Foi uma época muito conseguida e mais do que isso, merecida.

    Infelizmente não posso concordar com todas elas, cresci a assistir a verdadeiros escândalos de arbitragem que benefeciaram a vossa instituição. Eram os tempos do Organismo Autonomo cujo Presidente se confundia com o do FCP, o 1º da Liga, idem idem aspas aspas e já antes o famoso poder da Associação de Futebol do Porto que com os seus votos escolhia, ano após ano, o Presidente do Conselho de Arbitragem.

    Compreendo que face ao poder dos outros isto do número de títulos seja uma satisfação, acho é que foram longe de mais e mancharam muitas dessas conquistas. Pensem como vêm as vitórias deles com a questão do colo ou dos túneis, é um pouco como são vistas muitas das vossas pelo resto do país. Umas são com túneis, outras com o recurso a viagens pagas ao Brasil, prostituição, tráfico de influências, etc... Todo o mérito, que o há, perde-se nestas questões.

    É por isso que sempre digo que gostava que isto do nosso futebol não fosse apenas uma questão de corruptos Vs batoteiros. Bem, pelo menos esta época tenho a certeza que não. Foram simplesmente os melhores.

    Uma vez mais, parabéns.

    Verdão (adepto do Sporting)

    ResponderEliminar
  15. Verdão:

    Fair play por um lado, azia por outro.

    Não vou perder muito tempo com este tipo de discurso:
    "Todo o mérito, que o há, perde-se nestas questões"


    Todo o respeito que parecia q ia ter por ti perdeste-o com as acusações sem sentido nem provas q aqui deixas.

    Queres q te lembre a taça ganha pelo teu clube com viagem paga à china ao árbitro?

    passa bem

    ResponderEliminar
  16. O problema é que muita gente fala, esperneia, acusa e achincalha acerca de apitos dourados, finais e afins, mas na realidade as pessoas falam de processos que desconhecem… É o típico falatório com base nas sensações, nos desejos e no “suponhamos que!”! Não é a argumentação com base na realidade e nos factos…

    A grande verdade é que nenhum tribunal civil condenou qualquer dirigente do FC Porto. Isto é indesmentível!

    A grande verdade é que o Tribunal de Apelo Europeu (TAS) ilibou o FC Porto das acusações que o pífio “apito final” acusou… E se bem se lembram, a tentativa de retirar o FC Porto da Liga dos Campeões protagonizada pela “dupla maravilha” foi gorada! O TAS arrasou completamente a decisão do apito final, considerando mesmo que não havia ponta de lógica nas acusações ao FC Porto…

    Claro que este tipo de situações, não são faladas… Interessa mesmo é levantar poeira, inverdades e calunias apenas com o objectivo de disfarçar a realidade bem evidente aos olhos de todos: a superioridade clara do FC PORTO!

    ResponderEliminar
  17. À frente, “na geral”! Agora é só ampliar a distância. Tudo colorário da nossa superioridade, na nossa categoria. “Eles não percebem…” Ainda bem.

    Boa sorte para amanhã. “Lá” estarei e gostava que estivesses comigo. Não é possível, paciência. A cada golo, vamos ver quem manda primeiro o respectivo SMS…

    Um beijinho.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  18. Desculpem... Corolário e não colorário...

    BibÓ PoRtO!

    ResponderEliminar