14 julho, 2011

Manto Azul e Branco - 1906, Primeiro equipamento oficial

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Na origem do Football Club do Porto está um homem, António Nicolau d’Almeida, comerciante e aristocrata portuense, apaixonado pelo desporto, que descobriu o futebol numa das suas viagens a Inglaterra e fundou o Clube em 28 de Setembro de 1893.

A história prima pela escassez de informação no que concerne aos originais equipamentos portistas. De um dos primeiros jogos conhecidos, aquele em cuja organização se empenhou Nicolau d’Almeida e em que se disputava a "Cup D'El-Rey", eis um trecho da crónica de “O Comércio do Porto”, em 4 Mar.1894, dois dias depois do encontro:
    “S. M. El-Rei vestia fato preto, com sobrecasaca e chapéu de seda, e S. M. a Rainha trajava o mesmo vestido com que fora assistir à inauguração da Exposição Insular e Colonial”.
Do vestuário dos jogadores, nada… E podemos imaginar a amálgama de indumentárias usadas pelos membros de ambas as equipas! É que só muito mais tarde foi regulamentado o uso de uniforme pelas equipas de futebol. Até lá a diversidade imperou, como veremos adiante.

1906 – Primeiro equipamento oficial

António Nicolau d’Almeida, monárquico, terá idealizado o azul e o branco como cores do Clube. Contudo, depois da hibernação e do reaparecimento da agremiação em 1906, várias correntes de opinião se digladiaram para imposição das cores preferidas. As camisolas do FC Porto não se mostraram logo listadas de azul e branco e no primeiro equipamento oficial, em 1906, assomava o… vermelho! O azul só se via nas meias.

A primeira equipa oficial do FC Porto, em 1906. Repare-se na variedade de equipamentos. Lá estão duas camisolas listadas de azul e branco, mas predominava a camiseta branca com botões e com gola vermelha. No segundo plano, à direita, Catullo Gadda, o italiano que muito ajudou o grupo. No terceiro plano, atrás de Gadda, está José Monteiro da Costa o refundador do FC Porto.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

6 comentários:

  1. Bem vindo o primeiro post do Manto Azul e Branco, espero que tenha sido o primeiro e o ultimo a ter a cor vermelha...

    Venha o próximo...

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Mafaldinha, não é o último. No próximo post verás a "tentativa" de impor uma camisola "à Arsenal". Mas foi só uma tentativa... não pegou. Depois sim, só azul-e-branco.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Estou em total sintonia com a Mafaldinha, aquelas golas deixam-me zonzo e se ainda vem pior...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. lfsloureiro14 julho, 2011

    Excelente artigo... seguirei com toda a atenção!!!

    Agora compreendo de onde veio a inspiração para os equipamentos que temos tido nestes últimos anos!!! Felizmente, este ano baniu-se o vermelho alaranjado que me apoquentava!!!

    Saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar
  5. Desculpem, mas o mais certo e rigoroso é afirmar-se que houve vários equipamentos que foram usados, mas que até À definição das Riscas Azuis e Brancas, as escolhas não eram escolhas, mas sim os equipamentos que houvesse disponíveis. Isso sim, é mais rigoroso. O primeiro equipamento é sempre discutível, se é o escolhido para ser do FC Porto, ou os que havia e que se usavam em substituição. Já agora, não seria vermelho, mas sim GRENÁ, cor da Carbonária.

    ResponderEliminar
  6. a 1ª pérola de muitas outras que se seguirão... numa rúbrica deste espaço que vai merecer uma minha atenção um nadinha mais especial ;)

    rUI, dá-lhe... next!!!

    ResponderEliminar