21 julho, 2011

Manto Azul e Branco - Início de 1907 – O FC Porto vestido de vermelho, à Arsenal de Londres

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Como em qualquer outro Clube, os equipamentos portistas evoluíram ao longo da história. Na busca da cor e da forma, o FC Porto adoptou, inicialmente, soluções que hoje se podem designar de transitórias. O intrépido José Monteiro da Costa, que relançou o Football Club do Porto a partir de 1906, em breve encontraria a “fórmula mágica” que concretizava um sonho e identificava um Clube.

Entrementes, no começo de 1907, a fama do Arsenal FC terá contribuído para a adopção de equipamento similar. Camisola integralmente vermelho escuro, com botões, e calção e meias azul-escuro, reflectiam o modelo britânico.

Uma equipa do FC Porto, dos princípios de 1907, ainda com um equipamento transitório (à Arsenal de Londres) onde o azul já se via nos calções de alguns jogadores.

O presidente José Monteiro da Costa, ao centro, envergando uma camiseta vermelha “à Arsenal” e calções brancos.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

14 comentários:

  1. Rui Saraiva, eu sei que faz parte da história do nosso club, e é um trabalho fantástico, mas não podias ter feito uma batutice e saltado este equipamento...;)))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Cara Mafaldinha, cortou-me o coração ter de desenhar este!!! Mas a grandiosa história do FCP impede-me de ocultar seja o que for, porque até de maus momentos se faz a história de um clube grande como o nosso!!!
    Mas felizmente no proximo post já virá finalmente a camisola dos nossos olhos! :)

    ResponderEliminar
  3. e quando já se pensava ter visto tudo de mau em 1906, eis que em 1907, a coisa torna-se ainda de contornos bem mais obscenos e pornográficos, que até leva um bom rapaz como eu a perguntar-se a si próprio: "mas que c****** de cores são estas?! dasse, pqp!!"

    lá que tenham sido transitórias, ainda vá que não vá, agora, aonde é que raio do José Monteiro da Costa bateu com a cabeça para se ir lembrar destas cores horribilis?

    aposto que a esta hora, ainda deve rebolar a bom rebolar no caixão de arrependimento ;)

    ps - fantásticas imagens estas da nossa pré-história que são um 'must' para a minha visão... ca gandas cromos era aquela malta do dRAGÃO nos primórdios da nossa existência ;) um espectáculo!!!! demora ainda muito para a próxima publicação? é que já tou curioso ;)

    ResponderEliminar
  4. Rui, eu sei que sim, foi mais uma brincadeira da minha parte;)



    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Agora, pensar que o vermelho chegou a ser o nosso equipamento, até parece uma heresia, mas naquela altura o vermelho até nos ficava bem...

    Abraço e mais um belíssimo trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Não se preocupe Mafaldinha! Eu sei! :)

    Ainda bem que este equipamento apenas foi usado nos ínicios de 1907, uma vez que os nosso dirigentes abriram os olhos e nesse mesmo ano mudaram, como mais adiante se verá!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. o Dragão azul Forte e mesmo o ArmaNDO Pinto já tinham alertado a malta para esta história do equipamento cor do diabo...felizmente foi um mal aniquilado rapidamente;)

    abraço e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
  8. Não consigo lançar o que me vai na alma Rui.

    Não sei quem foi o invisual que escolheu esse equipamento mas quem foi devia viver os dias de hoje. :)

    Bom, bem mais a sério o equipamento dado ao que se passava a nível político no nosso País compreendo a escolha da cor, embora seja impensável.

    Atenção que nesta fase ninguém se fica a rir, é que houve outros que há relativamente pouco tempo usavam o azul à benfica, equipamento dos tempos do Vale & Azevedo.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. É... eu já alertara há tempos, pois que os que justificavam as alterações anuais dos equipamentos, com as diversas fases que o equipamento tivera, teriam de reparar bem...

    Mas neste assunto não gosto de falar muito, pois há coisas que detesto.

    Agora: não percebi bem o que se passa, ao que se refere o amigo F. Moreira com este último comentário. O que há?

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  11. A pobre cor não tem culpa de estar tão mal associada... Não temos nada de que nos envergonhar :) Passamos por uma pequena fase de mau gosto mas felizmente enveredamos pelo caminho certo! Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui Saraiva:Parabéns pelo magnifico trabalho, mas, permita-me uma correcção.na segunda foto não está Monteiro da Costa, mas sim e da direita para a esq. J.Barbosa,Romualdo Torres e Nicolau de Almeida. Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Caro leitor Manudrago:
    Eu sou o Fernando Moreira (Dragão Azul Forte) co-responsável, com o Rui Saraiva, pela publicação desta rubrica. Mas, como inteiro responsável pelo texto, sou eu que respondo ao seu comentário.
    Em primeiro lugar, obrigado pela sua intervenção. Em segundo lugar: já vi esta foto em dezenas de sítios e sempre com a indicação de se tratar de José Monteiro da Costa (ao centro). Se não é, parece… Por outro lado o terceiro não me parece nada Nicolau D´Almeida.
    Permita-me que vá investigar noutras fontes e depois agirei em conformidade. Pode ser que tenha razão, total ou parcialmente. Entretanto e mais uma vez, muito obrigado pela sua participação. Agradeço, em nome do Rui Saraiva e no meu próprio, o privilégio que nos dá ao seguir esta rubrica. Sentimo-nos muito honrados.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  14. Caro Manudrago:
    A sua sugestão está errada. Nicolau D’Almeida não está mesmo na fotografia. Nem é o do centro e, muito menos, o da direita como o caro leitor diz (se fosse este, Nicolau tinha mudado completamente de fisionomia – da magro tinha passado a gordo, de alto a baixo…; e quem conhece outras fotos do fundador, sabe que nunca poderia ser ele…).
    O Senhor deve ter ido buscar esta asneira ao “Livro de Ouro” do Diário de Notícias. Mas aí também não diz que Nicolau de Almeida é o da… direita. Foi precisamente nesta publicação que eu captei a foto. Só que não embarquei na legenda. Amigo, quem anda nestes “trabalhos” sabe que há rasteiras e mais rasteiras em publicações e sítios da Net. Encontram-se centenas de erros em dezenas de publicações. E o pior é que um erro se multiplica geometricamente (aconteceu consigo). Portanto eu não posso embarcar na primeira coisa que leio ou vejo. Confirmo e valido tudo, com cruzamento de dados às vezes em número superior a uma dúzia. E mesmo assim… Neste caso foi o que aconteceu. Não acreditei que estivesse Nicolau na foto e tinha razão. A atestá-lo, e para você ficar a sabê-lo, estão, entre outros, os seguintes argumentos:

    1) Como sabe António Nicolau D’Almeida fundou o FC Porto em 28 de Setembro de 1893. Depois casou com Ilda Rumsey em Agosto de 1896. “Ilda, que não era grande adepta da modalidade, depressa aproveitou o ensejo para pedir ao marido que renunciasse à prática do futebol por perigoso e socialmente malvisto. E, por via disso, ele passou a dedicar-se à mais segura e elegante modalidade do ténis, mas no coração ficou-lhe a amargura de ter de deixar desactivado o seu FC Porto. Que, assim, hibernou.”
    Assim só em 1906, pela mão de José Monteiro da Costa, o projecto avançou. Da lista de refundadores não consta o nome de Nicolau D’Almeida – ele retirou-se definitivamente após o pedido da mulher. E nem poderia estar na foto tirada em 1907, ano da inauguração do Campo da Rainha.
    Para saber tudo isto, pode consultar os primeiros 3/4 posts de “FC Porto – Dragões de Azul Forte” também aqui no blogue.

    2) Quando comecei a consultar outras fontes, encontrei logo várias publicações que indicavam José Monteiro da Costa (ao centro), Romualdo Torres (à sua direita) e José Barbosa (à sua esquerda). Contudo, também encontrei dois sítios que falavam em Nicolau D’Almeida como estando na foto, talvez reflectindo o erro do “Livro de Ouro”. Num deles, um blogue, apareceu este comentário (retumbante e conclusivo):
    “Contrariamente ao que diz a legenda da foto, nela não está presente António Nicolau de Almeida, meu bisavô e fundador do Futebol Club do Porto.
    Margarida Nicolau de Almeida”

    Caro Senhor: as chamadas de atenção dos amigos leitores, as correcções, são sempre bem-vindas. Mas quem as faz deve ter em atenção o trabalho que foi feito por quem publicou. Que é muito, brutal mesmo! Portanto deve certificar-se se, ao contrário do que pensa, está a transmitir um erro em vez de o corrigir. É que sabe, amigo: por vezes, responder a uma intervenção como a sua, dá tanto ou mais trabalho do que construir a publicação. E, muitas vezes, para nada… Portanto, por favor, de futuro pondere o que vai dizer.

    De qualquer modo e mais uma vez, o nosso obrigado.
    Abraço azul-e-branco.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar