07 julho, 2011

Manto Azul e Branco

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Os uniformes do Clube, os equipamentos dos jogadores, são uma parte riquíssima da história do FC Porto. Não há, que saibamos, um único estudo completo e pormenorizado sobre o tema. Vamos procurar fazer uma abordagem, tão completa quanto possível, a essa componente do património histórico do nosso Clube. Em cada post serão revelados, em ilustrações que se anseia sejam fidedignas, os equipamentos do período concernente.

Este trabalho vai abranger todos os equipamentos do FC Porto ao longo da sua existência. Se, no que respeita aos primórdios do Clube, a escassez de informação foi um acicate para a nossa pesquisa, não deixou de ser tão ou mais estimulante a tarefa que enfrentámos de localizar, estudar, situar temporalmente e catalogar as camisolas e uniformes que surgiram em catadupa a partir de 1909. Não excluímos, pela diversidade intrincada de equipamentos, a possibilidade de haver discrepâncias com outros estudos existentes e circunscritos a um período limitado. Assumimos mesmo algumas diferenças, em função da inferência dos dados recolhidos. Claro que, e ainda bem, a partir dos anos 50 a catalogação é, primeiro, quase consensual e, depois, absolutamente consensual.

Esperamos que o que fazemos com muito enlevo e vamos apresentar com não menos entusiasmo, seja do agrado dos nossos leitores. E que constitua uma mais-valia para o “BiBó PoRtO, carago!”.

Rui Saraiva – design e edição
Fernando Moreira – pesquisa e textos




APRESENTAÇÃO

Sou do Norte, Transmontano e Mirandelense, Portista com muito orgulho em fazer parte da grande família do Dragão. Tenho 26 anos, resido na minha terra e frequento o ensino universitário.

Na infância a minha paixão era coleccionar aquelas deliciosas cadernetas de autocolantes da PANINI que, época após época, nos davam a conhecer os craques do futebol e os nossos ídolos. Daí o meu fascínio pela bela camisola de azul-e-branca listada. Sempre que a via numa qualquer montra de loja ou em alguém com ela vestida, era como que uma luz me encandeasse e eu não conseguisse desviar o olhar.

Há algum tempo a esta parte, interiorizei um sonho: desenhar todas as camisolas da história do FC Porto. Servindo-me da moderna tecnologia deitei mãos à obra. Mas cedo me apercebi que a hercúlea tarefa carecia de um enorme trabalho de pesquisa e estudo. Em boa hora enviei um e-mail ao grande bLuE bOy pedindo ajuda na obtenção de imagens e em muito melhor hora ele me apresentou o nosso querido amigo Fernando Moreira (meu conterrâneo a residir em Vila Real) autor do estupendo e magnífico trabalho de narração histórica “FC Porto, Dragões de Azul Forte”.

É com grande felicidade que passo a integrar esta grande equipa de um blogue de referência e com muita honra e prazer abraço este projecto em parceria com o Fernando Moreira. Esperamos que seja do agrado de todos e contamos convosco para lembrar uma camisola eventualmente esquecida.

A publicação inicia-se no próximo post que marcará o arranque deste projecto. Como “aperitivo”, deixamos-vos um mini-wallpaper como amostra do que vai ser o “Manto Azul e Branco”.

Cumprimentos.
Rui Saraiva

----------

Já sou vosso conhecido com o “nick-name” Dragão Azul Forte e publico no BiBó PoRtO, desde Junho de 2010, a história do FC Porto. Num post de Agosto de 2010 divulguei, através de modestas ilustrações criadas por este leigo em “design”, os primeiros 5 equipamentos conhecidos do FC Porto. Iniciava, assim, a publicação dos uniformes do Clube em cada década. Sabendo-se não haver nenhum estudo abrangente sobre o tema, no mesmo post anunciei a intenção de produzir, à margem da narrativa histórica, um trabalho que reunisse todas as ilustrações e que as enquadrasse com o passado memorável do grandioso FC Porto.

Em boa hora apareceu o Rui Saraiva interessado e entusiasmado pelo mesmo tema. Em boa hora o bLuE bOy, o nosso mestre, acordou a cooperação com o Rui e o seu ingresso como colaborador efectivo. O Rui Saraiva é um jovem universitário, um extraordinário e talentoso “designer”. A sua obra vai encantar pela qualidade que patenteia. É um prazer e uma honra estar associado a ele nesta árdua mas sedutora tarefa.

Estamos a trabalhar há uns meses, empenhados em que o que fazemos seja do agrado de todos os frequentadores do blogue. Esperamos o vosso “feedback” e pedimos que nos reportem a descoberta de qualquer lacuna sempre possível num trabalho deste teor.

Chegou o momento, SUBA O PANO! Agora os protagonistas sois vós, caros leitores.

Um abraço.
Fernando Moreira



E eis que, feliz coincidência, o FC Porto apresentou há pouco mais de 24 horas os novos equipamentos para a época que agora começa. Parece que o Clube quis apadrinhar o lançamento da nossa rubrica. Pois bem, aí estão, em primeira-mão, os equipamentos principal e alternativo. Desfrutem.

18 comentários:

  1. Excelente trabalho! As camisas fazem parte da história do clube, há quem pense que são apenas roupas, mas a um "mais" por trás disso. É algo difícil de se dizer. Ela identifica o clube, nos relembra bons e maus tempos, grandes ídolos e momentos felizes. A camisa portista além de se encaixar nestes pontos é belíssima e digna de uma "coluna" como esta.
    Abraço
    Felipe Simonetti
    www.nossofutebolfc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais seja muito bem-vindo ás lides blogueiras onde há sempre lugar para a qualidade.

    Já era e sou um leitor atento do nosso Fernando Moreira e agora vou conseguir completar a nossa história com a nossa 2º pele tão conhecida como equipamento.

    É algo que me fascina e sempre fascinou a nossa camisola bem como o seu significado e as suas histórias, para mim só comparável com um carro saído numa linha de montagem mas com ingredientes/pormenores de um ultra-vencedor de trofeus e records com muitas histórias para contar.

    Estive a ver o indice e desde já promete esta crónica.

    Do meu lado grande amigo, até vem mesmo a calhar com a tão recente apresentação da nossa segunda pele, terás um leitor, espectador e fanático pelo tema.

    Um grande abraço do Antas.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem-vindo, para lá do Marão, manda o Dragão.
    Cá fico à espera de coisas bonitas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. oh pessoal uma duvida importante, onde é que vai ficar na camisola o símbolo de campeão? Dragon fire

    ResponderEliminar
  5. Uma dupla que promete... Rui e Fernando... A história do nosso Porto agradece-vos tudo o q possam fazer por ela.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Muito bem. Mais um investimento certeiro numa rubrica com muito interesse.

    ResponderEliminar
  7. ora bem-vindo! Contratação de peso a juntar a um esteio da equipa bibó porto! Só podem tornar-se numa dupla de sucesso!

    ResponderEliminar
  8. Eu já gamei as fotos e coloquei no meu facebook!

    Boa iniciativa!

    ResponderEliminar
  9. Grande rubrica....seguia o blog do Rui Saraiva (que creio terá iniciado ano passado) mas entretanto o blogger começou a dizer que o blog não existia...

    Felizmente que encontrou poiso por aqui e vamos poder ver o seu belo trabalho!

    http://odiabodeazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Percebo a existência de referência ao blog mas permitam-me permitir-me (passe o pleonasmo) a perguntar pela possibilidade de disponibilizar essas imagens sem as marcas de água....mas obviamente mantendo o autor e pesquisador

    ResponderEliminar
  11. Benvindo a esta casa!!Portentosa esta nova rubrica neste espaço de Tertulia...Isto é uma contratação ao nivel daquelas do mercado de jogadores..espero que a clausula de rescisao seja superior a 15M€....

    ResponderEliminar
  12. Rui Saraiva, bem, muito bem vindo a este espaço que é agora tb teu por mérito próprio, numa rúbrica que aposto, vai ser mais um ex-libris deste espaço, em formato exclusivo, pois por muito que se procure, não há em mais lado algum.

    Depois, quem melhor do que o «nosso José Hermano Saraiva», vulgo Fernando Moreira, para contigo, levar esta gigantesca naú a muito bom pORTO?

    será com toda a certeza, um dupla temível e terrível... as defesas que se preparem ;)

    votos dos maiores sucessos neste vosso projecto pessoal que agora iniciam ;)

    aBRAÇO a ambos.

    ps - já disse que esta rúbrica vai ser d'arromba daqui prá frente? já? ok, sorry, não me apercebi ;)

    ps2 - estas2 ilustrações magistralmente executadas, deixam água qb para o que se vai agora iniciar, a cada noite de 4ª feira, semanalmente ;) demora muito pá semana? :D

    ResponderEliminar
  13. Dragão dos Diabos disse...

    Percebo a existência de referência ao blog mas permitam-me permitir-me (passe o pleonasmo) a perguntar pela possibilidade de disponibilizar essas imagens sem as marcas de água....mas obviamente mantendo o autor e pesquisador


    -----

    o Rui Saraiva e o Fernando Moreira é que são os donos e patrões deste espaço e deste majestoso trabalho que agora se iniciem, portanto, cabe-lhes a eles pronunciarem-se sobre a tua sugestão.

    a minha, eles já sabem qual é, e porque motivos, daí que não me irei aqui pronunciar ou repetir.

    o poder da resposta, fica com quem de direito.

    ResponderEliminar
  14. Benvindo Rui Saraiva, tenho a certeza que com o Fernando Moreira, farão uma dupla fantástica...


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. Dragão dos Diabos: obrigado, em nome do Rui, pelas tuas palavras. Claro que as imagens sem marcas d’água são muito mais agradáveis à vista. Mas não se pode ter tudo… Porque há muitos galifões na Net que não têm respeito pela autoria. Capturar para guardar é uma coisa (salutar e desejável) aproveitamento é outra. Ainda não há muito tempo vi, numa revista de um grande jornal diário, a reprodução de uma ilustração capturada deste blogue sem qualquer referência à proveniência e/ou ao autor. Mas Deus é grande e, quem sabe, um dia possas “apanhar” as imagens desprovidas de marcas de segurança…

    Abraços.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar
  16. Caros leitores

    Obrigado por todas as palavras de incentivo e por toda a simpatia, prometo que trabalharei ao máximo para não defraudar expectativas, quer de quem apostou em mim, quer de quem gosta deste trabalho!

    Queria fazer também aqui duas referências:
    Primeiro que tudo ao Fernando Moreira, que na minha opinião é o "CEO" deste projecto. As suas pesquisas, as horas perdidas, são uma mais-valia inquantificável. Sem ele, jamais este projecto poderia ser executado. Já para não falar da sua habilidade suprema com as palavras, e já agora, a confiança que depositou em mim, muito obrigado.

    Depois ao nosso Líder Blue Boy, sem a sua aposta em ceder-nos este maravilhoso espaço, provavelmente este projecto não teria nascido, e portanto temos um compromisso com ele em executar uma obra que depois de terminada nos orgulhará.

    Por fim, os leitores, pois é para eles que estas ilustrações são produzidas, pois são eles (os verdadeiros adeptos , tal como nós) que sentem o peso da camisola Azul e branca.

    Por isso, espero corresponder as expectativas que estão a ser criadas.

    P.S: Em relação ás imagens e respondendo ao que já aqui foi escrito, bem, tenho duas coisas a dizer: 1º as imagens publicadas aqui no blog não são na realidade as originais, pois aqui no blog elas são publicadas em apenas 65% do tamanho real.
    2º Por razões obvias, neste momento (e peço desculpa a quem desiludir) não é possível retirar-mos as marcas de agua. Temos a consciência que estas imagens mais cedo ou mais tarde começarão a circular em outros locais da internet, como tal, teremos a responsabilidade moral de, se não impedir, pelo menos dificultar a ocultação dos créditos dos autores.

    Mais uma vez, muito obrigado a todos.

    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  17. Dragao dos Diabos disse...

    "Grande rubrica....seguia o blog do Rui Saraiva (que creio terá iniciado ano passado) mas entretanto o blogger começou a dizer que o blog não existia..."

    Caro Dragão dos Diabos, muito obrigado por teres sido um seguidor dos meus trabalhos, mas devo lembrar que o meu blog continua activo em www.footballcolours.blogspot.com, Tenho estado é um pouco parado lá, porém tenciono regressar com a publicação de ilustrações sobre grandes jogos históricos! Mas para já, ainda estou em stand-by!
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Vivam Fernando Moreira e Rui Saraiva,

    Obviamente que as marcas de água estão lá precisamente por causa dos tais "galifões"....é uma pena que não se respeite o trabalho dos outros...a esse respeito, por ex., já cheguei a ver imagens, postadas no facebook, que eu sabia serem do blog super porto, alteradas sem a menção ao blog...é de facto uma vergonha...

    Claro que já imaginava que me dessem uma resposta como a que deram e, obviamente, que a respeito.

    Rui, não sabia do novo endereço do blog. Vou tratar de actualizar. Em todo o caso parece-me que por aqui vamos ter todo o seu trabalho no que concerne aos nossos mantos (expressão que nem gosto pq é teimosamente utilizada pelos saloios vermelhos).

    Termino renovando os meus parabéns aos autores pelo trabalho e ao Blue Boy por ter acolhido a ideia e ansiosamente à espera das imagens que vão saindo!

    http://odiabodeazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar