28 julho, 2011

Orgulho de Dragão - I

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O orgulho de ser Dragão é incomensurável. Aliás nem se mede, exerce-se. Um Dragão sofre, rejubila e festeja em qualquer lugar em que esteja, longe ou perto, mas sempre com o FC Porto no coração. Um Dragão sabe que o Clube lhe dá tudo e lhe franqueia as portas da felicidade numa comunhão ímpar de harmonia e enlevo. Um Dragão tem orgulho das cores azul-e-branco que retribuem com vitórias e conquistas inolvidáveis.

Esta realização é uma tentativa de expor o que vai no coração de um Dragão. Tarefa que se afigura impossível de ser, em absoluto, fiel ao propósito. Mas ainda assim vislumbrando, através de imagens e palavras, o sentimento impoluto de qualquer Dragão: ORGULHO, muito ORGULHO!

Feito em 2008 (sem haver intenção de publicá-lo), este singelo trabalho sofreu pequenas actualizações para divulgação agora. É apresentado em montagem fotográfica/texto e organizado para publicação em posts como a seguir se indica:
  • A) O Universo Portista, o Orgulho de ser Dragão; Filiais e Delegações; o Dragão, símbolo de sabedoria e força – 3 post;

  • B) Dragões famosos e VIP, de A a Z; homenagem aos Portistas anónimos (com texto da grande portista Enid a quem agradeço a permissão) – 9 post;

  • C) Adenda a “Dragões famosos e VIP” – 1 post.
A publicação dos 13 post (de que este é o primeiro) far-se-á quinzenalmente em alternância com “História do FC Porto – Dragões de Azul Forte”. Para visualização futura a totalidade dos post estará disponível em página de índice própria a que pode aceder CLICANDO no banner (identificado com “Orgulho de Dragão”) e a colocar, muito em breve, na parte superior direita do blogue.

Abraço de Dragão Azul Forte.
Fernando Moreira

14 comentários:

  1. Ora aí está uma excelente rubrica!!!
    Esta fotobiografia está espectacular!
    isto é ser dragão! Não importa o que se é ou o que se faz, importa o que se sente!!!
    caro Fernando, Excelente forma de transmitir um pouco da forma de sentir o clube, mesmo que, cada um de nós o sinta á sua maneira!

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, está mesmo espectacular, espectacular! E eu nem sabia que tinhas isto feito há tanto tempo… E eu também entro na festa ou antes, nas festas! Obrigada, mas queremos estar em mais, não é verdade?!

    Aquelas palavras do nosso grande Presidente, fazem-me sempre “pele de galinha”: “… para lá de todas as vitórias… a vitória mais saborosa…: O ORGULHO DE SER PORTISTA.

    Estou com curiosidade de conhecer os portistas VIP. Não pode ser já?...

    Em nome de muitos portistas, obrigada paizão, obrigada ganda DRAGÃO.

    Beijinhos.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  3. Ola.
    Magnifico trabalho.
    Estou sem palavras...

    VIVA O NOSSO GRANDE CLUBE, UMA PAIXÃO ETERNA.

    ResponderEliminar
  4. Excelente trabalho! O FCPorto merece-o!

    ResponderEliminar
  5. É de um tipo ficar arrepiado. Parabéns pela iniciativa...mais uma...

    Eu tb sou um dos anónimos, qq dia tb apareço nestes posts;)

    ResponderEliminar
  6. Das coisas mais bonitas que vi na blogosfera portista e já muita coisa linda. Isto é portismo, não se explica, sente-se. Felizes daqueles que conseguem exprimi-lo e daqueles que podem ler.
    Parabéns e apenas uma dica: falta o Bispo das Forças Armadas, D.Januário Torgal Ferreira um exemplo de cidadão e portista que nunca virou cara à luta, mesmo nos tempos mais difíceis.

    Um abraço

    PS- Blue, esta excelência paga-se caro...

    ResponderEliminar
  7. Grande artigo!

    Off the topic:

    Villas-Boas: "O João Moutinho é obviamente um jogador ultra-interessante, mas temos um meio campo ultra-competitivo", referiu em declarações ao correspondente da RTP em Hong Kong.

    Villas-Boas voltou ontem a elogiar o João Moutinho. Mas apressou-se a dizer que não está a pensar ir ao mercado para a posição dele. Apenas estratégia negocial ou somente um elogio ?! O médio foi ontem de novo apontado pela Imprensa Londrina ao Chelsea, e sabe-se que Villas-Boas tem grande apreço por ele, porem dado o facto do Chelsea ter contratado Oriol Romeu ao Barcelona B, um jogador que a Imprensa catalã mencionou ter estado na época passada referenciado pelos portistas, talvez a decisão esteja a marinar por enquanto. No entanto dado que Romeu joga numa posição mais defensiva do que Moutinho, em Londres insiste-se que o português é o médio preferido do treinador e admitem que até 31 de Agosto o negócio possa avançar. A cláusula de rescisão, como se sabe, é de 40 milhões de euros e Pinto da Costa não aceita negociar nem por menos um cêntimo.
    Villas-Boas: "Tivemos uma lesão grave, do Essien, mas vem agora um jogador para acrescentar ao meio campo, o Romeu Oriol ", explicou, acrescentando que só vai às compras se acontecer um novo imprevisto.
    Na minha opinião, Villas-Boas está ainda a estudar o plantel do Chelsea a ver se tem mesmo de ir ao mercado ou não. Ou então dado os valores em causa, 40 milhões, está a ver se consegue encontrar outra solução mais barata. E depois, até 31 de Agosto tem tempo de decidir.
    Relativamente ao Falcao acho que dado que o Aguero está a negociar com o City e o Chelsea tem o Fernando Torres, dos restantes, só o Real Madrid tem capacidade económica para contratar o Falcao. Portanto se o Real não o contratar, acredito que acabe por ficar no FC Porto.
    Quanto ao Rolando parece ter reconsiderado e já fala em continuar no FC Porto!

    ResponderEliminar
  8. Grande trabalho mas a minha atenção vai inteirinha para a MONICA BELLUCCI, que digamos que me deixa com um sorriso de orelha a orelha...

    Deus meu porque me crias-te bonito, inteligente e pobre. :(

    Mas como agora vou ao Monaco pode ser que a gente se encontre.

    Falando mais a sério, Kusturica tem a uma camisola do FC Porto personalizada ao seu gosto, e actuou na casa da música com ela vestida durante todo o espetaculo, sou admirador do seu trabalho e fiquei ainda mais quando soube que era Portista.

    Esta publicação mostra que conseguimos ser Universais e manter o orgulho e costumes de uma região intacta.

    ResponderEliminar
  9. Grande ideia, e logo com um demonstrativo rol. Começa assim mais um interessante tema a ser desenvolvido, graças ao laborioso interesse e entusiasmo do amigo F. Moreira, através deste bem elaborado trabalho. Gostei muito e tal como as outras rubricas sobre a História, cá fico seguidor, como sempre.

    ResponderEliminar
  10. Caríssimos
    ... quem tem nas fileiras os Belluschi bem pode "encanar as perna à rã" e ficar à espera de glórias e proezas.Um - o Belluschi - porque adorna e dá magia ao jogo "en la cancha".Outro(a)-a Monica - porque desfila beleza e sensualidade,na sétima arte,sendo seguramente o melhor colírio p´rós olhos que conheço...
    Se acrescentarmos o sentido da morna e coladera da grande Cesária,a" Pronúncia do Norte" do Rui Reininho,a estética e arte do pianista Burmester, a poesia de Carlos Tê,a prosa escorreita (muitas vezes,sublime ) de Miguel Sousa Tavares ...
    Como agradecer a Deus tanta graça concedida ?
    Ah! que me desculpem os humildes e anónimos -que como eu - SENTEM o orgulho das nossas conquistas,mas somos só PORTO , sem mais ...
    Saudações Portistas
    João Carreira
    Em Tempo:
    Que magnifico post o de hoje...Até arrepia,carago!

    ResponderEliminar
  11. Grande rubrica e fantástico trabalho! Mais um com a chancela Dragão Azul Forte, a que já estamos habituados!

    Essa da Monica Bellucci não sabia... sim senhor, que grande aquisição!

    ResponderEliminar
  12. aMIGO fERNANDO,

    deixo que os outros falem por mim aqui acima, onde comungo totalmente de todos os elogios... que são merecidos, muito merecidos mesmo!!!

    respiras e vives pORTO por todos os poros!!!

    esta rúbrica, é, vai ser, um espectáculo, um must, um fenómeno, um delirio, um encanto, uma paixão, em 2 palavras: FABULÁSTICA!!!

    parabéns, muitos parabéns!!!

    ps1 - anda por ali nas fotos, "uma penetra" que deve ter a mania que é o emplastro, no caso, a emplastra lá da zona... se não te impões rapidamente, ela vai exigir aparecer em todas as restantes ;)

    ps2 - óh aNTAS, olhei, olhei, olhei, e ainda estou para perceber o que é que viste de tão especial na Monica... terá sido o uso do photoshop para o enchimento ;)

    ResponderEliminar
  13. Caros Amigos e Leitores:
    Obrigado, mais que tudo, pela vossa atenção ao post. Muito obrigado pelas encorajadoras palavras. Mas, se me permitem, eu inverto a ordem dos aplausos: como a ordem dos sentimentos não é arbitrária eu digo que sou mais portista por causa de todos vós, deste magnífico blogue (a que me honro de pertencer) e de outros que louvam de modo esplendoroso o ser-se Dragão. Com Orgulho de Dragão, muito obrigado.

    Amigo Vila Pouca: a partir do post IV desfilarão diante de nós dezenas de Portistas Famosos e VIP. No post VII lá estará o indefectível portista D. Januário Tojal. Com muito prazer, para si, em antecipação parte do texto relacionado:
    ““…São os ideais de justiça social, de solidariedade que competem à Igreja. A Igreja tem coisas fantásticas, de amor, de devoção, de entrega. Mas, não tenhamos medo de dizê-lo: vejo pouca gente da Igreja a defender os direitos humanos. Há, mas pouca."
    Januário Torgal é um grande portista, convicto e entusiasta.”

    Abraço azul muito forte a todos.
    BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Fernando Moreira,
    belo trabalho, mais um post para seguir com carinho quinzenalmnte!;)

    Neste primeiro trabalho, cá está a sua Portista preferida...


    BIBó PORTO

    ResponderEliminar