28 agosto, 2011

A’gosto!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Agora que passaram algumas horas após o término da Supertaça Europeia, o tempo é de baixar os níveis de adrenalina, reflectir para fria e calmamente poderem-se retirar algumas ilações importantes deste novo inicio de época.

Á semelhança de outros anos, mais concretamente os últimos, o FC Porto viu transferida, já uma das suas jóias da coroa, entre muitas que são faladas e possivelmente até já apalavradas para rumarem a outros destinos. Ora, é precisamente nesta altura, num período quase indefinido, do qual não damos conta da sua entrada, que o FC Porto enfrenta o primeiro e arrisco-me a dizer o seu principal rival dos últimos anos: o mês de Agosto!

O FC Porto criou um género de vírus, que o ataca sempre por esta altura do ano. Habituados a encontrar talento, a moldá-lo e a valorizá-lo, o clube vê-se agora, como que, relegado a desfazer-se dele, muitas vezes cedo de mais, por que como muitos dizem, o mercado assim o obriga!

Talvez parece um pouco exagerado, e o passado até tem mostrado, que para já, temos vantagem sobre o novo rival, mas se pensarmos que ainda ontem andávamos à procura de alguém que fizesse as vezes de Lisandro Lopez, hoje já andamos, quanto a mim tarde de mais, à procura de alguém que nos faça esquecer Falcao! E se Agosto, já nos levou um dos melhores pontas de lança que já passaram pelo clube, também já nos faz abdicar de outros, já que os telemóveis, destes, andam ligados nas malas de viagem, Louis Vuitton, fazendo com que os contratos assinados, sirvam mais para burocracia do que para serem cumpridos.

Não sei até que ponto, este ano, o FC Porto olhou de cima para baixo para este novo rival, o que é certo é que pode-lhe já ter custado encarar uma final europeia com outros olhos e opções e o tempo de manobra é curto, muito curto, podendo mesmo hipotecar, fora de portas, alguma coisa mais que poderíamos ambicionar, para a nova temporada.

Em jeito de Facebook, fica aberta a discussão e o repto:

Para já, Agosto:

Gosto!
Não Gosto!

Abraço e fiquem por aí... que eu fico!

10 comentários:

  1. Inexplicavelmente os responsáveis do FCP parecem ter sido apanhados de surpresa com a transferência de Falcão, porque nada justifica que ainda não haja um substituto, tendo em conta que Walter pelos vistos nem para suplente serve. O tempo aperta e as opções também ficando mais complicado negociar.

    reinododragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Como é óbvio eu sou da opinião do nosso grande treinador VP, porque o mercado deveria fechar antes de começar os jogos a valer.
    Este facto de o mercado se prolongar até 31 de agosto só destroi uma equipa no mundo que é o PORTO, porque nós é que somos o mercado mundial praticamente, tudo gira em volta de nós, somos enormes. Mas isto faz com que por vezes sejamos apanhados desprevenidos, e se um gajo nos cola 40M no moutinho no último dia? Não temos ninguém altura, ou temos mas podiamos não ter, logo este mercado ta muito mal feito, ainda para mais com o SHAQES da arábia que andam para ai, 40M são penas do casaco.
    Este método de mercado tem que ser seriamente revisto.
    E ao que parece o alvaro está mesmo a pressionar a saida, e o quê que se pode fazer nestes casos? Somos quase que obrigados a deixar-lo ir... Vamos ficar com o jogador pendurado a treinar na equipa B? Para perdermos 25M? Somos obrigados essa é que é essa. E este gajos todos que vêm da américa do sul, só vêm para o porto para dar o salto, ponto final.
    Ainda assim acho que nos reforçamos bem, e espero pelo Leando Damião, que se esse miudo vem, cuidado meu rapaz, vai ser uma barraca abanar.
    Força Porto, Força Jorge Nuno!
    P.S.: Para bem era vir um SHAQUE das arabias injectar dinheiro e continuar o JNPdaCosta no comando :D

    ResponderEliminar
  3. Dois temas:

    1) Reflexão sobre o jogo da Supertaça!
    Alguns portistas contentam-se com vitórias morais. Eu embora compreenda e aceite que a equipa do FC Porto realizou uma exibição muito meritória, mesmo assim ficou-me o gosto amargo da derrota. Pergunto-me tanto esforço, estivemos quase a conseguir um resultado histórico, e, no fim aqueles poucos lances (detalhes?) que deitaram por terra as nossas legitimas aspirações! Porque meus amigos, a sensação com que no fim fiquei, é que acabamos por morrer na praia...!
    2) Quanto ao mês de Agosto!
    Estou de acordo com Vítor Pereira, o mercado devia fechar a 15/08.
    Porem dado que não é assim, aqui há uns tempos atrás eu sugeri num post no dragaoatento que os dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD providenciassem no sentido de convencer/mentalizar os seus activos e empresários destes a divulgar aos possíveis interessados que só estariam disponíveis para negociar até meados de Agosto, e que findo esse prazo ficariam automaticamente por voto próprio de alma coração ao serviço do clube que os valorizou. Quero dizer criar uma certa mentalidade/cultura azul e branca (como fazem em La Masia os blaugrana), no FC Porto de modo a que os jogadores se sentissem moralmente um pouco acorrentados aos Dragões, podendo ser considerada alta traição negociar futuros contratos à revelia (sem autorização) do conhecimento da FC Porto-Futebol,SAD. Porque no fim o FC Porto também gasta rios de dinheiro proporcionar-lhes excelentes meios para evoluírem.

    ResponderEliminar
  4. Pessoal toca a ir votar no nosso Hino!.....http://listas.20minutos.es/lista/grandes-himnos-equipos-de-futbol-88742/

    ResponderEliminar
  5. Desde há muito tempo que não gosto do m~es de Agosto... um mês de exageros: muitas mortes na estrada, muitas festas, muitos incêndios, muito calor... este ano a verdade é que o mês de Agosto nem foi quente, nem teve assim tantos incêndios; pior foi aquele mês em que a falta de decência nos levou o Libras Boas e abriu a comporta...depois daquela deserção seria difícil ter tranquilidade... nem os jogadores a devem ter.
    Mas, como diz o Rummenige o todo poderoso senhor Blatter da FIFA vai cair como caiu o Khaddafi - com estrondo ...
    talvez quando dói aos alemães as coisas comecem a mudar, porque como diz e muito bem, para nós adeptos não é a gosto que vemos partir os nossos tesouros, sem termos carteira para assegurar outros que os substituam de imediato...

    ResponderEliminar
  6. TOTAL (e INFELIZMENTE )de acordo com o sr.João Salvador Rocha !
    O tão querido e cantado mês de Agosto só "miséria" e, vá lá, (para amenizar) uma Supertaça, de cuja,já temos (felizmente!) a casa cheia , nos trouxe.
    Também e como alguns,chame-mos-lhe assim : "não seguidistas da ordem vigente" e com cabeça pensante ,já adivinhavam o que viria por aí se ...
    Agora, parece-me que estamos a reagir tarde e a más horas.Sou um dos "crentes" da gestão PdaC,mas continuo a pensar que ele -mais vezes do que eu gostaria- se ri antes do tempo e tal como a onça: ri de quê ?! Afinal o enrique cerezo também sabe da poda e riu mais e melhor que nós.Para que a desgraça não seja tão devastadora como o tão actual "Irene",lá pelos USA, evitemos pensar e ignoremos as "risadas" que vão lá p'rós lados da "instituição" .Para os mais distraídos: já vamos em dois "assunções" mesmo que "de bico" e a patacos, lhes tívessemos-num golpe de mágica!segundo uns qtos experts - enfiado o barrete-micael...
    Viu-se já no Mónaco como é que vai piar o mocho!Sem soluções no banco e o caso do ponta de lança é (minha opinião,note-se) GRITANTE ,vou tentar manter a fé que até 31 de Agosto, a coisa, se resolva. A mesma fé, para que James e Iturbe possam ser uma máxima- valia de apoio a um tal de ... Damião?- Sonho?! Se o presidente ri... porque não, um adepto-accionista : sonhador ?
    Saudações Portistas
    João Carreira

    ResponderEliminar
  7. Também me parece que a SAD portista foi surpreendida pelo desejo de Falcao sair. E não esperaria que o Atlético pagasse tanto… De outro modo não se compreende que só tenhamos, a 3 dias do fecho do mercado, um ponta-de-lança no plantel (Walter, pelos vistos, não conta).

    Tenho quase a certeza que Álvaro Pereira vai sair para o Chelsea. Auguro que irá por 26 a 27 milhões, mais uma verba por objectivos. Tudo somado dará um valor superior à cláusula de rescisão – maneira da SAD limpar a face… Apesar de tudo, um bom negócio.

    Com o encaixe efectuado não será de ponderar a compra de Leandro Damião? É caro, mas é um valor seguro com grande margem de progressão. Confiemos que o FC Porto aja como sempre (ou quase sempre) agiu: determinação e pés bem assentes no chão.

    Abraço.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  8. Ainda o debate sobre a táctica adoptada pelo VP na Supertaça!

    Pela minha parte, pelo menos eu, não sugeri que Vítor Pereira adoptasse uma táctica de marcação homem a homem, o que eu escrevi e mantenho é que dadas as características de "la Pulga", não se pode deixá-lo à solta. E disse mais, vigiá-lo de perto (tentar perturbar a acção dele) só a partir do momento em que ele entrasse no meio campo do FC Porto. Relativamente aos outros craques do Barça, aí sim, não seria de adoptar qualquer marcação especial.
    Também me parece que dada a forma actual do Fernando, este não seria a opção ideal para marcar o Messi.

    Agora a aqueles que acham que o VP fez bem em não prever marcação especial para o Messi: digo o seguinte: vocês estão errados! E explico porque^. Porque em contra partida o Guardiola previu uma marcação especial para o Hulk, o qual é só o desequilibrador-mor dos Dragões! Chegaram a ir 3 adversários ao encontro dele!
    Aqui está uma teoria que contesta e anula as vossas, ou seja, a de alguns seguidistas!

    ResponderEliminar
  9. Francamente,já vi sair do clube jogadores muito mais importantes e úteis que o Falcão e lá nos continuamos a safar...O Kleber é novo e pareceu esforçado e com muita margem de progressão.Ainda não marcou mas há PdLança de 40M que passam 5 jornadas sem marcar...Se o Kleber chegar a finais de Nov.sem 9 golitos marcados ai já se devem preocupar.E todo este ALARME é porque?Por perder com o Barcelona ou por vender jogadores como fazemos todos os anos?Se for o 1º caso ,perder lá muito de vez em quando,até é saudável.A equipa jogou bem até sofrer aquele golo à Secretário que de 3 em 3 anos oferecemos aos adversários.Acontece aos melhores e depois não conseguimos ter bola e construir.Foi 68/32...a jogar com 10 e 9 não foi desonra nenhuma.Se for por vender jogadores vejam os Nºs.Receitas de Bilheteira Porto 1oXbarça 90 Televisão Porto12XBasça180 e por ai fora...Não querem pagar 9 vezes quota por mês ,comprar 9 vezes mais camisolas ... é claro que querer queria-mos mas não podemos.Por isso eu digo..SOMOS O MELHOR CLUBE DO MUNDO.. e devemos manter esta filosofia que nos tem feito crescer.Vamos lá fazer uma época como a anterior.
    Força PORTO.
    Somos muitos mas somos UM.

    ResponderEliminar
  10. João Teles29 agosto, 2011

    Ainda o debate sobre a táctica adoptada pelo VP na Supertaça Europeia!

    Li aqui o Dragaoatento referenciar que deveria ter sido efectuada uma marcação especial a Messi, no entanto, gostava de saber qual foi o momento em que Messi conseguiu desequilibrar? Ou será que deveria ter alguém "em cima" dele aquando do passe de Guarin?!?!
    Modificar processos por causa de um jogador seria mudar processos da equipa e indicar à equipa que o perigo vinha única e exclusivamente dali, o que no Barça na minha opinião o perigo começa bem mais atrás, na 1ª fase de construção (em Valdés) e aí o Porto conseguiu quase que colocar o Barça como sendo uma equipa quase banal na posse de bola.

    Quanto ao facto de o Guardiola prever uma marcação especial ao Hulk, discordo totalmente e explico porquê. O Barcelona é uma equipa que tem um modelo de jogo bem enraizado de há 3/4 anos para cá e um dos seus princípios após perda de bola é uma pressão altíssima sobre o portador da bola (por vezes parece que pressionam sem critério, tentando apenas encurtar espaço e tempo, no entanto, apenas parece...). O Porto sempre que tinha bola procurava Hulk, se bem que a ajuda dada a este por parte dos médios era muitas vezes nula, assim parecia que o Barça deu especial atenção a Hulk, no entanto isso é mentira!

    Recordo ao Dragaoatento que a última vez que me lembro de alguém dedicar marcação especial a um adversário, alterando com isso processos da equipa, saiu do Dragão vergado a uma derrota humilhante, e este é apenas um dos exemplos.

    A perder prefiro perder com os meus princípios e fiel aquilo que trabalho...

    ResponderEliminar