04 agosto, 2011

Clausulas de rescisão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A pouco menos de um mês do fecho do mercado de transferências, o futuro do nosso plantel continua muito indefinido, pois ninguém de bom senso consegue garantir que nenhum dos jogadores do nosso plantel não possa vir a rumar a outras paragens. Para que tal aconteça, basta que alguém cubra a clausula de rescisão de qualquer um dos atletas, e a não ser que seja o próprio a recusar a partida, o negócio fica fechado.

Diversos dragões têm estado na berlinda, tendo ocorrido as mais diferentes reacções em cada um deles. Desde Falcao que decidiu aumentar a clausula, passando por Rolando que diz que Libras-Boas tem o seu número de telefone, não esquecendo Hulk que apenas refere estar bem no clube, ainda Guarin, João Moutinho ou Álvaro Pereira que não abrem a boca, mas também Fernando que abre a boca e sai o que calha.

Num clube onde a valorização dos seus atletas é a mais normal das realidades, daí não surpreender que diversos fundos queiram ser nossos parceiros, os atletas têm que definitivamente perceber que os contratos são para cumprir. Ponto final!

Não raras vezes, os jogadores “exigem” aumentos salariais em função do bom desempenho que apresentam em campo, e daí a “exigirem” a saída para outros voos, é um pequeno passo.
Curioso é que quando há o aumento salarial, habitualmente acompanhada de renovação de contrato e definição ou aumento da clausula de rescisão, os senhores jogadores estão tão preocupados em ganhar mais alguns milhares de euros, que nunca se preocupam em fixar os valores de saída nos 15, 20 ou 30 milhões de euros.

O problema vem mais tarde!
Entretanto, lá vêm eles com a conversa do costume, que querem dar melhores condições de vida à família, que são ambiciosos e querem experimentar outros campeonatos, blá, blá, blá, blá... e a guita??? Onde está a guita??? Aí depois já querem sair a qualquer preço, já não se preocupam com as clausulas de rescisão, já só pedem que não lhes cortem as pernas? Então e quando assinaram o contrato não se lembraram disso?? Poupem-nos a esses discursos chorinhas e das duas uma: tragam quem “bata a guita” ou calem-se e joguem à bola, pois são principescamente pagos para tal.

Pior, é que depois algumas destas damas, fazem birra, jogam pouco ou mal, e prejudicam o clube. Primam por tanta inteligência, que nem percebem que se não se exibirem a alto nível, no ano seguinte ninguém os vem buscar.

Por exemplo, há um ano atrás por esta altura, Fucile tinha muito mercado e demorou a acordar para a época. Resultado? Este ano o seu mercado é muitíssimo menor.
Neste início de ano, o caso para mim mais flagrante, é o de Fernando.
Para além de fazer asneira em cima de asneira com constantes assistências para golos dos adversários, ainda mantém uma postura sobranceira. Será que é assim que ele pensa ir a algum lado?

Meus amigos, os contratos são para se cumprirem. Se nós pagámos o salário mensalmente acordado, eles também só têm que sair pelos valores acordados. Ou será que o cumprimento do contratualizado é só responsabilidade nossa?
Mais, no ano em curso, pela especificidade do mesmo, e pelas movimentações que alegadamente existem, espero que de facto só saiam atletas pelo valor das clausulas de rescisão, e nem um euro de desconto.
Excepções a esta situação, podem ditar conflitos e amuanços no balneário, com uns a perguntarem o porquê de outros poderem sair abaixo das clausulas e eles não.

Quero acreditar que a estrutura está atenta, e como tal não cairá no erro de abrir precedentes.

Até à próxima... CARREGA PORTO!!!

NOTA: A compra no nosso frangas preferido por 8,6 milhões de euros pelo Saragoça, um clube mergulhado numa crise financeira tremenda, foi das maiores risadas que alguma vez os menstruados me proporcionaram. Será que eles pensam que nós somos todos parolos de Lisboa??? Tenham vergonha na cara....

8 comentários:

  1. Eu não queria que saisse ninguém (excepto Fernando, em definitivo) por isso concordo com o princípio enunciado:

    "...espero que de facto só saiam atletas pelo valor das clausulas de rescisão, e nem um euro de desconto."

    Um abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Norte, os jogadores só coçam para dentro...Mas atenção, tem de haver algum jogo de cintura, o F.C.Porto não é um clube rico, precisa de vender, agora não pode, nem deve, dar o flanco, contribuir para desvalorizar activos.
    Quanto aos amuos, aquilo passa e se não passar o problema é deles.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Em Lisboa há muito mais do que apenas "parolos"... comentário bastante infeliz.

    ResponderEliminar
  4. Deixar sair o Fernando, ficar com um Sousa super motivado, com um Castro (que melhorou muito em Espanha) como alternativa e ainda Guarin se for necessário estaria optimo.

    O fundamental é ter os jogadores que tenham a cabeça toda cá.

    ResponderEliminar
  5. Paulo acho que tens poder de encaixe...nem é preciso explicar ,onde o "Norte" queria chegar!

    Portistas não é só a Norte ,é à escala Mundial!!!!
    100%de acordo Norte!
    Graças a Deus não nasci lampião!


    sd

    ResponderEliminar
  6. Não percebendo a complexidade do negócio, ou seja, não estando por dentro de como é o negócio do que é gerir activos como jogadores de futebol o que salta à vista é o que vemos dentro de campo.

    Salta também à vista sempre o mesmo comportamento dos amuanços quando a coisa não corre como o esperado e facilmente se esquece que a entidade patronal, nunca falhou e tem uma estrutura que se preocupa com os seus activos não só da forma negócio.

    O problema também vem destes tesos italianos que não têm dinheiro nem para mandar tocar um ceguinho, mas prometem mundos e fundos ao jogador sem sequer falar com o clube, não serão só este género de clubes mas também os abutres dos empresários que metem a cassete 26 ate ao fim.

    Daí concordar com tudo o que foi dito no post, em relação às vendas e ao comportamento dos profissionais que jogam com a nossa camisola.

    Mas temos um clube que é capaz de reabilitar qualquer um, por isso eu ainda conto com Fernando e com os outros todos para mais um época e tenho a plena confiança na direcção na mediação destes casos, como o próprio post diz saem pelas clausulas de rescisão e nem um cêntimo de desconto.

    ps: Paulo não querendo fazer de advogado de ninguém, não acho que foi por aí que o Norte quis ir e toda gente percebeu onde quis chegar e a quem quis chegar, não vamos ver fantasmas onde eles não existem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Queres ficar, de corpo e alma? Força, estamos cá para te apoiar.

    Contrariado? Rua, desde que tragas quem "bata a guita".

    Até dia 7, esta ânsia de vencer... não consigo controlar...

    Abraço NORTE

    ResponderEliminar
  8. PAULO,

    Eu julgo que dar o sentido que você quis dar ao que eu escrevi, é manifestamente querer encontrar problemas onde eles não existem.
    Tenho muitos amigos de Lisboa 101% portistas.
    Sou amigo pessoal de toda a família Monteiro, da qual o patriarca mor é o presidente da Casa do Porto de Lisboa há décadas.

    Ora, assim sendo, quando quiser discordar de algo, faça-o sem receios pois este é um espaço livre e democrático, mas não procure nuvens quando o sol brilha intensamente.

    VILA POUCA,

    Não devemos viver em ilusões utópicas, pelo que temos que ter consciência que não temos o poderio financeiro dos grandes europeus, logo as saídas podem ser inevitáveis para equilibrar a balança. Mas vamos lá ver 2 questões distintas: 1) Vender pelas clausulas, sim e que remédio! Abaixo das mesmas, após discurso do presidente garantindo que ninguém sai abaixo do clausulado e após recusas de propostas, excepções nesta altura do campeonato, colocaria em cheque todo o discurso, e teria certamente efeito nefasto nos jogadores que já viram propostas suas serem recusadas. 2) Se temos que ser equilibrados no balanço Compras\Vendas, não será arriscado gastar cerca de 23 milhoes em jovens promessas brasileiras quando ainda só realizamos o encaixe proveniente da saída de Libras-Boas?

    ResponderEliminar