09 agosto, 2011

Em 1996, Tó Neves ergueu a Taça de Portugal em Sintra!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Depois de na semana passada termos aqui recordado a final da taça de Portugal de hóquei em patins de 1988, desta feita, avancemos 8 anos e paremos em 29 de Junho de 1996. É desse dia o vídeo que hoje vos apresento (editado por mim, após captação das imagens através da RTP Memória) e diz respeito à final da taça de Portugal de hóquei em patins de 1996 que se disputou em Sintra, opondo as equipas do FC Porto e Oliveirense.

Os Dragões já não venciam este troféu desde 1989 (final ganha ao Paço de Arcos), e depois da supertaça Nacional ganha em finais de 1991 ao Benfica, já iam em quase 5 anos sem ganhar qualquer prova interna, registando-se, todavia, nesse período, uma conquista europeia, quando o FC Porto de António Vale havia vencido a Taça Cers em 1994 numa final ganha ao Vic de Espanha.

No início desta temporada 95/96, o treinador dos dragões era Cristiano Pereira sendo a meio da época substituído pela dupla Vítor Hugo e António Pires. No campeonato, o FC Porto ficou em 3º lugar atrás do campeão Barcelos (treinado por José Fernandes) e do vice-campeão Benfica, mas ganhou todas as outras competições. Além da taça de Portugal que falaremos mais em pormenor umas linhas mais abaixo, o FC Porto também venceu a supertaça Nacional ao Barcelos (prova que se disputou no final da época 95/96 e não no início da seguinte) depois da falta de comparência averbada à equipa Minhota no jogo da 1ª mão nas Antas e que determinou desde logo a atribuição deste troféu aos Portistas em detrimento da equipa do Barcelos, recente campeã Nacional, sendo que os Dragões ganharam ainda a prova Europeia que disputaram, ou seja, a taça Cers, a 2ª da sua história e o 7º troféu Internacional da modalidade conquistado pelo clube azul e branco.

Nesta taça Cers 95/96, os Dragões tiveram que ultrapassar o fortíssimo Barcelos (quartos de final) com 3-3 no Minho e 5-2 nas Antas (após prolongamento depois de 1-1 no tempo regulamentar), também deixando para trás (nas meias-finais) o temível Réus de Espanha em que após derrota na Catalunha por 3-1, os pupilos de Vítor Hugo conseguiram a reviravolta na eliminatória ganhando o jogo no Porto por 6-2. Na final a 15 e 22/6/96, o FC Porto bateu em casa o Tordera de Espanha por 3-0, e depois fora de casa voltou a ganhar por 7-1, silenciando por completo o pavilhão dos Espanhóis.

Voltando agora ao ponto forte deste post e ao vídeo de 15 minutos que hoje vos apresento, vamos então falar desta caminhada Portista rumo à conquista da taça de Portugal de hóquei em patins 95/96. O ponto alto desta caminhada foi o jogo das meias finais (nesta fase, a Oliveirense de António Vale bateu o Sesimbra por 6-3) que o FC Porto teve que disputar na Luz, casa do ainda bicampeão nacional que, inclusivamente, havia eliminado há poucas semanas atrás, o Barcelos (futuro campeão Nacional) no Minho no desempate por penaltys.

Os Dragões de Vítor Hugo não se atemorizaram com o ambiente e chegaram a estar a ganhar por 4-0, mas o Benfica com a ajuda do árbitro, Joaquim Carpelho, conseguiu chegar aos 4-4. Na parte final do jogo, o contra-ataque dos Dragões revelou-se fulminante e o pavilhão da Luz silenciou-se por completo e rendeu-se à superioridade dos dragões que marcaram 3 golos seguidos, ganhando o jogo em Lisboa por 7-5, com o Benfica a marcar o 5º já nos segundos finais de um belo jogo de hóquei que qualificou de imediato o FC Porto para a final da taça de Portugal, 7 anos depois. Neste jogo da Luz, os 7 golos do Porto foram de Didi (3), Reinaldo Ventura (2), Tó Neves (1) e Realista (1).

A 22ª final da taça de Portugal, que vos apresento neste vídeo, disputou-se em Sintra a 29 de Junho de 1996 entre o FC Porto de Vítor Hugo e a Oliveirense de António Vale. A Oliveirense adiantou-se no marcador, mas antes do intervalo, Filipe Santos (depois de bela assistência de Reinaldo Ventura) e Tó Rocha colocaram o FC Porto na posição de vencedor (2-1). Na 2ª parte e depois do 2-2, os Dragões tiveram um período de algum nervosismo e Filipe Santos provocou um penalty desnecessário que a Oliveirense aproveitou para chegar de novo à vantagem (3-2) a 12 minutos do fim.

Nesta fase, assistiu-se a um massacre do FC Porto na busca da igualdade com o árbitro Luís Rei do Minho a anular um golo aparentemente limpo a Tó Neves com protestos veementes do nosso guarda redes Franklim Pais… até que a 2 minutos do fim do jogo, deu-se a explosão de alegria entre os Portistas com Ricardo Geitoeira a conseguir igualar o jogo (3-3) após excelente passe de Tó Neves.

No prolongamento, os Dragões foram mais fortes e conseguiram os 2 golos da vitória (5-3) na 2ª metade com Filipe Santos e Tó Neves a facturarem e a garantirem a conquista de um troféu que esteve mesmo muito “tremida”. No final, grandes festejos entre a comitiva azul e branca e Vítor Hugo, naturalmente feliz e orgulhoso dos seus pupilos na entrevista à RTP.



O capitão Tó Neves levantou o troféu em Sintra, sendo esta a 7ª taça de Portugal ganha pelos Dragões. Nesta temporada marcada pelas 3 taças ganhas (T.Portugal, Supertaça e T.Cers), o plantel do FC Porto era composto por Franklim, Miguel Ferreira, Realista, Filipe Santos, Tó Rocha, Tó Neves, Didi, Nuno Félix, Ricardo Geitoeira e os ainda juniores Reinaldo Ventura e Óscar Pereira. No final da época, Vítor Hugo teve que abandonar o cargo de treinador por incompatibilidade com a sua actividade profissional, com Ilídio Pinto a entregar a equipa em 96/97 a Vítor Bruno que a meio da época acabou por acordar a sua saída com a direcção Portista (algumas derrotas comprometedoras) que voltou a chamar por Vítor Hugo. O adjunto principal nesta época foi sempre Franklim Pais, que no final de 95/96 tinha abandonado a carreira de jogador. No final de 95/96, também saíram da equipa, entre outros, Realista e Didi, sendo que este último foi para o Barcelona, ingressando no Porto os credenciados, Paulo Alves e Pedro Alves.

Espero que tenham gostado de mais esta recordação de 1996, do vídeo alusivo a essa conquista e das fotos da revista dragões de Julho de 1996 (agradecimento especial ao Amigo Vila Pouca), esperando eu que, de agora em diante, Tó Neves continue a levantar muitas taças, mas no seu cargo actual, o de treinador principal do FC Porto (os seus adjuntos serão Renato Garrido Almeida, que já pertencia à equipa técnica de Franklim Pais, e Pedro Lopes, nosso ex-jogador que se estreou nos seniores do FC Porto, precisamente em 96/97 devendo-se salientar ainda que Franklim Pais passa agora para coordenador geral do hóquei azul e branco).

Saudações Portistas e até daqui por 3 semanas, dia 30 estou de volta...
Um abraço do Lucho.



11 comentários:

  1. Uma delícia… Já dei uma vista de olhos, mas irei ler tudo com cuidado e interesse.
    Obrigado, Lucho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. De facto, o Hóquei é, como já dizia o Baldaia, uma máquina que trabalha sem avarias.

    Espero que este levantar de taça do Tó Neves, seja o prenuncio de mais Taças e titulos para o Dragão...Pelo menos uma dúzia, dizia no final da última AGeral, Ilídio Pinto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. 08/08/2011

    NATAÇÃO

    "Tri" na Taça depois de 47 medalhas nos Nacionais

    Pela terceira vez consecutiva, o FC Porto Dolce Vita conquistou a Taça de Portugal, triunfo que assegurou ao dominar os Campeonatos Nacionais Absolutos disputados este fim-de-semana, na Póvoa de Varzim, onde assegurou mais 14 títulos nacionais, um total de 47 medalhas (14 de ouro, 14 de prata e 19 de bronze) e um recorde nacional júnior.

    O domínio portista na última prova pontuável para a Taça de Portugal foi sublinhado na prova de 4x100 metros estilos de juniores femininos, com a formação composta por Maria Amorim, Paula Oliveira, Sílvia Ariana e Ana Neto a conseguirem um novo máximo nacional da categoria, com o tempo de 4:25.70 minutos.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma maravilhosa cronica.
    O B R I G A D O

    ResponderEliminar
  5. Off the topic:

    Então Prezado Bruno aqui vai:

    No Barça adversário que vamos defrontar na disputa da Supertaça europeia, mercê da excelente qualidade técnica individual dos seus jogadores, e dos eficazes automatismos da equipa, o seu futebol privilegia a posse de bola, mas esta é uma posse com: qualidade, critério e objectividade! Que é o que falta aos dragões, posse com qualidade critério e objectividade!
    Se bem que penso estarmos no bom caminho para melhorar-mos. Isto é, se continuarmos a trabalhar afincadamente de modo a atingirmos este objectivo...!

    Somos FC Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  6. Que me desculpem os portistas:
    Eu gosto que o FC Porto ganhe em tudo, mas só tenho paciência para o futebol...!
    Ah! E para o Basket no tempo do Dover, o tal que arrastava multidões para o ver jogar...!~

    OFF the topic:
    Bruno!
    O futebol de posse de bola do Barça, é eminentemente técnico porque é praticado por executantes de grande qualidade técnica, e, feito de desmarcações constantes e passes de precisão milimétrica entre todos os elementos da equipa, o que chega a cansar prematuramente: física e psicologicamente os adversários, levando-os (em parte)a desistir de pressionar por esta acção resultar quase em vão.

    Se quiser criticar construtivamente as minhas concepções (opiniões), está à vontade: dragaoatento.blogspot.com

    Somos Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  7. Lucho mais uma vez um muito obrigado por este momento e por esta lembrança.

    Só mesmo tu para avivares a memória ás vezes esquecida de alguns fabulosos patinadores que passaram por este clube.

    Como te disse tudo bem documentado, relatado, com direito a vídeo e a entrevista da revista Dragões à secção e a pessoas que me merecem um respeito total, Sr. Ilídio Pinto, o Sr. João Baldaia, Vitor Hugo e Tó Neves.

    Não esquecendo todos aqueles que passaram pela secção de hóquei ao longo dos anos e aqueles que ainda se mantêm, muitas vezes contra tudo e contra todas as expectativas continuam a ganhar e cilindrar a concorrência.

    Mais uma vez Lucho um trabalho à Lucho, não consigo encontrar outra palavra.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Não sei porquê, mas a berdade é que cada vez que vejo estas pérolas do Lucho fico sempre saudosista de outros tempos!

    Parabéns tb ao amigo Vila Pouca, um berdadeiro hóme do arquivo! :)

    Saudações

    ResponderEliminar
  9. Ronaldo: Oh Messi contigo aqui em Espanha não me dão o devido valor.
    -Messi: Entao olha vai para o Porto !
    -Ronaldo: Oh... Tá lá o Hulk e o Falcão.
    -Messi: Entao vai para o Sporting !
    -Ronaldo: Tá o Matias e o Capel .
    .........- Messi: Oh Ronaldo que esquisito, então vai à merda !
    -Ronaldo: Não, tá lá o Aimar e o Saviola, e não sou catolico para aturar o Jesus... :S

    ResponderEliminar
  10. Lucho mais um trabalho fantástico, deliciosas recordações!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Não tenho grande coisa a acrescentar ao que já foi dito.
    Mas para mim este Lucho merece um Dragão de Diamante!
    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar