31 agosto, 2011

Equador

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Há quem não se enxergue. Há quem admita que não percebe nada de futebol. Há quem não abdique do tacho do pasquim da queimada e do seu cache. Há quem mesmo que as coisas corram bem, continue a criticar por criticar. Há quem não consiga ver além da crítica. Há quem só esteja bem a ser politicamente correcto.

É esta a triste conclusão que chego quando leio a crónica do Miguel Sousa Tavares de 30-08-2011(claro que não fui ao site pornográfico da Bolha, posso sempre ver no meu amigo “Dragão Até à Morte”) . É uma triste conclusão, mas é minha. E nestas coisas, quando vem dos meus, levo a mal.

Começa logo com a frase, “FC Porto mereceu perder”, como se o futebol fosse de “merecimentos”. A realidade é que perdeu e perdeu o jogo em pormenores que ninguém no seu juízo perfeito quer esconder nem precisa de o fazer, aliás, é fácil de ver que até ao passe do Guarin para trás, o Barcelona tem tantas oportunidades claras de golo como teve o FC Porto, mas isso fui eu que vi mal o jogo. PS - Só para avisar que já revi o jogo segunda vez e no estádio tinha acesso via ecrã gigante aos lances todos.

Depois começa por dizer que o bombo da festa das finais em Monte Carlo é sempre o FC Porto. É verdade que vamos na terceira presença no Mónaco e não ganhamos nenhuma vez, mas também podia dizer que somos o bombo da festa da Taça da Liga, visto que também não ganhamos uma única vez e já contámos com 3 presenças. Puro criticar por criticar!

No ponto b), fala que jogámos apenas para retardar o golo do Barcelona. Se houve coisa que fiquei orgulhoso desta final, foi exactamente do contrário, com o FC Porto a jogar com o seu sistema de raiz, um histórico 4-3-3 e não foi por jogar com o Barcelona que íamos mudar como outros na história fizeram que em jogos desta natureza até com 5 centrais jogaram. Por isso, se houve quem foi para uma final à procura de jogar à bola e mostrar aquilo que sabe, com identidade muito própria e com os melhores no 11, aqueles que estavam aptos para jogar com um treinador que ainda agora chegou e já tem uma Supertaça no curriculum e com algumas ratoeiras que deram bem jeito, onde foram anulando os ataques do Barcelona e veja-se lá também fomos criando jogadas de perigo, só eu, contei 2 remates do Hulk com 2 defesas impossíveis, uma bola que é tirado na hora H da cabeça do Kleber, uma lance em que Kleber não consegue rematar em condições mesmo assim criou perigo, remate de Rodriguez a causar perigo, contra um remate de Xavi e uma jogada de Messi que aparece sozinho a tentar fazer um chapéu a Helton, isto tudo vindo de uma equipa que apenas estava ali para ser o bombo da festa e retardar golos do super Barcelona, há coisas fantásticas!

Depois no Ponto c) lá dá uma de cartomante e futurologia atrasada, deve ser o convívio com a Maia que lhe anda a fazer mal, que fosse jogasse como jogasse o FC Porto jamais venceríamos aquele jogo, assim de repente só me ocorre dois comentários ou anda a ler na estrelas como o Orelhas ou está na hora de comprar um novo baralho de cartas do previsão do futuro, segundo alguns até acho que irmos ao Mónaco foi perda de tempo o resultado estava mais que visto, bela conclusão, aliás é parecido com um velho do Restelo que via a bola ao meu lado que mal começava a época implicava com um jogador logo de imediato apenas e só pelo nome, mesmo que ele tivesse 15 épocas em grande ao primeiro falhanço lá saía a frase do costume “eu não disse, eu avisei”…

No ponto d), fala da arbitragem e do penalti. Aqui viu bem. Esqueceu-se é que há uma mão do Villa também dentro da área e também para grande penalidade, juntamente com o primeiro cartão amarelo a Rolando que fez o mesmo que Mascherano fez o jogo todo, mas as arbitragens manhosas não se medem nos lances capitais, é nas pequenas coisas, nos pormenores, e aí os laterais, bem como Rodriguez, o nosso melhor jogador em campo, na minha opinião, já tinham amarelo e não estava tudo 0-0.

No ponto e), lá volta a fazer futurologia, que mesmo com o penalti, apenas teríamos oportunidade de jogar o prolongamento e aí seríamos dizimados. Mas qual arauto da desgraça, qual quê! Isto sim é a bola de cristal em HD a funcionar na sua plenitude.

No ponto f), vai à comparação rasca, como se fosse possível comprar a época do ano passado com a deste ano. Basta que para haver comparação, tem de ser pelo menos idênticas em algum aspecto e desta época para a anterior não vejo grande relação. Vejo um treinador a perder jogadores em períodos difíceis, jogadores esses fulcrais, a receber jogadores aos remendos dado as suas participações no torneios de verão, bem como alguma inexperiência de alguns jogadores que tem ao seu dispor nestas andanças de jogos Europeus. Quanto à forma física estar pior, eu só pergunto uma coisa: viu o jogo da Naval vs FC Porto da época passada e dos 3 jogos seguintes? Estávamos em grande forma física comparativamente a este ano? Eu não noto grandes diferenças, mas adiante, para este peditório já dei faz tempo.

Depois diz que os centrais e Helton estiveram bem. Concordo em absoluto. Que Hulk foi ao limite da forma física, também concordo. Vi Adriano de língua de fora. Mas depois borra a pintura e compara o Cristian Rodriguez ao Capel do Sporting, quando Rodriguez até ficar sem pernas estava a ser o melhor jogador do FC Porto, onde imprimiu muita força ao ataque, onde foi sempre muito voluntarioso a ajudar a defender quando foi preciso, mas claro para ser bom jogador para algumas pessoas, é preciso marcar golos. Isto vindo de alguém que diz que 2 jogadores do Twente (Ola Jonh e o Ruiz) faziam muita falta a este Porto, haja pachorra para tanta asneira dita ao mesmo tempo e saída do mesmo teclado.

Serei eu o único a ver que MST de futebol não percebe grande pistola? Depois de criticar Moutinho, depois de criticar exibições no ano passado do FC Porto e agora vem com esta crónica de treta falar de uma final que ao que parece, lhe foi relatada pelo João Querido Manhã?

Miguel está-lhe a fazer muito mal os ares da Queimada. Ser politicamente correcto no campo de batalha não traz nada de bom.

a) Importante dizer que não saímos humilhados como muitos querem fazer passar. Não é por isto que me faz mais feliz, ou sequer possa estar mais satisfeito com o resultado.

b) Saber que estivemos no Mónaco contra uma equipa que com ou sem bola, é a melhor do Mundo, com (nossos) jogadores que não faz muito tempo, andavam na Madeira a disputar últimos lugares.

c) Encurtamos o campo de maneira a não deixar o Barcelona jogar com passe a rasgar, de forma a apanhar Messi e Villa em constante fora-de-jogo.

d) Pressionamos alto e forte, onde obrigamos o GR adversário a cometer deslizes, bem como a sua defesa.

e) Jogámos com identidade, jogámos à FC Porto no sistema que nos viu crescer e com um Treinador que deixa muito boas impressões. Mostrou não ser um cagão.

f) Contra a melhor equipa do Mundo, precisaram de um golo dado e dois penaltis por assinalar, mais as expulsões para ganharem por 2-0. Veja-se que aviaram neste fim-de-semana o Villarreal por 5-0.

Nestas alturas se vê também de que fibra se fazem alguns jogadores e com quem podemos contar para futuras batalhas. Já assim foi no Arsenal há dois anos atrás, e será sempre assim, porque nas vitórias, está sempre tudo bem, aliás, nem sequer hão criticas a fazer.

Eu não fiz 47 horas de viagem de autocarro para apoiar o meu Porto e ter de levar com um crítico por natureza a malhar no meu clube a torto a direito.

Com Amigos assim, quem precisa de inimigos.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

23 comentários:

  1. Ainda há quem leia um fulano que em 2004 não viu o FC Porto disputar e vencer uma Final da Taça Intercontinental porque preferiu ir à caça. Um fulano destes devia ter vergonha de escrever sobre desporto e em particular sobre o FC Porto.

    ResponderEliminar
  2. Tinha acabado de ler o "manual da final da supertaça" de miguel sousa tavares e não sabia se me ria ou se chore! Após ler este post, concordo plenamente contigo e não acrescento nada aquilo que disseste, Antas.
    Parabéns, 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  3. Ajudem a oferecer um kispo novo ao António Pedro Vasconcelos..:( http://www.facebook.com/pages/Vamos-oferecer-um-kispo-ao-Ant%C3%B3nio-Pedro-Vasconcelos/117903078310884

    ResponderEliminar
  4. Eu já há muito tempo disse que o Miguel enlouqueceu. Ou então quer parecer... diferente.

    Ora nós não precisamos destas "diferenças". E se ele fosse igual a si próprio só tinha a lucrar. Pode estar vendido ao pasquim, mas que não venda a alma.

    Portanto, nada a acrescentar ao post do Antas. Apenas realçar: estão bem evidenciadas as calinadas do MST. Montruosidades...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. MST é isto, querem gostem umas vezes quer nao gostem outras tantas!!Não concordo sempre com aquilo que escreve ou diz, não sei se o teor das suas linhas devem ser lidas como as escreve ou se tem algum subterfugio de onde se possam tirar outras ilaçoes!!!Não me parece tal como noutros escritos que seja motivo para tanto alarido, uma vez mais este jogo é motivo de N apreciaçoes, ha quem tenha gostado outros nem tantos, como efectivamente este Barça custa a derrotar e ainda não foi encontrado o antidoto para parar a maquina catala,serás sempre dubia a analise ha que contra estes joga!!!O hercules o ano passado nao terá feito metade do k o FCP fez no monaco e ganhou em camp nou por 2-0, outros adversarios ja os fizeram correr bem mais e apresentaram-se como obstaculos maiores e foram vergados!!!Que há neste texto de MST partes eloquentes de verdade, p.ex quando se refere a falcao ou ALv.pereira e outros, não deixa de ser menos verdade que se tornam injustas algumas das suas apreciaçoes a Cebola e/ou moutinho só para referir parte das suas imbirraçoes de estimaçao...Contudo mesmo nao concordando com tudo, gosto de ler MST, ate porque em diversas fases da epoca com a sua justiça ou injustiça tem o condao de agitar as aguas e fazer parte de um trabalho na imprensa que muita das vezes o clube nao faz...
    São opiniões e tal como neste espaço de tertulia nem todos algumas vezes temos a mesma visão sobre o clube jogos exibiçoes ou outros assuntos mas nos aceitamos dentro das divergencias, tb MST como adepto do nosso FCP tem direito a expressar-se, ainda que nao isento ou livre de criticas!!!

    ResponderEliminar
  6. Desde que o MST liderou a preocupação com os contentores em Alcântara, para mim perdeu toda a credibilidade de um homem do norte e um Portista com P maiusculo! MST é mais um do norte que foi para lisboa e transformou-se num deles...só escreve na bola porque critica o FCP e o Pinto da Costa!

    Não me revejo em nada do que ele diz...e não gosto de portistas como ele!!!

    ResponderEliminar
  7. Antas, meu caro, aquilo é para espicaçar, não te lembras do que ele disse antes da Supertaça, frente ao Benfica na época passada? É para espicaçar, tal e qual como espicaçou antes dos decisivos jogos em Braga e em Sevilha - «ainda bem que estou no Brasil e não vou ver ver o descalabro...»
    Repito, quando escreve sobre certas coisas, é um craque, quando analisa um jogo e os jogadores...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Sobre o artigo do artista, nem uma palavra...é demasiado convencido para o meu gosto.

    Fico menos chateado com um lagarto ou lampião, do que com um portista parolo...e no que diz respeito a abrir a boca sobre o nosso clube, este pseudo-intelectual é um parolo dos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Também eu já tinha lido este artigo e não concordei com algumas das coisas que MST escreveu, nomeadamente quanto à exibição do FC Porto e seu comportamento em campo...

    Noutros aspectos, MST é capaz de ter razão...

    Pessoalmente, gosto de ler as crónicas de MST, umas vezes com grandes asneiras, outras com autênticos tiros muito bem dados... A mim parece-me que goste-se ou não, MST é alguém com opinião totalmente livre e desapegada a preconceitos ou cartilhas... Agora, que por vezes, vomita umas asneiras, isso é verdade... Como se calhar todos nós em dado momento!

    Relativamente à questão lançada relativamente à forma como não defende o FC Porto, aí estou em total desacordo... Num meio muito hostil ao FC Porto (ou não fosse a bíblia vermelha) MST por varias vezes envolveu-se em lutas para defender o FC Porto, a ultima das quais levou mesmo aqueles 2 palhaços fedorentos (o quintela e o araújo pereira, esses 2 asnos) a abandonarem o jornal... Em matéria de defesa do FC Porto no que ao Apito Dourado diz respeito, MST foi um grande defensor do FC Porto, com argumentos que derrubaram uma a uma as alarvidades que na altura se disseram contra o nosso clube...

    ResponderEliminar
  10. Boas tardes,

    O MST pseudo-opinador-independente disse, entre outras pérolas, que não percebia como o nosso clube podia desperdiçar um jogador de topo como... o Candeias!É verdade, e o mesmo profeta disse-nos também que era anedótico como é que o nosso Presidente tinha dado 5 milhões por um jogador vindo do Japão e com nome de super herói. Como diz o Vila Pouca ele só está a espicaçar a equipa, porque afinal de contas ele percebe muito disto...

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  11. Antas,

    descanse, que não é o único convencido do analfabetismo futebolístico do MSTavares. Só Equador(es) ele domina.

    Concordo completamente com o teor do seu post. É honesto!

    ResponderEliminar
  12. Bruno em 700 palavras a parte em que é acerta é a falta de Falcao e Álvaro no jogo do Barcelona?

    Mas tem alguma lógica, isso é crítica fácil de despropositada sempre que o nosso avançado não marcar golos a analise começa "que falta faz Falcao", porque não dizer que falta faz Gomes ou Jardel!

    Já defendeu o Porto em situações complicadas como no Apito Dourado, onde li o que tinha para dizer visto ser a sua área de domínio e foi aí que procurei saber mais e estar informado, mas isto foram 3 ou 4 textos em 3 ou 4 anos de colaboração com o jornal a Bolha.

    Sempre que perdemos é isto, procura-se malhar forte e feio, com uma analise que não espelha o jogo que fizemos no Mónaco, tem uma crónica cheia de palermices iguais a tantas outras que revoltam só ao ler a primeira vez.

    Não estou à espera da malta que diga sempre que sim que é algo que tentam sempre dizer para defesa do MST, quero é que não se caia no ridículo naquilo que se escreve.

    Isto vindo de alguém que é Portista custa a engolir e de que maneira, visto não ser a primeira vez que o faz.

    ResponderEliminar
  13. Gente, pode-se concordar ou não, não se pode é partir para o insulto, mesmo que camuflado!...
    Concordo com o comentário de RCBC ,
    duvidar que o MST seja um portista emotivo e de quatro costados é puro disparate!...
    Acontece que o MST é portista desde sempre e é dos levanta a voz, e não se importa de ser insultado.
    - Quem nos defende nos jornais e na tv?
    Manuel Serrão, Miguel Guedes, Rui Moreira, e MST, e depois o PTPinto, o Maia do Jogo, o "Senador" e...
    são assim tantos que mereçam que a gente se indisponha?
    Sabiam, por exemplo, que durante anos o Manuel Serrão sempre que chegava à SIC tinha a recepção de um benfiquista que o ia insultar ??? E, ele gramou aquilo sem fazer uma queixa do homem???
    Acreditem que ás vezes não é fácil, especialmente para quem tem outras actividades públicas !

    ResponderEliminar
  14. reine margot concretiza o resto da frase:

    "Gente, pode-se concordar ou não, não se pode é partir para o insulto, mesmo que camuflado!..."

    Mas estás a falar de quê?

    Há coisas que só mesmo na net...

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá ver se nos entendemos.

    Se muitos reconhecem a Miguel Sousa Tavares o legítimo direito de criticar o FCPorto, é bom e democrático, que reconheçam aos portistas menos mediáticos, o direito de o criticar a ele, quando acharem que o devem fazer.

    Aqui, não há meninos intocáveis? Ou, há? Será MST mais do que alguém?

    ResponderEliminar
  16. Um génio a malhar nos rivais, um cepo a falar do FCP.

    ResponderEliminar
  17. "É verdade, e o mesmo profeta disse-nos também que era anedótico como é que o nosso Presidente tinha dado 5 milhões por um jogador vindo do Japão e com nome de super herói. "

    Caro Portista de Cascais

    Eu garanto-lhe que o MST não foi o único a criticar a contratação de Hulk...As vantagens dos blogs é que o histórico fica gravado e todos os comentários ficam para a posteridade... Basta fazer uma pequena busca em vários blogs portista (incluindo este) para ver o que se dizia na altura que o Hulk veio...

    Os jogadores são como os melões... só depois de se ver por dentro (que é como quem diz em campo) é que se vê a sua real qualidade...

    Penso que toda esta discussão acaba por ter pontos de contacto interessantes...Pela minha parte concordo com o post de que foi uma patetice a análise ao jogo FC Porto vs Barcelona... Mas também não deixo de concordar que MST defende o FC Porto num meio bastante hostil e, seguramente, tem mais acutilância que por exemplo outros comentadores portistas não têm... Basta ver os nossos representantes em alguns programas televisivos que se riem e até acham piada quando o nome do FC Porto é insultado gravemente por certos IDIOTAS...

    ResponderEliminar
  18. Antas, estou a falar da caixa de comentários!

    ResponderEliminar
  19. Reine Margot:
    Se a alusão a “insultos” a MST é dirigida a mim, permita que me explique. Nem sempre as palavras são usadas para significarem o que elas, de facto, denotam. Talvez “enlouqueceu” seja um termo forte; mas o que eu quis expressar foi precisamente isto: MST descaracterizou-se, nem parece o que é (como pessoa e como intelectual), ou se quiserem, nem parece Dragão. Tem todo o direito a manifestar o que pensa. Mas, reflectindo sobre o pertinente texto do Antas, será que o faz sem estar condicionado ou fá-lo porque “deve” obedecer ao “dono”?! Se a obrigação de “obedecer” o leva a esta postura, então para mim isto é de… “loucos”. Não compreendo, não aceito. Não admito que alguém diga o que não pensa…
    Por outro lado MST já errou diversas vezes porque opinou prematuramente. Não cabe na cabeça de ninguém analisar o desempenho de um jogador sem… ele ter jogado! Isto não é de uma pessoa inteligente e astuta como Miguel de Sousa Tavares. Não parece ele… “Enlouqueceu”…

    Para tirar as suas conclusões, permita-me ainda que transcreva um texto alusivo a MST que publicarei no post n.º 10 de “Orgulho de Dragão”. Foi escrito em 2008 e permanece inalterado:

    Miguel Sousa Tavares – Jornalista e escritor; um dos mais famosos e polémicos jornalistas de Portugal. Filho da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado e político Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional pela advocacia que abandonou em favor do jornalismo e da escrita literária.
    Tem uma obra diversificada, essencialmente assinalada por crónicas e reportagens, mas já publicou um livro infantil, vários contos e romances como "Equador" (um best-seller em Portugal) e "Rio das Flores" no ano 2007.
    Colabora com jornais generalistas e desportivos e com estações de televisão.

    É um portista estreitamente ligado ao seu clube mas, como é seu timbre, muito crítico e atento a tudo o que se passa no FC Porto.
    Uma grande personalidade e um entusiástico dragão!

    ----------
    Um abraço.
    F. Moreira

    ResponderEliminar
  20. MST,

    amado em tantas e tantas... mas que me incomoda em tantas e tantas outras.

    querem melhor explicação?

    já o aqui foi dito:

    "Um génio a malhar nos rivais, um cepo a falar do FCP."

    ResponderEliminar
  21. Estrelinha que o guie...car..que o f...Se tdos os portistas fossem como MST andávamos a caça à pomba em vez de ver futebol. A escrever livros tem algum talento a escrever sobre o porto é um animal mamífero que respira por guelras...

    ResponderEliminar
  22. Isto é que chamo um Post a moda do Antas !!!
    Quanto ao MTS, eu acho que ele viu outro jogo; Só pode.
    Dizer que “FC Porto mereceu perder”.... Eu até fico perplexo, mas este senhor tem destas coisas. Acho que ele gosta de ser o centro do mundo
    Para mim PORTO é paixão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Coitadinho, sabe Deus porque é que ele continua a escrever no pasquim?
    Antas ainda me lembro de o ver a pedir a demissão do Presidente aquando do lançamento do romance da "Pinhão".

    ResponderEliminar