15 agosto, 2011

Ganhar e... rivais para trás deixar!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Vitória de Guimarães 0-1 FC Porto

Liga 2011/12, 1.ª jornada
14 de Agosto de 2011
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 19.812 espectadores


Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).
Assistentes: João Santos e Luís Marcelino.
4.º Árbitro: Vasco Santos.

VITÓRIA SC: Nílson; Alex, N’Dyaie, João Paulo e Anderson; El Adoua e Leonel Olímpio; Faouzi, Barrientos e Targino; Toscano.
Substituições: Leonel Olímpio por João Alves, Targino por Paulo Sérgio e Faouzi por Saucedo (65m).
Não utilizados: Douglas, Freire, Bruno Teles e Pedro Mendes.
Treinador: Manuel Machado.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kleber e Varela.
Substituições: Guarín por Rúben Micael (48m), Kleber por Falcao (67m) e Varela por Belluschi (73m).
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro e Djalma.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: Hulk (45m, g.p.).

Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (39m), Luís Olímpio (44m), Anderson (45m), El Adoua (45m+3), Souza (70m), Rolando (77m) e Paulo Sérgio (90m+2).

De regresso à Liga Zon Sagres, reedição do duelo vivido à apenas uma semana, desta vez a jogar fora de portas, frente a um Vitória que nos causou alguns problemas (mais que a semana passada) num jogo que foi quase como uma fotocópia da Supertaça. De relembrar que o Guimarães usou o mesmo esquema e o mesmo 11 nos dois jogos e se não nos deixou jogar há uma semana, hoje adaptámo-nos melhor a essas circunstâncias, numa 1ª parte morna excepto na sua parte final.

Melhorámos, em relação ao último desafio em alguns aspectos que serão referenciados e vacilámos em situações que terão forçosamente de ser melhores já no próximo jogo.

O jogo iniciou-se sem grande intensidade, numa primeira meia hora na qual não há grande destaque no que diz respeito a lances de perigo nas grandes-áreas. Se tenho vindo a referir que Souza tem denotado evolução, hoje voltou a estar menos bem no papel fundamental que terá de fazer, 1ª fase de construção fazendo a ligação entre a defesa e os médios que entram depois numa fase de construção mais avançada. Souza tem de baixar mais no terreno, procurar zonas mais próximas dos centrais, no momento de iniciar o ataque. Vi-o muitas vezes parado, numa zona central, no meio de 4 elementos vitorianos, onde não podia receber bola sob pena de a perder. Sendo assim ligámos o jogo por passes mais longos quando não é este o gene que está implícito na nossa forma de jogar. Por forma a contrariar esta situação, Guarin e Moutinho foram obrigados a vir mais atrás procurar bola, lançando estes o ataque, por vezes, fazendo chegar a bola aos homens da frente. Nestas situações a cobertura ofensiva dada pelos médios chegou tarde, deixando Hulk e Varela desapoiados. Kléber esteve bem ao vir buscar bola e tabela bem perto dos médios interiores, pecando em demasia na finalização.

Primeiro “bruááá” perto de uma das balizas surgiu ao minuto 26, quando Hulk investiu no movimento interior e libertou em Kléber num grande passe de ruptura… Kléber devia ter feito melhor, fazer golo. Repetição deste lance aos 43’ onde Kléber desta vez tentou tirar Nilson da frente com Hulk no meio da área pronto a escostar. Com Falcao no banco, quem falha golos assim…

Ainda nos últimos 20 minutos permitimos ao Vitória, 2 lances que poderiam ter-nos colocado em desvantagem. O 1º numa grande defesa de Hélton, resultando de uma transição rápida onde Rolando não pode entrar à queima na jogada. Minutos mais tarde, bola nas costas da nossa defesa onde não estava Fucile (a receber tratamento) e só não deu golo porque Barrientos se esqueceu de rematar.

O momento do jogo acaba por ficar guardado para o minuto 44 da 1ª parte. Canto do lado esquerdo do ataque portista, com Olegário a assinalar um “agarrão-empurrão” sobre Sapunaru. Hulk chamado à conversão como é hábito e ser feliz com Nilson e o poste ainda a tocar na bola, levando esta a entrar devagar devagarinho na baliza Sul do Estádio D. Afonso Henriques. Intervalo a chegar com uma vantagem justa da equipa que procurou ter bola e jogar.

Regresso dos balneários sem mexidas nos 11 iniciais, denotando-se desde logo mais iniciativa e agressividade na busca da bola por parte dos vimaranenses, no entanto, sem libertar do esquema os 2 elementos defensivos à frente da defesa (não consigo perceber a razão para Manuel Machado insistir nisto… medo de ser goleado talvez?!?)

Começamos bem, com possibilidade de fazer o 0-2 com Hulk numa rápida transição e um grande movimento de Kléber a arrastar os centrais e a oferecer todo o espaço central para Hulk rematar mas à figura de Nilson. Podiamos ter aqui tranquilizado os adeptos e procurar ter mais qualidade na posse de bola, uma coisa que faltou e muito hoje (vergonhoso e lamentável o estado da relva na 1ª jornada do campeonato e 2º jogo oficial naquele estádio – terá sido propositado?)

Quem não marca arrisca-se a sofrer... mas o ditado não foi lei!

Permitimos algumas bolas a cair à frente da área na zona onde Souza tem de estar, a originar alguns remates mas sem perigo. Destaque para a segurança de Otamendi, fulcral em cortes fantásticos ao longo do jogo. Kléber mais uma vez em lance idêntico aos da 1ª parte volta a falhar, desta feita rematando por cima. Saiu um minuto mais tarde (68’), dando lugar a Falcão. Este último teve o descanso da equipa na cabeça aos 88’, falhando por muito pouco o desvio ao 2º poste. Voltei a não gostar de Varela, que esteve pouco objectivo e a complicar muito os lances nos quais participou. Até final controlámos o jogo, ainda que correndo alguns riscos desnecessários. Levámos algumas bolas bombeadas para a nossa área no período de descontos nas quais fomos sempre mais fortes.

Estivemos bem, mas temos de e podemos melhorar. Julgo que melhores que a semana passada, criámos mais lances de golo e dominámos o jogo. Como já disse, gosto de ganhar, ganhar a jogar bem, mas prefiro ganhar... é melhor do que empatar. Mas se preferirem resultado igual ao dos rivais...

Notas positivas: Bem nas bolas paradas defensivas; criação de situações de finalização.

Notas menos boas: Espaço na frente da defesa; lentidão na circulação de bola; pouca pressão alta ou menos efectiva que o habitual.

Melhor em campo: Otamendi – Pelo que defendeu, pelos cortes e jogo aéreo que teve, pela construção de jogo que foi obrigado.

Já estamos na frente com mais pontos que os rivais! É o nosso lugar…até ao fim, espero! Recordo os mais esquecidos que há um ano atrás começamos o campeonato da mesma forma... exibição menos positiva e vitória! No final fizemos a festa!

PS: Parabéns à nossa selecção Sub-20! Grande jogo ontem à noite... Iturbe enviado para o Porto. Benvindo, aqui ganha-se, Somos Porto!!!



DECLARAÇÕES

No rescaldo do triunfo em Guimarães, o treinador Vítor Pereira destacou a capacidade de sacrifício dos jogadores, que actuaram num terreno “esburacado” e em ambiente hostil. O médio João Moutinho também sublinhou o trabalho colectivo, que permitiu ao FC Porto vencer na primeira jornada da Liga portuguesa, num estádio onde tinha perdido pontos na época passada.

Vítor Pereira: "Foi complicado assentar o jogo"
“Tentamos circular e ter mais bola, mas isso não é fácil com este Guimarães, que aposta muito nas bolas longas e nas segundas bolas. Ou se tem bola para marcar o ritmo ou o jogo entra numa espécie de ténis, com a bola ganha e batida na profundidade. Foi complicado assentar o jogo, ainda para mais num terreno como este, que não nos permitiu circular a bola como deve ser. Sentimos dificuldades, face a um Guimarães muito agressivo, e que fez uso dessa agressividade em crescendo, com a permissão do árbitro. Penso que ganhámos com toda a justiça.”

Sacrifício, empenho e solidariedade
“Estamos no primeiro jogo. Quem atribuiu o favoritismo ao FC Porto foi a própria imprensa. O que eu admiti foi que, face ao que fizemos na época passada, é normal que os jornalistas nos atribuam o favoritismo, mas ele tem que ser provado em cada jogo, com sacrifício e muito trabalho. Quando não é possível ter muita qualidade, apelamos ao sacrifício e ao compromisso colectivo. O FC Porto adapta-se às circunstâncias, os jogadores são solidários e comprometidos com as vitórias. Foi um jogo complicado, num campo complicado, perante uma massa associativa que dá um apoio muito grande à equipa. Foi o jogo possível e uma vitória conseguida com sacrifício, empenho, solidariedade e, a espaços, qualidade.”

João Moutinho: "Soubemos sofrer"
“Foi um jogo muito difícil contra um adversário bom tacticamente, bem posicionado. Sabíamos que tínhamos de ter a bola para conseguir os melhores espaços para finalizar. Foi um bom jogo em que soubemos sofrer, o que também é preciso, e saímos daqui com uma excelente vitoria na primeira jornada.”

Atitude e trabalho
“Entramos em todos os jogos para conseguir a vitória. Foi difícil, mas há que realçar a atitude dos jogadores e adeptos e continuar a trabalhar para que as vitórias continuem a surgir. O que importa somos nós, não os resultados dos outros, pelo que vamos continuar a trabalhar da mesma forma, para que o FC Porto entre em todos os jogos para ganhar. Estou muito bem aqui, sempre o disse, e vou continuar a trabalhar.”



RESUMO DO JOGO

22 comentários:

  1. Futebol_Liga: Vitória de Guimarães o FC Porto 1
    Começo a análise do jogo com um reparo à actuação do juiz do apito o Sr. Benquerença. Se é verdade que teve a coragem de marcar a grande penalidade contra o Vitória quase ao findar a primeira parte, por carga dum defesa vitoriano sobre o Kléber, também é certo e motivo de crítica o facto de na segunda parte ter fechado os olhos a muitos agarrões/cargas à margem das leis, dos defesas do Vitória aos avançados do FC Porto que ficaram sem a respectiva sanção disciplinar! Algumas em plena grande área do Vitória! Com outro juiz do apito com mais firmeza de carácter, por exemplo um árbitro inglês ou alemão, os defesas vimaranenses ou moderavam as suas entradas ilegais, ou de certeza que acabariam por ir tomar banho mais cedo.
    É por isso que daqui, do meu blog, exorto os avançados do FC Porto a serem mais corajosos e a terem mais espírito de sacrifício quando acontecer jogarem em estádios como o do Vitória de Guimarães, onde o público parece preocupar-se pouco com as leis do jogo e se os seus jogadores actuam ou não dentro das regras estabelecidas! E meus amigos o FUTEBOL é um desporto de alta competição com regras bem definidas, as quais existem para não serem constantemente violadas.
    O que é preciso é que os juízes do apito em Portugal tenham firmeza de carácter e coragem suficiente para resistirem à pressão dos espectadores presentes nos estádios, e estejam à altura da missão confiada que é fazer cumprir os regulamentos. E isto não só contra os Dragões...! Ou há moralidade ou comem todos!

    Somos FC Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Sofrível,decepcionante e um jogo bom para disparar um chorrilho de criticas. Défice Físico!?!? uma semana depois não percebi qualquer tipo de melhoria entre exibições. Sim tivemos mais oportunidades de golo, sim fomos mais seguros no eixo defensivo com esta dupla de centrais, mas Helton também foi mais solicitado, e o Vitoria foi mais perigoso e objectivo mesmo que não largando o seu esquema de pouco risco feito de músculo na zona intermediaria e de agressividade nas disputas individuais pouco ou nada penalizada por Olegário, sobretudo nos 1ºs 45m do jogo.
    VP começa a fazer-me confusão, tem um discurso mas a equipa joga antagonicamente ao alvitrado...Temeroso!?!Conservador,gostei do FCP de pre-epoca mas parece que se embandeirou tal aprumo de forma, porque a queda exibicional tem sido abrupta. Vamos por partes defensivamente estáveis ainda que ALV. PEREIRA esteja em rota com a venda ou o regresso a titularidade, Fucile vai cumprindo.
    Souza, mantem-no motivado mas mandamos o POLVO as malvas, e a verdade é que titular do momento mantem-se longe do que este FCP precisa naquela posição. Depois Moutinho parece insubstituivel mesmo com um amarelo, Guarin esteve pujante mas num meio campo a 3, ter estas unidades de hoje, sem um homem como Belluschi o jogo de posse e objectividade ressentesse. Micael deve ter os dias contados como 1ªopcçao para o trio nevralgico. Tridente ofensivo, Hulk é o que se sabe, é sempre mais em tudo, Varela tarda em atingir rotações capazes de lhe mostrarem o caminho passado, James esta em transito para o onze. Kleber de ti queremos tudo o que mostras mas senão fazes golos, depressa esquecemos o quão lutador e empenhado és e os assobios e a verborreia prosaica esta já ai no virar da esquina do Tribunal do DRAGÃO.

    PS:O pior inimigo do FCP é o ego de alguns jogadores deste plantel, alicerçado numa súbita vontade de comprar,onde claro depois se mistura a vontade de outros voos por parte das egocêntricas estrelas com a necessidade de encaixar euros na consolidação das contas da SAD!!!

    PS1:Falcao a desilusao do dia!!!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a análise do Pedro Teles e gostaria de acrescentar:

    Antes do penalti assinalado pelo árbitro e convertido por Hulk, houve outro, para mim incontestável, que o mesmo Hulk sofreu e que Benquerença não sancionou. Aliás a anteceder a falta na área houve outra, fora da áera, sobre o brasileiro do FC Porto;
    Hulk desequilibra, tenta contra tudo e contra todos, joga e faz jogar. Como arrisca muito, perde muitas bolas. Até aí, tudo bem. O que eu não concordo é no modo como perde algumas bolas – ele tem de saber que há jogadas em que é proibido perder o “esférico”. Há jogadas em que uma perda de bola pode ser fatal; assim, mais vale a Hulk passar a bola ou retê-la nas melhores condições;
    As declarações de Falcao são surpreendentes. Não vale a pena fazer comentários; para mim está tudo dito: Falcao “já era”…

    Abraço.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Mais uma Vitória mais uma Alegria.

    As competições a sério começaram.

    Vi bem o jogo. E salvo erro meu havia cadeiras vazias, segundo o que vi. Será que em Portugal o futebol também vai perdendo espectadores por causa da violência que o futebol gera?

    Não gostei do Porto. Penso que não é uma equipa por enquanto. Teve sorte porque o adversário não soube aproveitar os lances de bola parada. E tanto melhor!

    O homem do jogo foi, como quase sempre desde a pré-história entre aspas, Helton. Resolveu os seus frente a frente. Já Kleber falhou os seus frente a frente. Todavia, penso que pode ser um goleador e não me pareceu feliz a sua substituição após um falhanço. Penso que não é assim que se dá confiança a um jogador. Mas também me posso enganar.

    A lamentar o estado do relvado. Mesmo após o França-Irlanda, em rugbi, o revaldo ficou impecável
    (para um jogo de rugbi)

    E Viva o Porto

    PS : Parece que Portugal vai afrontar a França nos sub-20. Nesse caso: Vive La France !

    ResponderEliminar
  5. Cabeças à roda…
    Parece haver alguns “meninos” de cabeça à roda na equipa do FC Porto. A causa: euros (muitos) e libras esterlinas (também muitas) com que lhes acenam do estrangeiro.
    O caso mais notório é o de Falcao. As declarações surpreendentes do colombiano indiciam que já terá chegado a acordo com o Atlético de Madrid. E o contrato que o espera deverá contemplar uma fortuna, com números que, como é óbvio, são impraticáveis por estas bandas. O clube madrileno deverá querer fazer a transacção por valores abaixo da cláusula de rescisão e com um jogador envolvido. O FC Porto não aceita e… hoje Falcao iniciou um braço de ferro com o clube da Invicta numa novela que terminará dentro de dias.

    Caros portistas, tenho muita pena de o dizer, mas convençam-se: Falcao como jogador do FC Porto… “já era”…
    Só fazem falta os que cá ficam.

    POOOOORTO SEMPRE! BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  6. Caro Dragão Azul Forte, a questão agora é mesma essa que apontou, o braço de ferro que vai haver. Questão essa que nos leva à treta do que são as Clausulas.
    À cerca de umas semanas aplaudimos todos, a personalidade e o gesto de Falcao para renovar e consequentemente aumentoar a clausula para os 45M pk sabiamos que mais cedo ou mais tarde ele ia ser vendido, hoje já ha quem diga que ele nunca foi jogador suficiente para o FCP..tb nao gostei das declarações mas não esqueço nem confundo coisas, até porque até virem as pérolas dos sub-20, as nossas opçoes de ataque para já, resumem-se ao jogo de hoje...

    E voltando à questão do braço de ferro e das tretas das clausulas; aumentou-se a clausula para 45M, mas se niguem der os 45M temos um jogador aziado no banco (castigo merecido) a desvalorizar, e para o ano, se sair , já sai por valores, inferiores ate aos 40M, por exemplo, que agora estamos a recusar! e nesse caso a renovaçao foi serviu só para lhe aumentar ordenado e perdermos dinheiro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. não fomos galácticos, não fomos estrelas, não fomos sequer mágicos... mas fomos operários, soubemos sofrer, correr, lutar, suar e muito transpirar, mesmo quando as forças já eram quase inexistentes... e ganhamos, o que ajudará e de que maneira a moralizar as tropas.

    afinal, nesta fase da época, ano após ano, o que é que importa mesmo? não é vencer? então se é, para quê estar-se já a querer entrar numa noite de facas longas?

    fdx, mas alguém estará recordado da época que fizemos no ano anterior? estão mesmo? óptimo! mas alguém se consegue lembrar do que se dizia da equipa e treinador no após torneio de Paris? e do jogo que vencemos na Naval, na 1ª jornada, de penalty, quase a acabar o jogo, e após um jogo miserável da nossa equipe?

    tenham calma, cada coisa no seu devido tempo... nesta fase, vamos procurar ganhar, ganhar, ganhar... até que cheguem depois os melhores índices físicos que com eles, trará os melhor índices técnicos e táctico da equipa.

    mantenham-se calmos e guardem lá as facas!

    ResponderEliminar
  8. Em pleno, Blue. De acordo.
    Abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  9. "...oferecer todo o espaço central para Hulk rematar mas à figura de Nilson"

    Aqui neste lance Hulk sofre uma entrada durissima de Alex,em que o Arbitro manda seguir!
    lance passivel de vermelho directo
    até me arrepiei,quando vi a entrada assassina!

    Na primeira grande defesa de Helton ,existe no meu entender falta sobre Hulk ,á entrada da area do vitória,mas como não existiu/deu repetição ,dou o beneficio da duvida ao arbitro!

    Sobre os cartões amarelos por mostrar...só falo nestes dois ,N’Dyaie e El Adoua ,o primeiro acaba o jogo sem amarelo,e o segundo seria expulso ainda na primeira parte,só as duas faltas sobre Moutinho ,já daria expulsão!

    Sobre as constantes perdas de bola de Hulk ,meus amigos só a perde quem assume o "jogo"!

    Curiosamente e como foi escrito tudo começou (Déjà vú ?!) como no ano passado ,perdemos com uma equipa francesa ,ganhamos a supertaça ,e vencemos o primeiro jogo do campeonato, fora de casa e de penalty,e o mesmo marcador Hulk ,e para ficar completo ,como sempre, a merda da comunicação social ,a meter nojo!

    Não é Portista quem quer ,só é Portista quem pode.



    sd

    ResponderEliminar
  10. Primeira-parte bem disputada, mais domínio do F.C.Porto, é verdade, mas o Vitória a sair bem para o contra-ataque e a ter as mesmas oportunidades, duas, claras, que teve o Campeão. Se no lado do F.C.Porto foi Kléber, bem a aparecer, mas muito mal a finalizar, apesar do mérito de Nilson, no lado do Vitória valeu Hellton e depois um escorregão do avançado vitoriano na hora de facturar, para não haver golos até ao minuto 44. No último minuto e quando se esperava o empate, L.Olímpio, que já tinha feito três faltas duras, sem ver amarelo, ao contrário de J.Moutinho, que na primeira falta viu logo a cartolina, fez falta, nítida, dentro da área, penalty bem assinalado que Hulk transformou, mas com a bola dar a sensação de não entrar.
    Vantagem que se aceita, mas talvez o empate fosse mais justo.


    Não gostei do F.C.Porto na segunda-parte e não gostei porque não foi um Porto à procura de dilatar a vantagem, mas um Porto a controlar e sair pouco e com pouca profundidade para o contra-ataque. Tudo bem que as melhores oportunidades foram do Campeão, com Kléber, mais uma vez a ser perdulário - um ponta-de-lança de uma equipa como a portista, não pode falhar três "chances" claras de golo - mas não foi um controlo não deixando o adversário jogar, foi controlar dando espaço, permitindo lances nas costas da defesa, foi uma equipa que com uma vantagem mínima, tinha de ser mais contundente, tentar acabar com o jogo e não foi isso que aconteceu.

    Concluindo:
    A vitória parece-me justa, o principal objectivo foi conseguido, mas temos de melhorar bastante. No entanto e porque é justo referi-lo, há atenuantes: falta de frescura em alguns jogadores que chegaram mais tarde, Falcao, principalmente e Guarín; relvado em péssimo estado, muito solto, a prejudicar a qualidade de jogo do Campeão, muito mais burilado; mercado, o malfadado mercado, que deve deixar algumas cabeças à roda e tira-lhes tranquilidade para desenvolverem o melhor futebol.


    Mesmo não tendo grande significado, a procissão ainda não saiu do adro, candeia que vai à frente alumia duas vezes e melhor ainda se os rivais já estão atrasados. Dá moral, confiança e ajuda a equipa a crescer.
    Bem Vítor Pereira a mexer na equipa.

    Num jogo em que ninguém brilhou a grande altura, talvez o melhor do F.C.Porto e na minha opinião, tenha sido Fucile.
    O elo mais fraco, Kléber e já disse porquê.
    Manuel Machado queixou-se de Benquerença no lance do penalty que deu a vitória ao F.C.Porto. Se vale agarrar um jogador e não deixá-lo disputar a bola, dentro da área, então MM tem razão, mas como se sabe, as regras não são como quer o treinador do Vitória...

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Boas,

    Não foi um jogo brilhante, mas gostei do que vi, criamos oportunidades para uma vitoria mais folgada, a espaços boas movimentações e trocas de bola ... estamos a crescer.
    O mais importante é que para alem de irmos em primeiro ja levamos 2 pontos de avanço para os adversários.

    um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,

    Ontem alcançamos uma importante vitória na cidade Berço.

    É um campo difícil, onde na época transacta perdemos 2 pontos.

    O Vitória jogou com muita agressividade, muitas das vezes à margem da lei, e Olegário permitiu as entradas sucessivas, uma delas a pés juntos, o que dá punição para vermelho directo.

    O penalti existe, por muito que custe aos jogadores do Vitória. Existe a gravata em Sapunaru, que ao ver-se agarrado nas barbas do árbitro deixa-se cair ... e bem.

    O FC Porto não fez um grande jogo, muito à semelhança da primeira jornada da época passada. Ainda falta afinar muita coisa, e definir rapidamente quem sai ou quem quer sair e coloca-los de lado.

    Otamendi na minha opinião foi o melhor em campo. Foi um esteio na defesa e um autêntico bombeiro que acudiu a todos os fogos. Helton também rubricou mais uma excelente exibição.

    Rolando, Souza, Sapunaru, Hulk e Moutinho também rubricaram uma boa exibição.
    Varela está a melhorar.
    Fucile tem de ser mais consciente, a temporizar quando deve ou não atacar.
    Kléber pela negativa, sente a pressão e falhou golos "feitos".

    Excelente o apoio do público portista em Guimarães, incansáveis no apoio à equipa.

    Última nota para as declarações de Falcao, que era o jogador do qual eu menos esperava tais afirmações de desrespeito com o clube.

    Falcao além da valia como atleta sempre me pareceu inteligente, mas o dinheiro mexe com as pessoas.

    Mas o que não entendo é a burrice. Um jogador nomeado pela UEFA para melhor do ano, melhor marcador da Liga Europa tem como maior ambição jogar no modesto Atlético de Madrid. Falcao merece jogar num clube que lhe permita ganhar títulos internacionais e não o clubes de terceira linha no futebol europeu.

    Segundo se pode ler na página do facebook do jornalista TSF João Ricardo Pateiro, Falcao quer mesmo sair e foi falar à zona mista sem autorização do clube.

    Mas o que me deixou mesmo FODIDO, foi ele dizer que o Atlético de Madrid tem grandes adeptos e seria uma grande oportunidade para a sua carreira.... oportunidade só se for para ganhar dinheiro!!!

    É certo que Falcao abriu a porta de saída ontem, e espero que vá mesmo pelos 45 milhões.. sem descontos e prestações.

    E se fizer birra, veste coletes a época toda e corre à volta do campo.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Exibição cinzenta, talvez a pior desta ainda curta época (pré-época incluída).

    Muita lentidão, pouco esclarecimento, pouca intensidade, pouca imaginação e sobretudo demasiadas baldas defensivas. A sorte foi o desaproveitamento alheio.

    Salvaram-se alguns fogachos do Hulk e a enorme concentração de Helton.

    Vai ser necessário muito trabalho e empenho para fazer as correcções necessárias, no sentido de devolver à equipa o bom futebol a que nos habituou. Matéria prima não falta e mesmo que alguns dos jogadores mais cobiçados saiam outros cumprirão as suas missões. Queremos voltar a ser campeões.

    O primeiro passo foi dado ontem com a vitória em Guimarães, onde a época passada empatamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Concordo muito com a descrição do jogo, e na falta que faz encher o campo quando se é trinco. Ontem o Souza não o soube fazer e tivemos saudades do melhor Fernando. Mas, parece-me que a questão esteve mais no Guarín... que me parece muito ganancioso, e sem pautar o jogo, como precisamos. De resto, para primeiro jogo foi um bom jogo, há que ir subindo.
    Quanto ao Falcao e aos comentários depreciativos: primeiro ele não começou um braço de ferro - o clube sabe o que ele pensa e sabe que sempre comunicou através da imprensa, seja no twitter seja nas entrevistas - é o estilo dele, e quando é para o bem do clube ninguém contesta; segundo, compete ao clube forçar a que saia pela cláusula, e a ele zelar por um contrato melhor; não vejo nada de mal aqui.
    Fico triste que se vá, clarissimamente, mas não devemos confundir as coisas.
    E quanto a ficar amuado, não acredito nisso. É um ótimo profissional e já deu mostras disso.

    ResponderEliminar
  15. Lendo o que por aqui se escreve, de comentaristas "tudólogos", só me apetece fazer um comentário:
    Pobre clube se os tivesse por dirigentes...

    ResponderEliminar
  16. Meus amigos!

    Quero aqui confessar que subscrevo inteiramente a análise do Blue Boy... muito bem amigo!

    Também gosto de algumas ideias expressas no comentário do Bruno Rocha, o qual escreve muito bem! Mas ó Bruno, será que naquele campo, com aquele Benquerença (fraco de carácter) seria possível fazer melhor?! Estou convencido que não, ou seja, muito difícil...!
    O programa radiofónico “bola branca” acaba de anunciar estar eminente a saída do Falcao para o Atlético de Madrid por um valor ligeiramente abaixo da cláusula de rescisão…!
    Será verdade que o FC Porto vai claudicar e (facilitar) vender o Falcao aos mafiosos do Atlético por um valor abaixo da cláusula?!

    Somos Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  17. O fanatismo não os deixa enxergar com objectividade!
    Nílson no fim do jogo em declarações às televisões referiu que o penalti foi inexistente! O facto do Leonel Olímpio ter impedido o Sapunaru de disputar a bola não conta! É uma pequenina falta que ninguém costuma assinalar...! Anderson Santana outro dos caceteiros do Vitória também critica Benquerença por este não ter sido ainda mais permissivo...!
    Pelos vistos em Guimarães o Vitória acha que tudo lhe é permitido: agarrar os adversários dar sarrafada, impedir por meios ilegais os contrários de chegar à bola...etc...tudo tem de lhes ser permitido! Mas meus amigos, existem regras e os regulamentos existem para serem cumpridos, caso contrário não seria futebol: mas rugby, uma batalha campal, ou outra coisa qualquer.
    Mais, os vitorianos em Guimarães "dão pau" que se farta, e, com um árbitro com mais firmeza de carácter não seria só uma, a grande penalidade. Pelos vistos os vimaranenses em sua casa acham que têm o direito de impunemente atropelar (as leis do jogo) tudo e todos!

    Viva o FC Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  18. Ó anónimo! Eu por acaso até me parece que a grande maioria dos comentários aqui expressos revelam conhecimento de causa e até erudição...!
    Mas posso não estar a ver bem o problema. Talvez, não te importes de te dares ao cuidado de desenvolver, ou seja, seres mais explícito...!
    É costume dizer-se: andamos sempre a aprender...!

    Viva o FC Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  19. Novidade...! Já são do FC Porto!


    FC Porto ~Futebol: Mangala e Défour
    O Standard de Liége anunciou em conferência de imprensa, através do director Pierre François, as saídas dos futebolistas Mangala e Defour para o FC Porto, por cerca de 13 milhões de euros.
    O responsável do clube belga justificou a saída dos dois jogadores com o valor “irrecusável” das propostas apresentados pelo clube campeão português e detentor da Liga Europa.
    "Não queríamos deixá-los sair, resistimos ao máximo, mas não podíamos recusar a oferta do FC Porto", afirmou Pierre François, oficializando a transferência e informando que o acordo entre os dois clubes se concretizou "domingo à meia-noite".
    Pierre François não quis divulgar o montante exacto das propostas portistas por cada um dos jogadores, mas perante a insistência dos jornalistas acabou por admitir que o negócio "pode chegar aos 13 milhões de euros".
    Segundo a imprensa belga, o FC Porto irá pagar uma verba de seis milhões pelo médio Défour e sete milhões pela defesa central Mangala.
    No caso de Défour, 20 por cento dos seis milhões de euros será canalizada para o Genk, seu anterior clube tal como foi confirmado pelo próprio Pierre François, que revelou ainda uma promessa antiga feita ao jogador por parte do Standard de Liége no sentido de o deixar sair mediante uma proposta de um clube estrangeiro de nomeada.
    Os dois jogadores apresentar-se-ão terça-feira no Porto para se sujeitarem a exames médicos e assinarem os respectivos contratos, cuja duração será de cinco épocas cada um.

    ResponderEliminar
  20. Sei que este comentário não tem nada a ver com o FC Porto mas sim com os adeptos do clube rival, alguns tão doentes, que nem tenho palavras para expressar a indignação que senti ao encontrar o twitter do "Barbas". O homenzinho manifestou pesar pela morte de Bin Laden e, entre outras barbaridades, gaba-se do facto de o violador de Benfica ser "macho", pois se fosse do Porto ou do Sporting, não abusava das miúdas.. Estou chocada! Fica aqui o link: http://twitter.com/#!/o_barbas

    ResponderEliminar
  21. Objectivo nº1 cumprido: vitória!

    Extras, Começar uns pontinhos a frente da 2ª circular: cumprido! Jogar bonito: não cumprido!

    Por mim estou satisfeito... por enquanto!

    ResponderEliminar
  22. Para primeiro jogo da época excelente...Objectivo difícil cumprido não alcançado na época passada e já estamos em primeiro em relação aos rivais...Satisfação grata desde já..Grande abraço TRIPEIRO PEDRO

    ResponderEliminar