27 agosto, 2011

Barça SuperCampeão... Porto imagem de SuperDragão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Barcelona FC 2-0 FC Porto

Supertaça Europeia 2011
26 de Agosto de 2011
Stade Louis II, no Mónaco
Assistência: 18.048 espectadores


Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Erwin Zeinstra e Berry Simons
Assistentes adicionais: Richard Liesveld e Danny Desmond Makkelie
Quarto árbitro: Bas Nijhuis

BARCELONA: Valdés; Dani Alves, Mascherano, Abidal e Adriano; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Villa
Substituições: Villa por Alexis (61m), Adriano por Busquets (63m) e Pedro por Fàbregas (80m)
Não utilizados: Olazábal, Alcântara, Fontàs e Jonathan
Treinador: Josep Guardiola

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Cristian Rodríguez por Varela (69m), Kléber por Belluschi (77m) e Souza por Fernando (77m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Djalma e Defour
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Messi (39m) e Fàbregas (87m).
Disciplina: cartão amarelo a Cristian Rodríguez (30m), Iniesta (51m), Rolando (65 e 85m), Guarín (82 e 90m); cartão vermelho a Rolando (85m) e Guarín (90m).

Começo esta análise felicitando todo o grupo do FC Porto pelo orgulho enorme que fazem sentir neste momento na sua massa associativa, adeptos e simpatizantes. Não faria sentido algum sentir-se triste pelo nosso jogo hoje… sim pelo resultado, injusto para o que se passou no Estádio Luís II, palco desta final da Supertaça Europeia, na qual defrontávamos a melhor equipa do Mundo nesta altura e para mim, melhor equipa de todos os tempos, desde que vejo futebol.

Surpresa para muitos a aposta do mister em Cristián “Cebola” Rodriguez , tal como previ num comentário anterior neste blog. Aposta acertada, mas já lá iremos. No restante 11 inicial não houve surpresas. Do lado oposto estavam “apenas” Dani Alves, Xavi, Iniesta, Villa, Messi e Cia. Tinha comentado ao longo desta semana com alguns “colegas” de blog que a forma do Porto jogar a partir de hoje ia ser diferente, mas quero esperar pelos próximos jogos. Tenho bem presente, ao longo destes 3 jogos oficiais anteriores a maneira que a nossa equipa defrontou o Lyon no último jogo de preparação. Não achava possível essa exibição ter caído do céu, pois os princípios de jogo que aplicámos não aparecem de um dia para o outro. Então vi-me esta semana a reflectir sobre o facto de nos seguintes encontros o Porto não ter abusado dessa forma de jogar… talvez para criar o efeito surpresa ao máximo para o jogo de hoje, pois as criticas e algumas com razão foram grandes às últimas exibições do Porto. Não sei se verdade ou mentira, o Porto pode ter limitado a sua forma de jogar nas duas 1ªas jornadas… se o fez correu o risco de perder alguns pontos importantes neste início de época. Tiro o chapéu a VP, não deixando de lhe dar um valente “calduço”.

Previa voltarmos aos índices de pressão altíssimos dos jogos de pré-temporada, linhas muito subidas e reacção imediata e enérgica à perda de bola. E assim aconteceu…limitámos as saídas curtas do Barça até aos 25min obrigando-os a descaracterizar um pouco o seu futebol, jogando mais longo e directo para Messi e Villa. Raramente ligaram uma jogada com algum perigo. Sempre que o tentaram fazer com passes de ruptura, lá estava a sempre bem coordenada defesa portista a subir no momento certo colocando inúmeras vezes os catalães em posição irregular (note-se que isto dá muito trabalho coordenar). Ofensivamente neste período, criámos algum frissom junto da baliza e podíamos mesmo ter chegado à vantagem num remate cruzado de Hulk, junto ao poste direito da baliza de Valdés! Fora isso houve alguma dificuldade em ligar o nosso jogo, mas sabíamos de antemão dessa dificuldade, pois os nossos médios não se poderiam aproximar muito dos avançados, correndo o risco de não ter a equipa equilibrada no momento da perda da bola.

A partir deste período, a pressão não foi exercida com tanta eficácia com o Barcelona a conseguir sair a jogar na 1ª fase de construção ofensiva, chegando ao meio-campo do Porto, como é hábito ver o Barça jogar, assumindo Dani Alves um papel importante nas suas subidas para apoiar o ataque libertando Messi/Pedro para zonas mais interiores. No entanto, não criaram nenhuma situação de perigo iminente às redes de Helton. Surge o minuto 39’, talvez o momento do jogo. Recuperação da bola por Guarín, com este a tentar manter a posse da mesma e bem, exagerando na 2ª finta, sendo obrigado a jogar de recurso para trás (jogando para trás, naquela zona, só com 1000% de certeza no sucesso do passe – não aconteceu) colocando a bola nos pés de… Messi que se encontrava nas costas da defesa. O resto foi ver Messi a partir os rins a Helton e a encostar para o 1-0! Até ao intervalo boa reacção da equipa, tendo possibilidade de no último minuto Kléber isolar-se e nem se fez à bola. Grande 1ª parte, apesar de tudo!

Competência, garra, ambição, empenho, espírito de sacrifico foi o que nos trouxe a 2ª parte do nosso Porto. Guarín apareceu um pouco afectado pelo erro cometido, errando demasiados passes em zonas importantes do campo, não permitindo à equipa chegar-se à frente com mais qualidade. Rodriguez continuou muito bem na ajuda aos 3 homens do meio, sendo decisivo no bom jogo do Porto. De realçar que era importante o reforço do nosso meio para podermos lutar olhos nos olhos, daí ter dito que este seria o jogo para ele. E confirmou-se. Em algumas recuperações defensivas pareceu algo lento, não manchando a sua enorme exibição.

Não conseguimos penetrar na área com qualidade mas tivemos oportunidade de alvejar a baliza de longe, por Guarín e Moutinho - quando este último começou a aparecer mais próximo dos homens da frente, o nosso jogo começou a fluir com mais naturalidade e conseguimos ter mais posse. Fomos lutando com todas as nossas forças, apesar de limitados pelo enorme desgaste causado pelo tiki-taka do adversário. Esta foi a imagem da 2ª parte até à expulsão justa de Rolando no minuto 86. A partir daqui foi o natural avançar dos ponteiros, com tempo ainda para mais dois momentos! Passe mágico de La Pulga, para Fabregas finalizar com classe. Depois foi ver Guarín a perder a cabeça, fazendo uma entrada dura para vermelho directo.

Como diz VP, não há vitórias morais… mas sinto-me orgulhoso da nossa equipa! Poucas equipas serão capazes de fazer ao Barcelona, aquilo que nós fizemos… fez o Real e fizemos nós! Veremos quantas mais serão capazes… refiro que não é só meter a malta lá para dentro a fazer pressão, é preciso incumbir os momentos da mesma, a forma de pressionar e os princípios inerentes aos mesmos. Digo, esperando não errar, que a jogar desta forma, dificilmente teremos problemas de maior nas competições internas. É muito complicado parar uma equipa da nossa qualidade com a capacidade de pressão e recuperação rápida da bola.

Parabéns a todos! Foram enormes... foram Porto... SOMOS PORTO!!!

Notas positivas: capacidade de pressão; coordenação defensiva;

Notas menos boas: equipa pouco profunda pelo que já foi explicado, mas em parte tinha de ser assim;

Melhor em campo: EQUIPA! (não quero individualizar, porque hoje fomos Porto!)



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

"Julgo que fizemos um jogo olhos nos olhos com o Barcelona. Quisemos ganhar, jogar alto, jogar de acordo com os nossos princípios, estamos habituados a querer bola. Houve momentos em que foi possível, houve outros em que a nossa organização defensiva resultaram. Tivemos uma ou outra oportunidade de golo. Entrámos na segunda parte com vontade de dar a volta às coisas. Tivemos uma ou outra oportunidade e com um a menos as coisas tornaram-se mais difíceis.

Sei que é complicado, mas aos 80 minutos há uma grande penalidade. Na área contrária teria dado penalti e um penalti é uma oportunidade clara de golo, que podia ditar um outro final de jogo e um outro resultado.

Quero realçar sobretudo o grande jogo que fizemos frente ao grande Barcelona.

Fizemos o nosso jogo, vendemos muito cara a derrota, não vivemos de vitórias morais, mas saio satisfeito com o comportamento da equipa. O Porto foi consistente, só não conseguiu chegar ao golo. É uma equipa que está em crescimento e dentro de pouco tempo estará ao nível que nos habituou no ano passado e se possível até melhor. Temos de dar tempo ao tempo e a equipa deu passos no sentido de crescer. Daremos passos no sentido de um jogo mais consistente do ponto de vista ofensivo".

Hulk

"A equipa tem de levantar a cabeça, chegamos aqui com a identidade do Porto, pressionamos o Barça, tivemos as melhores oportunidades, mas sofremos um golo num erro nosso. Há um penalti, tivemos oportunidades para empatar. Foi penalti, seria 1-1, e com 11 seria diferente.

Quem está jogando é porque tem qualidade, quem saiu é desejar boa sorte. Os aplausos significam a gratidão dos adeptos, corremos bastante, eles viram que a equipa deu o máximo. Temos de voltar a ganhar."

Helton

"Quando acertam acertam todos, quando erram erram todos, não foi um erro individual, foi um erro colectivo. Há que levantar a cabeça, não jogámos contra qualquer equipa. Temos de estar de cabeça erguida pelo que fizemos, contra a equipa que foi.

Temos a ideia que todos os companheiros que buscaram outras felicidades, mas os que vieram também serão com certeza importantes.

Estou um pouco distante, não tenho como dizer muita coisa, mas espero que vejam os lances. São seres humanos e todos cometemos erros."



RESUMO DO JOGO

28 comentários:

  1. Tragam o caneco e o resto é letra !!!

    um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. mas este treinador vale alguma coisa por acaso ? vai ser a mesma epoca igual a do octavio ..... porque o cristian rodriguez ? porque o walter vai ser emprestado ? este presidente parece que esta a andar ao pa traz ... que merda e esta o kelvin e craque pra crl foi emprestado o djalma fica no bando e ainda semana passada reclamou .... esta epoca vai ser um nojo autentico .

    ResponderEliminar
  3. De bom muita coisa...De negativo alguns apontamentos, da frente para trás; pouco Hulk para quem esperava ser ele a carregar este Dragão para um momento inesquecível.A infelicidade de Guarin e o seu destempero final em termos emocionais. Kleber/Falcao descubram as diferenças e vamos ver se elas não serão um handicap contra as nossas pretensões!!!
    Arbitragem, tem um erro crasso, na penalidade não assinalada e para além de um ou outro erro de avaliação esse é mesmo o maior erro que lhe assaco!!
    Uma imagem, o teatro do Mascherano numa disputa de bola com Rolando, o Fair-Play do Barça em alguns jogos é aquilo. Muito tik/tak e depois algum toque e cai blaugrana.
    Se temos de estar orgulhosos e nada envergonhados pela prestação é certo que fica aquele amargo que só os pormenores explicam como factor de desequilíbrio...Atitude de enaltecer, quanto ao resto das questões técnicas, por muito que se possa querer mais, tenho dúvidas que fossemos capazes de fazer algo de diferente capaz de nos atirar para outro tipo de resultado.
    Outro tipo de abordagem que não esta capacidade para pressionar alto e grande entrega na capacidade para suprir espaços e linhas de passe ao tik e tak foi desgastante. O inicio de época não propicia um nível físico ainda pico de forma, pelo que se é certo que a exibição tem muito mais de positivo nas questoes de recuperação e contençao do futebol culé, fica o amargo de ter-mos sido curtos na transiçao explosiva e no elan ofensivo que a equipa nao consegio expressar mesmo tendo algumas das melhores oportunidades e nao tendo deixado de visar as redes de Valdés.
    Ultima nota, numa equipa de estatura baixa onde os centrais eram as grandes baixas, mau o aproveitamento das bolas paradas por parte dos Azuis e brancos, e no futebol moderno isso também é futebol!!!

    ResponderEliminar
  4. Ponto prévio: não gosto nada de vitórias morais!

    Análise ao jogo:
    O que eu vi foi um FC Porto forte e determinado desde o inicio, com pressão alta e a criar as melhores ocasiões. Fez um jogo muito corajoso, obrigando o Barcelona a ter atitudes que normalmente não tem. A 5 minutos do intervalo, quando nada o fazia prever, um passe “estranho” de Guarin para Messi acabou por resultar naquilo que toda a gente viu e sabe: um erro frente ao Barça é a morte do “artista”!

    A partir daí, as dificuldades cresceram e o habitual tiki-taka do Barça acabou por fazer mossa na 2ª parte. Ainda assim, Helton apenas fez uma defesa difícil em toda a 2ª parte, enquanto Valdes teve de esforçar-se por várias vezes a evitar o golo do empate portista.

    Para além disso, um penaltie por assinalar por falta clara sobre Guarin aos 80m que apenas o arbitro não viu. Pelo que vi há minutos, até o Record, aquele jornal que adora o FC Porto, escreveu que “o penaltie foi claro”. Neste particular, gostaria agora de ver as “carpideiras de merda” que andam sempre a chorar das arbitragens em Portugal, virem analisar a arbitragem deste jogo, que prejudicou claramente o FC Porto, e em que o árbitro não foi português…

    Concluo como comecei, detesto vitorias morais, e a verdade é que o "caneco" foi para o Barça e agora mais importante que tudo é já olhar para o próximo jogo do campeonato!

    ResponderEliminar
  5. Quanto à equipa do FC Porto não gostei da táctica engendrada pelo seu técnico principal, pela simples razão da equipa azul e branca ter concedido sempre muito espaço aos avançados blaugrana (os quais aproveitaram para trocar a bola com precisão, quase sempre a passo) ter mostrado pouca eficácia a defender e ainda pior condição física do que os jogadores contrários, o que se traduziu numa maior lentidão em chegar à bola, e, falta de precisão nos passes, na maioria das vezes que os portistas conseguiam espaço para trocar a bola, depois perderam os duelos com os seus adversários, com estes a chegar quase sempre primeiro à bola.
    Constatação das respectivas diferenças entre as equipas em confronto: quase todos os jogadores do Barça são exímios executantes a: driblar, fintar, simular e a desarmar os seus adversários e nestes aspectos muito melhores do que os jogadores portistas. Além disso são mais profissionais, pois não se limitam a brincar com a bola no ataque também são sérios, humildes e eficazes a defender! E quando se vêm obrigados a fazer falta, quase nunca o fazem ostensivamente, servindo-se de pequenos toques ou ligeiros(disfarçados) empurrões para descontrolar o adversário e lhe tirar a bola que é na realidade o que interessa, subtrair a bola ao contrário impedindo-o de progredir no terreno. Em contra partida, a prova disto mesmo, foram as expulsões do Rolando e do Guarin!
    Ah! Outra coisa, não concordo com a ideia de que não seja preciso vigiar o Messi de perto! Principalmente depois que ele (Messi) entra no meio campo do adversário. É que o Messi é um jogador felino, com um domínio de bola, controle do esférico e velocidade de execução fantásticos. Se eu fosse o treinador destacaria um jogador rápido na equipa para o vigiar de perto sempre que ele entrasse no meio campo do FC Porto, com a missão, senão de lhe tirar a bola, mas de pelo menos estorvá-lo impedindo-o de chutar à vontade. Que foi o principal defeito neste jogo da equipa azul e branca: concedeu muito espaço aos jogadores blaugrana, tendo estes aproveitado para quase jogar a passo e a usarem de grande precisão nas trocas de bola entre si. Também foi notória a falta na equipa dos dragões dum verdadeiro goleador eficaz. Depois de ter perdido o Falcao os dirigentes portistas têm de providenciar urgentemente a contratação dum avançado goleador que garanta eficácia realizadora a fim da equipa ter hipóteses na Europe Champions League .

    ResponderEliminar
  6. ARRANJAR RÁPIDAMENTE UM EXCELENTE AVANÇADO é primordial.
    Não gostei da transição meio campo/ataque, a bola não chegava à area, mas enfim, fomos dignos e o Barça é aquela máquina.
    Há gente ainda fora de forma.
    Agora é seguir em frente, arrumar definitivamente a casa, facto que está a ser demasiado penoso e que está a pesar.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do FC Porto. Foi o jogo mais conseguido desta nova época apesar da derrota (também detesto “vitórias morais”). Contudo, o que mais apreciei foi a forma como a equipa encarou o jogo e eu estar agora convicto do que Vítor Pereira é capaz. Confesso que tinha uma secreta dúvida: se o nosso treinador teria capacidade para orientar a equipa a alto nível. Sabia que Vítor é um perito no treino; tinha dúvidas no que respeita a montar a equipa a jogo. Pois bem, as dúvidas estão totalmente dissipadas. Este encontro é o espelho do que Vítor Pereira pode fazer com estes jogadores. E direi mais: a jogar assim, o FC Porto dificilmente perderá uma peleja em competições domésticas.

    O destaque: o árbitro. Errar é humano, mas pergunto: não foi mais que um a errar no lance que poderia dar o empate ao FC Porto? Que estão lá a fazer 6 árbitros? O meu palpite: os juízes de baliza quase nunca decidem de moto próprio; estão sempre à espera da decisão do chefe. Assim não servem para nada. O penalti é nítido e até os pasquins de Lisboa, pasme-se, referem isso! Com uma decisão acertada a história do jogo seria outra, seguramente.

    Abraço.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  8. … De resto, concordo por inteiro com a análise ao jogo do RCBC (em comentário). E, sendo assim, só acrescentei o que disse no meu comentário anterior.

    ResponderEliminar
  9. Excelente análise do Pedro Teles! Também merece os parabéns.

    Uma pergunta: foi propositada a omissão de comentário à arbitragem?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. caríssimas(os),

    tenho um imenso orgulho em ser Portista, car@go!
    ante o todo-poderoso Barça, fomos Porto!


    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  11. Orgulho em ser portista.
    O Vitor Pereira acertou em cheio na tática. Surpreendeu completamente o Guardiola e poucas vezes se viu o Barcelona em tantas dificuldades como na primeira parte. Não sou homem de estatisticas mas gostava de saber quantas equipas conseguiram reduzir o Barcelona a apenas uma ocasião de golo (chapéu falhado do Pedro) em 45 minutos.
    Perdemos o jogo, ponto. Não acredito em vitórias morais. Mas ganhamos uma equipa. E ainda estamos a uns 60% daquilo que, na minha opinião, podemos valer.

    ResponderEliminar
  12. @Dragão Azul Forte, como referi na minha apresentação neste espaço, vou evitar ao máximo na minha análise ao jogo fazer comentários sobre arbitragem! Hoje preferi dar total importância à Equipa! Agora que já não estou no post, apenas na caixa de comentários, tenho uma mágoa ainda maior por não nos terem permitido ir mais longe neste jogo. Penalty claro sobre guarín...se calhar o arbitro condicionado por tudo o que foi dito sobre ele aquando da meia-final da Liga Europa não a marcou...desde o ínicio não percebi esta nomeação! Agora talvez começe a perceber! Das expulsões nada a dizer...justas!

    ResponderEliminar
  13. Ponto prévio: ao contrário do desejado por toda a imprensa adeptos mouriscos e do medo de alguns adeptos portistas o Porto não foi nem humilhado, muito menos goleado e nem sequer massacrado.
    A equipa mostrou-se confiante e convicta que podia ganhar e fez um jogo bastante agradável pecando apenas no erro de Guarin e nalguma incapacidade ofensiva em que a falta do nosso ex-ponta de lança foi evidente e acentuou ainda mais essa dificuldade pois Kléber mostrou que ainda está verde e não pode ser o único ponta de lança. Como seria este Barça sem Messi?

    Gostei do Cebola que já devia ter estado contra o Gil mesmo que o queiram vender. Hulk quando teve a bola perto da área esteve muito bem e foi capaz de ajudar Sapu. Toda a defesa muito certa com enorme entreajuda e um Sousa muito lutador mas não é um 6.

    No menos bom Guarin e Moutinho muito fracos de uma lentidão enorme (espero para ver Defour) que são fundamentais para o equilíbrio do jogo do Porto.

    Quanto a Vitor Pereira, gostei da forma como armou a equipa e não gostei da forma como mexeu na equipa pois acho que não beneficiou nada. Além disso se já tinha ficado com a impressão da dificuldade em mexer no jogo contra o Gil, hoje fiquei outra vez com muitas dúvidas sobre a sua forma de gerir o jogo. Eu sei que a saída de Falcao, a provável saída de Palito e a chegada tardia de Mangala, Defour, Alex Sandro, Iturbe e muito especialmente de James condicionam mas a entrada de Varela depois da miséria contra o Gil em vez de Djalma (bem melhor contra o Gil) foi extremamente conservador e uma nulidade. A ver vamos quando começar a Champions se as peças já estão todas oleadas.

    Uma palavra para os adeptos: fantástica ajuda para que os nossos jogadores nunca se intimidassem contra aquela que é a melhor equipa do Mundo e que tem o melhor jogador do mundo (sem dúvidas e sem portuguesismos bacocos).

    Outra palavra para o árbitro: não perdemos por causa do árbitro mas também escusava de ajudar à festa ainda para mais junto ao lance com Guarin e com o assistente lateral e de baliza bem colocados. Além disso, cada vez concordo mais com Mourinho pois os do Barça qualquer toquezinho atiram-se para o chão a rebolar e então o Dani Alves é o expoente máximo pois faz fita quando sofre falta e depois não se cansa de distribuir fruta sem ninguém lhe dizer nada. Uma ressalva: até nisso Messi é melhor do que os outros pois raramente se atira para o chão nem anda a pedir amarelos como Villa e Xavi (enorme jogador).

    Em 2003, depois da vitória em Sevilha também perdemos a Supertaça e arrancamos para uma época fantástica com a conquista da Champions em 2004 na Arena Ausfshalke. Acredito que em Maio de 2012, no Arena de Munique (também na Alemanha como em 2004), poderemos repetir o feito. Têm a palavra os nossos jogadores e equipa técnica e com a ajuda da Direcção e o apoio (incondicional) dos adeptos o Porto pode voltar a fazer história.

    Somos Porto e vencemos desde 1893.

    ResponderEliminar
  14. Viva!

    Deus é grande e Helton é o seu profeta !

    Contrariamente, ao que tinha sido prognosticado por alguns, o Porto não foi goleado.

    Todavia, não gostei do Porto, uma equipa à mercê das acelarações do Barcelona, uma equipa sem patrão no meio campo, uma equipa sem laterais que deveriam subir para abrirem nas alas e..., talvez pior, uma equipa que espera uma proeza duma individualidade, esquecendo que a individualidade nasce do colectivo. A melhor prova é Messi.

    Eu que conheci a atravessia do deserto, serei sempre Portista.

    Mas também me posso interrogar porque é que um jogador do Porto a alguns minutos do final tem uma entrada despropositada?

    Para terminar: O Porto não foi humilhado nem abriu uma nova auto estrada Europeia. Lol.

    Mas há que tirar os ensinos da derrota.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Em relação ao penalty , acho que pelo desenrolar da jogada me parece que a maior cota parte de culpas se devem assacar aos restantes srs da equipa do apito , é um lance lateral nas barbas do assistente de linha...o arbitro pode estar tapado e nao ter tido a percepçao do toque de abidal em guarin, agora o assistente tem de ver e nao lhe oferecer duvida este lance...6 arbitros em campo e os lances de duvida multiplicam-se. Para alem da arbitragem o relvado foi outro obstaculo a um melhor espetaculo!!A uefa continua a priviligiar certos lobbies em detrimento do espetaculo que apregoa...

    Ps: alguem consegue a imagem ou os momentos fiteiros de mascherano num lance divido com rolando a entrada da area que depois o arbitro interrompe quando o barça sai pra ataque em 2 contra 1!!!! Sou um adepto do futebol do Barça, mas esse lance é um espelho da falta de
    fair-play do clube condal, nao sei se é da uniceff ou outro Porquê mas a eles nao os vejo serem questionados ou causticados como outros por estes exemplos.E iniesta a pontapear uma bola fora do relvado. se fosse o real ou um qualquer jogador de mourinho o que seria dito...Depois ainda que meio descontextualizado , Platinni fala que Messi é protegido, se fosse sé ele????!!! Mas ARsenal, Chelsea, R.MAdrid sabem do que estou a falar, nós fomos só mais uma vitima da aliança Paternalista/maternalista que ajuda o bom futebol é certo a superar os obstaculos que nem sempre este se atreve a ultrapassar!!!

    ResponderEliminar
  16. @Dragãoatento
    Com todo o respeito pela sua opinião, não concordo em nada com ela. Não reflecte nada daquilo que foi o jogo. Pergunto eu se teremos visto o mesmo jogo de futebol!?!?!? Parece-me que não! Acusar os nossos jogadores de pouco profissionalismo depois de um enorme jogo que fizeram...só pode estar a gozar comigo! Marcação individual ao Messi? Pois, isso é tudo contra os principios de jogo do Porto e o Porto conseguiu dentro dos seus principios anular quase sempre, por exemplo, o Messi! Pouca eficácia a defender...não vi grandes lances de perigo por parte do Barcelona, a tal equipa que massacra os adversarios, apenas me lembro do lance do Pedro na 1ª parte e nada mais. O golo, esse, nasceu de um erro nosso, nem o criaram...mas podiamos ter evitado, colocando alguem a marcar individualmente o messi. Assim não aparecia ali sozinho! Mas se calhar posso eu estar errado.

    ResponderEliminar
  17. @DRAGAOATENTO
    Estou atonito com o seu ponto de vista sobre a exibiçâo do nosso FCP; confesso que fico aqui a pensar qual terá sido a exibicao que o deixa realizado sob o ponto de vista do adepto, ou ate do ponto de vista tecnico/tactico, porque sendo tao caustico e critico sob tantos pontos de vista no futebol jogado como na atitude apresentada, que nao sei mesmo se pensa futebol ou se descobriu algum outro tipo de desporto que goste de ver jogado pelo nosso Clube...A imprensa internacional sem deixar os tradicionais elogios ao tiki-taka e fervor futebolistico pelos blaugrana é unanime na apreciacao futebolistica ao jogo do FCP e o Amigo aparece aqui com este discurso...
    Pergunta: qual era atao a tactica por si preconizada???

    ??: Espaços concedidos??? onde so se foi na bancada por falta de gente..ou esteve a ver Lingerie Football League???

    ??trocas de bola a passo e com precisao...será isso o tiki/taka que falam no jogo do barça..assim um estilo futesalistico onde a bola corre de pe em pé , tipo aquele lance do messi num dos jogos para Champions frente a mourinho onde Messi ate parecia que nao queria nada com a bola e depois deu golo pelo espaço central???
    HElton fez 2/3 defesas nao mais e o AMIGO fala em eficacia defensiva, quando pela frente esta o colosso que devasta defesas e ainda no passado fim de semana deu 5 ao Napoles???
    Fazer penalties, nao é fazer faltas ostensivas entao é o que ...mascherano ou keita são de um carinho e de uma afabilidade no trato com os adversarios que ate da vontade de lhes pedir desculpa por os termos incomodado na sua missao defensiva!?!?!

    Marcaçao individua...era um pro Messi , outro para o iniesta e outro pra o XAvi, mais um amigo invisivel para o Villa e outra sombra pra o Pedrito e no fim devia jogar o valdez contra o Helton , porque os outros andavam entretidos em sair das marcaçoes uns dos outros sendo que o valor das estrelas do barça nao se assemelham as do nosso FCP, logo estava visto o resultado final..give me a break!!!

    Confesso no fim de todo o seu comentario...espero estar certo, adoptou como remedio para a frustaçao da derrota algo que tb faço para descomprimir da angustia, uso o humor e vejo tudo o que podia ter sido se nao tivessemos feito realmente o melhor, tipo imagino que de facto jogamos mesmo mal deproposito!!!

    Para que conste, respeito a sua opiniao mas corriga-me se estiver engando esta é mesmo a sua opinao ou o seu nick foi roubado por alguem que viu um jogo de bilhar as 3 tabelas!?!??!

    ResponderEliminar
  18. Bom dia amigos portistas.
    Já muito foi dito sobre este jogo neste espaço que acompanho diariamente.
    Não me incluo na grande maioria das pessoas que adora e fica fascinada com este Barcelona, mesmo admitindo que o futebol deles é praticamente imparável e os seus executantes grandes jogadores. No entanto há também uma grande nuvem de fumo à volta desta equipa que é de longe super protegida e levada ao colo na Europa do futebol.
    À parte disso todos sabíamos da dificuldade que ia ser o jogo jogado e aí superamos qualquer expectativa. A equipa apareceu personalizada, concentrada e esforçada, os erros individuais acontecem, infelizmente para nós quase sempre nestes jogos (ainda tenho bem presente um do Helton frente ao chelsea e o atraso do Bruno Alves frente ao Manchester).
    A equipa superou até as minhas próprias expectativas. Confio a 200% no nosso presidente mas este ano algo está a falhar. A equipa sofreu com saídas, alguns jogadores tem a cabeça noutras paragens, temos um dos melhores jogadores do plantel encostado e todos adivinhamos porque...
    Se todos sabíamos que Falcao iria sair, como é possível com tanto que se investiu não haver um grande ponta de lança na calha. Gosto do Kleber, mas não é ele que vai resolver os jogos nesta altura. Enfim, por estar habituado a uma gestão tão criteriosa do nosso clube, este ano estou algo desiludido com este início de época.
    Uma palavra para o Helton, que foi provocado pelas questões do jornalista da RTP1 que fez o flash interview e respondeu com uma calma e profissionalismo fantásticos.
    Adora venha o campeonato e mais uma vitória que é esse o nosso destino.

    Saudações azuis e brancas!

    ResponderEliminar
  19. Mereciamos melhor sorte. Tivemos na final por mérito próprio e orgulhamos o futebol portugues. Aquilo não é a Taça latina. Não fomos ao Monaco por convite. Fomos por ganhamos uma competição europeia.

    Jogamos bem e infelizmente não tivemos a sorte do jogo contra uma das melhores equipas de sempre.

    Queriamos muito ganhar, infelizmente Messi e o árbitro não deixaram. Ha que continuar a trabalhar porque estamos no caminho certo. Nao e o senhor Platini que nos vai deitar abaixo. Seguiremos o Nosso Destino. Ganhar! Venceremos muito esta época!

    Força Vítor Pereira, és o nosso treinador!

    Força, Guarin, até os melhores falham!

    Força MEU PORTO !!!!

    ResponderEliminar
  20. Olá bom dia,

    Ontem tivemos pela frente uma grande equipa, que com o seu futebol do tal "tiki e taka", segura muito bem a bola em zonas avançadas do terreno e torna difícil a tarefa das equipas adversárias.

    Para anular este futebol, Vítor Pereira estudou uma das formas de puder travar esse futebol, colocando os nossos médios interiores, Moutinho e Guarin, nas zonas de acção onde o Barça constrói o seu jogo por vezes irritante.

    Mas entrar preocupado em anular este jogo catalão, retirou nos o atrevimento ofensivo, de que eu estava à espera, aproveitando o facto do Barcelona ter indisponíveis os seus centrais.

    Souza poderia ter tido ontem um papel mais preponderante, se tivesse a capacidade de saber lançar longo os seus colegas das alas, pois Moutinho e Guarin estavam "ocupados" nas tarefas defensivas. Muitas vezes a bola surgiu redondinha para Souza sair, mas ele era incapaz de o fazer.

    Kléber eclipsou-se pois andou sempre também envolvido em tarefas que impedissem Marcherano ou Xavi de sair com bola. Havia um fosso enorme entre o nosso meio campo e o tridente ofensivo, e assim só em fugazes contra ataques, e nas investidas de Hulk, conseguímos criar algum perigo.

    Na primeira parte, criamos duas boas oportunidades de golo, uma no remate de Moutinho e outra no remate cruzado de Hulk, depois de passar por Adriano de forma brilhante.

    Depois surge o momento do jogo. Fruto da pressão alta do Barcelona, Guarin efectua um passe errado e isola Messi, que não perdoa.

    Saímos para o intervalo com o sabor injusto do resultado.

    Na segunda parte pensei que se iriam operar substituições, nomeadamente para ter alguém que levasse o jogo para a frente, refiro-me a Belluschi.
    Jogar talvez em losango, deixando na frente dois homens (Hulk e Kleber)apoiados pelo Belluschi e com Hulk a deambular entre linhas.

    Era notório que quando partíamos para cima da defesa catalã eles se borravam todos, e faziam atrasos para Valdés mandar para a bancada.

    Não fizemos essa mudança táctica, no entanto criamos duas boas oportunidades na segunda parte, mais uma vez num remate de Moutinho desviado por Marcherano e depois num remate rasante de Guarin.

    Depois de um jogo tão desgastante, a que os nossos jogadores foram sujeitos, surgiram as expulsões. Embora a de Rolando pudesse ter sido perdoada pelo árbitro, uma vez que é um lance normal.

    Otamendi foi um senhor na nossa defesa e a par de Helton e Sapunaru, os três rubricaram uma excelente exibição. Sapunaru aniquilou Villa que acabou por ser substituído.

    Fucile teve mais dificuldade pois o Barcelona estudou o FC Porto e explorou esse flanco, abrindo Dani Alves bem na linha. Aqui Cebola podia ter tido um papel mais pro activo impedindo as investidas do lateral, que muitas vezes fez o dois para um com Pedro diante de Fucile.

    A derrota não nos envergonha. Fomos dignos e batalhadores. Travar o Barcelona, é tipo um gajo tentar tapar-se com um cobertor de metro. Tapa em cima, destapa em baixo e vice versa.

    Lamento que o árbitro não tivesse assinalado o penalti claro sobre Guarin, que daria o empate. O outro penalti reclamado, não há uma imagem nítida, embora se veja o movimento do braço, não vê onde bate a bola claramente.

    Lamento também ainda não termos ainda contratado um ponta de lança de nível mundial, e que as indefinições do mercado afectem o rendimento de alguns atletas.

    Para consumo interno o que temos basta, mas temos de reforçar o eixo ofensivo para atacar a champions.

    Enquanto treinador de sofá não percebi a não inclusão de James na convocatória. Mas também sei que o mister disse que só foram os que estavam em condições.

    Jogamos com as armas que tínhamos, e foi pena não termos sido mais atrevidos no ataque, aproveitando a falta dos centrais titulares do Barça, para vencer.

    E vamos ter paciência, esperar que o plantel seja fechado, ter tranquilidade e confiar na SAD e equipa técnica.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Para mim o título d'O Jogo diz tudo "Árbitro perdoa, Messi não!".

    Fizemos um jogo "sério" contra a melhor equipa da galáxia, e sem dúvida a melhor equipa de sempre! Convenhamos, estivemos bem, podíamos estar melhor, mais afoitos no ataque, mais expeditos a libertar a bola, mas do outro lado tb está uma equipa que sabe pressionar... e bem!

    Não estou satisfeito com o resultado, até penso que poderia ser outro com a marcação do penalty, mas dizer que os jogadores do barça são mais profissionais que os do FC Porto só pode ser brincadeira de mau gosto! Há que medir bem as palavras antes de as escrever!

    Saudações

    ResponderEliminar
  22. Continuo a achar que o Messi é a menina do futebol, basta meter-lhe um dedo nas costas para levar cartão.
    Houve 2 lances MUITO duvidosos na área do Barça: falta sobre Guarín e a mão do defesa do Barça na bola dentro da área. Pelo menos um destes lances devia ter sido penalty.
    Ainda assim, orgulho me do meu Porto que lutou muito no jogo.

    ResponderEliminar
  23. Há de facto, alguns comentários aqui que parecem ter feitos por pessoas que vivem noutro planeta... Mas enfim...

    ResponderEliminar
  24. Finalmente ontem vi FCP "a sério".Foi pena o mau do resultado mas o porto esteve garra,alma e deu tudo em campo...Se o penalti tivesse sido marcado o desfecho de certeza seria outro...Estamos preparados para ganhar todas as competições e como foi dito o erro do 1º golo também nosz abalou um bocado...

    Apesar de tudo o títulko diz tudo


    FORÇA PORTO...Saudações do tripeiro Pedro

    ResponderEliminar
  25. tenham orgulho na equipa e no n/treinador. O Real Madrid levou 5 desta equipa no ano passado, lembram-se! Apoiem tambem o Kleber, no Porto nao somos como no SCP e no SLB a queimar jogadores. Deem-lhe apoio e os golos virao porque ele é um grande jogador, apenas lha falta "calo" e vencer o fantasma do Falcao. Um abraço portista

    ResponderEliminar
  26. Bruno Rocha!
    Pelos vistos vimos jogos diferentes ou temos interpretações diferentes dos acontecimentos!
    Se é verdade que a equipa do FC Porto na primeira parte até ao minuto 39, a custo de muito esforço, conseguiu inicialmente equilibrar a operações e até rematar com perigo as redes do Barça, também é verdade que os jogadores blaugrana interceptaram quase sempre as tentativas de ataque dos azuis e bancos através da sua maior velocidade de pernas ou de reacção (antecipação)!A prova do que escrevo é a percentagem de posse de bola das duas equipas muito favorável ao Barcelona 60 e tal contra 30 creio eu).
    Eu vi o jogo com atenção e verifiquei que os jogadores espanhóis mercê das suas rápidas desmarcações conseguiram receber sempre a bola sem oposição dos contrários nas faixas laterais. Por isso a mim pareceu-me, principalmente na 2º parte, que os blaugrana jogavam a passo. Reparei que durante largos períodos a equipa do Barça fazia circulação de bola como quis e lhe apeteceu porque os dragões lhes concederam espaço para a dominar e passar (chutar) com precisão para o colega melhor colocado.
    A minha óptica é a seguinte: quando não se joga em antecipação ou pelo menos não se está perto para estorvar a acção do adversário, este beneficia de espaço e de á vontade suficiente para executar com eficácia.
    Por outro lado acho que unicamente o Messi precisa de vigilância apertada, pois foi ele que foi decisivo, desde o golo que marcou, a expulsão do Rolando e a assistência para o segundo golo do Fabregas. O Xavi e o Iniesta embora importantes não fora tão decisivos e dai não precisarem de marcação especial, isto a meu ver.

    ResponderEliminar
  27. Há vários momentos que ditam o jogo.
    Primeiro, as duas únicas oportunidades do barcelona na primeira parte foi o resalto de mera sorte que calha nos pés de pedro e este tenta fazer um chapéu a Helton. A segunda foi o erro de guarin que teve azar, porque ao merdas do messi só lhe faltava um Quechua pa acampar (vá pa puta que o pariu).
    - Segundo ponto: valdés faz duas defesas tremendas, uma de moutinho e outra do guarin.
    - Terceiro: AZAR, até aquela descordenação do valdés com o central não foi em direcção a baliza, este barcelona embora jogue muito, são sempre os mesmos cagões de sempre, porque TUDO lhes corre bem, os ressaltos são sempre para eles tudo tudo.

    Quarto ponto: ROUBALHEIRA, o abidal nos primeiros minutos defende a bola do guarin cos braço, e tem de levar amarelo e depois faz o penalty que seria o 2o amarelo e era expulso. caso convertida a GP ficava 1-1 e o porto com 11 para 10. E aqui sim é o momento chave do jogo.
    - Não merecemos ter este azar de perder com um golo estúpido e roubados, foi uma injustiça. Mostramos argumentos para ganhar este enorme jogo que nos dava outra confiança. Ainda assim SOMOS PORTO, SOMOS OS MELHORES DO MUNDO.
    - F.C. PORTO THE BEST TEAM IN THE WORLD

    ResponderEliminar
  28. Anda uma pessoa a ter de aturar esses pseudo-comentadores da treta e temos tanta gente capaz em Portugal. Ponham os olhos nesta análise do Pedro Teles!!! Muitos parabéns, revejo-me 100% em tudo o que foi escrito! Sinceramente este artigo está fenomenal! Parabéns!!!
    E que grande jogo fizemos!
    Abraço

    ResponderEliminar