04 agosto, 2011

Manto Azul e Branco - 1909/1911 – O azul-e-branco e o regulamentar calção preto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Na Assembleia-geral de 9-10-1909, foram aprovados os primeiros Estatutos e o Regulamento Interno do Football Club do Porto. A encimar as regras, obrigava-se o jogador a “usar o uniforme do Clube, que consta de camisa de malha azul e branca às faixas verticais, calção preto e calçado próprio”.

A camisola azul-e-branca listada evoluiu e despontou o primeiro modelo sem botões, comportando a gola as duas cores. Dando cumprimento aos estatutos, os calções eram de cor preta.

Um “onze” do FC Porto de 1909, em que já se nota estar perto a uniformidade. Calção preto quase todos vestem, todos (excepto guarda-redes) envergam o “jersey” às listas, uns envergam camisola sem botões, outros optam pela de botões.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

2 comentários:

  1. Interessante que após o regicídio em 1908 o FC Porto viesse a usar a partir do ano seguinte, quase sem querer (ou talvez não), o calção preto (de luto) juntamente com as então cores de Portugal (o tão lindo azul e branco monárquico). Se há clube verdadeiramente português é este! Parabéns pela pesquisa, continuação de um óptimo trabalho. Força Porto!

    ResponderEliminar
  2. Esta rúbrica é excelente. Obrigado ao Rui Saraiva e ao Fernando Moreira.

    Grande abraço

    ResponderEliminar