11 agosto, 2011

Manto Azul e Branco - 1911/1913 – O emblema azul em vitórias históricas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 1910 havia sido criado o primeiro emblema do clube, uma bola de futebol (em azul e raiada de branco) com as iniciais FCP. No início da década de 1911-20, as camisolas do FC Porto começaram a ostentá-lo garbosamente.

A camisola com botões voltou a ser usual, destacando-se o distintivo no lado superior esquerdo. A alternância entre calções azuis e pretos era frequente.

2 Abr.1911 – Primeiro triunfo numa competição
A equipa do FC Porto que venceu a primeira edição da Taça Monteiro da Costa (1910-11), batendo na final o Boavista por 3-1.

No Campo da Rainha, em 17-3-1912, com o seu equipamento de camisolas listadas a azul e branco e calções pretos, a equipa do FC Porto recebeu o Real Fortuna de Vigo e brindou a assistência com uma expressiva vitória por 4-1. Foi um triunfo brilhante e muito festejado. Nesta equipa destacavam-se o guarda-redes Janson e os jogadores de campo Magalhães Bastos, Harrisson (a grande figura), Grant, Webber, Camilo Moniz e Ivo Lemos.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

10 comentários:

  1. É de realçar que o bom gosto portista, já não é de agora...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa que reparei, nas fotos é que as camisolas eram de manga comprida, que eu me lembre desde que acompanho o futebol, só as dos guarda-redes é que são de manga comprida...

    Rui Saraiva, eles tinham os dois modelos ou era só de manga comprida?


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está um comentário pertinente e ao mesmo tempo interessante: De facto, as camisolas (ou pelo menos as imagens que temos) são de manga comprida. Eu só não as desenhei dessa maneira, para de certo modo, manter um padrão, porque é possivel e quase certo que também havia camisolas de manga curta. Mas neste momento há uma problemática que se levanta e que terei todo o gosto em discutir com o nosso caro Amigo Fernando.
    Já agora, cara Mafaldinha, muito obrigado pela contribuição com esse sugestão, pois é assim que se vai contribuindo para o engrandecimento de uma obra desta magnitude e que se quer o mais completa e fiável possível.

    Só lamento o facto de as ilustrações terem de ser colocadas aqui no blog em tamanho mais reduzido e com marcas de agua, estraga a beleza da ilustração, esconde os detalhes (como por exemplo as costuras) mas é um mal absolutamente necessário!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Sim, até aos anos 50 as equipas equipavam quase invariavelmente com camisolas de manga comprida. Esta afirmação pode ser comprovada nas fotos apresentadas em “FC Porto – Dragões de Azul Forte” (para já até 1945) donde aliás foram retiradas. Mas, como também se pode observar em inúmeras fotografias, os atletas supriam o excesso de calor arregaçando as mangas. E estou a lembrar-me de uma foto de uma equipa do FC Porto, na época de 1945-46, em que há apenas dois jogadores de manga curta. A partir dos anos 50, como disse, começou a aparecer com mais frequência a manga acima do cotovelo.

    Curiosidade: em 13 de Dezembro de 1987 o FC Porto disputou com o Penarol, em Tóquio, a Taça Intercontinental. Sob neve e um frio de rachar, os uruguaios alinharam com camisolas de manga comprida, os portistas com camisolas de manga curta (excepto guarda-redes). Ganharam os que, aparentemente, tiveram mais frio…

    Claro que em países frios, como os do norte da Europa, é mais vulgar ver os atletas equipados de manga comprida. Normalmente os clubes, mesmo em países de clima moderado, oferecem as duas opções.

    A representação, em ilustração, das camisolas com manga curta afigura-se-me correcta seguindo, como diz o Rui, um padrão institucionalizado pelos ilustradores da matéria em apreço.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa ,mas Atenção não me estou a armar em chico esperto...,
    não seria por causa ,de em Inglaterra ser mais frio ,já que o nosso clube "foi"fundado/ criado após ,várias visitas a Inglaterra por António Nicolau d'Almeida?

    E na altura do ano estar frio e os jogadores terem as camisolas de manga comprida?
    E "stock" de equipamentos não existiam,acho eu ...

    Mas também na "epoca"(ano 1893) ,talvez apenas se usasse manga comprida?!

    Abraço a todos e continuação de um excelente trabalho ,em prol do meu/nosso amado clube!

    ps:
    Eu à beira de vocês sou um menino...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo vosso esclarecimento, quêm não sabe pergunta...;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. Mafaldinha, manda sempre.

    Beijinhos.
    BibÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  8. Sim, nesta equipa figurava Camilo Moniz que é meu bisavô.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. W. Oliveira.09 janeiro, 2014

    Qual era a cor dos números na camisola do Porto desde do início?

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde.
    Obrigado pela questão.
    Os números inicialmente não existiam nas primeiras camisolas.
    Surgiram posteriormente e foram sempre vermelhos no equipamento principal até 1999.

    Em 1999-2000 passaram a ser brancos.

    Em 2000-01 e 2001-02 eram azuis escuros.

    De 2002-03 a 2005-06 voltaram ao vermelho.

    De 2006-07 até 2012-13 brancos.

    Na presente época são dourados mas apenas justificado pelas comemorações dos 120 anos do clube.

    Nas alternativas, os números foram brancos nos equipamentos azuis e azuis nos equipamentos brancos. Assim foi até 96-97.

    Em 82-83 o equipamento branco da puma teve números vermelhos.

    Depois a partir de 97-98 as tonalidades das cores dos números passaram a depender da cor das camisolas que, por questão de marketing e fugindo aos estatutos, tivemos cores para todos os gostos.

    No entanto predominaram as cores branca e azul.

    ResponderEliminar