02 agosto, 2011

Recuar até 1988, em mais duas festas do nosso hóquei!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O FC Porto venceu o 1º campeonato Nacional de hóquei em patins em 1983, ganhando 8 no período de 1983 a 1991, falhando apenas o de 1988. Nessa temporada da perda do título, em 1987/88, os Dragões começaram por ganhar a supertaça Nacional à Oliveirense com uma vitória nas Antas por 6-0 que tornou a viagem a Oliveira de Azeméis mais que tranquila, com os dragões a gerirem o plantel e algumas lesões acabando o FC Porto por perder a 2ª mão por 7-3, mas sem nunca colocar em causa o troféu.

Na taça dos campeões europeus, fomos eliminados pelo Liceo da Corunha (que acabou por vencer a prova batendo na final o Novara) em que depois de uma vitória por 4-0, acabamos afastados da prova após derrota fora por 7-2.

No campeonato Nacional acabamos em 2º atrás do Sporting (a 3 pontos) depois de uma decisiva e polémica derrota em Alvalade por 4-3. A vingança surgiu umas semanas depois na final da taça de Portugal, a 2 de Julho de 1988 em Anadia, em que o FC Porto de Cristiano Pereira acabou por derrotar por 4-3 o Sporting de António Livramento. No caminho para a final, os Dragões tiveram que ganhar nas Antas ao Barcelos por 4-1 e na Luz ao Benfica por 3-2, enquanto o Sporting ia batendo adversários bem mais acessíveis.

Nessa final de Anadia - ver vídeo que editei com cerca de 13 minutos, com os golos da partida e a festa do FC Porto no final; imagens que recolhi na RTP Memória - o pavilhão estava já lotado com mais de uma hora para o início do jogo apitado por Luis Rei do Minho e, sublinhe-se, que foi de facto um verdadeiro hino ao hóquei em patins.

O FC Porto que não tinha Vítor Hugo (Itália) nem Realista (Espanha), que estiveram um ano fora do FC Porto, continuava no entanto com uma grande equipa, contando, entre outros, com Franklim, Alves, Vítor Bruno, Tó Neves, Diego Allende, Alejandro Rodriguez, Paulo Castanheira, Paulo Freitas e Rui Félix.

No jogo da final, estivemos a ganhar por 2-0 com golos do capitão Alves e de Vítor Bruno, mas o Sporting (campeão desse ano e com vários jovens a aparecerem como Pedro Alves e Paulo Alves, entre outros) conseguiu fazer o 2-2. Antes do intervalo, Tó Neves (também ele uma das maiores promessas da altura) com um grande golo, voltou a dar vantagem aos dragões (3-2).

Na segunda metade, o Sporting voltou a igualar, mas numa bela jogada de entendimento com Alves, o nosso genial Tó Neves marcou o golo da vitória Portista (4-3) a 14 minutos do fim do jogo. Depois, foi segurar a vitória e para isso muito contribuiu a bela exibição de Franklim Pais.

No final, a festa foi enorme no ringue e nas bancadas. O azul e branco reinou em Anadia! A taça de Portugal 1987/88 era nossa! O FC Porto acabava de vencer a sua 5ª taça de Portugal, a 4ª consecutiva em 14 edições da prova. A assistir entusiasticamente a este jogo, estavam Vítor Hugo e Realista, com quem Ilídio Pinto tinha já tudo acordado para o seu retorno à equipa da Invicta na época seguinte (88/89).






Na temporada seguinte, época 88/89, o FC Porto venceu o campeonato Nacional e a taça de Portugal, além da supertaça Portuguesa que abriu a época - o vídeo de 2 minutos que se segue, mostra os resumos dos 2 jogos desta supertaça, e diga-se que as imagens da 2ª mão representam mais um exclusivo deste blog através de mais uma VHS do Amigo Rogério Almeida.

Nesta prova de abertura da temporada 88/89, o FC Porto de Cristiano voltou a conquistar um troféu diante do Sporting de Livramento depois de duas vitórias, a 1ª nas Antas por 5-2 e a 2ª em Alvalade por 10-7 - um agradecimento ao Amigo Vila Pouca pelas fotos das Revistas Dragões.

No jogo das Antas a 29/10/88, o FC Porto marcou por Vítor Hugo (2), Vítor Bruno, Tó Neves e Realista, com este último a marcar o nosso 5º golo a escassos segundos do fim num jogo equilibrado, onde o FC Porto apenas ganhava por 2-1 ao intervalo.

Em Alvalade, na 2ª mão desta supertaça, a 5/11/88, o FC Porto não se acomodou à vantagem que trouxe da Invicta e ao intervalo já vencia por 5-3, acabando por consolidar mais esta vitória numa 2ª parte também ela cheia de golos e que terminou com a vitória dos dragões por 10-7 (vantagem total, no somatório das duas mãos, de 15-9 para o FC Porto). Neste jogo de Alvalade, Tó Neves voltou a ser a estrela maior dos dragões, apontando vários golos, sobrando ainda alguns para Vítor Hugo e Realista.

Esta supertaça 88/89, era apenas a 7ª da história do hóquei em patins Português e era já a 6ª ganha pelos azuis e brancos, e todas elas de forma consecutiva, pois apenas a 1ª edição desta prova em 82/83, havia sido ganha por outra equipa que não o FC Porto (Sporting).



Apesar de nesta época limparmos tudo a nível Nacional, acabamos por perder a final da taça dos vencedores das taças para o Roller Monza de Itália, em que depois de uma vitória no Porto por 6-3, acabamos por perder o troféu após dramática derrota em Itália por 7-3. A glória Europeia voltaria ao Dragão na época seguinte, já com José Fernandes ao leme, com o clube da Invicta a vencer a taça dos Campeões Europeus (89/90), 4 anos depois de sermos campeões da Europa pela 1ª vez na modalidade, dessa vez com Cristiano Pereira a treinador (85/86).



Espero que tenham gostado de mais esta viagem até ao ano de 1988 em mais duas conquistas do nosso hóquei em patins.

Saudações Portistas,
Um abraço do Lucho.

14 comentários:

  1. Belos retalhos sobre vitórias brilhantes do nosso mui valoroso hóquei.

    Lucho, um pedido de esclarecimento (por curiosidade): foi na época 1989-90 que Cristiano Pereira se transferiu para treinar em Itália? Ou na seguinte? Cristiano era meu colega no BES; em Janeiro de 1990 eu obtive 1 ano de licença sem vencimento (para ir para empresa familiar onde, depois, trabalhei 17 anos); Cristiano pediu também um ano e só lhe foi concedido meio ano (parece-me que anteriormente já tinha gozado outra licença). É uma curiosidade que, esclarecida, também pode servir para eu afinar a história do Cristiano no hóquei do FC Porto. Obrigado.

    Um abraço.
    BIBó PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Eu estive na Anadia. Bela vitoria.

    Obrigado.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Mais uma grande posta de uma modalidade que tantos êxitos tem oferecido ao F.C.Porto.
    Cristiano, V.Hugo, Alves, Realista, V.Bruno, etc., tantos e tantos nomes marcantes de uma modalidade que arrastava multidões. O jogo onde me senti mais desconfortável, apertado, quase não dava para por os pés no chão, uma fumarada que deixava qualquer um zonzo, foi um Porto /Sporting, no Américo de Sá e em Hóquei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Dragão Azul Forte:

    Sei que o Cristiano saiu do FC Porto no final de 88/89 e nas duas épocas seguintes o Porto foi treinado por José Fernandes. Sei também que em 90/91 Cristiano esteve no Barcelos onde ganhou a taça dos campeões europeus depois de o Porto tb a ter ganho (com JFernandes) um ano antes.

    Em 89/90 Cristiano esteve fora do FC Porto e possivelmente em Itália tal como dizes mas não tenho a certeza (assim de memória) se esse foi o seu destino.

    Sei que em 90/91 esteve em Portugal mas no Barcelos, tal como referi anteriormente.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Grandes recordações lucho. Brilhante trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Post tremendo lucho.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Lucho não sabia que agora tinhas uma empresa que entrega alegrias ao domicílio. :)

    Muito bom, é uma recordação espetacular de tal forma que me obrigou a estar colado até agora a ver este post.

    Grande jogo de hóquei o da primeira mão na anadia, duas grandes equipas(infelizmente o sporting anda afastado destas lides faz anos onde produziu grandes jogadores), ver o Cristiano naquele banco leva-me a outros tempos, franklim na baliza outro monstro, Alves o nosso capitão, Tó Neves na sua força e garra habitual e Allende (sem claro deixar de fora Vitor bruno, castanheira e o Felix)

    O jogo da supertaça em 88/89 da segunda mão foi-me relatado pelo Vitor Hugo num jantar aqui do Blog, mágnifico.

    Faltou mesmo foi a vitória em Monza que bem merecíamos outro resultado.

    Lucho um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Lucho, não tinha a ideia que a RTP Memória andava a fazer reposições de hóquei... vou ter que estar mais atento...

    Grandes jogadores que por aqui vemos... Franklim, Alves, Realista, Vítor Hugo, Vítor Bruno, Diego Allende, Tó Neves... que juntando a Domingos, Cristiano e Domingos Carvalho, foram os meus primeiros "ídolos" nesta modalidade...

    No vídeo do jogo de Anadia o narrador é o Costa Monteiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Mais uma grande memória. Obrigado Lucho!

    Lembro-me que quando Pinto da Costa chegou a Presidente prometeu que o hóquei ia mudar pois nunca tinha sido Campeão Nacional. A verdade é que todas as modalidades mudaram mas o hóquei foi a que mais títulos passou a conquistar com esse outro "monstro" do dirigismo que é o Sr. ilídio Pinto. Se Pinto da Costa merece uma estátua, Ilídio Pinto não lhe fica atrás. São, para mim, os dois maiores dirigentes desportivos de sempre.

    ResponderEliminar
  10. Grandes momentos, que até faz bem recordar. Embora agora ATE SE TENHA GANHO MUITO MAIS E CONTINUAMENTE, COMO É SABIDO, naqueles tempos de antanho tinha um sabor especial por não haver ainda o hábito actual... E então, para quem esteve anos à espera, com o título nacional a escapar-se por uma unha negra, no prolongamento da final (como antigamente havia) em 1969, por exemplo, e depois em diversos anos o mesmo foi sucedendo por meros caprichos e outras coisas... Bem, mas adiante.
    Esse filme de Anadia é o tal que eu em tempos referi, de cujo jogo, da final, tenho a gravação algures mas não encontrei ainda a cassete respectiva (um mal? de se ter muita coisa...).
    Está tudo muito bom e recomenda-se. Venha mais!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Lendo agora os outros comentários, vi a questão colocada pelo amigo F. Moreira. Pois o Cristiano teve uma primeira passagem pelo estrangeiro, por Itália em 1976, no Viareggio. Regressou depois a Portugal. E em 1980 rumou a Espanha, para o Liceu da Corunha.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Armando Pinto:

    Mas essas saídas do Cristiano que tu abordas (76 e 80) foram enquanto jogador. O F.Moreira estava a falar num período (89) em que Cristiano era já treinador...

    ResponderEliminar
  13. Sobre essa parte, então, não posso ajudar, pois só costumo reter algo enquanto (os nomes) são (eram) representantes do F. C. Porto... ou em períodos de ligação ou pelo menos afinidade clubista. Até poderei eventualmente ter qualquer dado, por acaso, em livros ou outro material, mas disperso...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Bom trabalho Lucho e boas recordações!

    Equipa fantástica esta!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar