15 setembro, 2012

Confio em Tri

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Quarta-feira começa a Champions para o Nosso Porto. Parece maldição. Nos últimos anos, parece que quando o Porto tem condições para fazer algo de especial na Champions acontece um imprevisto de última hora que nos complica sempre tudo. Na época do Villas-Boas, tínhamos uma equipa de sonho mas, por qualquer desígnio cósmico, fomos parar à Liga Europa e não tivemos hipótese de ter uma palavra na Liga dos Campeões. A época passada, estávamos na Liga dos Campeões mas sem ponta-de-lança digno desse epíteto. Esta época, tínhamos novamente um matador, mas, à última da hora, o gás butano retirou-nos a jóia da coroa. É preciso ter galo.

Por falar em Hulk. Continuo sem perceber como é que algumas pessoas ainda insistem em dizer que Hulk foi um mau negócio. "Custou 19 milhões. Foi vendido por 40 milhões. 40-19=21 milhões. Logo, Hulk não foi um bom negócio", dizem pessoas como Miguel Sousa Tavares. Será que para estas pessoas o negócio de um jogador de futebol é uma mera conta de subtrair milhões entre o que custou e o preço por que foi vendido? Os títulos que Hulk nos ajudou a conquistar, os recordes, os golos de antologia, as goleadas eternas aos de Carnide, as alegrias dadas aos adeptos, a Liga Europa será que nada disto vale para esta criatura que se diz Portista? Aceito que me digam que 85% do passe do Hulk valia mais do que 40 milhões. Não aceito é que escrevam que Hulk foi um mau negócio para o Porto. Isso - escusado será dizer - é uma enormidade tão grande que até me deixa de olhos revirados e a espumar pelos cantos da boca. Sinceramente, a minha paciência com MST começa a esgotar-se

Neste momento, a grande questão que inquieta o universo Portista é saber com será o futuro da equipa sem o tremendo jogador que é Hulk? Ao arrepio do que alguns comentadores de pacotilha defendem, não faz nenhum sentido o FC Porto alterar o seu sistema tático 4X3X3 para 4X4X2. Há mais de seis anos que o 4x3x3 nos tem dado enormes alegrias e não há razão para alterá-lo. O que aliás ainda se torna mais absurdo se pensarmos que temos muito menos soluções para o meio-campo do que para as alas.

No que diz respeito à competição interna, reitero o que escrevi aqui a semana passada: tudo vai depender da forma como Vítor Pereira e a equipa demorar a perceber que Hulk já não está lá para decidir os jogos sozinho. Acredito que é imperioso cavar uma diferença pontual significativa até ao início do defeso de Inverno. Até lá, sem meio-campo e sem o Cabeçudo, o clube do Regime estará tremendamente fragilizado. Há que aproveitar e matá-los já.

Supostamente, o Chiclas também não estaria no banco nas próximas duas jornadas. Mas algo de escandaloso voltou a acontecer. Já se sabe como as coisas funcionam por cá. JJ foi suspenso por ter posto em causa a dignidade e a boa-fé de uma equipa de arbitragem. Nada de especial quando comparado com as agressões a Luiz Alberto do Nacional ou a um jogador do Marítimo, há dois anos. Mas enfim. Após seis longos meses, o CD da FPF decidiu suspender o Badalhoco por quinze dias. Para quando foi agendada a suspensão? Para este período de férias em que não há jogos do campeonato. Mas que palhaçada é esta? Agora, já nem se esforçam para disfarçar. Vergonhoso. Mais uma provocação a somar a tantas outras que já vêm desde o tempo da Outra Senhora!

0 comentários:

Enviar um comentário