03 setembro, 2012

É nos lados que está a virtude

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Agora que o mercado fechou, já sabemos com que peças contar para esta temporada. É hora de meter as cabecinhas no lugar e continuar o trabalho que tem vindo a ser feito. Bem sei que o apelo dos milhões fez-se sentir nos últimos dias, mas, como é costume, a nossa direcção esteve exemplar ao não abdicar dos nossos melhores activos por dá cá aquela palha. De resto, os desafios internos para esta época e a campanha na Champions a isso obrigavam. Acreditar que todos os jogadores do FC Porto são, é o mesmo que acreditar que os jogadores da Académica são estudantes. Obviamente não peço que todos os jogadores sejam portistas, apenas peço que dêem o máximo enquanto cá estão.

Felizmente, temos um plantel fortíssimo, com muitas soluções e com uma qualidade de futebol que desde do tempo de Villas-Boas não se via. Aliás, o tempo só vem demonstrar que Villas-Boas é, na verdade, um treinador banal que apenas ganhou porque tinha uma equipa galáctica, motivada por razões que não convém recordar e na qual jogava um ponta-de-lança de outro planeta chamado Falcao. Para quem, na época passada, desvalorizou a importância da saída de Falcao, espero que não restem dúvidas que Falcao não era apenas uma ave rara. É única. Enfim, águas passadas. Depois de uma época sem ponta-de-lança, eis que finalmente temos um matador: Jackson Martinez. Um jogador a fazer lembrar Lisandro Lopez não só na entrega que põe no jogo, mas também na forma como vem atrás buscar jogo, funcionando como placa giratória de toda a equipa. É logo outro mimo.

Ainda assim, a meu ver, a grande diferença no futebol que o Porto está a praticar (nomeadamente nos 2 últimos jogos) deve-se sobretudo à entrada de dois laterais fortíssimos tanto a defender como a atacar. Falo de consciência tranquila, pois sempre fui um crítico assíduo da utilização de centrais nas laterais - quer o Mangala, quer na época passada o Maicon. Pôr centrais nas laterais é desperdiçar metros de campo, é tornar o campo mais estreito, obrigando a afunilar o jogo todo para o centro. Aliás, a medíocre exibição que fizemos em Barcelos teve precisamente a ver com isso. Miguel Lopes e Mangala deram lugar a Alex Sandro e Danilo e a equipa voltou a conseguir respirar o perfume do bom futebol. Espero que Vítor Pereira não volte a cometer este tipo de erros crassos. Mais do que os resultados, o futebol rápido que o Porto começa a demonstrar deixa-nos um sentimento de alívio depois da sofrível exibição na ronda inaugural - onde repito jogamos sem laterais e isso encolheu ainda mais o terreno de jogo.

O sorteio da Champions foi bastante razoável. O dinheiro não compra jogos e, como se viu, o PSG não foi além de 3 empates no 3 primeiros jogos do campeonato francês. O Dynamo de Kiev é uma equipa na qual Miguel Veloso consegue ter lugar, logo à partida, isso é garante e constituinte de fracasso. Atendendo a estes factos, tenho uma fé sustentada de que com o futebol que já vamos apresentando, temos todas as condições para ser primeiros do grupo. Isto sem nunca descuidar por um segundo o nosso objectivo principal que é a conquista do Tri.

4 comentários:

  1. Ainda podem soprar os ventos de leste... só depois de dia 6 fico descansada!!!

    F. Moreira

    ResponderEliminar
  2. Esta minha crónica teve um like da Maria Amélia Canossa no facebook. My life is now complete!

    ResponderEliminar
  3. Realmente as laterais econtram-se bem servidas. Porém em algum aspecto acho que deve-se olhar com mais cuidado para o lado direito, mas não por danilo não ser melhor que o alexsandro, e justamente pelo contrário pois o danilo é tão bom jogador que inclusive joga melhor no meio de campo do que na posição que ocupa atualmente. Sendo assim, pelo fato de o lucho, que é ótimo jogador, ja ter idade mais avançada e com futuras provaveis saídas de fernando e/ou moutinho, danilo é o mais indicado para suprir vaga deixada por qualquer um desses. Dessa forma, a meu ver é necessário que se busque um lateral direito de bom nível para substituir o danilo futuramente, pois este será mais útil ao Porto no meio de campo

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente já foi o Hulk...

    ResponderEliminar