11 setembro, 2012

Outra vez sem Tiago, outra vez fora da Champions…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Quarta vez consecutiva sem alcançar o sonho da Champions League de andebol, e mais uma vez, fica a sensação que esse objetivo acaba por falhar por pormenores, por um ou outro momento de infelicidade que depois acabaram por resultar numa derrota injusta, apesar do comportamento fantástico da equipa que jogou, uma vez mais, contra o fator casa.

Não vamos à Champions, mas como ganhamos o jogo de domingo, só entraremos na 3ª ronda da EHF CUP (24/11) e como cabeça de série no sorteio de 23 de Outubro. Passando esta eliminatória, jogaremos uma fase de grupos de 9/2 a 24/3, tentando-se depois a passagem aos quartos-de-final. A EHF Cup ainda vai a meio da 1ª ronda.



ANDEBOL
  • Partizan 27-25 FC Porto
No ano passado fomos à final, mas uma falta de Tiago Rocha nos minutos iniciais, acabou por resultar num vermelho direto que o afastou do restante jogo. O Porto desorientou-se e perdeu bem com o Partizan. Este ano, calhou em sorteio jogarmos em casa deles, na Sérvia (Belgrado). Fomos lá discutir o resultado mesmo sem o nosso melhor jogador, Tiago Rocha, lesionado há algumas semanas.

Perdemos por pormenores, por alguma falta de eficácia, pela inspiração do 2º redes dos Sérvios, por erros técnicos fruto do nervosismo e por um erro de gestão desportiva óbvio da secção de andebol do meu clube. Não propor a renovação de contrato a Dario foi um erro crasso, e basta só rever o jogo de sábado e analisar quantos ataques e contra-ataques perdemos nós pela ponta esquerda.

Não estou a dizer que foi só por isso, pois Obradovic que mudou bem de redes no 1º tempo, acabou por voltar a Quintana na 2ª parte, tarde demais, digo eu. Laurentino, o nosso melhor guardião, já na supertaça mostrou pouca confiança, mas ainda vai a tempo de mais uma grande época.

No jogo de sábado faltou também um Wilson inspirado como no domingo, dois jogos e dois Wilsons tão diferentes. Faltou também um Gilberto mais destemido e inspirado, faltou, acima de tudo, um aproveitamento mais eficaz dos momentos de superioridade numérica.

No jogo que assisti na íntegra via sporttv2, foi mesmo por pormenores que não se conseguiu vencer esta final antecipada. Bastava o livre de 7m não ter sido falhado, o passe do Elias não ter sido tão disparatado, o remate do Wilson não ter sido ao lado, tal como o último de Ferraz, foi mesmo por muito pouco que não silenciamos de vez aquele pavilhão.

Neste jogo, destaque para os 7 golos de Ricardo Moreira e os 4 de Spínola e de Ferraz.


  • Lovcen 25-31 FC Porto
No jogo de domingo, vitória fácil e previsível com os dragões a mandarem sempre no jogo e a relegarem o seu adversário para a 2ª ronda da EHF, enquanto o FC Porto só entra na 3ª eliminatória.

Neste jogo, Wilson lá apareceu e marcou 9 golos, seguido do capitão Ricardo Moreira com 7. Gilberto marcou 3 golos em cada um dos jogos, mas não assumiu o remate em muitos momentos. A juventude paga-se. E a falta de classe numa das pontas também.

Este domingo (17h), o FC Porto joga em Lisboa, no pavilhão do Casal Vistoso, frente ao estreante Camões na 1ª jornada do campeonato de Andebol1. Apontar ao PENTA desde já, e tentar que seja desta a tal inédita dobradinha...



OUTRAS MODALIDADES

No HÓQUEI, atenções viradas para o Europeu de Selecções que termina sábado em Paredes.

No BASQUETEBOL, dizer que o FC Porto inscreveu a sua equipa de sub20 no Nacional de Juniores A, na CNB2 (4º escalão para séniores), e na taça de Portugal (na 1ª eliminatória desta última competição, jogaremos na Póvoa, equipa da CNB1). A equipa chamar-se-á FC Porto Dragon Force basquetebol.



Um abraço do Lucho.

9 comentários:

  1. Resultados do Euro de hóquei até agora:

    Portugal 3-1 Suiça
    Portugal 7-3 França

    Estamos a jogar mal... esperava mais.

    ResponderEliminar
  2. É frustrante, a equipa, o treinador mereciam e já agora, alguns dos mais ferrenhos adeptos, mas enquanto não for possível investir, não vamos lá chegar. Tiago, OK, é importante, mas pior é não haver nenhuma alternativa minimamente aceitável.
    Vamos para a 2ª prova, mais ao nosso nível e tentar fazer um brilharete.

    Abraço


    ResponderEliminar
  3. É mais uma vez frustrante, estes rapazes bem mereciam esse prémio de jogar uma liga dos campeões.
    Todos os anos deixamos sair jogadores para os carneiros e depois dá nisto, não entendo e também não entendo como é que não se vai buscar bons jogadores e baratos aos paízes bálticos, o treinador deve conhecer alguns digo eu.
    Não pude ver o jogo mas fiquei muito triste.

    ResponderEliminar
  4. Viva Lucho!

    Infelizmente ainda não é desta que vamos à Champions...
    Não posso comentar os jogos pois não os vi, mas salvo erro já tinha alertado num post anterior, que era idiota não termos contratado ninguém para colmatar a saída do Dario...Pelo que li da tua crónica, infelizmente tive razão...Mas sobre a gestão das modalidades não me vou alongar muito para não ficar mal disposto...

    Não sabia que a EHF agora também tinha grupos...parece-me uma boa medida e era muito bom que conseguissemos lá chegar pois julgo que nessa fase da prova já estarão equipas interessantes...São grupos de 4 equipas Lucho?

    Essa notícia do basquetebol é interessante...vamos jogar no Caixa?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. 1º há q passar a ronda 3 (24/11 e 1/12).

    Sim são equipas de 4.

    Se o FCP passar a ronda 3 da ehf cup (vamos lá ver se não somos azarados no sorteio) ficará apurado para a fase de grupos (novidade nesta prova q este ano junta ehf e t.taças) q se disputa em 6 jornadas (4 grupos de 4) de fevereiro a março.

    Depois passam 8 aos quartos de final. E sim, já teremos equipas mt fortes nesta fase de grupos.

    --

    qt ao basket sim jogaremos no caixa e o treinador será joão tiago. Vem hj no jogo essa info.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez só faltou um bocadinho para ficar na liga dos campeões,é pena porque temos uma boa equipa e um grande treinador,vamos a ver se passamos à fase de grupos na taça EHF,espero que consigam,porque os jogadores e o técnico merecem pelo trabalho que têm feito
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  7. Ok Lucho obrigado pelos esclarecimentos :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. aMIGO Lucho,

    acredita que a primeira pessoa em quem pensei ao final da tarde do passado sábado, foi logo em ti, e pelas razões óbvias, pois tinha completa consciência que com aquele resultado, tinhas mesmo acabado de levar com uma valente murraça no estômago.

    mas deixa-me que te diga, tu, eu, todos nós, ficamos tristes por, mais uma vez (!), termos morrido na praia... porque que tem nesse jogo de sábado, um total final de mais 7 turnovers, menos 3 exclusões, e ainda um golo "escandalosamente" surrupiado ao Partizan... não pode, na minha opinião, queixar-se de ninguém, nem de questões de gestão desportiva, nem de Elias, nem de "Darios" que já nem cá estão... perdemos única e exclusivamente por erros próprios, ponto final, parágrafo.

    e se dúvidas houvessem, o jogo de domingo veio demonstrar que tínhamos tudo para estar lá, na elite do andebol mundial... sonho adiado, infelizmente, mais uma vez.

    ps - percebo o alcance da tua critica velada à questão Dario, mas muito sinceramente, estarei enganado se disser que Dario teve de azul-e-branco, mais jogos pobres (alguns até miseráveis!) do que propriamente de deslumbrar?! o Dario de amarelo vestido, deixar-me-ia saudades... o Dario de azul-e-branco, deixa-me tantas saudades como os Grilos e os Inácios, não sei se me fiz entender... é com os "Elias" que vamos para a guerra, e são esses que temos que defender... não fazer de quem não está cá, como se fossem os salvadores da pátria que nunca foram, pelo menos, de azul e branco vestidos!... ainda se tivesses criticado a gestão por falta de opções credíveis para o lugar de pivot, terias a minha companhia no picanço, agora vir falar em indivíduos que se casaram com o inimigo?! poupa-me... quero mais é que os Darios vão pó blábláblá ;)

    quanto ao BASQUETEBOL, sempre é melhor que nada... venham de lá esses jogos entre solteiros e casados ;)

    ResponderEliminar
  9. O Dario da última época teve comportamento irregular, o das primeiras duas épocas cá (2009/10 e 2010/11) acabou por ter um excelente desempenho.

    Dario casou com o inimigo pq o n/clube n quis q ele ficasse cá e nem sequer estou a falar dele em particular, pois se tivessem contratado um ponta de nível para o lugar dele eu calava-me.

    Agora com o q ficamos é q é mt pouco, é só esforço, mas pode ser q Obra faça milagres com ele.

    ResponderEliminar