11 setembro, 2012

Tudo bons rapazes

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Penas suspensas de 1,5 a 4,5 anos para João Pinto, Luís Duque, Rui Meireles e José Veiga

José Veiga foi esta manhã condenado a quatro anos e meio de prisão, com pena suspensa, pela prática dos crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal no processo de contratação de João Vieira Pinto pelo Sporting, no Verão de 2000. O antigo empresário de João Pinto foi condenado a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de fraude fiscal e a três anos e nove meses pelo branqueamento de capitais, resultando os 4,5 anos do cúmulo jurídico.

O coletivo de juízes da 6.ª vara do Tribunal Criminal de Lisboa condenou ainda, por fraude fiscal, João Vieira Pinto (ano e meio, com pena suspensa); Luís Duque e Rui Meireles, enquanto dirigentes da SAD do Sporting (2 anos com pena suspensa). Em compensação, estes foram absolvidos da acusação de branqueamento de capitais.

Em termos pecuniários, cada um dos réus terá de pagar 169.622 euros.

Por último, João Vieira Pinto terá de pagar ao Fisco os 508 mil euros que o Tribunal considerou não terem sido entregues na altura.

José Veiga, João Pinto, Luís Duque e Rui Meireles já anunciaram recurso.

Pouco depois de ter sido dispensado do Benfica, então presidido por Vale e Azevedo, João Vieira Pinto chegou a acordo com o Sporting no Verão de 2000. José Veiga era o seu representante, Luís Duque o presidente da SAD e Rui Meireles o diretor financeiro.

O acordo levou a um prémio de assinatura de 4,2 milhões de euros, sendo que o Tribunal considerou provado que as partes «desoneraram-se da responsabilidade» de liquidar os respetivos impostos.

«Todos os arguidos sabiam e queriam omitir o pagamento ao Estado de impostos com o prémio de assinatura de João Vieira Pinto, pago de comum acordo através da empresa Goodstone», frisou Helena Susano, presidente do colectivo de juízes. Segundo o Tribunal, os arguídos agiram com «dolo específico» e provocaram «um dano patrimonial ao Estado».

Dos quatro arguguídos, apenas Luís Duque esteve em Tribunal. Os restantes pediram escusa. João Pinto para acompanhar a Seleção; José Veiga por se encontrar no estrangeiro e Rui Meireles por estar a trabalhar em Angola.

fonte: sapo.pt

2 comentários:

  1. . Eles são todos muito santinhos, mas quando vão a tribunal quase todos são condenados,o nosso presidente tem a fama,mas pelos vistos eles é que têm o proveito,e não investigam mais, porque então é que se ficava a saber o que é a verdade desportiva do clube do regime e do seu vizinho da 2ª circular,o orelhas ainda à poucos dias disse para o luis duque,"não me faças falar,porque se eu ponho a boca no trombone".VIVA O PAÍS DOS CORRUPTOS,até tenho vergonha de ser honesto,até tenho vergonha de ser português.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. não haja dúvidas, tudo gente séria e honesta... só falta mesmo agora o Cristóvão, mas não é o Colombo.

    pode tardar, mas ela chega sempre... um dia!

    ResponderEliminar