21 setembro, 2012

Manifestações de Tro(i)Ka!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O título até pode levar a pensar tal, mas não! Não pretendo fazer demagogias nem entrar em politiquices baratas. Para isso temos lá as pessoas certas, de sempre, no (des)governo que é a nossa Assembleia, embora todos saibamos que esses são as pessoas erradas nos poleiros certos do costume!

Falo pois claro de Desporto, e mais concretamente Futebol, que é para isso que também, entre outras coisas, cá estamos. E ultimamente as manifestações de tro(i)ka, rumo a outras paragens, de alguns desportistas tornam-se tão evidentes, que as suas intenções ganham forma e as tro(i)kas dão-se mesmo. O Clube fica com mais trocado para encher bolso, e o atleta fica contente, pois troca de país mas com as aspirações desportivas tro(i)kadas!

Longe vão os tempos em que a camisola e o símbolo dum clube significavam amor, sangue, suor e lágrimas, o jogo praticado, talvez mais amorfo, feio e pobre mas com uma riqueza de valores incríveis.

Depois veio o futebol apelidado como o da era moderna, mais rápido, técnico e táctico, uma máquina que fazia algum dinheiro e que já era visto por muitos e em todos os cantos do mundo. O jogador tinha um novo papel de destaque e por equipa sobressaíam um ou dois muito melhores. Bem pagos, muito até, mas o dinheiro ainda não lhes toldava a mente, queriam ter melhor curriculum desportivo, alargar palmarés. Era inevitável a Tro(i)ka de ares, nadar aonde pescam os grandes tubarões mundiais e europeus, fazia o dinheiro ser, um pouco, secundário.

Depois veio o século XXI, o futebol não da era moderna, mas da era modernizada. Onde tudo descrito para trás é esquecido e a cláusula maior dos contratos diz ser: “Dá dinheiro? Dá! Então vou!”.

As equipas munem-se de mimos e meninos prodígios, de caprichos e tiques e todos já são estrelas em ascensão. Os diferentes assumem cargos de responsabilidade e ficam onde se sentem bem, numa casa que aprenderam a ser sua, ensinados por outros como eles. Os muitos bons, to(i)kam os méritos desportivos pelo porquinho mealheiro cheio. Cheio de dinheiro fácil, de ideias e da sua (in)felicidade escondida.

Com isto dizer, que é com orgulho que ainda vejo no Futebol Clube do Porto, quem ouse ser um dos tais Diferentes, ofuscando a luz dos que se dizem estrelas. Talvez ainda sem saber, muito bem, como saiu, não hesitou em voltar e ajudar, e na ultima terça feira, com mais um GOLO, SANGUE, SUOR e LÁGRIMAS, deu mais prova cabal de que ter o mundo nas mãos não é nada, quando comparado com valores que nunca se Tro(i)kam!

PS: Fica, também assim, a homenagem, em tempo difícil, ao nosso El Comandante, que demonstra ser, cada vez mais, uma pessoa de uma personalidade ímpar e um Portista Exemplar.

Abraço e fiquem por ai... que eu fico!

2 comentários:

  1. Esta grande manifestação de PORTISMO emocionou-me muito e o gesto de dedicação do golo do Lucho ao Pai fez-me recordar o gesto e o olhar dessa glória do hoquei em patins azul e branco, Cristiano Pereira, em direcção à última fila da bancada do Américo de Sá, lugar sempre ocupado pelo seu pai, quando marcou o 1º golo após o seu falecimento. Arrepiei-me na altura, como me arrepiei agora. É de HOMENS desta estirpe que é feita a história gloriosa do nosso clube!
    Sckit

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Subscrevo na integra o teu post ... sem por nem tirar, decidi por isso por a imagem de El Comandante / El Capitan no meu blog com o link para o teu post.
    Apesar de Lucho não estar presente no sabado de certeza que çhe vamos mostrar a nossa gratidão e admiração.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar