15 março, 2013

A hora é agora

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Hoje de manhã acordei com aquela dorzinha difusa no peito e uma sensação de que algo não estava bem. Quando me lembrei do que aconteceu ontem, por um momento ainda hesitei, perguntei-me se não teria sido um sonho. Não é incomum para mim sonhar com resultados negativos em vésperas de jogos importantes. Mas não, desta vez era real.

Resultados negativos deixam-me sempre triste, é certo, mas quando vêm acompanhados de uma boa exibição, uma boa luta, é mais fácil esboçar aquele sorriso tímido e afiançar que melhores dias virão. Porque ninguém está imune a uma derrota, no futebol como em tudo, e o importante é sabermos que demos e fizemos o nosso melhor. Nessas alturas é mais fácil olhar em frente.

Quando isso não acontece, é preciso olhar para trás. Saber que "podíamos perfeitamente" ter ganho não é apenas um motivo adicional de frustração, mas também uma base de trabalho. Se "podíamos perfeitamente", então o que falhou? Quem falhou? Porque falhou? O que devemos fazer para evitá-lo no futuro? Colocadas e respondidas por nós, adeptos, estas perguntas e várias outras não são mais do que uma forma de ventilar e lidar com este mau bocado. Mas colocadas e respondidas por Vítor Pereira, mesmo que apenas na sua própria cabeça, são a chave do que resta da temporada.

Apesar das declarações de ontem na sala de imprensa, Vítor Pereira sabe melhor do que nós que ontem não foi um acidente. Sabe que, depois de alguns jogos de grande qualidade, vínhamos de várias exibições tremidas que nos levaram inclusivamente a perder pontos com dois adversários significativamente mais fracos. Sabe que, para sermos campeões, vamos ter de elevar o nível. Jogar mais, melhor e com mais entrega, do primeiro ao último minuto de cada jogo, sem sobranceria para com qualquer adversário. Eu sei que ele sabe tudo isso. E acredito que tenha a capacidade para dar as respostas certas às perguntas certas e levar-nos, mais uma vez, à vitória final.

A nós, resta-nos acalmar a dor, olhar em frente e continuar a apoiar a nossa equipa, o nosso treinador e o nosso clube. Atirar a toalha ao chão, tentador como manobra de protecção contra uma possível desilusão futura, não está no nosso ADN. E se a frustração é natural e perfeitamente aceitável, não é menos verdade que não há nada de produtivo em assobiar, insultar e enxovalhar publicamente aqueles que nos representam e em quem depositamos todas as nossas esperanças. Somos e seremos exigentes, isso é parte do que é ser Porto, mas também somos inteligentes e sabemos que é preciso estabilidade, confiança e união, e que tudo isso depende de nós. Nós somos os adeptos de futebol mais privilegiados do mundo. Ninguém, literalmente ninguém, festeja tanto quanto nós. É em momentos como este que temos de retribuir. É em momentos como este que somos chamados a mostrar de que massa somos feitos.

PS: Hoje acordei triste, mas quentinha na minha cama. Há quem não tenha sequer dormido, porque fez o esforço pessoal e financeiro de se deslocar a Málaga de autocarro para apoiar a nossa equipa. A esses bravos, não posso senão agradecer, desejando que a sua atitude e postura contagiem toda a família Portista neste sinuoso caminho rumo ao tri.

7 comentários:

  1. Assobios só no final do jogo, ou seja, no final do campeonato. Temos um campeonato para ganhar, os jogadores, adeptos e todos incluídos no FC Porto têm der consciência disso.

    Só dependemos de nós!

    Vamos a eles Porto!

    ResponderEliminar
  2. “Dixit”! Ou melhor, “magister dixit”! Ou “Enid dixit”.

    Abraço e Bibó NOSSO PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Rui Morais15 março, 2013

    Olá Poertistas!

    Assobios no final do campeonato NÃOOOOO!

    Espero é que haja muito vinho do Porto e Champagne para festejar.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. É óbvio que, por mim, continuarei a apoiar o nosso FCP...SEMPRE!!! Aliás, não sei agir de outra forma...está-me no sangue!

    Em 40 anos de vida existiu um momento que me decepcionou bem fundo...aquela derrota no Arsenal por 5-0...a forma como tudo aconteceu deixou marcas! Anteontem foi OUTRO! Não está a ser NADA fácil digerir esta frustração, ainda por cima depois de ver as imagens do 1º treino "pós-desastre", em que vi um VP triste e os jogadores animados e sem dar mostras de qualquer perturbação! Se calhar até é bom que assim seja mas...dá que pensar! Estou eu e muitos portistas aqui com um aperto sufocante no peito... a sofrer...por quem??? Só se fôr pelo clube, mesmo!

    Haja coração (de DRAGÃO!)

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. Obrigado cara amiga por esta "forcinha". Eu estive 17 anos "sem meter a mão ao prato", e nunca desisti.
    Alguns dos nossos consórcios estão muito mal habituados. Pensam que "isto" e fácil...
    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Off-Topic

    “Taça da Liga: CJ mantém FC Porto
    O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu manter o FC Porto na Taça da Liga, informa o organismo que tutela o futebol português, no site oficial.

    Em causa estava a utilização de jogadores com intervalo de menos de 72 horas, entre a equipa principal e a formação B do clube portista.

    Fabiano, Abdoulaye e Sebá foram titulares na vitória dos dragões sobre o V. Setúbal, para a Taça da Liga, a 9 de janeiro, ou seja, menos de 72 horas depois do jogo do FC Porto B com a Naval, em que os três participaram.

    O Conselho de Disciplina da FPF tinha decidido manter os azuis e brancos na prova, com o argumento de que o Regulamento apenas se refere às provas da I Liga e II liga.

    Entretanto, o V. Setúbal recorreu da decisão e por isso o Conselho de Justiça pronunciou-se sobre o caso. Ratificou a decisão de primeira instância.”

    in www.maisfutebol.iol.pt

    Obviamente que o regulamento apenas se aplica à I e II Liga como sempre aqui defendi.

    Obviamente que tudo isto não passou de uma nojenta, orquestrada e ordinária forma do jornal a bola, a central de comunicação do clube mais nojento à face da terra, tentar comparar a situação do Braga em que Emídio Rafael foi suspenso (entre jogos da I e II Liga), à situação do FC Porto, completamente diferente por se tratarem de jogos de competições diferentes. Porque se o FC Porto fosse punido também scp e marítimo teriam de o ser pelo facto de terem utilizado jogadores em menos de 72 horas em jogos da taça de Portugal.

    Obviamente que o setúbal passa automaticamente para o grupo de clubes higienicamente insuportáveis para o FC Porto… Tal como a tentativa de slb e guimaraes de tentarem, sem êxito, colocar o FC Porto fora da liga dos Campeões (que depois se revelou patético), o setúbal tentou pela secretaria colocar o FC Porto fora de uma competição… Ou seja, acaba por juntar-se aos outros dois clubes, nessa lista negra… Mais jogadores emprestados ao setúbal? Para mim, nunca mais…

    Obviamente que todos aqueles Portistas que acusaram a SAD do FC Porto de incompetência, se forem sérios deveria retratar-se todos e fazer o seu mea culpa em relação a uma construção jurídica inventada pelo jornal a bola, e que hoje por unanimidade foi derrubada claramente. Ou terão a língua afiada apenas aquando das raríssimas derrotas do FC Porto?!?!?!

    Fica para a história mais uma tentativa nojenta prejudicar o FC Porto na secretaria... Que mais uma vez saiu furada...


    PS: Claro que para os atrasados mentais esta é mais uma manobra do sistema em beneficiar o FC Porto.... Pobres coitados, tenho pena deles, e das suas mentes pequeninas...

    ResponderEliminar
  7. a hora é de união, num toque a reunir geral da massa Portista na busca do que são as nossas origens e a nossa identidade.

    que os "mortos" de ocasião, assim continuem e se deixem estar... pois a hora não é pa meninos (que andam mto) mal habituados.

    siga PORTO!

    ResponderEliminar