01 dezembro, 2013

De meter dó

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Académica-FC Porto, 1-0

Liga 2013/14, 11.ª jornada
30 de Novembro de 2013
Estádio Cidade de Coimbra, Coimbra


Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Pedro Felisberto
4º Árbitro: Hélder Malheiro.

ACADÉMICA: Ricardo, Marcelo, Aníbal Capela, Halliche, Djavan, Fernando Alexandre, Makelele, Cleyton, Ivanildo, Magique e Abdi.
Substituições: Marinho por Ivanlido (56m), João Real por Magique (89m), e Ferreira por Djavan (83m).
Não utilizados: Peiser, Bruno China, Diogo Valente e Ogu.
Treinador: Sérgio Conceição.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Josué , Lucho, Varela, Jackson e Quintero.
Substituições: Licá por Quintero (57m) e Carlos Eduardo por Josué (75m).
Não utilizados: Fabiano, Herrera, Ricardo, Otamendi e Defour.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Fernando Alexandre (44m).
Cartões amarelos: Danilo (65m), Varela (67m), Fernando (78m), Marinho (78m), Aníbal Capela (84m) e Ferreira (88m).

Sinceramente, não tenho vontade nenhuma de comentar o jogo pois não há nada para comentar mas o meu compromisso assim o obriga.

O FC Porto esta noite bateu todos os recordes pela negativa. A equipa bateu no fundo e pior noite não poderia acontecer aos pupilos de Paulo Fonseca. Aconteceu de tudo um pouco aos azuis e brancos mas isso não explica tudo. Para além de terem perdido para o campeonato em casa da Académica 43 anos depois, os dragões estão completamente à deriva. Sem fio de jogo, sem rumo, sem norte, a equipa não sabe o que fazer em campo e Paulo Fonseca no banco mete dó. Completamente perdido, sem conseguir reagir, o treinador dos azuis e brancos é o espelho fiel da equipa.

Com um onze algo diferente e com a surpresa Quintero na ala, o FC Porto revela claramente défices bastante graves no plantel, principalmente nas alas. O jogo foi disputado em mais um batatal deste país. A bola é difícil de controlar e prejudica quem pretende jogar futebol. A equipa azul e branca não conseguiu entrar bem no jogo. A jogar a duas velocidades – devagar e devagarinho – o FC Porto teve pela frente uma Académica agressiva, determinada e sempre a fazer pressão sobre o transportador da bola da equipa portista. Sempre mais rápida e com mais vontade, os estudantes não se revelaram pêra doce para os dragões.

O FC Porto fez uma primeira parte completamente desastrada, revelando inexistência de ideias e falta de rumo. A equipa, animicamente, está bastante frágil e esta sequência de maus resultados e de exibições inconsequentes derruba qualquer equipa do mundo. Mas, como já disse anteriormente, isto não explica tudo. Parece faltar uma liderança forte e há uma dificuldade muito grande em passar a mensagem com sucesso. A máquina não está emperrada. Neste momento, avariou de vez.

Na primeira parte, o FC Porto criou apenas uma situação de golo, muito pouco para quem aspira ao título nacional. E perante esta produção e dinâmica, não foi com surpresa que os estudantes se adiantaram no marcador aos 44 minutos por Fernando Alexandre na cobrança de um pontapé de canto. Um rude golpe em cima do intervalo que veio piorar ainda mais a situação psicológica e anímica da equipa.

Na segunda parte, o FC Porto entrou com o mesmo onze e tentou reagir mas mostrou a mesma falta de determinação, sem agressividade e bombeando claramente bolas para a área contrária. No entanto, este jogo foi também próspero em noite de azares. Aos 48 minutos, Jackson num cabeceamento após cruzamento de Alex Sandro enviou a bola à barra e aos 61 minutos, Varela na área, num lance de muita confusão, enviou a bola ao poste e na recarga, Mangala, em cima da linha, de golo rematou por cima. A sorte não está definitivamente com a equipa mas a sorte procura-se também e esta equipa não merece, neste momento, a sorte que todas as equipas precisam. Por fim, aos 81 minutos, os dragões beneficiaram de uma grande penalidade a castigar uma falta sobre Jackson Martínez. Danilo converte o castigo máximo com um remate frouxo e muito denunciado e permite a defesa do guarda-redes Ricardo.

Hoje, em Coimbra, ao FC Porto aconteceu de tudo e a equipa poderia estar a noite toda a tentar fazer um golo que a bola não iria entrar. Exige-se mudanças, exige-se reacção, exige-se determinação, exige-se agressividade. É hora de dar um murro na mesa. Ganhar 1 jogo nos últimos 6 jogos é um sintoma muito mau. A equipa atravessa um momento bastante negativo e se nada mudar rapidamente, temo que ainda vá acontecer muito pior.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Paulo Fonseca admitiu a falta de determinação do FC Porto na derrota diante da Académica (0-1), em Coimbra, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga. Lucho González, por seu turno, não encontra explicação para este desaire mas garante que o tricampeão nacional dará a volta por cima.

​“Não conseguimos ser superiores à Académica. Não fomos determinados nem agressivos. Fomos incapazes de ultrapassar a organização defensiva da Académica. Não fizemos um jogo 'à Porto'. O FC Porto é um clube habituado a ganhar e ninguém está satisfeito. Compreendo que os adeptos estejam insatisfeitos não só com os resultados, mas também com as prestações da equipa. Faltou-nos determinação para vencer este jogo”, afirmou Paulo Fonseca no final do encontro com o conjunto de Coimbra.

LUCHO GONZÁLEZ

Lucho González, capitão do FC Porto, acredita que a equipa vai reagir positivamente a este resultado negativo e sublinha que ainda há muitos jogos por disputar no campeonato. “Não há explicação para isto. Temos de correr mais e cada um de nós tem de dar um pouco mais de si. Neste clube não estamos habituados a isto. Tenho a certeza que, com o trabalho de todos, vamos dar a volta à situação. Quando as coisas não saem como queremos, temos de trabalhar mais e melhor. Quem veste esta camisola tem sempre a pressão de ganhar, mas ainda falta muito campeonato pela frente e nada está decidido nesta altura”.



RESUMO DO JOGO

23 comentários:

  1. Meus caros...

    Se fiquei surpreendido? NADA!
    Infelizmente, tudo isto me parece natural...

    O que já não me parece natural é que depois disto não aconteça NADA!

    Se depois DISTO, o nosso PRESIDENTE não fizer nada...então perdoem-me mas está a ser conivente com o erro. E QUE ERRO!

    A diferença entre ESTE FCP e um deserto, é que no deserto há mais ideias!!!

    Não tenho NADA contra o homem Paulo Fonseca, mas como treinador não consigo comparar com nenhum dos nossos...em 40 anos!!!

    Isto piora de jogo para jogo e NÃO pode continuar assim!!!

    Recuso-me a acreditar que JNPC consiga conviver com esta situação!

    Ainda hoje estive a ver o andebol, de tarde, em que com mais uma magnífica exibição, cheia de garra e atitude P-O-R-T-O
    ganhámos ao campeão dinamarquês!!!

    Pelo amor de Deus...isto tem de parar!!!!!!

    Hoje, NEM com um penalty oferecido pelo Capela!!! (e ainda bem)

    Pedro Pinto

    PS- Se como disse PF na conferência antes do jogo que a equipa estava quase perfeita...que havia poucas equipas a jogar como o FCP...o que dirá agora???!!!

    ResponderEliminar
  2. VERGONHOSO. CADA VEZ ESTAMOS MAIS PERTO DE SER UMA EQUIPA QUASE PERFEITA, A PERDER BEM. QUE FUTEBOL É ESTE? PARECEM UNS TOLINHOS A CORRER COM A BOLA SEM SABER O QUE FAZER COM ELA.ANTES, QUANDO ERA PRECISO VIRAR RESULTADOS TIRAVAM-SE DEFESAS E METIAM-SE AVANÇADOS (ONDE ESTÃO ELES?) E ENCOSTAVA-SE A OUTRA EQUIPA ÁS CORDAS SEM OS DEIXAR RESPIRAR, COM GARRA E COM VELOCIDADE. O PORTO NÃO PODE TER APENAS DOIS AVANÇADOS NO PLANTEL. PERDEMOS BEM, NEM O EMPATE MERECÍAMOS, ASSIM COMO NÃO MERECEMOS UM TREINADOR COMO ESTE, QUE ESTÁ PROVADO NÃO TEM MÃOS PARA ESTE PORTA-AVIÕES, MAS SIM COMPETÊNCIA PARA BARQUITOS. NÃO SE VÊ FIO DE JOGO NEM TENDÊNCIAS PARA MELHORAR. AS OPORTUNIDADES DE GOLO APARECEM CASUALMENTE, NÃO AS CRIAMOS COM FUTEBOL JOGADO .COMO É POSSÍVEL UM PLANTEL TODO EM BAIXO DE FORMA. NINGUÉM JOGA NADA. ACTUEM ANTES QUE SEJA TARDE.SOMOS PORTO SEMPRE.SAUDAÇÕES PORTISTAS.

    ResponderEliminar
  3. Derrota vergonhosa! Há 43 anos que o FC Porto não perdia em Coimbra para o Campeonato! Repito o comentário que fiz para a 1.ª parte pouco mais acrescentando: mete dó ver esta equipa do FCP jogar! Exibição miserável! Equipa que não o é: fio de jogo inexistente, jogadores perdidos e desmotivados, cada um a jogar para seu lado! Até penaltis falham!!! Uma pobreza franciscana! Mediocridade completa, não jogamos nadinha! Oh Paulo Fonseca, junta-te ao Passos… Só sabes bater palmas, estejas a ganhar, a empatar ou a perder… Vai bater palmas para outro lado. Já!
    Nós sabemos que nunca está nas cogitações do nosso grande Presidente o despedimento de treinadores. Essa regra tem sido seguida com êxito. Mas houve excepções. Agora pergunto: não será a altura de abrir mais uma excepção antes que a temporada esteja irremediavelmente perdida? Confiamos no nosso líder, não confiamos na capacidade de um treinador que é um verdadeiro flop. Triste e nada interventivo, que insiste nos erros, não corrige, não reconhece as suas incapacidades. Infeliz e definitivamente, NÃO É TREINADOR PARA O FC PORTO! Um conselho: já que é difícil despedirem-te, despede-te Paulo Fonseca. Mostra, ao menos, um pouco de dignidade.

    ResponderEliminar
  4. O que muitos previam e estava a visto de todos aconteceu...O nosso Porto está em Debacle completa...O responsável principal está identificado a muito é Paulo Fonseca, mas não está só, os responsáveis são também aqueles que cegamente ( e estupidamente, digo eu), continuo a defender que o Porto poderá ter sucesso com este treinador...Esses são também responsáveis por essa debacle...A solução está a vista de todos, mudança de 180º a passar logo pela equipa técnica, CHEGA DE DEFENDER O INDEFENSÁVEL!!QUERO O MEU PORTO DE VOLTA, E ISSO SÓ É POSSIVEL COM ESTE INCOMPETENTE BEM LOGO DO OLIVAL!!TEMOS QUE AGIR EM TEMPO UTIL, NÃO QUANDO ESTIVERMOS A 10 PONTOS!!A SOLUÇÃO, ACREDITO EU, TAMBÉM DEPENDE DE NÓS PORTISTAS, E NÓS TEMOS DE CRIAR CONDIÇOES PARA VIR UMA NOVO EQUIPA TECNICA, ISTO NÃO É O PORTO, A EQUIPA NÃO TEM ALMA, ESTÁ MORTA!! SERÁ QUE AINDA SOMOS PORTO? EU SEI QUE SIM, MAS COM ESTE SENHOR NA LIDERANÇA, MUITAS VEZES TENHO DUVIDAS.

    ABRAÇO AMIGOS.

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  5. Jogo fraco do nosso porto.
    www.videosporto.com todos os videos de futebol do FCPorto

    ResponderEliminar
  6. xis! falar baixinho que ainda vem ai o Antero e dá-nos uma enxerto de porrada..jogamos nada

    ResponderEliminar
  7. Vai ser um ano horribilis...
    Estamos mal habituados, mas temos de aguentar. Toca a todos.
    O que custa é que podíamos fazer bem as coisas e dar cabo da concorrência, que anda fraca...
    Mas nós estamos ainda mais!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Por favor meditem e respondam a esta pergunta:
    QUANDO PINTO DA COSTA, O NOSSO GRANDE PRESIDENTE, DESPEDIU QUINITO, IVIC, OCTÁVIO, DEL NERI, FERNANDEZ ou COUCEIRO, ACHAM QUE FEZ MAL????!!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que não!!!

    E tb acho que DESTA vez...o tempo URGE!!!

    Para grandes males, grands remédios!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  10. Uma vergonha, Se os nossos administradores estão hipotecados a empresários, então é a hora da Nação Portista exigir rápidamente mudanças e sérias.

    ResponderEliminar
  11. tou envergonhado,ainda diziam mal do pereira,nem me apetece comentar mais,uma miseria

    ResponderEliminar
  12. Um pouco mais de azul...01 dezembro, 2013

    Era de prever. As más exibições dos últimos tempos, a pobreza de ideias, a falta de clareza do nosso jogo, os erros sistemáticos que denunciam pouca concentração competitiva, ao ataque e à defesa, só poderiam empurrar a equipa para uma derrota inevitável. E ela veio hoje. Chegados aqui, que fazer? Detesto a ideia de incenerar treinadores, como fazem quase todos. Mas começo a ter poucas dúvidas de que PF não está à altura das responsabilidades do lugar. Por outro lado, não acredito que a SAD não tenha na manga um plano B. Vamos confiar na nossa liderança.

    ResponderEliminar
  13. A culpa é da SAD que destruiu o plantel por completo nos últimos anos! Pensam que qualquer um chegava e servia e não é assim. Não se pode trocar Moutinho por Josue ou James por Licá e esperar que a equipa se torne mais forte! Quem faz isto está á espera de milagres que até ver estão longe de acontecer.

    ResponderEliminar
  14. ESTE PORTO É A PIOR MERDA DOS ULTIMOS ANOS QUE TENHO VINDO A ASSISTIR.

    LIMPEZA NO TREINADOR E ALGUNS JOGADORES É O QUE SE PEDE NESTA EQUIPA PORQUE ASSIM JOGA-SE PARA O MEIO DA TABELA E COM MUITA SORTE.

    UMA VERGONHA ESTA EQUIPA E SEU TREINADOR.

    ResponderEliminar
  15. A culpa não é do treinador, mas sim do plantel k nao tem qualidade nenhuma licas, varelas josues... ainda bem k falhamos o penalti, porque é vergonhoso ele ter assinaldo um penalti dakeles e nao ter assinaldo o do josue na primeira parte. Joguem a bola Palhaços.

    ResponderEliminar
  16. Em casa onde não hã moletes, todos se cagam e fazem fretes...
    Não acho que PF seja o unico culpado. Isso é ver o erro no topo da piramide quando o que a sustenta é a base. Ou seja a SAD!
    Pf não tem perfil para ser treinador do FC PORTO, mas caralho, Josué, Licá, Danilo, Carlos Eduardo, Defour, e mais de metade da equipa B são jogadores com pergaminhos à FC PORTO?????
    Alguém anda a entreter muitos e muito andam a dormir á sombra da bananeira...

    ResponderEliminar
  17. O PORTO PRECISA DE NÓS. MAIS DO QUE EM QUALQUER OUTRA ALTURA. NÃO É SÓ QUANDO ELE GANHA QUE EU O APOIO. PRINCIPALMENTE AGORA O NOSSO PORTO PRECISA DOS VERDADEIROS PORTISTAS.
    Já vi o Porto a jogar bom futebol com o PF. ele sabe pôr a equipa a jogar futebol.........mas..... perdemos os jogos!.................será que a culpa se deve pura e exclusivamente do PF?
    o Jackson é bom mas só ele não chega...precisamos de fogo no ataque e Homens na defesa. Temos acima de tudo de apoiar o nosso porto.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Boa Noite mais uma vez Amigos Portistas.

    Passaram-se 24h e existe um silencio ensurdecedor em volta da equipa de futebol...Não existiu qualquer tipo de atitude, ninguem deu a cata, e o inevitavel, aconteceu, somos terceiros na liga, sim terceiros...Estranho o silencio e falta de medidas, e na minha singela opiniao, se nada for feito num curtissimo prazo , corremos o risco de ir ao nosso salao de festas, a 5 ou 6 pontos...Se tal acontecer, na minha opinião o principal responsavel por essa situação, deixará de ser aquele que tenho criticado, Paulo Fonseca, e será a Sad e Jorge Nuno Pinto da Costa, uma medida tomada agora daria oportunidade de manter mos acesa a chama, e voltaria a fazer unir as hostes portistas, juntando a manta de retalhos que existe nas nossas hostes nos dias de hoje, e seria um toca a reunir, tomar essa medida, quando vencer a liga for apenas uma miragem, será um erro GIGANTE. A proposito de Jorge Nuno Pinto da Costa, a minha admiração e gratidão para com ele, é imensuravel, e alguém que até me tem proporcionado varias das maiores alegrias da minha vida, a minha duvida é se é ele que ainda manda...Quero acreditar que sim, mas a minha duvida é se não mercenarios de nome Antero ou Caldeira que andam a minar o nosso FC Porto...Pela minha parte, e como sócio, esses 2 senhores , se algum dia o nosso Presidente entender retirar-se,jamais esses 2 mercenarios contarão com os meus votos...Despeço me com um apelo desesperado, que pelo que percebi no dia de hoje, em conversa com varios amigos, é um apelo de alguma dimensão, TOMEM MEDIDAS EM TEMPO UTIL!!
    Forte Abraço a todos.
    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  20. Acordem Portistas, o mal não está no Paulo Fonseca, o Nosso Clube anda a ser gerido por um bando de empresários, eles é que se governam e nós é que gastamos o dinheiro a apoiar o nosso clube.

    Saber que pagamos 17 milhões pelo Danilo, 9 Milhões pelo Diego Reys para jogar na equipa B ???, 8 milhões pelo Herrera e hoje saiu mais um escândalo, 3,8 milhões por 50% do Ghillas, por amor de DEUS, está na hora de nós sócios pormos a mão neste desgoverno, estes senhores numa transferência ganham o que nós não ganhamos numa vida.

    Vendemos Moutinho e James por 70 milhões e nas contas da SAD só entram 36 milhões, não pode ser...

    No ano passado também ninguém acreditava no Vitor, e ele sozinho, aguentou, aguentou e fomos campeões...acreditem, somos PORTO.

    ResponderEliminar
  21. Foi lamentável, mas vamos dar a volta por cima. FORÇA PORTO !!

    ResponderEliminar
  22. A ser verdade o preço do Ghilas, é um escândalo maior que a venda dos estaleiros de Viana do Castelo. Já todos vimos que Paulo Fonseca não tem estaleca nem para treinar os iniciados e realmente este silêncio está a tornar-se ensurdecedor. Se até mesmo a administração está apática, é tempo dos sócios reagirem e colocarem as coisas no seu devido lugar.

    ResponderEliminar
  23. FC Porto – Um clube de homens dignos!
    Soube-se que Paulo Fonseca pôs o lugar à disposição. Pinto da Costa fez jus a uma postura que tem marcado a sua liderança: não aceitou a demissão demonstrando que no FC Porto se protegem os servidores do Clube em vez de os postergar.
    Honestamente continuo a pensar que PF não é treinador para a equipa do meu amado Clube. Mas que interessa a minha opinião? O que interessa é que o nosso grande Presidente sabe gerir os recursos, incluindo os humanos, duma instituição que ele alcandorou ao prestígio nunca alcançado por um clube português; o que interessa é que o nosso muito querido Presidente conhece as “linhas com que se cose”. O que interessa é que eu/nós confiamos nele. O que interessa é que o quero/queremos muitos mais anos como timoneiro de um FC Porto cada vez mais grandioso. O que interessa é que, como ele muito bem disse:
    “Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o orgulho de ser portista!”

    ResponderEliminar