29 dezembro, 2013

A 5ª competição mais importante

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Sempre fui contra a criação da Taça da Liga, uma competição que não faz o mínimo sentido no atual quadro competitivo do futebol português. É a 5ª competição oficial na ordem de prioridades do FC Porto, atrás até da supertaça. No entanto, a partir do momento em que por obrigação regulamentar nela temos de participar, há que o fazer com a maior seriedade possível, retirando desta competição o máximo de coisas positivas para o que resta da época.

Muito sinceramente, e sendo obviamente meu desejo que o FC Porto vença todos os jogos em que participa, sejam eles a feijões ou finais europeias, o resultado do jogo de amanhã não é aquilo que mais me importa, tendo em conta o que disse em relação a esta ser a 5ª e última prioridade para o clube. Não se pense porém que o jogo de amanhã é completamente inútil para o FC Porto da atualidade, nada mais errado.

Considero que para o jogo de amanhã, há várias coisas interessantes a aferir e várias situações com alguma relevância para os próximos jogos, esses bem mais importantes, já que significam, um a continuidade na taça de Portugal, e o outro de extrema importância no que ao campeonato diz respeito.

Em primeiro lugar, quero perceber como a equipa se vai apresentar em campo, se a disposição tática dos últimos jogos irá continuar, ou se continuará a insistência em situações já gastas e completamente inúteis.

Em segundo lugar, considero que é importante haver alguma rotatividade. Estou ansioso para que sejam dadas oportunidades a jogadores menos utilizados, sendo que nalguns casos, a minha curiosidade é imensa. Não defendo que o onze seja totalmente composto por segundas linhas, mas considero que mantendo 6 ou 7 jogadores do onze geralmente utilizado, se devia apostar em 4 ou 5 jogadores menos utilizados. Aguardo com alguma curiosidade para ver se a força de Defour se resume ao palavreado que oferece aos meios de comunicação anti-Portista, ou se em campo o belga vai fugir à mediocridade que geralmente apresenta quando joga pelo FC Porto (bem ao contrario do que quando o faz pela Bélgica). Espero que o belga jogue, e que jogando, faça um grande jogo, demonstrando que PF não tem razão quando o coloca no banco. Acho que também deviam ser dadas oportunidades a Ghilas, Kelvin e Herrera, jogadores que poderão ser muito úteis no futuro, e que poderão ter aqui uma boa oportunidade para se mostrarem como alternativas válidas.

Em terceiro lugar, espero que o FC Porto faça uma exibição agradável, descomplexada, no seguimento dos bons sinais que já vem mostrando ultimamente. Espero que este jogo não volte a acordar fantasmas de coisas bem desagradáveis que já vimos na presente época. Não peço exibições de gala, goleadas, nem tão pouco ópera. Mas espero que todos deixem a pele em campo. Se for possível juntar a isto um resultado que ainda nos mantenha com possibilidades de seguir para a fase seguinte, tanto melhor.

Para terminar, deixo um rasgado elogio à estrutura do FC Porto e em especial ao seu departamento de comunicação. Aplaudo de pé a forma indiferente e completamente irrelevante como toda a estrutura oficial do FC Porto tem tratado as constantes parvoíces e anormalidades que têm vindo do bairro de alvalade. Tem sido brilhante a forma como o FC Porto tem deixado a falar sozinho o “novo herói” do futebol português. Espero que assim continue. A forma doentia, obsessiva, “calimera” e completamente ridícula como o “novo herói” se tem portado, apenas merece uma coisa: total indiferença. Um hospital psiquiátrico, provavelmente, seria a morada mais indicada.

PS: Espero também que todas as provocações, todas as nojentices e mesquinhices de que provavelmente o FC Porto irá ser alvo amanha, sejam completamente ignoradas por TODOS, jogadores, treinadores e dirigentes. Haverá imensa vontade em criar ratoeiras que potenciem eventuais agressões, eventuais casos de telenovela mexicana de que o futebol português tanto gosta. Perante tudo isto, TODOS os elementos do FC Porto terão de estar atentos para possíveis provocações de um bando de nojentos que vê nos seus vizinhos da 2ª circular um ótimo modelo a seguir no que à luta conta o FC Porto diz respeito. Quer ganhemos, quer percamos, que não haja nada mais para além disso, peço encarecidamente.

3 comentários:

  1. Eu sei que a taça da Liga não tem grande entusiasmo entre os Potistas.
    Mas temos de a ganhar! UM CLUBE GRANDe TEM QUe GANHAR TUDO!
    Não venham com essa da 5ª competição pois a champions era a 2ª(pelo menos 2ªfase) e fomos eleminados de forma patetica! E já agora que não interessa qual foi então de fazer uma tempestade no ano passado por termos perdido por um penalti mal assinalado. Se não interessa não discute. TENS UMA MENTALIDADe De CLUBE PEQUENO! OLHA logo não vejas o jogo, ja que não interessa! Nem sei para é que o PORTO vai a jogo! RIDICULO esta treta da 5 competição!!!

    ResponderEliminar
  2. Maisnuma coisa dos 3 grandes somos os unicos que não temos nenhuma! Por isso é que não gostas dela.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo

    Obrigado pela visita e pelos comentários ao post. Volte sempre ao blog.

    Saudações Azuis e brancas

    ResponderEliminar