02 dezembro, 2013

A casa está a arder…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Neste momento, sinto-me como a equipa do FC Porto... desinspirado para escrever o que quer que seja.

Neste momento, as palavras parecem tão irrelevantes face à gravidade do que atualmente se passa no Dragão, que tudo o que se possa analisar, tudo o que se possa perspetivar em relação a este FC Porto, esfuma-se invariavelmente em mais um fim-de-semana dececionante.

Sinceramente, e sem qualquer tipo de exagero fruto do mau momento que vivemos, parece-me que, enquanto Portista, nunca vivi um mês tão mau como o passado mês de Novembro. Perderam-se 7 pontos com colossos do futebol europeu como a académica ou o belenenses, perdeu-se uma ótima oportunidade de passar para 2º do grupo da Champions ao empatar-se com uns medíocres austríacos de 3ª categoria, e regrediu-se bastante na qualidade de jogo apresentado, deitando para o lixo todas as pequenas melhorias que já se vislumbravam neste FC Porto (a reviravolta com o scp por exemplo). Basicamente, pior não poderia ser. Para o debacle ser completo, só faltou a eliminação da taça de Portugal e das competições europeias. Tudo isto note-se, com um conjunto de equipas do mais medíocre que pode haver, e o FC Porto ainda mais medíocre do que a mediocridade natural das equipas que defrontou.

Não há como disfarçar o fracasso do trabalho de PF até ao momento. Durante 2 anos defendi VP, mesmo nas alturas mais difíceis em que batemos no fundo, considerei sempre que o contexto e a forma como as coisas decorreram faziam com que VP fosse parte da solução e não do problema. Notava-se um modelo de jogo, notava-se uma marca, que enfadonha ou não, existia na realidade. Após um primeiro ano de completa instabilidade em que mesmo assim VP deu banhos táticos ao mestre da tática, vencendo de forma completamente justa o campeonato, o segundo ano fez com que praticamente todos os adeptos (os honestos pelo menos!) se rendessem ao bom trabalho de VP. Ficou a mágoa da eliminação nos oitavos da champions, mas a nível interno os objetivos foram amplamente conseguidos. E desta vez com jesus ajoelhado e tudo...

Mas, e com toda a sinceridade vos falo, o que vejo neste FC Porto de PF é das coisas mais tristes que já vi em toda a minha vida enquanto Portista. Não há fio de jogo, jogadores de qualidade parecem autênticos toscos e pernas de pau, não há um modelo de jogo definido, não há uma ideia de jogo. Resumindo e concluindo, neste momento olhar para o FC Porto é similar a olhar para um grupo de amigos que se junta para dar uns pontapés numa bola e cuja tática é o “tudo ao molho e fé em Deus”. Para além disso, junta-se falta de esforço, erros infantis, baixa de forma de quase todas as pedras influentes e tudo isto resulta naquilo que atualmente se vê em campo.

Com toda a sinceridade já não faço a menor ideia do que será melhor tendo em conta o que se tem visto. A manutenção de PF e das suas teimosias táticas (o duplo pivot continua) poderá levar a que o fosso para o 1º se alargue e pode também ter como consequência uma tareia das antigas em Madrid. A mudança só por mudar e para um treinador também ele jovem e inexperiente poderá não eliminar nenhum dos problemas que neste momento o FC Porto denota. O cenário neste momento é complexo, de difícil resolução e pior que isso não se vislumbra evolução nenhuma, antes pelo contrário, nota-se que de jogo para jogo a mediocridade é cada vez mais a marca deste FC Porto de PF. Pode dizer-se com toda propriedade que a casa neste momento já arde. E é bom que se tente controlar o fogo, senão temo por uma época penosa, em que nem os objetivos mínimos se consigam.

PS: O mau momento do FC Porto, para além de deixar os Portistas com os nervos em franja, tem o condão de excitar por completo os montes de m**** que mais do que terem um clube, são sim anti-Portistas. Outra vez a conversa do fim de ciclo, do fim da força do Dragão, da decadência do FC Porto. Mas, mesmo no meio desta m**** completa, ainda tenho esperança que estes filhos da p*** apanhem as canas dos foguetes que estão a lançar após estes maus resultados do FC Porto.

PS2: Algum Portista que deseje um mau resultado no jogo de sábado com o Braga para precipitar mais rapidamente a saída de PF, não é um Portista, é sim um grande monte de m**** sem respeito absolutamente pelo clube e pela sua história.

PS3: Cada vez tenho mais medo do período pós-Pinto da Costa. E por aqui me fico...

20 comentários:

  1. Bom Dia PORTISTAS

    Toca a reunir toca a cerrar fileiras. Porque o que mais me custa é o floclore e apalhaçada ja feita pelos merdia em prol dos daqui de baixo Dá nojo olhar para o raxcord Quando dizem que cheira bem so me dá vomitos. Por isso meus queridos amigos nortenhos e Portistas em particular toca a unir Toca a mostrar e esta gentinha de merda a estes vernes daqui do sul que no PORTO ainda´ha um DRAGAO que esta vivo e pronto para novas batalhas. Nós não morremos como eles querem fazer crer. Temos é de provar no campo de que raça somos feitos

    FORÇA PORTO

    Joao Feliciano

    ResponderEliminar
  2. O F.C.Porto está doente mas ,
    a doença , tem cura !

    Esperem para ver !


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo este texto. O PdC não despede o PF se este perder com o Braga, e torcer por uma derrota ou empate do Porto, só vislumbro essa possibilidade, se já fossemos campeões e isso contribuísse para a descida dos lampiões.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  4. Parace-me importante realçar que ninguém é sócio do Paulo Fonseca, ou dos jogadores. Somos sócios do FC Porto. Não precisamos de gostar deste ou daquele jogador, querer este ou aquele treinador. Temos é de Amar o clube. Porque tudo o resto passa, mas o clube é eterno. Por isso no próximo Sábado, mesmo os mais anti Paulo Fonseca ou qualquer jogador, antes de assobiar antes do jogo acabar devem lembrar-se que o mais importante é apoiar o CLUBE. Quanto às decisões da direcção devem ser discutidas na assembleia. Onde poucos marcam presença. Não todos faltam mas a maior parte. FC Porto Sempre. Quer em primeiro, quer em ultimo lugar. Até Sábado. Cumprimentos. Sérgio.

    ResponderEliminar
  5. A casa está mesmo a arder!!Sei que este espaço é um espaço de livre opinião, e respeito a opiniao dos meus amigos, mas discordo com a teorias de que temos sempre de apoiar e defender tudo,sobretudo o indefensavel...Isso é ridiculo, e digno da Coreia do Norte, é na critica e na liberdade de opiniao que se encontram soluções, pelo menos eu acredito nisso.
    Como é obvio nenhum de nós é socio do Paulo Fonseca, somos socios e amamos do FC Porto, mas como é obvio também não é isso que está em causa...O que está em causa é que o Porto é dos sócios e não de nenhum Caldeira ou Antero, que metem lá um boneco de nome Fonseca, e que depois de ver o que se tem visto ainda lhe dá votos de confiança...Mas agora os portistas são todos estupidos?A grande maioria portista exige a saida de Fonseca, porque é estupida?Os portistas podem ter o defeito de ser mal "habituados" a tantas vitorias, mas estupida a massa adepta não é, é o que nos querem fazer passar com estes votos de confiança, é por estupidos, a defender um treinador que não tem o minimo perfil ,nem adn, nem honra os pergaminhos do nosso clube!
    Tentam passar nos por estupidos com conferencias de imprensa inacreditaveis, tentam passar nos por estupidos quando queimam Kelvin e Iturbe,tentam passar nos por estupidos quando dão votos de confiança a um treinador incompetente!!
    O Porto é dos Portistas, tenho quase 25 anos de socio, e no proximo sabado irei tomar a atitude mais dificil que é a de nao ir ao estadio, e tal como eu muitos portistas a irão tomar, e conheço varios, tal como certamente voces conhecem...E NÃO É POR ISSO QUE SOU MENOS OU MAIS PORTISTA QUE AQUELES QUE VÃO,NÃO ENTREM POR ESSE CAMINHO!! Vou ficar em casa, porque nao admito que Anteros ou Caldeiras, nos queiram fazer passar por estupidos, e como não defendo atos de violencia, o modo de me manifestar é ficar em casa, e acreditar que esses senhores, ao verem o deserto que estão a tornar o Estadio do Dragão, ponham menos a mao no bolso, e mais na consciencia, e ponha um LIDER, UM VENCEDOR, UM TREINADOR COM CARACTER NA NOSSA CADEIRA DE SONHO, e não um qualquer badameco vindo do Barreiro, que não sabe minimamente o que é SER PORTO!!
    Forte abraço a toda a familia PORTO deste blog.
    Eduardo
    Rio Tinto

    p.s. - por motivos profissionais,porque trabalho numa operadora de TV, NET e VOZ fiquei a saber que o FC Porto disponibilizou um razoavel numero de bilhetes para essa operadora oferecer a colaboradores ( como prémio de desempenho) e a clientes, em preço low cost, para poder ir assistir ao FC Porto-braga...Acho no minimo preocupante...mas se calhar tou a ver a perspectiva errada, ou serão sinais ( precupantes) de quem já percebeu que o Dragão, infelizmente está cada vez mais despido..

    ResponderEliminar
  6. FC Porto – Um clube de homens dignos!
    Soube-se que Paulo Fonseca pôs o lugar à disposição. Pinto da Costa fez jus a uma postura que tem marcado a sua liderança: não aceitou a demissão demonstrando que no FC Porto se protegem os servidores do Clube em vez de os postergar.
    Honestamente continuo a pensar que PF não é treinador para a equipa do meu amado Clube. Mas que interessa a minha opinião? O que interessa é que o nosso grande Presidente sabe gerir os recursos, incluindo os humanos, duma instituição que ele alcandorou ao prestígio nunca alcançado por um clube português; o que interessa é que o nosso muito querido Presidente conhece as “linhas com que se cose”. O que interessa é que eu/nós confiamos nele. O que interessa é que o quero/queremos muitos mais anos como timoneiro de um FC Porto cada vez mais grandioso. O que interessa é que, como ele muito bem disse:
    “Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o orgulho de ser portista!”

    ResponderEliminar
  7. Caros Amigos,

    O facto de PF ter colocado o lugar à disposição, para mim revela duas coisas, uma boa, outra má:

    1) Que é um homem sério, não está agarrado ao lugar, nem vê apenas dinheiro à frente. E isto revela carácter, uma característica fundamental a um treinador jovem que pretende construir uma carreira de qualidade;

    2) Que não tem a certeza absoluta que é capaz de dar a volta à situação. Que no fundo acredita que pode ser parte do problema e não parte da solução;

    Ainda assim, e mais importante que toda esta enorme discussão entre Portistas que decorre depois daquele péssimo jogo em Coimbra, TODOS teremos de estar de acordo com uma coisa: mais importante que tudo é que em meados de maio não estejamos a ver os “outros” virem festejar o titulo a nossa casa… E é nisso que todas as nossas forças se devem canalizar… É nisto que a estrutura tem de pensar, que o PF tem de trabalhar e que os meninos jogadores têm de colocar nas cabecinhas… Sujar os calções, suar em campo, meter o pé à bola, vomitar de esforço se preciso for, disputar cada bola como se fosse a ultima… Não quero notas artísticas, exibições de luxo, nem outros irrealismos que outros querem… Mas, CARAMBA, quero esforço, quero dedicação, quero ver suor a escorrer pelas caras de cada um dos jogadores… E não tenho visto nada disso… CARAMBA, será tao difícil ganhar a belenenses, aroucas, nacionais e demais equipas de meio da tabela com um bocadinho mais de esforço, sabendo nós que somos muitos melhores que todos os outros?!?!?!

    Sábado continua a novela… Só que desta vez cada mau resultado irá multiplicar os gritos de contestação e o ruído à volta da equipa… Mas, verdade seja, dita foi PF e os seus jogadores (bem como a SAD que arriscou em tantas e tantas coisas no que à constituição do plantel diz respeito) que se colocaram na atual situação… Foram disparates atrás de disparates, teimosias inúteis que se repetem, etc, etc…

    MAS, como já disse noutro post, meus amigos, só para uma coisa não há solução: a morte!

    Acredito por isso que o FC Porto me irá surpreender nos próximos jogos pela positiva já que as minhas expetativas estão baixas.
    O que eu quero realmente, mais que ter razão nestas discussões entre Portistas, é que no fim ganhemos e a porca da comunicação social meta dentro do saco tudo o que tem vomitado contra o nosso clube.

    Esta é a altura de literalmente TODOS sermos PORTO!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. “Sei que este espaço é um espaço de livre opinião, e respeito a opiniao dos meus amigos, mas discordo com a teorias de que temos sempre de apoiar e defender tudo,sobretudo o indefensavel...”

    Vou-lhe dar só uma dica, é muito provável que pela perspicácia que demonstra irá rapidamente percebê-la…

    A questão é a seguinte… Nós podemos criticar (como eu critico), não concordar (como eu não concordo) ou até achar que é tudo uma cambada de incompetentes (eu por acaso não acho)…

    Mas há algumas coisitas que eu, que você e que TODOS os Portistas não se podem esquecer, nem ter memoria curta…

    Foi com esta SAD e com este Presidente, e com este Antero Henrique, e com todos os outros que você critica que:

    1) Fomos campeões 7 vezes nos últimos 8 anos;

    2) Ganhamos 2 ligas Europa e uma Liga dos Campões nos últimos 10 anos;

    3) Dizimámos de ano para ano a rivalidade interna, envergonhando mesmo os nossos rivais (o apagão da luz lembra-se? Pois foi com esta SAD!)

    4) Vendemos bem e geralmente até substituímos relativamente bem quem sai.

    5) Somos o clube com menor divida e com situação económica mais equilibrada de entre os 3, não precisando que a banca nos perdoe as dividas como fez ao clube dos lagartos…

    Parecendo que não são umas coisitas… E são umas coisitas bem melhores (aliás, estratosfericamente melhores) que por exemplo o que a SAD daquele senhor que tem as orelhas muito grandes e uns vice-presidentes muito anormais tem conseguido fazer… Por acaso esse é o nosso rival…

    E se calhar, é por isso que há tantos Portistas que confiam na SAD e no Presidente, como você diz uma “defesa cega da SAD”…

    Se calhar quando esta SAD e este Presidente já cá não estiverem, você e outros génios do comentário blogueiro azul e branco poderão candidatar-se a Presidentes do FCP e colocar em prática todas as vossas miraculosas poções para ganhar tudo, sempre e com nota artística.

    Cumprimentos e volte sempre

    ResponderEliminar
  9. Amigo RBCB, não preciso das suas dicas, só se for para eu euromilhoes, se quiser partilhar a sua opiniao aceito, agora dicas só se for a do Euromilhoes...
    Quanto ao restante rebataria varios pontos do que disse, mas pela sua postura, e defesa intrasigente da SAD e não do Clube, já percebi que seria uma mera perca de tempo,porque temos iluminados na SAD que são imunes a criticas...Haja paciencia!!Se foi perspicaz, percebeu que nunca mencionei o nome do Presidente no meu post, quando voce coloca tudo no mesmo saco é na minha opiniao uma autentica aberraçao, comparar Jorge Nuno Pinto da Costa com Caldeiras ou Anteros, é comparar a estrada da beira , com a beira da estrada , se me faço entender, é comparar o mestre com 2 aprendizes que recorrem a cabulas, uma autentica aberraçao!!Quantos jogadores sairam do nosso clube e falaram mal do nosso Presidente? 000000!! Quantos refereciam a falta de caracter e falta de capacidade para lidar com os atletas,desse Antero? Guarin, Rolando, Alvaro Pereira, Iturbe,Souza, entre outros... curiosamente ou nao,tudo jogadores que coincidiram com o aumento de poder desse Sr Antero,defensor numero do tambem iluminado Paulo Fonseca.
    Queres por no mesmo saco esta SAD e este Presidente, é mais uma vez tentar passar um atestado de estupides ao Portistas, mas repito : OS PORTISTAS NÃO SÃO ESTUPIDOS, E PENSAM PELA PROPRIA CABEÇA!!
    Quanto a parte do há tantos portistas que confiam na SAD, gostava de saber no que se baseia para afirmar isso, o Portistas confiam em quem fez por merecer a sua confiança, o seu grande lider , Jorge Nuno Pinto da Costa, no aprendizes de 5ª categoria da SAD, tenho muitas, muitas duvidas...e não serei o unico, faço lhe um desafio, visite o espaço do FC PORTO no facebook, e veja se em inumeros post esse iluminados do Caldeira e do Antero não são dos mais visados...Se calhar, como criticam a SAD, esses serão portista que não contam...Para mim Blogueiros ou nao blogueiros, socios ou nao socios, a favor ou contra fonseca, sao todos portistas e querem certamente o melhor do nosso FC PORTO.
    Para terminar, amigo RCBC, como se diz na minha terra : "Vai a volta que por ai não passas", querer colocar Pinto da Costa no mesmo saco dos " Anteros" é atirar areia para olhos, de quem os tem bem abertos, como tem os portistas neste momento.
    Cumprimentos e volte sempre.
    Eduardo

    ResponderEliminar
  10. P.S. - Amigo RCBC,quero ainda aproveitar , para lhe dizer e repetir, que para mim o debate é algo positivo e um meio de atingir soluçoes, mas como admiro este blog, gosto sempre de dar a minha opiniao,e ouvir a opiniao dos meus consocios,e a minha opiniao neste excelente blog, visa unica e simplesmente defender, o que eu julgo ser os interesses do nosso clube, e não por me em bicos de pé, ou ofender quem quer que seja.
    Mais uma vez cumprimentos, e espero debater ainda muitas vitorias consigo;)

    ResponderEliminar
  11. Caros Dragões,

    Concordo com muita coisa que foi aqui dita, agora só não concordo com defesas a Anteros Henruques e afins porque deles a maioria dos portistas não gosta e é simples ele que se candidate um dia e verão os resultados. Admiro, respeito e venero até o nosso presidente, mas toda a gente erra ninguém tem o dom da verdade absoluta, isso não faz dele menor...muito pelo contrario, faz dele humano sendo o maior presidente de todos !

    Sabado lá estarei a apoiar a equipa, embora quem não o faça por estar desiludido, a minha postura sempre foi a de apoiar do 1 ao ultimo minuto como Ultra que sou desde à vinte e muitos anos... mas no fim se achar que devo me insurgir e reclamar tb o farei...como sócio, ultra e portista...

    Saudações Dragonianas

    Porto Sempre !

    ResponderEliminar
  12. Caro Eduardo,

    Eu não coloquei no mesmo saco Antero Henrique e Pinto da Costa...

    O que defendo é que na altura da vitória têm todos a sua quota de responsabilidade, tal como quando perdem, também todos têm a sua quota de responsabilidade.

    E devo dizer-lhe que discordo, apesar de obviamente respeitar a opinião, da ideia de que quando ganhámos é Pinto da Costa o principal e às vezes único responsável... Mas quando perdemos aí a culpa já se divide entre o Antero e Caldeira, ilibando-se Pinto da Costa... É isto que discordo...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Caro RCBC

    Compreendo a sua opiniao e tem a sua logica, a sua opiniao de que quando ganham, ganham todos e quando perdem, perdem todos, onde eu queria chegar e o que me intriga, é que temo que pelas questoes que todos nós sabemos, o Nosso Presidente não tenha a disponibilidade, a dinamica, e o vigor que teve em tempos, e que o clube esteja a cair em maos erradas...Saliento que e reconheço que a minha desconfiança para Antero Henriques e Adelino Caldeira é total, e para o Presidente Pinto da Costa a confiança, é total, e reconheço que este minha perspectiva possa nao ser na totalidade a mais correcta, mas associo Antero e Caldeira a mercenarios e ao podre que temos no clube...vejamos o recente caso Ghilas...
    Abraço, Carao RCBC

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  14. O ser PORTO é o presente, apoiar a equipa quando ela mais precisa e não podemos virar as costas a quem tantas alegrias nos dá!

    "NUNCA ESTARÁS SÓ!
    ESTAMOS SEMPRE AQUI!"



    ResponderEliminar
  15. RCBC, o post merece o meu apoio, não digo mais nada enquanto esse benfiquista apelidado de Unknown, andar por aqui armado em portista.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Caro, Dragão Vila Pouca

    Esse Portista que voce insulta de benfiquista, assina sempre os seus textos, e tem direito a opiniao como voce, deixe de ser mesquinho e pequenino como foi o seu comentario, que em nada enriqueceu o debate!

    Já agora, para quem critica o apelidado Unknown, em Vila Pouca não devem faltar portistas,eu assino os meus comentarios e se alguem do blog quiser identicarei me ainda mais, para não ser alvo de ataques estapafurdios como o seu...Se calhar a liberdade de opiniao ainda nao chegou a Vila Pouca, vá chamar benfiquista a outro e cresça e apareça!

    As minhas desculpas a todos os outros amigos portistas, mas se isto visa ataques pessoais ou mesquinhos, não vou dar para esse peditorio, mas darei o troco!

    Abraço,

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  17. Unknown, já te topo a léguas, és vermelho, insultas o F.C.Porto. Mas dou-te muma chance. Sábado aparece e mostra lá o teu portismo. Rio Tinto fica perto do Dragão, mesmo que não vás ver o jogo, ficamos a conhecer-te. E fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  18. Lol, quanto ao teu paleio, e vontade de me conhecer!! Atrás do teclado, existe cada Rambo... não perco mais tempo contigo, caro consocio, vai bater a outra porta... Lamentavelmente, os há em todo o lado, seja em Rio Tinto, seja em Vila Pouca.
    Numa coisa estamos de acordo, fiqueme nos por aqui, porque os restantes acompanhantes deste blog, nao tem de levar com esta conversa de 5ª categoria, e a que nada construtivo levará, e a ninguem interessa.
    No entanto irei continuar a acompanhar este optimo blog que visito e acompanho diariamente, e dar a minha opiniao sempre que me permitirem.
    Forte abraço a todos os portistas, e em especial aos dinamizadores deste espaço, ocm um pedido de desculpa aos mesmos, pelo teor da conversa... pela minha parte, não voltarei entrar em conversas de 5ª...Tento dar a minha opiniao, e tentar perceber o ponto de vista dos muitos que aqui escrevem, muitas vezes opinioes bem pertinentes, e artigos que nos tocam profundamente a todos, que temos este enorme amor, O NOSSO PORTO!

    Eduardo
    Rio Tinto

    [nota: comentário editado pela administração do blog]

    ResponderEliminar
  19. Fiquei esclarecido com a nota da administração do blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Aceito pacificamente e até concordo com a ediçao da admnistração, o essencial está lá o restante era acessório.
    Até sábado,para comentar mos o REGRESSO AS VITORIAS E AO TRILHO DO TETRA.
    Abraço.

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar