21 dezembro, 2013

Pai Natal chamado Carlos Eduardo

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Olhanense, 4-0

Liga 2013/14, 14.ª jornada
20 de Dezembro de 2013
Estádio do Dragão, Porto
Assistência: 20.622


Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).
Assistentes: Pedro Garcia e Hernâni Fernandes.
4º Árbitro: Tiago Martins.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala, Fernando, Lucho, Carlos Eduardo, Licá, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Kelvin por Licá (57m), Herrera por Lucho (75m), Jackson Martinez por Ghilas (86m).
Não utilizados: Fabiano, Josué, Quintero e Defour.
Treinador: Paulo Fonseca.

OLHANENSE: Belec, Coubronne, Kroldrup, Diakhité, Seric, Regula, Pelé, Celestino, Femi, Dionisi e Mehmeti.
Substituições: Murilo por Seric (61m), Koné por Mehmeti (69m), Bigazzi por Regula (86m).
Não utilizados: Ricardo, Ricardo Ferreira, Vítor Bastos e Luís Filipe.
Treinador: Paulo Alves.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Mangala (30m), Jackson Martínez (53m), Carlos Eduardo (82m), Herrera (84m).
Cartões amarelos: Celestino (36m).

Na sequência de melhorias apresentadas nos últimos encontros, o Porto recebia a equipa Algarvia de Olhão para continuar no encalce do líder do Campeonato.

Com a entrada de Mangala para o lado esquerdo da defesa, com Alex Sandro castigado, o restante do 11 manteve-se inalterado relativamente à última semana.

O trio de meio campo manteve-se inalterado com 2+1, desta vez com Lucho ao lado de Fernando, no entanto com uma diferença grande relativamente ao passado recente... com Carlos Eduardo a ter mais rotação que o comandante, passamos a ter outra dinâmica em zonas mais próximas da área adversária. O brasileiro consegue abranger zonas mais alargadas do campo e chegar mais rápido à área mantendo a qualidade com bola. No entanto Lucho, desta feita, num papel diferente, deu a clara sensação que continua um pouco desenquadrado deste esquema de duplo pivot. Com dificuldades de aceleração no jogo portista, valeu um Olhanense fraco, muito fraco hoje no Dragão, que desde cedo se entregou à clara superioridade do Dragão.

Nem sempre com um ritmo elevado, fomos construindo alguns bons desenhos ofensivos, faltando a melhor solução na zona de perigo ou quando esta surgiu valeu a excelente réplica do GR adversário. Foi com naturalidade que o Porto chega ao golo, desembrulhando as dificuldades com um golo de bola parada. Carlos Eduardo – finalmente vejo este ano no Porto algum jogador com capacidade para colocar a bola com qualidade, no perigo, em cantos e livres laterais – bate o canto ao 1º poste e Mangala, bem mais alto que toda a gente desvia para o 1-0, à passagem dos 31’.

Até final dos primeiros 45 minutos, alguns lampejos de tentativas da equipa contrária de chegar com perigo à baliza de Hélton.

Para a 2ª parte, entrada no jogo sem o pé no acelerador e um ou outro calafrio nos primeiros 5 minutos. A partir daqui só deu Porto. O 2-0 aparece novamente num canto bem batido pelo brasileiro, desta feita ao 2º poste e Jackson aumenta a vantagem numa grande cabeçada. As alterações de PF surtiram efeito. A 1ª saindo Licá e entrando Kelvin. Com isto ganhámos largura e profundidade nos 2 corredores, jogando com dois extremos que procuram o 1x1 e evitam jogar tanto em espaços interiores como o faz o ex-estorilista. Por consequência disto, mais espaço em zona central para os 3 elementos do meio campo brindarem os adeptos com momentos de bom futebol. Mais tarde, com o jogo resolvido, saídas de Lucho e Jackson, entradas de Herrera e Ghilas.

Para o final 2 grandes golos em grandes execuções de 2 talentosos jogadores. Carlos Eduardo 1º e Herrera depois... para ver e rever.

Com o Mexicano e Carlos Eduardo juntos, a música é outra. Mais ritmo, mais velocidade, mais dinâmica e criatividade. A questão que se coloca é uma... será este meio-campo tão imaturo ao ponto de não conseguir ser competente num jogo com outra exigência? Se calhar ainda é cedo, mas o futuro, não tenho dúvidas deverá passar por aqui... Quanto ao presente, e como presente, que o Pai Natal seja generoso com PF e lhe tire um pouco do orgulho e teimosia que tem mostrado, seja lúcido o suficiente para alterar de uma vez por todas a estrutura intermédia e vamos ver esta equipa a jogar à bola.

Melhor em campo: Carlos Eduardo – exibição óptima, a roçar a perfeição e senão bastasse está em todos os golos da equipa, participando em 3 e marcado outro.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

​Paulo Fonseca sublinhou a eficácia portista na goleada sobre o Olhanense (4-0), voltando a realçar o número elevado de oportunidades de golo criadas pelos Dragões. O técnico dos azuis e brancos destacou ainda a qualidade da exibição do FC Porto naquela que foi a terceira vitória consecutiva na Liga portuguesa.

​“O FC Porto tem construído várias oportunidades de golo e hoje fomos mais felizes e eficazes no capítulo da finalização, ainda que considere que poderíamos ter feito mais golos. Foi uma vitória expressiva com futebol de qualidade e estou muito satisfeito”, começou por dizer Paulo Fonseca, na conferência de imprensa que se seguiu à partida com os algarvios.

O técnico portista elogiou a evolução de Carlos Eduardo, que assistiu Mangala e Jackson Martínez nos dois primeiros golos e ainda fez o terceiro num grande remate de fora da área. “O Carlos Eduardo cresceu muito em termos tácticos e o seu aparecimento na equipa principal é um processo natural. É um jogador que nos dá uma dinâmica maior e isso reflecte-se no rendimento da equipa”, acrescentou o treinador dos tricampeões nacionais antes de deixar uma mensagem aos adeptos numa época especial.

“Desejo um Feliz Natal a todos, em especial aos adeptos e simpatizantes do FC Porto”, afirmou Paulo Fonseca.



RESUMO DO JOGO

4 comentários:

  1. Que perfume!

    Que jogador fantástico este Carlos Eduardo meu deus

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite a todos

    Chegado do Dragão e depois de uma bela jantarada, um dia quase perfeito.Voltei ao Dragão, e tenho de confessar que gostei de praticamente tudo o que vi, a excepçao da fraca assistencia, e da habitual e ridicula substituiçao de Ghilas...
    Já sei que o adversario , não é grande referencia, mas para mim está ao nivel dos belenenses, das academicas ou nacionais com quem fizemos maus resultados e pior que isso exibiçoes miseráveis... A equipa fez hoje o jogo mais conseguido a nivel de 90min, deu continuidade aos sinais de melhoria que vem evidenciado, e isso só nos pode alegrar a todos nós, sem embamdeirar em arco, mas começa-se a perceber um 11, um fio de jogo, e não se vê 11 jogadores a correr para cada lado.
    Pela minha parte, enquanto estiver lá esta equipa tecnica, estarei sempre com um pé atrás, dada a incompetencia ja evidenciada pela mesma, e aguardo sempre por invençoes ridiculas, no entanto não posso deixar de dizer que hoje sai do Dragão com um sorriso, e agradado com o espectaculo que vi, como é bom ver o nosso PORTO jogar futebol! Espero que as proximas semanas nos tragam a continuidade destes ultimos 3 jogos.
    Do ponto de vista individual, destaco 2 jogadores, Carlos Eduardo tem o toque de bola e o perfume de ler o jogo e fazer a equipa jogar, que tinha Deco ( já sei que muitos poderão pensar que é um exagero), mas até nos cantos, e bolas paradas me faz lembrar o nosso eterno mágico , Fernando não é o Polvo, é um Tubarão , no sentido que reina em campo como os tubaroes reinam no mar, Fernando é gigante e manda em campo ocupando todos os espaçoes e estando em todas as manobras, sejam defensivas e também cada vez mais nas ofensivas, mais que qualquer reforço era prioritário renovar com ele, e diga-se de passagem, que na minha opinião, se tal implicar que passe a ser o mais bem pago do plantel, parece me de elementar justiça.
    Forte abraço a todos, e Feliz Natal a toda esta minha 2ª familia, a familia Portista.

    P.S. - até os gorros de Pai Natal, ficam bem mais bonitos de azul do que em vermelho;)

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  3. Só pude ver a 1.ª parte e o início da 2.ª a espaços; assisti ininterruptamente aos últimos 25 minutos. Mas, por tudo o que vi, gostei. Gostei muito! Isto já é o meu/nosso PORTO! Carlos Eduardo continua a deslumbrar. Que jogador, que maravilha de executante! Como uma Portista indefectível disse: “meu Deus, jogador de gala!”. E BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Atrevo-me a dizer que temos um novo DECO no plantel.

    Que jogador! Faz mexer a equipa. É o grande dinamizador que nos faltava. Agora é só termos alas de inegável qualidade e colocar a equipa a jogar como ela sabe.

    ResponderEliminar