12 dezembro, 2013

Malditos ferros

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Atlético de Madrid-FC Porto, 2-0

UEFA Champions League 2013/2014, grupo G, 6.ª jornada
11 de Dezembro de 2013
Estádio: Vicente Calderón, Madrid
Assistência: ---


Árbitro: Deniz Aytekin (Alemanha).
Assistentes: Markus Häcker e Holger Henschel; Bastian Dankert e Daniel Siebert.
4º Árbitro: Marco Achmüller.

ATLÉTICO DE MADRID: Aranzubia, Manquillo, Alderweireld, Miranda, Insua, Gabi, Koke, Raúl García, Óliver, Diego Costa e Adrián.
Substituições: Villa por Diego Costa (46m), Arda Turan por Óliver (62m) e Baptistão por Adrián (82m).
Não utilizados: David Gil, Godín, Giménez e Lucas.
Treinador: Diego Simeone.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour, Lucho, Josué, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Licá por Josué (46m), Ghilas por Lucho (64m) e Herrera por Defour (78m).
Não utilizados: Fabiano, Quintero, Ricardo e Otamendi.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: Raúl García (14m), Diego Costa (37m).
Cartões amarelos: Josué (6m), Aranzubia (27m), Lucho (31m), Defour (38m), Jackson Martínez (41m), Alderweireld (54m), Insua (65m), Mangala (78m).

O FC Porto teve, esta noite, o jogo mais azarado da temporada. Enviou 4 bolas aos ferros, teve um penalty falhado e perdeu o jogo por duas bolas sem resposta. É certo que a equipa não está bem, revela défices claros e animicamente está bastante debilitada. O azar ou a falta de sorte não justifica tudo mas é um factor que influencia bastante.

No Vicente Calderón, o FC Porto voltou a apresentar o figurino habitual de Paulo Fonseca. Com um 4x3x3 habitual e com um duplo pivôt, a equipa portista começou bem o jogo e até teve a primeira grande oportunidade de golo por Jackson. O colombiano enviou a bola à trave após cruzamento de Josué. O Atl. Madrid apresentou linhas muito juntas e recuadas, com boa organização defensiva e explorando o contra-ataque.

Os portistas não produziam muitas situações de golo mas ainda assim subiam de produção à medida que o jogo ia decorrendo. No entanto, a equipa espanhola, uma equipa cínica, claramente estilo transalpino, inaugurou o marcador à passagem dos 14 minutos. Num lance fortuito, os colchoneros beneficiaram de um lançamento lateral do lado esquerdo do seu ataque, a bola foi enviada para a área e Raúl Garcia sem ângulo rematou para a baliza, a bola bate na barra e entra.

O FC Porto tentou reagir e, logo a seguir aos 21 minutos, Varela envia a bola à trave num cabeceamento à barra. Segunda bola na barra e a bola não entra. Aos 28 minutos, penalty para o FC Porto a castigar um derrube sobre Jackson. Josué, chamado a marcar, permite a defesa do guarda-redes espanhol. Era, de facto, uma noite de completo desacerto.

Ainda antes do intervalo, aos 36 e 37 minutos, mais duas situações sintomáticas do que foi claramente o jogo de hoje. Varela entrou na área, cruzou e Jackson rematou. A bola foi desviada no pé de Miranda, jogador espanhol e bateu no poste. No minuto seguinte, o Atl. Madrid vai a segunda vez à baliza portista e fez o 2º golo e sentenciou a partida com um golo de Diego Costa. Isolado perante Helton, o jogador madrileno não falhou.

Na segunda parte, o FC Porto entrou para tentar reverter o resultado. No balneário ficou Josué e entrou Licá. O jogo foi mais do mesmo. O FC Porto a dominar o jogo, a tentar o golo e o Atlético na retranca, com linhas bastante recuadas. As alas começaram a ser mais exploradas, quer por Danilo, quer por Alex Sandro.

Aos 63 minutos, Lucho deu o lugar a Ghilas e o FC Porto passou a jogar em 4x4x2 com os extremos Licá e Varela bem abertos na tentativa de servirem Jackson e Ghilas. No meio campo ficaram Fernando e Defour. Não foram criadas grandes oportunidades, mas Licá aos 69 minutos desmarcou-se na grande área, recebeu o passe de Fernando e rematou estrondosamente ao poste. 4ª bola no poste e nem um golo!!! Não há equipa que resista.

Aos 75 minutos, Defour saiu e Herrera entrou. O jogo manteve-se até ao fim, com o FC Porto a cruzar e a bombear bolas para a área mas sem causar qualquer efeito. O Atl. Madrid, em toda a segunda parte, criou uma única oportunidade de golo que Helton resolveu com uma boa defesa.

O FC Porto terminou a fase de grupos em 3º lugar com cinco pontos, menos um ponto que o Zenit e com os mesmos pontos do que o Austria de Viena. Os austríacos cumpriram o seu papel ao vencer o Zenit mas o FC Porto não conseguiu os três pontos em Madrid e vai jogar, a partir de Fevereiro, a Liga Europa.




DECLARAÇÕES

​O treinador Paulo Fonseca e os jogadores Lucho González, Fernando e Jackson Martínez reconheceram no final do encontro frente ao Atlético de Madrid que os erros cometidos ao longo da fase de grupos da UEFA Champions League foram determinantes para o afastamento do FC Porto dos quartos-de-final da competição. Segue-se a Liga Europa no horizonte da ambição portista.

​“Quem sofre golos como nós sofremos ao longo desta fase de grupos, dificilmente tem hipóteses de continuar em prova numa competição como a UEFA Champions League. Erros como os de hoje ditaram o nosso afastamento. Estivemos muito aquém das expectativas nos jogos em casa e foi aí que perdemos verdadeiramente a hipótese de seguir em frente. Mais importante que o meu futuro é o futuro do FC Porto. Agora vamos focar-nos no jogo com o Rio Ave, que é o próximo”, afirmou o técnico portista, que considera o FC Porto uma das “muitas equipas fortes” que vão disputar a Liga Europa

Para Lucho González, foram precisamente os erros salientados por Paulo Fonseca que ditaram a eliminação prematura da UEFA Champions League. “Queríamos muito vencer e trabalhámos para isso, mas não tivemos sorte. Cometemos erros que não podíamos ter cometido e, assim, não merecemos seguir em frente, sobretudo numa competição deste nível. É natural que se aponte o FC Porto como candidato à vitória na Liga Europa, mas temos de o provar dentro do campo”.

O discurso do capitão portista encontrou eco em Fernando, que deixou ainda a garantia de que os Dragões vão fazer tudo para voltar a erguer o troféu da Liga Europa. “Tivemos alguma desconcentração nos golos que sofremos e pagámos caro por isso. Falhámos muito ao longo desta UEFA Champions League e estamos tristes, pois era uma competição onde queríamos ir longe. Juntos, vamos lutar pela Liga Europa”.

Jackson Martínez, um dos jogadores azuis e brancos mais activos no jogo de Madrid, lamentou a falta de sorte: “Fizemos tudo o que podíamos para vencer, mas fomos infelizes. Perdemos demasiados pontos em casa e isso complicou a nossa situação. Temos de continuar a trabalhar para melhorarmos e para nos tornarmos uma equipa mais forte. Queríamos continuar na UEFA Champions League, mas vamos lutar com a mesma ambição na Liga Europa”.



RESUMO DO JOGO


27 comentários:

  1. Vejam as estastiticas da Uefa e vejam a quantidade de bolas perdidas por josue na 1ª parte...o que fez Josue, que na epoca passada , foi sobretudo suplente utilizado no Paços de Ferreira, para ser titularissimo do Campeão Nacional??!!Alguém me diz se Josué é filho de Paulo Fonseca?é mais um dos seus pecados , como alguns dizem, ou burrices, como eu lhe chamo...

    Eduardo
    Rio Tinto

    p.s.- um sinal precupante foi a 1ª parte de Lucho, absolutamente deprimente, e com um quantidade incrivel de passes falhados e perdas de duelos individuais...É certo que já nos deu muito, e acredito que é o mais valia, mas nao pode haver lugares cativos!!

    ResponderEliminar
  2. E lá vamos para a Liga Europa, numa prestação absolutamente miserável...Acabamos com os mesmos pontos do Austria de Viena, será que a equipa técnica e admnistraçao tem noçao disso??!!!O Austria venceu por 4-1 o Zenit, e na minha modesta opiniao, merecia mais estar na Liga Europa que o nosso Porto...
    Infelizmente, e com a cabeça quente ainda, temo que esta epoca, o lema SOMOS PORTO que tanto nos honra e orgulha seja substituido pelo lema somos Paços de Ferreira...
    De resto, não há muito dizer, desejo apenas ter o meu FC Porto de volta o mais breve possivel, tendo a absoluta certeza, que isso só ocorrerá quando este treinador absolumante incompetente for demitido, e a equipa tiver um efectivo lider...Aguarda pelo discursos do azar, da injustiça,do levantar a cabeça,e das defesas do indefensavel, etc, etc...NÃO DEFENDAMOS MAIS O INDEFENSAVEL, TENHO A CERTEZA QUE TODOS NÓS QUEREMOS O MELHOR DO FC PORTO, E TODOS NÓS SABEMOS NO NOSSO INTIMO, QUE O MELHOR JAMAIS PASSARÁ POR ESTA EQUIPA TECNICA!!
    RESPEITE-MOS O QUE DIZ NA NOSSA CAMISOLA : A VENCER DESDE 1893!!!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Incompetência. Pura e simples. De todos. Jogadores, treinador e SAD.
    5 pontos em 6 jogos.

    4 bolas ao poste, um penaltie falhado, um golo sofrido por um remate ao pé da linha lateral… Não é só azar…

    É incompetência. Pura e simples!

    PS: 5 pontos em 6 jogos. PF que continue a apostar em dois trincos… Que continue a colocar Josué na ala… Que não mexa consigo em tentar fazer perceber à SAD que é preciso um ala e um médio de qualidade (sim de qualidade!)… Que continue a assobiar para o ar, desculpando-se com o azar, as bolas ao poste, o estado da relva, ou os deuses que se uniram para derrotar o FC Porto. Que continue tudo como está… Lá para finais de dezembro colocarei um post em que vou dizer o que penso sobre tudo isso. Resta-me apenas confirmar nos próximos jogos aquilo que para mim e já quase uma certeza hoje... Ou não...

    ResponderEliminar
  4. As declarações dos jogadores dizem tudo.
    Assim não vamos lá. Somos incompetentes.
    O Presidente tem que decidir... JÁ, senão vai ser o caos. E é a altura para preparar as coisas e tentar dar a volta e retomarmos a dignidade, senão vai ser tudo muito deprimente com graves custos de imagem e motivação.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Fonseca é fraco demais. Hoje não foi azar, simplesmente a equipa não tem líder.

    ResponderEliminar
  6. 2 bolas na barra, 2 bolas nos postes, 1 penalti falhado, 2 golos sofridos e nenhum marcado; 1 derrota adequada às “circunstâncias”… 1 campanha miserável, vergonhosa – a pior de sempre - na fase de Grupos da Liga dos Campeões; apenas 1 vitória em 6 jogos e 1 ponto conquistado em casa! Uma equipa sofrível e um péssimo treinador; um teimoso que apostou em contrariar a lógica no/em jogo e aposta no não despedimento por PC (“fia-te na virgem e não corras”). Com 5 pontos em 6 jornadas, esta equipa nem merecia o prémio de consolação, a Liga Europa. Temo que seja outro desconsolo e fiquemos envergonhados. O mais certo é… ter a certeza…

    ResponderEliminar
  7. Não é malditos ferros, MALDITO TREINADOR QUE NÃO PERCEBE NADA, AINDA ESTAMOS A TEMPO SE SALVAR A ÉPOCA!!

    ResponderEliminar
  8. Joaquim Silva12 dezembro, 2013

    Bem, respirando fundo depois de já passar umas horas boas depois do jogo, apetece-me dizer que começo a não ter argumentos para defender este treinador... Continua na sua casmorriçe a colocar 2 jogadores mais defensivos, mesmo depois de estarmos a perder por 2. Temos um jogador ofensivo desiquilibrador como o Quintero e não o coloca, por mt que me esforçe não consigo perceber!!! E no fim do jogo ainda o vi todo sorridente a ir cumprimentar o arbitro, parecia que isto era normal. Mas não é Paulo Fonseca, nós Somos Porto e somos diferentes, não nos podemos resignar. Isto não é o Paços Ferreira!!!!!!!!!!! Estou furioso com isto!

    ResponderEliminar
  9. Mais do mesmo. Infelizmente.

    Ainda vamos a tempo de dar a volta a isto. Mas é preciso reagir já.

    Se voltarmos a apresentar a mesma táctica e princípios de jogo contra o Rio Ave, é oferecer uns patins ao Paulo Fonseca. Insistir no erro é simplesmente incompreensível.

    2 perguntas de sim ou não
    Paulo Fonseca faz parte da solução?
    Paulo Fonseca faz parte do problema?
    Se respondeu não à primeira, a resposta à segunda é lógica.

    Cumprimentos Tiago Stuve

    http://opequeestamaisamao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não culpem os ferros .
    Os nossos jogadores é que são fracos.

    ResponderEliminar
  11. Depois desta prestação, pouco há a dizer. Aguardemos pela reacção nos Arcos. Mas se esta não aparecer, julgo que estão reunidas as condições para se fazer uma mudança antes do fim do ano. Por muito que custe!

    ResponderEliminar
  12. O Paulo Flopseca só sabe bater palmas o homem tava bom era para trabalhar no programa das manhas a beira das velinhas a bater palmas! Isto é muito mau perdemos um jogador como o James e quem é o seu substituto? Esse grande crack chamado Josue que em 10 passes falha 8 e que faz mais faltas que a defesa toda!Sai Moutinho e joga Defour esse belga que em 3 anos evoluiu 0! Já nem falo no Licá esse prodígio que o único defeito é a bola atrapalhar! Enfim...

    ResponderEliminar
  13. Vamos para a 3a época seguida em que a SAD faz remendos em janeiro! Janko, Lucho,o ano passado Izmaylov Liedson e neste ano Quaresma e ??
    Estes senhores já não sabem planear uma época como deve ser no verão? Se o Danilo ou o Alex Sandro se lesionam vai ser um ai jesus visto não termos alternativas..

    ResponderEliminar
  14. Faltam t... ao nosso treinador. Sempre com dois trincos, Lucho muito abaixo das capacidades (tem que sair do onze), Helton e Alex Sandro acumulam erros... O banco de suplentes costume ser bom conselheiro...Assim é impossivel...

    ResponderEliminar
  15. Se por ventura houver a possibilidade se fazerem um intervalo no "vira tudo o que mexe", no "é tudo uma merda", e poderem aparecer em Vila do Conde para apoiar o clube e ajudarem-no a chegar ás vitórias, ao invés de estarem no conforto do sofá a debitar toda a merda que vos bem á cabeça, se calhar prestavam um melhor serviço ao clube que supostamente apoiam.

    ResponderEliminar
  16. Sou um leitor assiduo deste Blog e estranho que apesar de na "discussão" nasce a luz, há por aqui uns mentores que são os donos da verdade e não admitem a opinião de quem se expressas aqui, os portistas. Sejam humildes e abram alas a todas as opiniões, são todas válidas, e não há verdades absolutas, ou então fechem o Blog para os donos da razão... Eu como Portista revejo-me na maioria dos comentários e não são os donos do sitio que vão contrariar ou não a opinião de cada um. Parece até um Blog elitista... Fechem-se e assim não lêm o que outros Portistas tem para dizer...

    António Ferreira
    Simpatizante do FCP á mais de 50 anos e tb passei pela travessia dos 19 e nunca deixei de ser FCP.

    ResponderEliminar
  17. Fazem ainda pior ao nosso Clube aqueles que elogiam sempre, e encaram o apoio à moda da IURD, essa mesma a igreja universal...temos de apoiar, temos isto e mais aquilo!!
    Ainda há duvidas ?
    Fonseca, vou-te ajudar: se correr mal em V Conde, podes dizer:
    mesmo assim estamos a evoluir!
    Eu não interesso para nada, o Clube é que sim!;
    Eu sei o que quero;
    Estou cada vez mais confiante;
    e a ultima, que com esta arrasas:
    Aqui havia muito vento !!! lol

    Baylina - Gaia

    ResponderEliminar
  18. Caro Norte,

    O objetivo de um blog, como bem sabe, é debater ideias e comentar situações relacionadas com o atual momento do clube.

    O objetivo de um blog não é “virar tudo o que mexe", ou dizer que " tudo é uma merda”. Disto estamos completamente de acordo.

    Agora o que não é possível, mesmo que depois estejamos todos no estádio a apoiar ou em casa no sofá (como eu que não me posso deslocar dos Açores para o Porto todas as semanas por motivos óbvios!), é deixar de ver aquilo que é evidente aos olhos de toda a gente. E aquilo que é visível aos olhos de toda a gente é uma pobreza franciscana a nível exibicional, resultados paupérrimos na Champions League e um percurso titubeante no campeonato.

    Sinceramente, nos tempos de VP vi muito mais críticas do que por exemplo após este jogo em Madrid que o FC Porto perante um Atletico B não foi capaz de vencer por pura incompetência. No caso concreto dos comentários acima (no qual o meu e de outros ilustres colaboradores do blog estão incluídos) penso que é um exagero classificá-los genericamente de “toda a merda que vos bem á cabeça,”.

    Sim em momentos menos bons todos nós nos excedemos em relação ao nosso clube e intervenientes… Mas há que haver algum respeito pelas opiniões diferentes das nossas. Eu por exemplo acho que agora batemos no fundo como nos últimos anos nunca o fizemos. Não há modelo de jogo, não há fio de jogo, os a equipa parece um grupo de solteiros e casados que se juntaram para ir jogar à bola. Perdeu-se em 4 meses tudo aquilo que durante 2 anos se construiu e com muita dificuldade, modelo de posse de bola, pressing alto, etc, etc.

    Quanto a mais ou menos Portismo e formas de apoiar o clube… Posso dizer-lhe que a minha doença é tanta que aos 80 minutos do jogo de Madrid ainda acreditava que com um golinho ainda podíamos chegar a uma vitoria, imagine lá… E também lhe posso dizer que nunca seria capaz de assobiar ou insultar os jogadores como já vi nos últimos tempos… Agora não posso é deixar de criticar veementemente a bagunça em que neste momento se encontra o FC Porto… E não vejo grandes possibilidades de melhoria pelo que tenho visto…

    Infelizmente concordo com o RAM quando este diz que “Mas se esta não aparecer, julgo que estão reunidas as condições para se fazer uma mudança antes do fim do ano.” Acho que as coisas estão a chegar a um limite que é difícil de perceber... E a última coisa que eu quero é ver os lampiões a festejarem o titulo la por maio em pleno Dragão… Por isso é melhor que agora se tomem medidas, mesmo que drásticas, para tentar endireitar o que ainda é possível endireitar.

    Maus jogadores não temos, muitos deles tricampeões e vencedores de taças europeias… Mau Presidente não temos… Para quê insistir em teimosias como o duplo pivot defensivo, o Josué a ala, o Lucho a 2º ponta de lança ou Licás e Ricardos como melhores opções como Kelvin ou Iturbes (que sabe-se la porquê foi despachado para Itália).

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. rcbc provavelmente já viu muito mais futebol que eu e sabe muito dessa merda!
    só que, quando fala de kelvin e iturbe, só me lembro dos números de circo de um, e da carinha de puto mimado do outro! ... Faz-me lembrar o Quintero. Muito bom quando entra, já não tão bom quando joga o jogo todo...
    enfim, não vamos por aí...
    o que não vemos são hipóteses. E não se fazem equipes com hipõteses.
    Se calhar, talvez fosse interessante começar a pensar, que os nosso jogadores é que não são assim tão bons como os das outras equipes europeias... se calhar se fossem estavam a jogar lá... abraços portistas

    ResponderEliminar
  20. “ó que, quando fala de kelvin e iturbe, só me lembro dos números de circo de um, e da carinha de puto mimado do outro!”

    Por acaso houve 3 números de circo que eu adorei no Kelvin… Dois foram contra o Braga em que o “circense” com 2 golos virou um resultado de 1/1 para 3/1 e nos manteve na luta pelo título. O outro número de circo que eu adorei foi aquele ao minuto 92 que ajoelhou um treinador bem conhecido da praça e que provavelmente nos deu o campeonato.

    Caro Reine Margot, não percebo muito de futebol, mas percebo o suficiente para perceber que nem o Ricardo nem o Licá são melhores que o Kelvin…. Podem os 3 ser fracos, mas que Kelvin já demonstrou muito mais que Licá e Ricardo, disso não tenho duvidas.
    Quanto a Iturbe não serviu para o FC Porto ainda não percebi bem porquê… Falam-me em falta de mentalidade e ser um puto mimado… Pois o Hulk também era montes de coisas na boca de muitos Portistas e depois deu-nos coisas que ainda hoje lhe devemos estar agradecidos (aqueles 5/0 em que esmagou os cornos vermelhos não me esqueço!)…

    Para sua informação Iturbe é titular do 6º classificado da Serie A, aquele campeonato fraco. Em 12 jogos já leva 3 golos (de belo efeito diga-se) e varias assistências… E diz-se que é cobiçado pelo Inter e Roma… Pois para o FC Porto não prestava… O Ricardo e o Licá é que são bons para o FC Porto!

    Não nos podemos queixar do plantel e depois não pensar nos jogadores que de forma errada foram dispensados como Iturbe… Não tem a ver com perceber ou não de futebol, tem a ver com a realidade que se nos depara perante os olhos… E se o Ricardo não consegue fazer um cruzamento de jeito e o Licá não consegue arrancar uma única vez para cima do defesa, como posso eu não me lembrar de Iturbe?!?!?!

    Já agora é falso que o FC Porto não se tenha apurado pelas outras equipas serem muito melhores que nós… O zenit que levou 4 do Áustria de viena e não ganhou um único jogo em casa (tal como nós) é muito melhor que nós?!?! O atlético de Madrid que na 4ªf mais parecia o paços de ferreira a jogar no Dragão todo fechadinho lá atrás?!?! O FC Porto sem jogar a ponta de um corno mandou 4 bolas à barra, falhou um penaltie e ainda ofereceu 2 golos… Se jogasse bem provavelmente tinha ganho o jogo sem grandes problemas pelo que se viu da atitude dos espanhóis… Mas quando a aselhice de não acertar na baliza e a teimosia do treinador se junta só pode dar asneira como se viu…

    A teoria da inevitabilidade de que somos uns coitadinhos para mim não pega... Foi um fracasso esta Champions League... Das prestações mais vergonhosas do FC Porto na prova... Há que refletir e muito... E apoiar também... AS duas coisas não são contraditórias, podem é aliar-se... Ou seja, posso criticar e apoiar a equipa... Uma coisa não invalida a outra...

    ResponderEliminar
  21. Já só me fazia falta ouvir dizer que sou do tipo de só elogiar....essa é nova, mas sempre a tempo!

    Desafio qualquer um dos participantes neste ou noutro qualquer blog, a dizer o que já fez ou disse para melhorar o clube.
    Aposto, e sei o que estou a dizer, que nenhum fez o que eu faço: em TODAS as Assembleias Gerais emitir a minha opinião. E sei o que estou a dizer, pois vejo quem ano após ano marca presença nesses locais (o único que conheço para poder expressar a sua opinião a quem de direito) ao invés de ser muito frontal e conhecedor de todas as temáticas, mas fazer alguma coisa...até logo oh Freitas!

    Este debate saudável de ideias perde validade quando as pessoas só têm essas ideias desde o conforto do sofá...quando chega a hora de fazerem alguma coisa nos locais certos...até logo oh Freitas!

    Portanto, seguidismo não é comigo, dizer que está tudo bem, ainda menos!

    ResponderEliminar
  22. RCBC e todos os outros:

    Eu não venho para aqui com medidores de portismo ou dizer que sou melhor que alguém...se assim fosse, como não fui a Madrid, sentiria-me menos legitimado do que aqueles que lá marcaram presença.

    Mas desgasta-me, e também tenho direito a esta opinião, o discurso fácil da crítica quando as coisas correm mal, o conhecimento de todas as soluções, o fazerem melhor do que jogadores treinadores ou dirigentes....mas depois, na hora de dizer tudo isso no local próprio...até logo oh Freitas!

    Se o blog é aberto e livre para a crítica, também tem que o ser para quem não o faz só por fazer....e em matéria de crítica, levo alguns kms de vantagem!

    ResponderEliminar
  23. Joaquim Silva13 dezembro, 2013

    Portistas, cada um tem e mede o seu Portismo e é Portista á sua maneira, não é por ir ver mais jogos ou menos que é mais ou menos Portista. Agora que as coisas não estão bem, não estão e todos vemos isso, tomara eu que isto tudo mude e passemos a ganhar. Agora que não jogamos nada, não jogamos, os jogadores estão a jogar em sitios errados, não vemos garra, ambição! E caramba isto tem de mudar...

    ResponderEliminar
  24. No que toca a kms de vantagem em matéria de crítica, cada um terá os seus kms… Não me parece que seja uma matéria relevante face ao que se está a discutir.

    Discordo que o debate saudável de ideias perde a validade quando as pessoas só têm ideias desde o conforto do sofá… Seguindo esta lógica, um adepto como eu que não tem possibilidades de ir às assembleias gerais nunca pode emitir a sua opinião acerca de vida do clube. O debate é saudável e frutuoso quando as pessoas discutem de forma séria e construtiva. E eu aqui neste blog sempre procurei discutir tudo de forma séria, ponderada e de acordo com aquilo que genuinamente penso.

    Quanto a questões de rótulos de seguidistas, adeptos da crítica fácil ou demagogos, isso a mim pouco me interessa. Durante 2 anos, fui considerado por muitos Portistas aqui e noutros blogs de um seguidista cego defensor de VP e da SAD. Só porque durante 2 anos considerei que VP fazia parte da solução e não do problema, muitos consideravam-me isso… E sinceramente este tipo de rótulos não é relevante quando se discute com princípios, seriedade e sentido construtivo.

    Atualmente, e pelo que vou vendo, pela péssima participação na Champions, pelas fraquíssimas exibições no campeonato e por um discurso completamente inócuo do treinador, não considerando ser o único culpado disto tudo, acho que PF insiste em coisas que cada vez mais fazem parte do problema e da solução. É a minha humilde e singela opinião sem pretensiosismos, sem medidores de Portismo, e respeitando a opinião de toda a gente que pensa diferente de mim!

    No entanto, mais importante que todo esta discussão é ganharmos domingo ao Rio Ave… Com muito apoio do publico, uma boa exibição e alguns golos para nos animar neste fim de ano.

    ResponderEliminar
  25. Factos:

    Ganhamos 7 comentários.

    Perdemos 25 comentários e por aí fora.

    É sintomático, é normal, é banal, é um peditório que já não dou faz tempo.

    Um xi a Todos.

    ResponderEliminar
  26. Basicamente revejo me nas opiniões do RCBC, e permitam.me saudar também a opinião do Sr Antonio Ferreira,porque as primeiras vezes que opiniei, senti-me um pouco como o caro amigo Antonio Ferreira, mas sinceramente acho que este blog não é fechado, é um espaço de livre opinião, e não sendo eu da admnistraçao do mesmo, certamente com cada vez mais visitantes, e é na minha opinião, hoje por hoje, um espaço de referencia no mundo da blogosfera para muitos portistas.
    Quanto ao que se tem debatido, na minha singela opinião, a solução está a vista de todos Nós, teimosias a parte...Já dizia o outro, um vintem é um vintem, um canalha é um canalha, e digo eu um burro há de ser sempre um burro...PF nunca sairá desta ultima categoria...A solução passa por devolver o nosso Porto a alguuem que saiba o que é o Mundo Porto, o que é dimensão deste clube, o que é ter ADN , de nunca querer parar de vencer, na minha opiniao é essa a solução, e não é um badameco do Barreiro, que sabe o que isso, ainda para mais alguem que já referiu em inumeras entrevistas, que a principal referencia, é o derrotado do rei das chiclas, por aqui se vê do que é feito, ou melhor , do que não é feito PF. Sendo idilico, para devolver o Porto a um Dragão seria a André Villas Boas( já sei que muitos criticam), com imagino que isso não seja possivel, temos outro nomes como Domingos, Vitor Pereira, em suma alguém que já tenha demonstrado trabalho, mas que sobretudo saiba o que é estar na nossa casa, que saiba o nosso espirito , e que tenha o nosso ADN!!

    Forte abraço a todos os que visitam e "perdem" um pouco de tempo a tentar conseguir o melhor para o nosso Porto, todos queremos o mesmo, e todos sofremos com os momentos menos bons, e todos vivemos intensamente todas as inumeras que já tivemos e que vamos continuar a ter.SOMOS PORTO, e isso não é para todosé um sentimento único, que somos uns privilegiados em sentir, NASCE CONNOSCO E É UM AMOR QUE NÃO PÁRA DE CRESCER!!!

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar