16 dezembro, 2013

Sofrível mas conseguida

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Rio Ave-FC Porto, 1-3

Liga 2013/14, 13.ª jornada
15 de Dezembro de 2013
Estádio dos Arcos, Vila do Conde
Assistência: ---


Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Assistentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio.
4º Árbitro: Fábio Veríssimo.

RIO AVE: Ederson, Lionn, Marcelo, Alberto Rodríguez, Tiago Pinto, Luís Gustavo, Wakaso, Diego, Ukra, Braga e Edimar.
Substituições: Joeano por Braga (72m), Hassan por Ukra (88m), Renato Santos por Diego (88m).
Não utilizados: Salin, André Vilas Boas, Nuno Lopes e Roderick.
Treinador: Nuno Espírito Santo.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Carlos Eduardo, Varela, Jackson Martínez e Licá.
Substituições: Kelvin por Licá (72m), Herrera por Lucho (75m), Jackson Martinez por Ghilas (90m).
Não utilizados: Fabiano, Josué e Defour.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Maicon (6m), Edimar (21m), Jackson Martínez (51m), Danilo (82m).
Cartões amarelos: Danilo (63m), Marcelo (80m), Alex Sandro (89m).

O FC Porto venceu o Rio Ave nos Arcos, por 3-1. O resultado é, no entanto, exagerado apesar da inoperância dos vilacondenses.

O jogo iniciou-se praticamente com o golo de Maicon aos 6 minutos. Mas depois disso voltou o jogo amorfo e sem ideias a que nos temos habituado a ver durante a época. Apesar disso, nos momentos do jogo quase todo, os dragões estiveram por cima.

Aos 21 minutos em mais um erro defensivo (não acabam) o Rio Ave empatou por Edimar. O FC Porto sentiu o golo e sentiu dificuldades. O futebol da equipa de Paulo Fonseca, que apostou em Licá e Varela para as alas, não saía com a fluidez necessária e as iniciativas emperravam logo à nascença, num jogo trapalhão e atabalhoado. Até ao intervalo, apenas mais uma oportunidade de golo com uma bola no poste, é muito pouco para uma equipa que almejava os três pontos.

Paulo Fonseca apostou em novo meio campo. Lucho recuou para ao pé de Fernando, formando o duplo pivôt e Carlos Eduardo jogou a 10 e que 10 poderá o FC Porto ter aqui para aproveitar. Confesso que me lembra a espaços o mágico Deco. Contudo, quer Lucho, quer Fernando tinham alguma liberdade para subir no terreno e apoiar Carlos Eduardo.

A segunda parte começou praticamente com o segundo golo do FC Porto. Varela, desastrado durante todo o jogo, sobre a direita teve um momento de inspiração, cruzou e Jackson Martínez de cabeça repôs a vantagem. O FC Porto voltou ao jogo maçador, chato, lento, com troca de bola de um lado para o outro e sem ideias.

À passagem da hora de jogo, Paulo Fonseca mexeu, e bem, na equipa. Retirou Licá para colocar Kelvin e o jogo pareceu reacender-se um pouco. Puro engano. É certo que o Rio Ave nada fez para ameaçar o FC Porto, mas os azuis e brancos continuavam a jogar com o tempo.

Aos 81 minutos, Kelvin teve uma arrancada fulgurante da direita para o centro e, quando se preparava para entrar na grande área, foi rasteirado. Livre cobrado por Carlos Eduardo contra a barreira e na recarga, Danilo fuzilou autenticamente o guarda-redes vila-condense. O resultado estava feito, a vitória conseguida mas… sofrível.

Este FC Porto vai ter que produzir muito mais se quiser alcançar o tetra. É certo que ainda há um jogo da liga para cumprir, mas em Janeiro este FC Porto vai ter que se transfigurar por completo e esperamos todos que o Pai Natal traga reforços para melhorar, significativamente a equipa e a sua dinâmica.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

​“Tivemos uma atitude, entrega e solidariedade extraordinárias. Foi uma vitória justa e que não sofre qualquer contestação. É sempre bom ganhar e isso traz outra estabilidade, sobretudo a nível emocional. Os jogadores sabiam que era essencial vencer, frente a uma boa equipa, num campo tradicionalmente complicado. Estivemos bem a todos os níveis e vencemos com naturalidade”, afirmou o técnico portista.

CARLOS EDUARDO

Carlos Eduardo, que se estreou a titular em jogos para o campeonato, sublinhou a importância dos três pontos somados. “Fomos eficazes, sobretudo na segunda parte. Fizemos o que o treinador pediu e estamos felizes por termos conquistado os três pontos. Estou feliz com a minha exibição, mas o mais importante é o FC Porto ter vencido. Tenho crescido muito e vou dar sempre o meu melhor quando merecer a confiança do treinador e dos meus companheiros”.



RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. Boa Noite a todos

    Voltamos as vitorias fora, e penso que de hoje, pode ser criada uma base para um recomeço, espero que não tardio...Para mim , reafirmo, PF não esta a altura do nosso clube,e isso é um facto que está a vista de todos... mas hoje existiram notas positivas, embora também tenham existido negativas. Começando pelas positivas, quero acreditar que o duplo pivot tenha ficado enterrado em Madrid, e a estrutura do meio campo hoje agradou me, e agradou certamente a maioria dos portistas. Outra nota positiva, a atitude da equipa, pareceu me sempre focada num jogo que não era facil, e por ultimo dar destaque as individualidades, enorme jogo de Carlos Eduardo, e mais uma vez a entrada de Kelvin, que em 20 min, faz mais que Lica fez hoje em 70min ou Josue faz em 90min.
    Relativamente aos destaques pela negativa, em primeiro lugar a atitude, que me parece estrategica ( errada) de quando se esta na frente do resultado, baixar linhas, e passar a jogar para trás ou para o lado, isso não é de equipa grande, isso não pode ser a nossa gestão de resultados...Outra nota negativa, para a insistencia na ridicula e tradicional substituiçao de ghilas nos ultimos 5 min, já não tenho adjectivos para qualificá-la, e qualquer um que tenha jogado a bola, saberá que é uma pessima gestao de um atleta...
    Para terminar, um desejo no sapatinho, que o "Pai Natal" nos traga AVB, seria um enorme reforço, não só pelos seus conhecimentos de bola, mas sobretudo pelo carisma e moral que daria a esta equipa!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  2. Logo no 1º comentário do post, logo aqui acima, foi (quase) tudo dito em relação ao que vi e analisei do jogo.

    No que toca ao duplo pivot, não me deixo iludir pelo que vi hoje... já na 2ª parte com o Braga me iludi, para logo de seguida, nas declarações ao jogo, ver PF a discordar de tudo isso, e a repetir a continuada "asneira" em Madrid. Portanto, espero para ver... não sem antes dizer que, parafraseando o ditado popular, "só os burros é que não mudam!".

    Quanto a Carlos Eduardo, se dúvidas ainda houvessem quanto à sua utilidade no plantel... penso que em jogo e meio foram dissipadas... deixem-me repetir o ditado popular, "só os burros é que não mudam!".

    Por fim, a já velha e gasta história de Ghilas... de facto, o homem, se não é santo, deve ter um estômago do tamanho deste mundo e do outro... de facto, PF, como líder de homens, neste aspecto, e quero ficar-me apenas por aqui na expressão a utilizar, é um autêntico "garoto"... com outro jogador, com outro atleta, com outro homem, já o tinha mandado páquele sitio que todos sabemos, e EU, estaria na 1ª linha a defendê-lo, porque isto, não é nada, isto é uma filha-da-putice... mas, parafraseando o ditado popular, pela 3ª vez, quero acreditar que também aqui, "só os burros não mudam!".

    ps - Deixem-me dizer só mais uma coisa, para que fique desde já registado para memória futura, antes que possa "amanhã" vir a ser confrontado com um eventual regresso a uma tal de cadeira de sonho... entre PF, ou o regresso desse hipócrita do AVB... claramente PF, por todas e mais algumas razões!!! A mim, esse hipócrita, NUNCA mais me engana!!! Fica registado portanto para memória futura.

    ResponderEliminar
  3. Porque gosto de assinar os meus comentarios , o 1º comentario foi realizado por mim,por lapso esqueci me de assinar...
    Relativamente ao ps do blueboy, respeito e sei que existem muitos portistas que pensam da mesma maneira, e percebo o seu ponto de vista,claramente, mas sou um grande fã de AVB, e penso que era bom para ambas as partes neste momento, mas repito, percebo o ponto de vista de quem o rejeita, pk efectivamente AVB NUNCA deveria ter saido do nosso clube como saiu, mas acredito que regressaria para se redimir, e dar nos titulos e alegrias.

    Abraço BlueBoy, e para bem do nosso FC Porto, temos de acreditar que até os burros ( neste caso PF) mudam, e se nao quiseram mudar, temos de obriga los;)

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  4. Acabo de ouvir na conferencia de imprensa PF dizer que "a estrutura foi exactamente a mesma"...PF,CALEM ESSE HOMEM, QUE ELE NÃO SABE O QUE DIZ...o mais grave e que me deixa efectivamente alarmado : ele é o treinador do nosso FC PORTO...como é que é possivel dizer uma coisa desta???!!!CALEM ESSE HOMEM.

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  5. Na minha modestíssima opinião, penso que existiram hoje algumas evoluções em relação aos últimos tempos… Não sei se são evoluções com consistência para o futuro, não sei se foi episódico, nem sei se foi sem querer, o que me pareceu foi que:

    1) Fernando jogou 90% do tempo sozinho! Como PF disse no flash interview da sporttv “houve outras nuances na fase inicial da construção”. PF pode continuar a não querer admitir totalmente que abdicou do duplo pivot que a mim pouco me interessa. Desde que Fernando continue a jogar sozinho 90% do tempo para mim está bem.

    2) Independentemente da qualidade dos jogadores em causa, hoje o FC Porto jogou com 2 extremos que… são extremos de origem. Não jogou com um médio no lugar de extremo, nem adaptou jogadores a posições que não são suas. Josué não jogou a ala portanto!

    3) Lucho não é, nunca foi, nem nunca irá ser um 10… Hoje recuou no relvado e jogou a medio de transição/construção… Não jogou portanto a 2º ponta de lança!

    4) A entrada de Carlos Eduardo permitiu maior rapidez e criatividade. Confesso que não conhecia bem Carlos Eduardo, pensava até que seria um dos dispensados no início da época. O certo é que tem entrado bem na equipa, tem-me surpreendido pela positiva. Assim continue não vejo razões para lhe ser retirada a titularidade.

    5) Kelvin deixou a bancada… Já vai para o banco e até entrou no jogo de hoje. É um jogador que pode ser muito útil no futuro.

    Outros destaques: Danilo muito bem! Jackson voltou a marcar e está a 2 golos do melhor marcador. Gostei do que vi hoje. Não foi uma exibição de 20 valores, longe disso. Mas foi uma exibição positiva, agradável, bem diferente de coisas bem fraquinhas que temos visto ultimamente.

    Em suma, a minha expetativa é que todos estes sinais que considero positivos tenham continuação no futuro. É importante acabar o ano bem, para que no ano novo todos comecem com as cabeças limpas… O plantel renovado com um ou dois reforços… E o treinador com soluções VISÍVEIS EM CAMPO para dar a volta à situação.

    ResponderEliminar
  6. Rio Ave 1 – FC Porto 3
    Quando Paulo Fonseca se deixa de “inventar”, o Porto ganha! Se não estou em erro foi o primeiro jogo no Campeonato em que, desde o início, o treinador abdicou do duplo pivot ou seja de 2 “trincos” (aqui permita-me o Pedro discordar da sua análise). Contra o Braga fê-lo só na segunda parte com os resultados conhecidos… Se, por um lado, continua a notar-se falta de mecanismos que sustentem e rentabilizem o jogo de equipa, por outro lado é notório que a entrada de Carlos Eduardo (um promissor futebolista!) dá outra consistência ao meio-campo portista e catapulta o desenvolvimento do jogo ofensivo. Muito bem o brasileiro Carlos! Mas a renúncia aos 2 trincos tem outra grande virtude: Fernando, sozinho, é mesmo um MONSTRO! Este brasileiro, agora naturalizado português, é, sem dúvida, o melhor médio-defensivo do Mundo!!
    O FC Porto, estou farto de o dizer, tem um conjunto de jogadores capazes e com categoria suficiente para ganhar tudo a nível caseiro. A equipa já devia estar preparada para enfrentar todos os jogos com a convicção de que os pode ganhar. A teimosia de Paulo Fonseca terá terminado para, finalmente, poder potenciar o valor dos jogadores que tem à sua disposição? Esperemos que sim. E que dê mais velocidade ao desenrolar do jogo; quando a equipa acelera, não “parte tudo” mas quase...
    Varela fez uma jogada brilhante para o 2.º golo; o “Drogba da Caparica” é desconcertante: capaz do melhor e do pior! Maicon: sou fã deste jogador, simplesmente porque é duma entrega total ao jogo. Na semana passada disse que ele deveria ser mais aproveitado nos lances de bola parada porque é “um desequilibrado nato”. Hoje foi lá à frente e… marcou! De Carlos Eduardo há “apenas” que dizer: BRILHANTE, um genial criativo!. De Fernando: BRILHANTÍSSIMO! Helton negou um golo ao Rio Ave: que melhor elogio? Varela: “oh Varela, tu deixas-me sem jeito…!” Kelvin: ele mexe com o jogo!
    Enquanto os de lá de baixo (da capital do Império) continuam a usufruir das benesses próprias dos Senhores feudais (penaltis para além da linha final, golos em fora-de-jogo, etc., etc.) nós vamos afinando as agulhas… Não contemos com “pontes” para as vitórias; temos de fazer pela vida (sempre foi assim…); temos de jogar dez vezes mais que os senhores da capital para vencermos… Assim faremos. Podem querer! BIBÓ PORTO, carago!

    ResponderEliminar
  7. Desculpem um erro em que reparei agora no meu comentário: no final do texto onde se lê "podem querer" deve ler-se "PODEM CRER".

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o 1º comentário realmente o Kelvin em poucos minutos fez mais que o Licá, e o Carlos Eduardo foi uma lufada de ar fresco naquela equipa!

    Esperemos que sexta a equipa faça um bom jogo contra a pior equipa da Liga(para mim) e ganhe por 3 ou 4 para passarmos o Natal mais felizes :) Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Somente uma pergunta, como vai ficar o clima com o burro do nosso treinador quando as coisas comecarem a melhorar? dito doutra forma como vai conseguir ele justificar a titularidade do josuè por 4 meses de resultados desastrosos mais o lucho a 10 e o duplo pivot? bem na minha opiniao o senhor PF já foi chamado ao quarto escuro e levou umas valentes palmadas mas ainda tem que levar mais algumas ( o que esta fazendo com guilas e quintero é grotesco, os socios deviam partir-lhe as trombas )

    ResponderEliminar
  10. completamente, de acordo com o 1º post em relação a AVB. era uma prenda e tanto, já que principalmente nos livravamos do PF, e o nosso futebol só tinha a ganhar com isso, e com um PORTISTA. Mas infelizmente não acredito muito nisso. Qt ao chamarem hipocrita ao AVB, não vou por ai... foi demasiado ambicioso, isso acredito e aceito, depois da epoca de sonho que fez, queria possivelmente ter um sucesso ao nivel de Mourinho e surgiu-lhe a oportunidade que como sabemos na vida pode não mais surgir. Até aqui compreendo, apesar de achar que não foi a atitude mais correta. Mas também acredito que terá aprendido alguma coisa com a experiência e por mim seria recebido de braços abertos. Afinal, ele é apenas um portista que teve que tomar uma decisão, que com certeza não terá sido facil, e todos cometemos erros. Em suma, VENHA O ANDRÉ, QUANTO ANTES MELHOR, QUERO É O PAULO FONSECA FORA DO MEU CLUBE QUE JÁ PROVOU QUE NÃO TEM "MAOZINHAS" PARA A NOSSA MAQUINA.

    ResponderEliminar