30 dezembro, 2013

Espero pelo ditado... Ano Novo, Vida Nova!!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

sporting-FC Porto, 0-0

Taça da Liga 2013/14, 3ª fase, 1ª jornada do grupo B
29 de Dezembro de 2013
Estádio José Alvalade, Lisboa
Assistência: 21.505


Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).
Assistentes: Ricardo Santos e Pedro Neves.
4º Árbitro: Rui Rodrigues.

SPORTING: Marcelo Boeck, Cédric, Eric Dier, Rojo, Jefferson, William Carvalho, André Martins, Adrien Silva, Wilson Eduardo, Slimani e Capel.
Substituições: Montero por Slimani (63m), Carrillo por Capel (67m), Vítor por André Martins (77m).
Não utilizados: Rui Patrício, Maurício, Gerson Magrão, Diogo Salomão.
Treinador: Leonardo Jardim.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Carlos Eduardo, Varela, Ghilas e Licá.
Substituições: Lucho por Herrera (59m), Defour por Fernando (63m) e Jackson Martínez por Ghilas (77m).
Não utilizados: Bolat, Josué, Kelvin, Otamendi.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: -.
Cartões amarelos: Carlos Eduardo (28m), Adrien Silva (53m), William Carvalho (63m), Carrillo (80m), Cédric (90+3m).
Cartões vermelhos: Carlos Eduardo (84m).

Dia de Clássico, desta feita a contar para a Taça da Liga, em Alvalade, numa competição que tem sido pouco favorável aos Dragões. Após mini-férias de Natal e a preparação reduzida e pouco rigorosa para este jogo, a única coisa que se pedia eram níveis semelhantes aos que se tinham visto principalmente no jogo com o Olhanense (com algumas reservas, logicamente pela valia desse adversário). Sem Liga dos Campeões, importava vincar a posição nesta competição, perante um Sporting comandante da Liga a par do Porto e do outro rival.

Paulo Fonseca fez alinhar Alex Sandro, Ghilas e Herrera no 11 inicial, relativamente ao último jogo, mostrando que estávamos para os 3 pontos. Do lado contrário, Leonardo Jardim – melhor treinador do campeonato – fez alinhar a sua equipa mais forte, saíndo “apenas” Montero e jogando Slimani.

Na 1ª parte jogo muito dividido e mal jogado. Equipas muito encaixadas uma na outra, tentando chegar à frente com critério, mais tempo com bola o Porto, melhor o Sporting explorando momentos após recuperação de bola. A posse de bola dos Dragões nem sempre foi utilizada da melhor forma. Herrera fez um jogo horrível no que à quantidade de passes falhados diz respeito, bem no capítulo das dinâmicas e capacidade de transportar bola, mas aquilo que tinha sido uma vantagem no nosso jogo nos últimos tempos, com o maior avanço do 2º médio relativamente a Fernando, hoje este voltou a ter a companhia mais próxima do seu colega, perdendo a equipa capacidade de chegar à frente com mais opções. A juntar a isto, Carlos Eduardo não apareceu no jogo, com William Carvalho a anulá-lo muito bem.

Nos primeiros 45 minutos apenas duas oportunidades de golo, uma para cada equipa. Uma por Ghilas, a rematar ao lado, quando já dentro da área estava na cara de Marcelo Boeck e depois a mais flagrante por Wilson Eduardo, lançado por Adrien, após perda de Herrera em zona proibida, remata cruzado à figura de Fabiano.

Para a 2ª parte, nada de novo no Porto, ou antes, nada de novo para melhor na exibição portista, bem antes pelo contrário. Apesar de termos acabado o jogo com mais posse de bola do que o Sporting, fomos quase por completo reduzidos a uma equipa banal, sem poder de fogo e principalmente sem capacidade para chegar a zona de perigo adversário. Extremos sem capacidade de desequilibrar e complicativos por vezes e sem os laterais a ajudarem a dar profundidade ficou complicado de tirar vantagem em corredor central contra um meio campo mais agressivo que o nosso.

Assim fica difícil... mas mais difícil para quem vê o jogo e percebe que não pode ser apenas isto a valia dos 14 jogadores que hoje estiveram no relvado... estiveram 14, mas desses, se calhar metade e com muito jeitinho estiveram de alma e coração a lutar por um Clube que merece muito mais que o que foi produzido. Ao Leão faltou sorte, arte e engenho... porque a bola não quis, os jogadores não quiseram e Fabiano, São Fabiano não deixou e quis manter vivas as esperanças do Porto até ao fim.

As inúmeras vantagens criadas pelos laterais Sportinguistas nos corredores, faz-me acreditar que tudo aquilo tem muito dedo do treinador, melhor só com outros recursos. Talvez não chegue para vencer esta época, mas só não chegará se o Porto quiser.

Melhor em campo: Fabiano – já disse tudo em cima... colocou-nos com alguma vantagem no grupo. Resta saber se a aproveitamos.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Paulo Fonseca considerou justo o empate a zero entre Sporting e FC Porto, em jogo a contar para a 1.ª jornada do grupo B da Taça da Liga. O técnico dos Dragões lamentou alguma falta de acutilância em termos ofensivos e deixou claro que esta competição é mais uma que o FC Porto tem a ambição devencer.

​“O FC Porto veio aqui para vencer, ainda que com uma receita de jogo algo cautelosa, sobretudo pela inclusão de novos jogadores. Queríamos vencer, mas infelizmente não conseguimos. Tivemos bons momentos de futebol, mas nem sempre conseguimos ser acutilantes em termos ofensivos. Acabámos por ter de substituir o Fernando e a dinâmica da equipa ressentiu-se disso. Parece-me que o empate é um resultado que se ajusta ao que se passou em campo. O FC Porto tem legítimas ambições em vencer todas as competições que disputa e a Taça da Liga é uma delas”, afirmou Paulo Fonseca logo após o nulo frente aos lisboetas.

DANILO

Danilo, por seu turno, considera que tanto o Sporting como o FC Porto podiam ter vencido este clássico, perspectivando desde já a recepção ao Atlético, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. “Defrontaram-se duas equipas de grande qualidade e qualquer uma podia ter vencido este jogo. Entramos sempre com espírito de vencer mas não conseguimos e agora há que continuar a trabalhar porque vem aí outro jogo, de outra competição. Temos ambições e demonstrámos a nossa competitividade, seja qual for a prova”, disse o lateral brasileiro.



RESUMO DO JOGO

22 comentários:

  1. Treinador cagão...só me apetece mandar tudo pró c...lhão!!!
    Quanto aos jogadores...só espero que o Natal continue ASSIM...tamos no "bom" caminho...
    O Fabiano representa BEM aquilo que somos hoje!!! Uma "equipa" que não se impõe, nem contra putos!
    ESQUEÇAM o triângulo normal...é uma batalha perdida com este gajo...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. As princesas interromperam as férias para irem ali fazer um frete! Se não fosse a fantástica exibição do Fabiano perdíamos hoje! Mas porque raios se insiste no Licá em detrimento do kelvin? O Licá não ganhou 1 lance, repito 1 lance individual durante o jogo! Herrera horrível no passe. Enfim não fiquei nada satisfeito valeu pelo ponto conseguido e pelos fantásticos adeptos que la se deslocaram! Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Valeu S. Fabiano a um jogo medíocre na construção, sobretudo, e finalização... as bolas simplesmente não chegaram!!!!!
    O sporting foi melhor, fisicamente e a nível dos processos de jogo... Apanhou mas foi o Fabiano...

    ResponderEliminar
  4. TOTALMENTE PREVISÍVEL

    Um jogo não preparado.
    Uma semana de brincadeira.
    Um barco á deriva.
    Pensei que não fossem entrar em campo, tamanho foi o desinteresse mostrado ao longo de toda a semana.

    Os menos culpados são os jogadores!
    Quem lhes permitiu a vida mansa desde o jogo com a Olhanense??

    Deixo aqui o que escrevi antes do jogo sobre a minha não ida a Alvalade:

    "Boa viagem para domingo....EU NÃO VOU!!!

    Não vou e acho que ninguém devia ir...nem um só elemento ultra deveria estar presente!

    Mais até, se houvesse uma curva com mentalidade e papel interventivo no clube, seguramente nenhum ultra marcaria presença!

    E porquê? A falta de respeito que TODOS sem excepção tiverem neste período de Natal, é VERGONHOSA, com diretores e treinadores "á cabeça"!
    Os jogadores estiveram uma semana fora, sem treinar, com viagens de 8\9\10 horas, com diferenças horárias, alguns sem voos diretos ao Porto...e pior, treinaram pela primeira vez a 48h do jogo, e sem o plantel completo.
    MAS QUE MERDA É ESTA???? ESTAMOS A BRINCAR????

    Os adeptos, nomeadamente os ultras pois são os que estão sempre com a equipa, deveriam marcar uma posição de força e indignarem-se com isto, não marcando presença em Alvalade e estando presente na partida da equipa para lisboa com a frase: "Para o vosso passeio, a nossa indiferença".

    Há dúvidas que em Itália, por exemplo, seria isso que aconteceria??"

    ResponderEliminar
  5. O jogo foi o retrato fiel das declarações do treinador. Acagaçado, confuso, errático e que Deus (Fabiano) nos ajude. Para complicar ainda mais Carlos Eduardo foi expulso e como se não bastasse Licá e Herrera equiparam de azul, mas jogaram pelos verdes. Que pobreza

    ResponderEliminar
  6. LICA e Herrera sao jogadores para o PORTO? meu deus

    ResponderEliminar
  7. Ano Novo, treinador novo para haver vida nova, caso contrário vai ser cada vez pior!

    ResponderEliminar
  8. Estou 200% de acordo com o post do Norte!!!

    NÂO entendo o nosso clube...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde a todos

    Não me apetece dizer muito mais sobre a vergonha que vi ontem, de ver o O NOSSO PORTO, jogar a Paços dee Ferreira...já disse tudo o que tinha a dizer diversas que este treinador é um falhado, e estou cansado de bater no ceguinho...Vou aproveitar 3 comentarios anteriores, para deixar o desejo de Ano novo treinador novo, senão for possivel pelo o titulo do post, ano novo vida nova, o terceiro para saudar o posto do Norte, e dizer que a preocupaçao e revolta que ele transparece, representa sem duvida o que sente muita da familia portista neste momento...ele disse-o com todas as letras, com a raça que nos caracteriza, e com a frontalidade que nos caracteriza.
    Para ele, em particular um abraço especial, deixando também um abraço a todos os outros, e certamente um desejo comum, e de voltar mos a ser Porto o mais breve possivel, e regressar mos aos Aliados em 2014;)

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  10. DECLARAÇÕES

    PAULO FONSECA
    “O FC Porto veio aqui para vencer, ainda que com uma receita de jogo algo cautelosa (...) Queríamos vencer, mas infelizmente não conseguimos. Tivemos bons momentos de futebol, mas nem sempre conseguimos ser acutilantes em termos ofensivos. (...)”

    Pergunto eu: Será que este homem acredita mesmo no que diz? Será que este homem viu o mesmo jogo que nós adeptos?
    "tivemos Bons momentos" ? Quais caralho?
    Até quando teremos que aturar este gajo? Já não há pachorra para isto

    ResponderEliminar
  11. Não entendo como criticam jogadores como o Herrera, que tem grande qualidade e faz a diferença, quando o próprio jogador tem duvidas quanto á sua posição em campo. Mais uma vez se viu o FCP sem fio de jogo, sem ligação entre setores e sem entrosamento e estamos a chegar ao final da 1ª volta. A culpa é dos jogadores? Se o FCP está onde está, a par com os outros da 2ª circular deve-o muito a Lucho e muitos outros atletas. Percebo que Licá não faz a diferença, que Josué devia estar era no 5LB, que Ricardo ainda devia estar a rodar por outros lados, mas que temos jogadores para formar uma excelente equipa, temos.
    Abraços portistas

    ResponderEliminar
  12. De facto é incrível…. Um FC Porto “pequenino”, com um treinador mau, com jogadores desmotivados frente a um scp com um belíssimo treinador, cheio de estrelas do oriente e com níveis de motivação elevadíssimos e mesmo assim fomos goleados por 0/0…

    A julgar pelas capas dos jornais e pelos comentários que vejo na blogosfera Portista pensei que a minha tv pudesse ter algum problema. É que na minha televisão ficou 0/0, na 1ª parte o jogo foi repartido e na 2ª parte os últimos 25 minutos foram efetivamente de maior pressão da equipa da casa que naturalmente procurou o golo com mais afinco. Mas a julgar pelo que tenho lido e ouvido pensei que a minha tv pudesse ter algum problema e o resultado tinha sido uma derrota do FC Porto por 5/0!

    Também não posso deixar de achar alguma piada à teoria de que o FC Porto empatou porque teve apenas sorte e o scp porque teve azar.
    Resumir as coisas só em sorte e azar é muito bonito mas só quando interessa. Quando o FC Porto jogou mal em Madrid, perdeu 2/0, mas enviou 4 bolas à barra, falhou um penaltie e sofreu um golo da linha de fundo, aí o FC Porto teve o quê? Quando o FC Porto frente ao Zenit jogou com menos 1 jogador durante quase 90 minutos, mandou 2 bolas à barra e foi superior ao Zenit durante grande parte do tempo e depois sofre um golo aos 86m, aí o FC Porto teve o quê? Pois nessas ocasiões o FC Porto não teve só azar… Teve azar e outras coisas que nós todos discutimos aqui, ressalvando que resumir as coisas a sorte ou azar era redutor… Agora parece que o FC Porto apenas teve sorte. Pois agora interessa resumir tudo a sorte e azar...

    Sinceramente acho que já vi coisas bem piores esta época do que o empate de ontem na casa do 1º classificado do campeonato, aquele que é aclamado por todos como a equipa mais espetacular de Portugal. Por exemplo, ganhamos na Áustria ou ao Guimarães em casa com exibições bem mais miseráveis do que esta de ontem. Mas pronto, é a minha humilde opinião, que pelo que já vi representa 0,1% do universo Portista.

    Nota: A partir de agora recuso-me a comentar mais opções por certos jogadores, insistências por determinados pivots ou certas atitudes de várias pessoas. Já cheguei à conclusão de que sou eu que não percebo um corno de futebol. Deposito a minha total confiança em quem treina, em quem escolheu quem treina e em quem joga. E espero, apoiando e não contribuindo com mais ruído e porrada no “ceguinho”, que no fim as coisas corram bem. Acho que a crítica construtiva é excelente… Mas acho que já se começa a ultrapassar este limite e o interesse de alguns a partir de agora é achincalhar, ofender, insultar e rebaixar ao máximo vários profissionais do FC Porto, sejam eles jogadores, treinador ou dirigentes. Para isto não contribuo nem um milímetro. Por isso a partir de agora não entrarei nesta discussão do “quem mais grita ou mais ofende é quem tem mais razão”. As coisas discutem-se com elevação, seriedade ou calma. Não é insultando o treinador da forma mais selvagem que há que se resolve alguma coisa e se contribui positivamente para o debate. Acho eu...

    ResponderEliminar
  13. E voltando à sorte ou azar... Por acaso foi uma sorte termos um GR chamado Fabiano, que eu por acaso já tinha dito aqui que me parecia um belíssimo GR...

    Foi uma sorte termos uma dupla de centrais que não permitiu que o melhor jogador argelino e melhor marcador do campeonato marcassem um golo sequer...

    Foi uma sorte...

    ResponderEliminar
  14. No meio deste toma lá dá cá, acho que tenho que pedir desculpas pelo meu comentário. Sou pobre, não tenho licenciaturas, como me atrevo a desdizer o que leio? Os meus sentimentos portistas tem que estar calados ou mudar para o Blog dos ignorantes... Pena que em 1960 não houvesse esta cultura para que não tivesse sempre, sempre, que lutar pelo clube do meu coração, mesmo não ganhando nadaaaaaa. FCP sempre, e vou á procura de onde se possa expressar sentimentos pelo FCPorto de um modo menos "Inteligente", sem mordaças ou insinuações.

    Porto sempreeeeeeeeee

    ResponderEliminar


  15. andamos todos um pouco mais exaltados do que o costume...

    vamos lá manter a calma e a serenidade. não há necessidade deste esgrimir de forças e numa atitude de "o meu portismo é mais forte do que o teu".

    se sofremos e amamos uma causa comum, de igual forma - com muita paixão -, confiemos em quem gere os destinos do nosso clube do coração há mais de trinta anos. ele é tão portista quanto nós e também quer o melhor para o clube - por muito que alguns de nós, mais dados às reflexões, afirmem que já é «finito».

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Caro Miguel

    Nos últimos 2 anos e meio não se tem feito outra coisa senão duvidar de quem gere o clube.

    Nos últimos 2 anos fomos campeões, ajoelhamos o jesus, fomos invictos no campeonato, demos bailes no galinheiro da luz… Mesmo assim VP foi crucificado durante grande parte do tempo que passou no comando técnico do FC Porto.

    Agora estamos em dezembro, na liderança partilhada do campeonato, e depois de um empate em alvalade para a taça da liga parece que é o fim do mundo.

    Ninguém mais do que eu está triste com algumas coisas que se têm passado este ano. Já as exprimi neste blog, tentando ter espírito construtivo e não insultar ou achincalhar nenhum profissional do meu clube.

    Nós TODOS (eu, você e todos nós Portistas) temos de ter mais calma do que aquela que temos tido em alturas em que os resultados não são bons. Não digo que apoiemos cegamente, sem criticar, aceitando tudo o que nos “põem no prato”, mas acho que há momentos em que é necessário perceber certas coisas.
    E perceber que não há adeptos em mais nenhum lado do mundo que tenham ganho tanto como nós Portistas nos últimos anos é também começar a perceber que não ganharemos tudo no futuro, com óperas, goleadas e humilhações aos adversários. Depois de um empate para a taça da Liga entrar numa depressão total, num jogo em que nem considero que tenha havido o massacre que os porcos de lisboa dizem que houve, apenas 3 ou 4 defesas do GR (que por acaso lá está para defender ora aí está), é entrar no joguinho dos filhos da puta da bola que na capa de hoje gozam com o FC Porto, isto tira-me do sério. Os filhos da puta dos vermelhos querem é isto, que nós Portistas nos percamos em lutas internas e que não haja união entre nós.

    Por isso estou totalmente de acordo consigo no que toca à calma que todos teremos de ter. Mas quando ouço chamarem tudo ao treinador, aos jogadores e a mais não sei quem, dá-me a ideia que há gente que gosta de sangue.

    Aguardemos para daqui a 2 semanas se perdermos na luz, toda a nossa raiva contra tudo e todos. Até lá, veremos como as coisas correm. Eu espero que corram bem. E espero no dia 13 de janeiro vir fazer o mea culpa e dizer que o PF será o treinador que nos irá levar ao tetra.

    Abraço

    PS: O meu primeiro comentário foi um desabafo não diretamente ligado a nenhum comentário ao post deste blog, mas a outras coisas que tenho lido noutros sítios. Mas se alguém colocou a carapuça da discussão do “dar no ceguinho”, sem espírito construtivo, aí tenho pena… Porque não me dirigi a ninguém em especial. Critiquei um modo de estar cada vez mais enraizado da discussão sem a ponta de espírito construtivo. Foi isto que critiquei.

    ResponderEliminar
  18. Estou de acordo, praticamente em tudo, com o RCBC. Também não concordo com os insultos desmoralizadores, mas… Paulo Fonseca não serve! Sobre PF: é uma opinião, só isso.
    Sobre Herédia: é um bom jogador, podem crer. Mas pô-lo a jogar onde PF o põe é o mesmo que colocar Fabiano como avançado…! Paulo Fonseca não “lê” o jogo???!!!

    ResponderEliminar


  19. @ rcbc

    « Os filhos da puta dos vermelhos querem é isto, que nós, Portistas, nos percamos em lutas internas e que não haja união entre nós »

    não poderia estar mais de acordo contigo.
    mas quem disse que à racionalidade e Razão num desporto que gere emoções de forma apaixonadíssima?
    (é uma pergunta retórica e não é nenhuma crítica para ti ou seja para quem for. achei melhor fazer este parêntesis para não ferir susceptibilidades, pelas razões invocadas no comentário anterior :D)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  20. Há pessoas que só depois da casa assaltada metem trancas na porta, assim é com alguns portistas.
    3º ano de descareterização do que realmente é o FCP isto não pode continuar com o clube a querer fazer treinadores e não o contrário, veja-se os lagartos com uma equipa que só tem 2 ou 3 jogadores de jeito joga, tem atitude, vontade e determinação, nós com um treinador mediocre que fala com os jogadores o que está mal em vez de os corrigir e explicar o que têm de fazer, é mau demais para ser verdade e dentro em breve vai ser o descalabro para depois tentarem emendar. ACODA PORTO!!! não foi isso que nós vimos durante 3 décadas e não é este Porto que nós Portistas queremos. Vão ver que até no 1º treino do ano a assistência vai baixar, quem é que quer ir ver jogadores que não respeitam o emblema que usam e não dão tudo por quem lhes paga o oredenado e muito menos um treinador que fala à passaro do sul, vamos ver.

    ResponderEliminar
  21. Efectivamente a divisão dos portistas é o que lampiões e o Vale e Azevedo verde, pretendem. No entanto quem está a dividir os portistas e a dar moral aos escribas do regime fascista, é o próprio treinador do FCP com as suas declarações e com as suas opções. Quem não vê que o carro batido do Iturbe joga mais à bola que o Licá, concerteza ainda confunde a Torre dos Clérigos com o Estádio do Dragão.

    ResponderEliminar
  22. Calma às hostes.
    Vamos em primeiro e afinal de contas temos vantagem na Taça da Liga.
    Jogamos com 4 jogadores normalmente não utilizados. Mais Maicon, que também não tem jogado muito.
    O domínio da lagartada não foi assim tão intenso como os jornais querem fazer crer, não se deixem influenciar.

    A partir de Janeiro as coisas mudam de figurino. As coisas entram nos eixos e há Harry Potter. O que singnifica trivelas e cruzamentos para o avançado e mais jogo pelas alas. O resto é conversa.

    Vamos apoiar a equipa. Não concordo com a planificação desta pausa de Natal. Acho que Quintero deve ir para a equipa B, assim como o Herrera. Ficarem lá até ao fim do ano. Jogar mais e falar menos. Pensar em Mundiais quando não se joga pêvea a mim não me entra. Vão jogar mundiais de carica, isso sim.

    Vamos a jogo com os homens duros e não com os meninos. Excepção feita a Kelvin.

    Em 2014 continuar a apoiar !! Abraços e BOM ANO

    ResponderEliminar