23 dezembro, 2013

Regresso do traidor? Não obrigado!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não, hoje não vou falar na atual situação do FC Porto, das melhorias que já se notam a olhos vistos, quer no desenho do meio-campo, quer nalgumas opções de duvidosa utilidade para a equipa e que PF parece ter descartado em boa hora. Nem vou falar do regresso de Quaresma, algo com o qual (e ao contrário da opinião politicamente correta) concordo em absoluto. Afinal se não fizermos uma contratação só porque pode correr mal, seguindo essa lógica nunca faríamos nenhuma, nem sairíamos de casa com medo de levar com um raio na cabeça.

Hoje vou falar-vos de um tema que tem novamente vindo à baila na discussão entre Portistas depois de mais um despedimento de um sr. chamado André. E vou falar-vos agora porque considero que é esta a altura apropriada de falar nesta questão, sendo que a partir daqui considero totalmente irrelevante estarmos a bater na mesma tecla, quer as coisas corram mal, quer as coisas corram bem, quer o treinador seja PF, quer seja o Joaquim das Iscas. Acho que é importante de uma vez por todas acabarmos com o fenómeno do D. Sebastião em torno deste treinador que em tempos teve sucesso no nosso clube.

Pelo que vou lendo, até da parte de conhecidos Portistas da praça, há uma franja (mais ou menos relevante, confesso não saber a sua amplitude) de adeptos do FC Porto que veria com bons olhos o regresso do sr. André ao comando técnico do FC Porto. Convém fazer um pequeno enquadramento histórico: AVB foi treinador do FC Porto na época que mais alegrias me deu enquanto Portista, isto é inegável. Assumiu o comando técnico de uma equipa cheia de craques, Hulk, Moutinho, James, Falcão e outros, conseguiu aproveitar toda a qualidade dos jogadores que tinha à sua disposição e fez uma época inesquecível para todos os Portistas. Esmagou um a um todos os adversários que lhe apareceram pela frente. E é claro, esmagou deliciosamente o nosso querido inimigo, aquele rival que nos odeia e que não suporta que o ganhemos. Esmagou deliciosamente em pleno galinheiro da forma mais humilhante que pode haver. Sim, por tudo isso agradeço também a AVB, porque ele fez parte deste sucesso. E nunca o esquecerei por mais anos que passem.

Depois disso o que se passou para mim é completamente indesculpável e inadmissível. A saída 5 dias antes do começo da época, as negociações à socapa com os ingleses no Verão, o fax de despedida aos jogadores e a mítica frase da qual nunca mais me esqueço, a mítica declaração de que “não há nada que possa dizer aos adeptos Portistas que lhes apague o sentimento de traição”.

A grande verdade é esta: AVB traiu os adeptos e, em última analise, traiu o próprio clube de que dizia estar na cadeira de sonho dias antes. AVB tinha duas opções: uma era manter-se no FC Porto, um clube com estrutura excelente e com todas as condições para continuar o seu desenvolvimento enquanto treinador, ficar mais um ou dois anos com todos os craques que o ajudaram naquela fantástica época e quiçá fazer um brilharete na Champions; a outra era antecipar o seu inevitável percurso europeu (que a não acontecer naquele Verão aconteceria um ou dois anos depois sem qualquer dúvida!) e deixar o clube do coração de calças na mão a 5 dias do início da época, deixando grande parte dos jogadores aos “saltos” para acompanhar o amante da cadeira de sonho que dias antes tinha dito que “todos se deveriam concentrar na próxima época”.

AVB escolheu, erradamente como já se percebeu, o caminho da ganancia fácil, do dinheiro e da fama fácil. Acabou como a maioria das pessoas com excesso de ganancia acabam. Despedido do Chelsea. Despedido do Totenham. Mas cheio de milhões de € na sua conta! AVB bem pode continuar o seu trajeto da busca incessante do dinheiro. Com certeza há ene clubes europeus com muito mais poder financeiro do que o FC Porto, com certeza não faltarão clubes a AVB, que não precisa de vir para o Dragão retomar a sua carreira. Mesmo que nesses clubes acabe invariavelmente despedido sem glória, nem sucesso, mas com os bolsos cheios.

15 comentários:

  1. ...é caso para dizer, "cá se fazem, cá se pagam". Apesar do sofrimento que tem sido este PF, antes este que o Judas... Inteiramente de acordo com o artigo.

    António Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Artigo mais emotivo do que racional.O Foreign Office britânico tem como lema "a Inglaterra não tem amigos nem inimigos, tem interesses". Pinto da Costa ao longo dos seus 31 anos de presidência demonstrou a eficácia deste princípio:num determinado momento amigo duns, inimigo doutros, no momento seguinte amigos passaram a inimigos, e inimigos passaram a amigos.Porquê? porque o objectivo é sempre a defesa dos superiores interesses do FCP que se sobrepõem a tudo o resto. Com AVB será igual: é do interesse do FCP o seu regresso? caso a resposta seja afirmativa, não será pelo seu passado que virá ou deixará de vir, será pelo interesse do FCP.Dito desta forma tão fria não deixará de chocar os mais sentimentalistas, mas é assim a vida dos vencedores.
    JCHS

    ResponderEliminar
  3. Joaquim Silva23 dezembro, 2013

    Traidor??? Gostava que o meu FC Porto todos os anos tivesse um "traidor" destes. Grande Treinador, grande Portista e grande homem! Rra bom que viesse, mas não vem infelizmente... A memoria é curta para algumas pessoas... E na altura qualquer um fazia o que ele fez e recordem-se o clube encaixou 15 milhoes!!!

    ResponderEliminar
  4. Compreendo o seu ponto de vista mas não concordo ! O "traidor" como lhe chama deixou cá 15 milhões de euros!! , que continua a ser um recorde mundial nunca outro treinador rendeu tanto dinheiro a sair de um clube para o outro ! É claro que precipitou se a sair tao cedo mas ninguém o pode julgar teve uma excelente oportunidade de ganhar muito mais e ir trabalhar para a melhor liga do mundo. Eu gostava que ele voltasse um dia mas não agora, agora resta nos apoiar o PF e estou certo que muitas vitorias estão para chegar!

    ResponderEliminar
  5. Traidor??? quem nos dera a nós adeptos do FCP que todos os traidores nos deixassem 15 milhões de euros nos cofres a pronto e que ganhassem tudo o que ele ganhou, quem nos dera... traidores são Paulo assunçaõ e o Fernando esses sim.
    Se tivessemos este grande Portista a treinar já tinhamos 10 pontos de avanço e estávamos nos 8os da champions, era um passeio até ao fim do campeonato.
    Pode ser que para o ano ele volte porque este ano vamos ter de levar com o incompetente do PF até ao fim por teimosia da sad, enfim mais um ano de merda.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Não obrigado? Por amor de DEUS! Deixa-o vir, esqueces-te da Liga Europa eGcampeonato que ele ganhou?
    Então também es contra o regresso do Quaresma, ou Mourinho e mesmo o Falcao... Queria ver se nao tivesses uma proposta milionaria também não ias.... es diferente tu.... que LOL

    ResponderEliminar
  8. "O traidor deixou aqui 15 ME...."
    "Melhor época de sempre"
    Meus amigos, sobre os 15 ME, mal era se ele saísse de graça. Era a cláusula de rescisão, portanto, não deixou nada, era o preço dele ponto.

    Foi sem dúvida uma época memorável, como também foram as duas do Mourinho. Claro que com outros números e com outras memórias - os cincazero e a Luz às escuras está ao nível do minuto 92, por exemplo.

    Mas estou como o autor: ele saiu porque quis, a 5 dias do início da pré-época. Não tivesse feito as juras de amor - e ele não é um qualquer colombiano ou um brasileiro qualquer - e da cadeira do sonho. Ninguém o obrigou a dizer o que disse e isso, ainda mais por ser portista, é uma traição. Que vá com o diabo para outro lado. Da minha parte, haverá sempre alguém para o nosso FCP, não precisamos dele.

    ResponderEliminar
  9. Foreval (Alemanha)23 dezembro, 2013

    As opinioes divergem... para uns conta a excelente época que o André fez (incluíndo os 5-0 ao benfica;termos sido campeoes na luz e os 15 milhoes que deixou nos cofres da SAD... - havia uma clausula de rescisao... e quando assim é nao há nada a fazer...). Para outros foi considerado traidor porque partiu de surpresa (dizendo que estava na "cadeira de sonho"), deixando-nos numa situacao humilhante e confrangedora.
    Em todo o caso, se o seu regresso
    (e ingresso) for benéfico para o nosso Clube... PORQUE NAO???
    "O INTERESSE DO CLUBE DEVE ESTAR ACIMA DE TUDO".
    Com ou sem ele; queremos o TETRA
    e mais troféus...
    Para já vamos continuar como estamos; e depois se verá.

    Feliz Natal para todos.

    ResponderEliminar
  10. Em nenhum momento eu critiquei o facto de AVB ter optado pelos milhões de libras russos do Chelsea… Está no seu direito e não é isto o que está em causa.

    O que critico sim é a forma como saiu, a forma como conduziu o processo, sendo inegável que deixou o clube em dificuldades a poucos dias do início da época. Para além de que deixou os outros “meninos” todos inquietos para seguir o rasto ao “comandante” que dias antes tinha dito para todos se concentrarem na próxima época.Se queria sair tinha-o dito abertamente logo no final da época 10/11... Não o fez e pior que isso deu esperanças a todos de que iria começar a nova época com novos objectivos e tentando quiçá fazer a continuação da excelente carreira europeia que tinha acabado de fazer na Liga Europa.

    Curiosamente nenhuma das coisas que apontei a AVB foi alvo de crítica por parte de quem discordou do teor do meu post.

    Acham bem ele ter negociado com o Chelsea à socapa no Verão, sem ter sido sincero com o clube que dizia amar?

    Acham bem que tenha saído sem sequer se despedir dos jogadores e funcionários pessoalmente, apenas com um simples fax a informar que se iria embora?

    Quando ele próprio refere que não pode apagar o sentimento de traição junto dos adeptos Portistas é porque efetivamente tem a noção de que traiu os Portistas. Não queiram ser mais papistas que o Papa, se até ele próprio admite implicitamente que traiu o clube com a sua atitude, como é possível haver gente que continua a negar isto!?!?!

    Respeito obviamente todas as opiniões contrárias à minha, opiniões até de quem pensa que ele seria a melhor solução para o presente. Mas discordo, e discordo veementemente. Entre ele e PF, respondo claramente que prefiro PF 1000 vezes a um regresso de quem traiu o clube. Mesmo com tudo aquilo que critico em PF, agora o momento, mais do que estar com saudosismos do regresso do D. Sebastião AVB, é de entender que esta época é para continuar com este treinador, por mais defeitos que tenha.

    Aquilo que temo é que a cada mau resultado, a cada exibição menos conseguida, lá se junte o coro de pedidos para o regresso do D. Sebastião. Por tudo isto é que digo, se quer dinheiro que vá para outro clube europeu que lhe possa pagar mais que o FC Porto. Ou o dinheiro foi necessário em determinada altura da carreira de AVB e agora interessa-lhe o colinho e o conforto do clube que fugiu a 7 pés apos tudo ter ganho, mas que tem uma estrutura que se calhar lhe permite ter o sucesso que não tem noutros sítios?!?!

    ResponderEliminar
  11. O nosso erro foi acreditar que um de nós estava no banco do Porto. Eu pela minha parte já perdi ilusões sobre jogadores e treinadores à muito tempo. São funcionários como os do pingo doce, que se o continente pagar mais eles aí vão. Hoje por nós, amanhã contra. Por isso sempre digo que não apoio jogadores nem treinadores, mas o Clube. Porque esse é eterno e nunca nos vai deixar. Imaginem uma mulher que vos jura amor e depois vos deixa por um com mais dinheiro. Quando o endinheirado se farta dela e ela quer voltar alguém diz que sim? Acho uma questão de integridade não aceitar esse rapazola no nosso clube nunca mais. Continuaremos a ganhar titulos. Ele ganhará dinheiro.(o seu único interesse). Sempre e Só FC Porto.
    Cumprimentos.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  12. Honestamente, pelos sinais que têm vindo a ser dados ao longo do tempo, o Presidente, por €15M, até o embrulhou e lhe meteu um lacinho (tão em voga, nesta época natalícia) e agradeceu ao Chelsea. Lembre-se da cerimónia dos Dragões de Ouro e outras intervenções no mesmo tom. AVB saiu com a anuência do presidente. €15M por um treinador vitorioso, sim, mas novato!Como tal, não creio que seja um traidor, creio que foi ingénuo!

    Posto isto, não quero dizer que devamos substituir o treinador nesta altura.

    Cumprimentos e um Bom Natal a todos os Dragões e famílias.

    ResponderEliminar
  13. Não sou o Sérgio anónimo que assinou no fim. Sou o que escrevi o comment dos €15M. Deie-me só deixar uma questão ao meu homónimo já referido:

    Ó Sérgio, se trabalhasses no Pingo Doce não ias para o Continente, se este te pagasse mais?

    Cumprimentos e Bom Natal a todos os Dragões e suas famílias.

    ResponderEliminar
  14. Por mim já devia estar cá a preparar a proxima jornada contra as galinholas. Com este nhanha do treinador que temos actualmente não vamos a lado nenhum! Por mim era André VB ja hoje!

    ResponderEliminar
  15. Joaquim Silva24 dezembro, 2013

    Aceito as opiniões diversas da minha, são pontos de vista. Mas eu prefirio mil vezes o Vilas Boas ao Paulo Fonseca, não quer dizer que não ganhe no Porto pode ganhar, mas são formas de estar e estilos mt diferentes. O PF as vezes parece que ainda esta a treinar o Paços e não encarnou o papel de treinador do Porto. Não o vejo ambicioso, encorajador autoritario, com garra!! Espero e desejo que mude para melhor...
    A todos os Portistas um Bom Natal!

    ResponderEliminar