09 dezembro, 2013

Sinais contraditórios

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Confesso que o jogo do passado sábado me causou um duplo sentimento em relação ao atual momento do nosso clube.

Os primeiros 45 minutos foram mais uma vez de uma pobreza franciscana. Muitos passes falhados, muitas desconcentrações, praticamente zero jogadas de perigo junto à baliza do braga e um nulo que espelhava a inoperância do FC Porto. A juntar a tudo isto, Defour e Herrera bem juntinhos poucos metros à frente da linha de grande área, formando aquele fantástico duplo pivot defensivo. E novamente Josué junto à linha lateral. E claro, Lucho praticamente ao pé de Jackson numa posição completamente contranatura para aquilo que são as qualidades do argentino. Tudo isto evidente aos olhos de toda a gente, inclusive dos comentadores do jogo (que parecendo que não fazem da sua vida ver futebol e devem perceber um bocado da coisa!), dos adeptos na bancada, dos telespetadores em casa, enfim, toda a gente já percebeu o duplo pivot defensivo, o Josué a ala e o Lucho a 2º ponta-de-lança. E toda a gente já percebeu que todas estas nuances (como PF gosta de lhe chamar) não funcionam.

Na segunda parte, juro-vos que esfreguei os olhos para me certificar do que estava a acontecer. Eis senão quando vejo Defour jogar sozinho no lugar de trinco, na primeira fase de construção. Eis senão quando Herrera avança em direção a zonas mais avançadas, criando até boas jogadas de envolvimento com os colegas. E eis senão quando Carlos Eduardo surge também numa posição de médio de transição ofensiva não demasiadamente preocupado com ações defensivas. Num ápice, com a libertação de um médio para ações mais ofensivas tudo mudou. O jogo do FC Porto tornou-se mais escorreito, as oportunidades de golo surgiram e Jackson fez o que lhe competia. Uma segunda parte de grande qualidade.

Vou ser o mais sincero possível. A insistência de PF em todas estas questões que está mais que visto que não funcionam é das teimosias mais assustadoras que me lembro de ver no FC Porto. Vir dizer no fim do jogo que não mudou nada na estrutura, apenas trocaram as características dos jogadores é chamar burro a toda a gente. Não querer admitir que a m**** do duplo pivot não serve para coisa nenhuma, senão para piorar quer o jogo ofensivo, quer a consistência defensiva que Fernando confere a jogar sozinho, nem admitir que mudar algumas coisas é sinal de inteligência e não de falta de ideias próprias começa a tornar-se diabólico. Errar é humano, persistir no erro é diabólico.

Quando em pleno Verão se soube da notícia da contratação de PF, disse aqui neste blog claramente que não era a minha escolha. Mas também escrevi que nunca iria fazer caça às bruxas em relação a um nome que não me agradava como muitos fizeram em relação a VP. E agora digo que o insucesso de PF será o insucesso de todos nós e do clube. Por isso, faço votos para que PF mude as suas ideias que nada têm trazido de positivo à evolução da equipa.

Aliás, isto faz-me lembrar a história do filho que marcha bem, sendo que todos os outros é que marcham mal. Adrianse adotou um sistema tático com Assunção como trinco único. Jesualdo adotou um sistema com Fernando como trinco único. AVB adotou um sistema com Fernando como trinco único. VP adotou um sistema com Fernando com trinco único. Fernando faz parte do plantel de PF. Caramba, será PF o único que tem razão em utilizar alguém ao lado de Fernando?!?!?!

Resumindo, tudo isto me parece contraditório. Por um lado, a 2ª parte do jogo com o braga (e também a reação após o empate do scp no Dragão) demonstrou que temos jogadores com qualidade suficiente para melhorarmos de aqui por diante. Por outro, temo que nos próximos jogos se repitam as mesmas teimosias que se têm visto.

PS - Sim, sei que 95% dos Portistas estão com imenso medo das condições físicas do Quaresma, do seu mau feitio e da possibilidade de tornar-se um novo Liedson ou Izmailov. Relativamente a este assunto, sou muito direto. Assinava já com Quaresma. Tentava durante este mês até à abertura do mercado reabilito-de de possíveis problemas físicos e colocava-o a jogar já em janeiro. Vou tentar não ser desagradável, mas Quaresma com 95 kgs e de perna partida, tem mais qualidade num dedo mindinho que Ricardo e Licá juntos.

PS2 - E já agora, assinava também de caras com um rapaz chamado Anderson. Um meio-campo com Fernando sozinho, mais Lucho e Anderson. Na frente, Quaresma e Varela a servir Jackson. Depois, venderia Otamendi por uns bons milhões de € e mais um ou outro.

PS3 - Mais importante que tudo isto, ganhar em Madrid...

7 comentários:

  1. RCBC, o seu post traduz aquilo que certamente 95% dos portistas pensam e os inquietam, é como eu já disse noutro post, nós não somos estupidos, esse SR PF quer nos fazer passar por tal!Neste momento, o sucesso num futuro proximo da nossa equipa, na minha modesta opiniao , depente e muito de um factor : A TEIMOSIA COMO O CARO RCBC LHE CHAMA ( EU CHAMARIA BURRICE)DE PF!
    É um facto que nós estamos "mal habituados" porque estamos habituados a jogar sempre para vencer, a quando estamos a vencer querer mos vencer ainda por mais, e isso que falta no ADN de PF.Cabe-nos a todos nós ,fazer com que ele perceba o que é SER PORTO, e faze-lo compreender o que é SER PORTO, no que diz respeito a responsibilidade, exigencia e também no orgulho que é estar nesta casa. Sou um critico de PF, mas ainda acredito que a massa adepta, e familia portista pode conseguir vencer esta batalha, e fazer PF perceber o que é SER PORTO!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O Licá é um jogador sem o mínimo de qualidade para jogar no Porto! No sábado mal entrou a bola toca lhe nos 2 pes e ele perde a bola de uma forma ridícula que ate soltei umas gargalhadas..Oxala venha o Cigano e o Ocampos ou Everton Ribeiro.

    ResponderEliminar
  3. Crónica bem gizada. Concordo com quase tudo. Excepto as pequenas notas a Licá e Ricardo.
    Para mim serão duas grandes valias do FC Porto no futuro.
    Quaresma também poderá ser importante, claro, é outro tipo de jogador.
    Mas Licá e Ricardo meu ver serão activos importantes do clube a breve trecho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lica precisa de tempo de adaptaaço

      Eliminar
  4. Ótimo post, infeliz "p.s."!
    nota: sou também favorável à "aquisição" do Quaresma e acredito que ele vai justificar bem o seu regresso, mas lamento a "ligeireza" (para ser simpático) desnecessária para com o Licá e o Ricardo!
    Há que dar tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  5. Daniel Freitas10 dezembro, 2013

    Viva ricardo quaresma

    ResponderEliminar