18 maio, 2015

INCOMPETÊNCIA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

belenenses-FC PORTO, 1-1

Primeira Liga, 33ª jornada
Domingo, 17 Maio 2015 - 18:00
Estádio: Restelo, Lisboa
Assistência: -


Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: Miguel Aguilar e Tiago Costa
4º Árbitro: Jorge Tavares

BELENSES: Ventura, Nélson, João Afonso, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, Pelé, Dias, Carlos Martins, Sturgeon, Camará, Fábio Nunes.
Suplentes: Matt Jones, Tiago Caeiro (72' Dias), Tiago Silva (80' Tiago Silva), Dálcio (57' Sturgeon), Bruno China, Diogo Ribeiro.
Treinador: Jorge Simão.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Rúben Neves, Herrera, Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Quintero, Reyes, Evandro (62' Brahimi), Hernâni (68' Quaresma), Adrián López (86' Óliver Torres), Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Jackson Martínez (44'), Tiago Caeiro (85').
Disciplina: cartão amarelo a Jackson Martínez (42'), Camará (90+2'), Ventura (90+2').

O FC Porto entregou o título numa bandeja. Apesar do título já estar praticamente perdido, ao FC Porto cabia a responsabilidade de adiar a entrega do campeonato até onde fosse possível. Mas não! O FC Porto escorregou no Restelo e, mais do que isso, não soube aproveitar o empate do rival em Guimarães.

Para continuar a sonhar, os portistas precisavam de vencer no Restelo e esperar que o Benfica não fizesse o mesmo em Guimarães. Esteve quase a acontecer e deveria ter acontecido mas mais uma vez esta época, o FC Porto mostrou incompetência. Foi incompetente para segurar a vantagem que detinha desde o minuto 43, foi incompetente para aumentar a vantagem e mostrou-se uma equipa enfadonha, lenta, nervosa, sem ideias e sem rumo.

O FC Porto fez mais uma exibição sofrida, sem chama, com os jogadores irreconhecíveis. Este naipe de jogadores que compõe o plantel portista pode ter qualidades intactas mas não são nem de longe, nem de perto jogadores à Porto. Não são mesmo, ou pelo menos, não mostram ser. Um jogador à Porto que me habituei a ver ano após ano, década após década podia estar a jogar mal, podia estar em dia de azar, podia muita coisa mas o que não se via nesse jogador à Porto era falta de atitude, falta de garra, falta de ambição.

Foi isso que se viu ontem no Restelo. Falta de garra, de atitude e de ambição. Uma equipa que, perante um momento decisivo da época, não tem uma reacção como deve ser e como é seu timbre. Foi ontem, foi em Setúbal (mas correu bem), foi com o Gil Vicente (também correu bem) e foi igualmente na Luz e na Choupana quando poderia ter aí dado, talvez, um xeque-mate ao rival de sempre.

Depois, visível nas câmaras da tv e em fotografias espalhadas por todo o lado, é triste ver o treinador desesperado e destroçado com o empate sofrido a 6 minutos do fim, ver toda a equipa resignada e um sujeito no banco portista a entreter-se impávido e sereno com o seu smartphone. Inimaginável no verdadeiro FC Porto, no FC Porto dos fins dos anos 70, década de 80 e década de 90.

Que saudades de Rodolfo, João Pinto, Lima Pereira, Jorge Costa, Paulinho Santos, Rui Filipe, Fernando Couto, Aloísio, André, Jaime Magalhães, Rui Barros, Gomes e outros tais. Já não há jogadores à Porto, já não há jogadores que davam tudo pela camisola do Porto. Não venham com Helton, Danilo ou Jackson, ou mesmo Quaresma. Não tem comparação possível.

De quem é a culpa? Da estrutura. Claramente da estrutura. Uma estrutura que não funciona externamente, uma estrutura que não tem voz, uma estrutura que assobia para o lado e deixa o treinador a falar sozinho. Lançado às feras, a defender o clube nas conferências de imprensas e no flash interview de forma desigual encontra-se o treinador. Não venham com Diários para responder a provocações e para responder a quem nos ataca. Isso não é nada.

Foi uma época inteira de vergonha com arbitragens miseráveis que nos prejudicaram e que beneficiaram quem venceu este campeonato. E não houve em nenhum momento uma voz com responsabilidades no clube/SAD que viesse a terreiro defender os seus tal como sempre me habituei a ver. Porquê? Porque ninguém responde a esta questão? Porquê este silêncio?

Desde o apito dourado que o FC Porto nunca mais foi o mesmo. Foi no tempo de Jesualdo, foi no tempo de Vítor Pereira e agora no de Julen Lopetegui que o clube foi defendido apenas e só apenas pelos treinadores. O Presidente, o primeiro a defender sempre a sua dama, desapareceu, não tem voz como eu sempre me habituei a admirar e os outros dirigentes nem sinal deles.

Muitos têm memória curta, outros não sabem o que era o FC Porto. É pena porque este FC Porto não reconheço. Este FC Porto, se não arrepiar caminho, irá passar por grandes dificuldades num futuro próximo. Não vamos sentar-nos à sombra de 7 títulos em 11 anos. Vamos, sim, olhar para os últimos 6 anos e ver que o nosso rival limpou 3 títulos. Desses 3 títulos que venceram, poderiam ter sido 5 porque os outros 2 resultaram de uma ponta final em que o adversário se distraiu por completo. Em circunstâncias normais, se tivesse acontecido como poderia muito bem ter sucedido, estaríamos aqui numa posição muito mais desagradável e desconfortável. Pode ser um sério aviso.

Penso que não será preciso lembrar que foi na década de 80 que começámos a disputar os títulos com o nosso rival e que vencemos quase metade dos títulos dessa década. E a partir daí nasceu o FC Porto mandão, hegemónico, vitorioso e de prestígio. A vida é feita de ciclos e quem nos garante que não poderá estar a inverter-se o ciclo? Isto é um sério aviso, isto serve para acordar os portistas.

O FC Porto, este Domingo, apoiou-se demasiado no conforto do resultado e colocou-se a jeito para sofrer o empate. A equipa despediu-se do título. Os adeptos responderam aos agradecimentos dos jogadores no final do encontro com apupos e manifestações bastante desagradáveis. Estes adeptos, dos quais não faço parte porque não tenho possibilidade de os acompanhar, não mereciam isto, nem merecem que uma equipa jogue tão pouco e com tanta falta de atitude e de ambição.

O Belenenses, por outro lado, mostrou como se deve jogar e como se deve estar num terreno de jogo. Sempre ambicioso e sempre na crença de que poderia conseguir os seus intentos. Perante o cenário, com o FC Porto a precisar de vencer e esperar que o rival não fizesse o mesmo, a entrada da equipa em campo foi tudo menos intensa. Até meteu dó.

A equipa de Julen Lopetegui assumiu o jogo, mas o FC Porto mostrou-se lento e sem ideias. Na 1ª parte, o FC Porto fez apenas o golo e teve uma outra oportunidade por intermédio do esgotado Herrera. Muito pouco para uma equipa com ambições. Já o Belenenses criava perigo em contra-ataque. Assim aconteceu por duas vezes na parte inicial, deixando os azuis de Belém perto do golo.

O FC Porto fez o primeiro remate apenas aos 26 minutos, e numa tentativa frouxa de Rúben Neves, O Belenenses, a jogar a favor do vento, continuava a criar perigo sempre que subia ao ataque, mas também aproveitava os erros defensivos portistas. Primeiro num atraso inconsciente e despropositado de Quaresma para Helton e depois num contra-ataque rápido que só não deu em golo porque o avançado Belenense rematou por cima da barra depois de ultrapassar Helton.

As melhores ocasiões do primeiro tempo foram do Belenenses, mas foi o FC Porto que se adiantou na partida. Num lance fortuito pela esquerda, Alex Sandro cruzou e Jackson finalizou de cabeça com a ajuda de Gonçalo Brandão. Festejos quase inexistentes e pouca alegria entre os jogadores. Mas que é isto??? Que raio de jogadores são estes???

Na 2ª parte, o cenário o jogo foi o mesmo. O jogo foi-se arrastando, sem situações de perigo, com o FC Porto a jogar com o resultado e com o tempo e com o Belenenses à espreita e pacientemente à espera de uma oportunidade mas sem se desorganizar.

E foi ao 84 minutos, numa bola que parecia perdida na defesa portista, que o Belenenses acabou por chegar ao empate. A bola foi cruzada pelo chão para a área portista, passou calmamente por toda a defesa onde apareceu Tiago Caeiro, completamente só, a bater Helton.

Resignação completa dos jogadores azuis e brancos. Umas cabeças baixas no banco portista e outras alheadas do jogo, agarrados ao smartphone e entretidos com outros mundos. Depois uma reacção do treinador que rebenta com um “puñetazo” a cobertura do banco. Mas quem é que se importa? Andam aqui os adeptos importados com o clube e a equipa, a sofrer ao longo da época, a gastar milhares e milhares de euros para acompanhar o clube para todo o lado e depois o cenário é este?

Com cerca de cinco minutos pela frente para desfazer o empate, verifica-se mais do mesmo na equipa portista. Jogo de troca de bola com 500 passes para trás e para o lado e o tempo a passar. Mas o que é isto??? Estamos a ganhar? O empate satisfaz? Porque não a bola colocada na área directamente? Porque vemos o mesmo filme pela 4ª ou 5ª vez? Porque se repete Choupana e Luz? Inacreditável, inconcebível e inaceitável. A bola podia ir parar ao Tejo mas só tinha que ser colocada na área contrária.

Mesmo assim, em período de descontos, o FC Porto teve uma soberana ocasião para marcar, mas Jackson atirou por cima num cruzamento de Adrián.

O jogo terminou miseravelmente, com uma equipa completamente desligada do mundo a quem só lhe resta cumprir 90 minutos para terminar a época sem terem vencido sequer um título. Quanto ao clube, muito para reflectir, muito para repensar, muito para mudar (e que mudanças!!!) e muitas contas para fazer à vida. A tolerância zero está instalada.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Não estamos satisfeitos”

No final do jogo em que o FC Porto empatou com o Belenenses (1-1), no Estádio do Restelo, e em que perdeu todas as hipóteses de terminar o campeonato no primeiro lugar, Julen Lopetegui era um homem resignado, mas sobretudo insatisfeito: com o resultado, com a primeira parte da equipa e principalmente com o facto de não terem sido cumpridos os objectivos traçados no início da temporada. O treinador mostrou-se, no entanto, convicto que na próxima época os Dragões estarão ainda mais preparados para conquistar títulos.

Primeiro, sobre o jogo deste domingo, Lopetegui foi claro: não ficou agradado com a forma como a equipa se exibiu na primeira parte e reconheceu que “provavelmente não merecia” ter ido para o intervalo em vantagem. “Não estivemos bem, fomos muito irregulares, mas as condições do relvado, seco e alto, não eram as melhores para circular a bola, o que levou a que tivéssemos errado muitos passes. Mas na segunda parte tivemos o controlo absoluto do jogo, criámos oportunidades para marcar e ainda tivemos uma grande penalidade clara que não foi assinalada”, analisou.

Durante os segundos 45 minutos, o Belenenses, sublinhou o técnico espanhol, “não fez praticamente nenhum remate à baliza”, e logo a seguir a um lance em que o FC Porto “esteve perto de marcar o segundo golo” chegou ao empate, “numa jogada absurda”, em que a equipa se encontrava “em vantagem numérica”. “Este era um jogo muito difícil, por todas as circunstâncias que estavam envolvidas. E quando o tínhamos completamente controlado, deixámo-nos empatar numa jogada que acontece mais por demérito nosso do que por mérito do adversário. Aí perdemos a hipótese de continuar a lutar pela Liga.”

Lopetegui confessou que, no fim do jogo, “os jogadores estavam desolados no balneário”, por terem perdido matematicamente a hipótese de se sagrar campeões, mas assumiu a “responsabilidade total” pelo facto de a equipa terminar a época sem qualquer título conquistado: “Nós, treinadores, não temos muitas vezes o mérito nas coisas que se fazem bem e temos a responsabilidade quando não se ganha. A responsabilidade é sempre do treinador quando uma equipa não ganha títulos. O FC Porto é um clube ambicioso, que quer ganhar sempre títulos, e esse era o objectivo prioritário. Infelizmente não conseguimos, apesar de sabermos que nestes últimos jogos era muito difícil lá chegar”.

O técnico ressalvou, porém, que isso não significa que não se tenham feito “coisas muito boas” neste caminho, apesar de esta não ser a hora para fazer um balanço – esse, sublinhou, será feito no fim, de forma fria. “Lembro que estivemos até hoje a lutar pelo campeonato com um plantel com 16 jogadores novos, o que torna tudo mais difícil”, acrescentou. Questionado sobre se considera ter condições para continuar no banco do FC Porto na próxima época, Lopetegui foi categórico. “Claro que sim. Tenho um compromisso de três anos com um projecto que está consolidado, que vai crescer em todos os aspectos e que no próximo ano estará ainda mais preparado para ganhar títulos, que é o que todos queremos”, afirmou o treinador, que aproveitou para dar “os parabéns ao Benfica e a todos aqueles que contribuíram para que ganhasse a Liga”.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

16 comentários:

  1. Que a mentalidade de merda dos jogadores vá po caralho.
    Talento, tanto talento desperdiçado pelas estúpidas cabeças de vento dos jogadores.
    Se é para ter só talento então deitem estes jogadores para equipas onde deviam estar.

    É hora de virem jogadores que sintam o símbolo no sangue.

    Depois dizem que vão lutar até ao fim.
    Falinhas mansas.

    Abraços e até para a próxima época.

    ResponderEliminar
  2. ALÉM DE TODA A ROUBALHEIRA, LAMENTO QUE MAIS UMA VEZ TENHAMOS DESAPROVEITADO A OPORTUNIDADE DE OBRIGAR OS MOUROS A GANHAR O ULTIMO JOGO. COMO DAS OUTRAS VEZES ENTREGÁMOS O TITULO AOS MOUROS, MUITO POR NOSSA CULPA, PORTANTO, ALGUMA COISA TEM DE SER FEITO, PORQUE DEVE TER HAVIDO INCOMPETÊNCIA DE ALGUÉM E EMBORA CONCORDE QUE JULEN FOI QUEM MAIS NOS DEFENDEU, NÃO CHEGA, PORQUE NÃO TEVE COMPETÊNCIA, NOS MOMENTOS CHAVE E ENTREGOU O TITULO DE MÃO BEIJADA. NUNCA FOI POR FALTA DE APOIO, NÃO ME LEMBRO DE PERDER-MOS TANTAS VEZES E CONTINUARMOS A APOIAR A EQUIPA COMO SE FEZ ESTA ÉPOCA. LEMBRO-ME POR EXEMPLO DE UM EMPATE COM O RIO-AVE EM QUE ACABAMOS O JOGO COM 5 AVANÇADOS E QUISEMOS MATAR O HOMEM(ADRIAANSE) QUE ATÉ NEM TEVE CULPA NENHUMA E A ESTE TEMOS TOLERADO TODOS OS FALHANÇOS, QUE FORAM MUITOS. ESTOU TODO FODIDO E SÓ ME APETECE DAR PORRADA EM TODA A EQUIPA QUE NÃO MERECE QUE SOFRAMOS POR ELES TODOS OS DIAS. MOSTREM-LHES O VIDEO DO JOÃO PINTO A LEVAR COM PEDRAS QUANDO RECEBEU A TAÇA NO JAMOR ,PARA SABEREM O QUE É SER PORTO
    SOMOS PORTO. SÓ ALGUNS!!!

    ResponderEliminar
  3. E TAMBÉM TEMOS DE AGRADECER AO CEPO DO NOSSO CAPITÃO,POR FALHAR TANTOS GOLOS DE BALIZA ABERTA, NOS JOGOS QUE PERDEMOS. O PACIÊNCIA SE CALHAR NÃO OS FALHAVA OU ATÉ O ABOUBACAR. VENHAM OS TRINTA E CINCO MILHÕES E VAI COM DEUS, PORQUE ALGUÉM VAI MARCAR OS MESMOS GOLOS E NÃO VAI FALHAR TANTO.
    SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Os jogadores pareceram, efectivamente, apa'ticos, mas creio que o jogo era para cumprir calenda'rio e, talvez, isso explique a desconcentração de Jackson nos minutos finais.

    O Porto fez um percurso realmente brilhante na Liga dos Campeões, retomando a sua histo'ria e o seu passado. Não so' o apuramento - contra o Lille - como também a sétima presença nos quartos da Liga dos Campeões, puseram o Porto no seu lugar "natural". E isto com uma equipa muito jovem não so' a ni'vel Europeu como também a ni'vel interno.

    E' de notar que o Porto ja' fez até agora mais 18 pontos que o ano passado e, sobretudo, mais 5 que o campeão 2013/2014. Interessante...

    Penso que o Porto precisa de estabilidade e, também, estar atento a não ser exclui'do do palco Europeu.

    E Viva o Porto

    Nuno PortoMaravilha



    ResponderEliminar
  5. Agora gostava de ver os aplausos! Temos jogadores mimados, sem raça nem garra. Quando vejo o herrera a sufocar, só me apetecia tirar-lo perante tanto sofrimento. O Quaresma que fez um jogo péssimo como os outros todos ainda tem a lata de ficar fodido por ser substituído! Podem sempre botar a culpa ao treinador, mas tantos passes falhados e oportunidades falhadas, por amor a Deus. Os jogadores saírem tristes ? Eles ouviram as críticas depois dos sorrisos ao fim do jogo na luz. Eles não sentem nada! Quando vejo os resultados de hoje nas camadas jovem e a equipa B, penso que o nosso clube está a perder a alma dele. Os adversários já nos temem! Somos vulgarizados! Vai haver mt trabalho neste defeso, a começar pela mentalidade de merda que temos tido. Hoje somos pequenos! Mt pequenos. Tenho mt orgulho do meu clube mas uma vergonha imensa dos jogadores que o representa. Mas não faz mal, eles já estarão melhores amanhã, enquanto eu vou sentir uma revolta mais um ano com a esperança do próximo ano ser melhor. Enfim, estou finalmente aliviado de ter acabado porque há algo aí que me faz mt confusos enquanto portista.

    ResponderEliminar
  6. João FCP18 maio, 2015

    Só gostava de saber onde estão aqueles adeptos que me insultaram neste bloque há umas semanas atrás por eu ter criticado a equipa pelo jogo que fez na luz e essencialmente pela entrega!
    São 2:43 da manhã, amanhã trabalho e fui ver esta vergonha a belém!
    Esses mesmo que me criticaram não devem sequer sair do sofá pra ver os jogos do Porto.
    Muito fraquinho, não há árbitro que possamos culpar depois disto, depois do jogo da luz, depois do jogo na Madeira contra o nacional depois de o clube do regime ter perdido pontos.
    Falta estofo de campeão, falta garra, falta amor ao clube.
    Agora gostava que aqueles que me vieram insultar que aparecessem aqui outra vez para dar a sua opinião!
    VERGONHA! Não foi este Porto que me apaixonou, aquele que eu tinha orgulho de defender até pra onde der e vier.
    Este Porto é muito fraco de espírito.
    Temos jogadores mas equipa é zero.
    Volta Porto, estás perdoado.

    ResponderEliminar
  7. A sad tem culpas de perdermos o campeonato,o Lopetegui tem culpas por perdemos o campeonato? Em certa parte sim...Mas e os jogadores?? Pagos a peso de ouro, com todas as mordomias e mais algumas? Têm de fazer muito, muito mais para ganhar! Onde estão os jogadores para fazer a diferença?Que atitude foi aquela ontem?Foi a sad e o Lopetegui que "obrigava" os jogadores a jogar parados, sem força, sem raça, sem crença??

    ResponderEliminar
  8. A culpa tem obrigatoriamente de ser repartida por todos! Mas uma coisa vos digo ou isto muda muito ou o futuro não será risonho! Um presidente que desapareceu por completo e já nem é o presidente que estávamos habituados e deixou o barco á deriva. Uma estrutura sem rumo com salários chorudos e preocupada com comissões, venda e compra de jogadores é isto que o nosso Porto tem sido nos últimos anos! E este não é o caminho.

    Jogadores sem alma, sem vontade de ganhar é simplesmente vergonhoso. Ontem foi mais um dia em que mostraram isso... á que pensar na próxima época e ver qual é o caminho sendo certo que na minha opinião a culpa não é só do treinador!!

    ResponderEliminar
  9. Temos que responsabilizar os jogadores e mais nada! O nosso treinador deve ter saído mais cansado que aqueles mimados ! Fartei dessa equipa. Muita incompetência ontem como em outros jogos. o maicon que envia um míssil no nariz do indi sem necessidade e depois um ressalto que dá o empate...pffff demasiado mau!

    ResponderEliminar
  10. Fomos nós os maiores culpados.

    É inadmissível o empate no nacional,sabendo que os outros tinham perdido em paços e o empate de ontem...

    Estaríamos na frente com mais um ponto,mas pronto foi esta mediocridade que se viu.


    Muito que alterar,muito que pensar para voltarmos ao que eramos.



    Saudações portistas,Pedro

    ResponderEliminar
  11. gostava de o sr Antonio Oliveira o ocupar um cargo com responsabilidades. Ele fala do Porto com muita paixao e sabe o que é vestir esta camisola. Foi treinador e impresario com sucesso. Ele a pouco tempo num canal disse: " os jogadores do Porto devem correr mais que os outros" eh pà so isto para mim é suficiente para colocar esse senhor bem perto dos nossos jogadores para deixar os Facebook, twitter, e ganhar a puta da garra e a raça que faltou este ano!!!!Não estou a falar necesariamente como presidente (no futuro).Se os nossos jogadores tem o dobro de talento que os joagadores do Estoril, nacional, belenenses.... O que se passou? Eles nao fizeram os esforços para ultrapassar as dificuldades! trairam os adeptos assim que o nosso clube! O que acham? MARIO

    ResponderEliminar
  12. da p,ta incompetentes miseraveis. joguem à bola

    ResponderEliminar
  13. António Oliveira é a pior coisa que pode acontecer ao FC Porto

    ResponderEliminar
  14. Sei que é um chavão, mas Jesus com esta equipa e principalmente com a quantidade de soluções, já tinha sido campeão há muito. Por isso é que há um par de anos o quisemos contratar.

    ResponderEliminar
  15. Chulos no Porto? Não obrigado! Não vamos querer que aconteça no futebol o que se passou na Basquete!
    Só fico chateado por o Porto não ter feito tudo o que estava ao seu alcançe, ontem, depois de sabermos que a agremiação tinha tudo montado para a festa. Mas muito provavelmente ficamos privados de assistir ao maior frete do Futebol Português com a equipa do guardanapo... talvez tenha sido melhor assim

    ResponderEliminar
  16. William Wallace19 maio, 2015

    De facto a imagem do smartphone diz tudo do estilo de liderança dos últimos anos com vários treinadores a assumirem sozinhos a defesa do clube, NÃO PODE SER !

    Quanto ao resto foi melhor assim, escusámos de ver a ultima jornada e o tapete que seria...

    Lopetegui é o homem certo mas terá de se repensar e muito a estratégia de entreposto de jogadores levada a cabo nos últimos anos. O F.C.P. não pode ser uma rampa de talentos e há que aproveitar a prata da casa que sente e vive o clube.
    Entre os jogadores do actual plantel só Fabiano, Helton, Maicon, Indi, Marcano, Evandro, Ruben, Aboubakar, Quaresma, Hernâni, Alex Sandro, Brahimi e Gonçalo devem ficar para a próxima época, todos os outros são dispensáveis ou porque não estão aqui com a cabeça e as pernas ou porque não aproveitaram as oportunidades dadas especialmente os mexicanos e quanto aos emprestadados devem sair todos e dar lugar a gente com vontade e querer mesmo que tenham "pouca" qualidade.

    A SAD tem de resguardar o grupo desde o inicio e a politica de comunicação com os adeptos deve ser melhorada e muito.

    Ultima nota para o ecletismo, o F.C.P. não é só futebol, as restantes modalidades têm de ser preservadas ainda que possa haver alguma quebra competitiva e temos de voltar a montar equipas semi-profissinais noutras pois nem todos os jogadores são mercenários que só pensam em dinheiro.

    ResponderEliminar